FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Dezembro 2006               Índice (Home)


16/12/06

Justiça Eleitoral + Urnas Eletrônicas (1)
 

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, December 16, 2006 9:26 AM
Subject: [Celld-group] Re: Justiça Eleitoral + Urnas Eletrônicas

Hélio,
O percentual mostrado - de aceitação (abaixo) - é alto e informa o fato da histórica absorção da maior inovação do mundo eleitoral contemporâneo, que é a transformação do voto em papel - usado nos quatro cantos do globo - pelo voto em bits eletrônicos, com reconhecimento favorável por uma das maiores populações-concentradas do mundo.
"Made in Brazil", a solução, no entanto, continua encontrando resistência interna e, substancialmente, noutros berços esplêndidos da tecnologia, como nos EUA, que continuam preferindo que seus resultados eleitorais macro sejam definidos não pelas Urnas, mas pelas Cortes de conflitos (a eleição acaba se transformando em delicado conflito, em razão justamente da insegurança do meio usado para seu processamento)....foi exatamente o que houve com a última eleição presidencial nos EUA, em que a Suprema Corte tve que decidir "a parada" , assunto que se torna polêmico até hoje por lá.
Gde. abraço, 
 
Fernando Botelho
E-Mail:
fernandobotelho@terra.com.br
Web Page:
http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

-------------------------------------------------------------
 

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Fernando Botelho
Sent: Saturday, December 16, 2006 6:40 AM
Subject: Justiça Eleitoral + Urnas Eletrônicas
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!  
Este ano - eleitoral - tivemos oportunidade de trazer ao debate o tema da segurança da Urna Eletrônica.
No processo, organizamos também uma página especial "
A Urna Eletrônica" é segura?" com uma coleção de sites, artigos e notícias sobre o tema.
 
A notícia
Justiça Eleitoral tem confiança de 88% dos eleitores (abaixo) registra a confiança dos eleitores neste processo de votação.
O nosso participante juiz Fernando Botelho presidiu a Comissão do TRE/MG responsável pelo  processo de votação paralela ao pleito oficial para comprovar a segurança e a eficácia do método das urnas eletrônicas e comentou em nossos fóruns esta atividade.  
Lembramos que mantemos na ComUnidade uma
página especial com uma coleção dos trabalhos e mensagens do juiz Fernando Botelho e ficamos "salivando" mais um comentário sobre esta notícia e desde já agradecemos sua participação. 
 O
BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade tem registrados 06 "posts" sobre o tema:

28/09/06
A "Urna Eletrônica" é segura? (6)
26/09/06
A "Urna Eletrônica" é segura? (5)
18/09/06
A "Urna Eletrônica" é segura? (4)
15/09/06
A "Urna Eletrônica" é segura? (3)
12/09/06
A "Urna Eletrônica" é segura? (2) -
O juiz Fernando Botelho descreve procedimentos para comprovar a segurança e a eficácia do sistema de votação com urnas eletrônicas
03/09/06

A "Urna Eletrônica é segura" (1)?

Boa leitura!
Boas Festas e Ótimo 2007!
Um abraço cordial
Helio Rosa 

------------------------------------------------------

Fonte: Consultor Jurídico
Pesquisa de opinião

 Justiça Eleitoral tem confiança de 88% dos eleitores

A Justiça Eleitoral é a instituição na qual a população brasileira mais confia. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, a pedido da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, a Justiça Eleitoral tem avaliação positiva por 88,7% dos entrevistados. Cerca de 88% confiam nos resultados da eleição.

No ranking das instituições, depois da Justiça Eleitoral, os mais confiáveis são o Poder Judiciário e o Governo Federal.

A instituição também é vista como eficiente por 76,3% dos eleitores e ágil na apuração segundo outros 87,9% dos entrevistados. Para 71,9% dos entrevistados, a instituição presta serviços de qualidade.

A pesquisa foi feita em 25 estados e no Distrito Federal entre eleitores homens e mulheres, com mais 16 anos, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro. Foram ouvidos 2001 eleitores e a margem de erro é de 2,2%. A pesquisa verificou também que 97,7% dos entrevistados aprovam a utilização da urna eletrônica nas eleições.

Outros 88% dos entrevistados afirmaram não ter enfrentado dificuldades na hora de votar. A maior parte dos entrevistados ficou na faixa etária entre 20 e 29 anos (26,6%). Entre 16 e 19 anos foram 12%, entre 30 a 39 anos, 22,3%, entre 40 e 49 anos, 17,9%, de 50 a 59 anos, 11,6%, de 60 a 69 anos, 7,2%, e de 70 a 75 anos, 2,2%.

A maioria do eleitorado brasileiro pesquisado concluiu o ensino fundamental (45,3%) e ganha menos de cinco salários mínimos (81,2%). O meio pelo qual esses eleitores se informam sobre política e eleições é a televisão (76,3%). A fonte de informação para decisão de voto no segundo turno das eleições foi o debate entre os candidatos no rádio e na televisão (33,2%), seguido dos programas dos candidatos no horário eleitoral gratuito na TV (28,5%).

Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2006
 


ComUnidade WirelessBrasil