FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Junho 2006               Índice (Home)


19/06/06

Bola da Copa + RFID

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, June 19, 2006 12:29 PM
Subject: [Celld-group] Bola da Copa + RFID

Embora confiável não seja mesmo esse nosso time que anda "jogando" e, não, tecnologias inovadoras que poderiam ajudar, por ex., a evitar erros como o de análise do gol legítimo da França, achei que poderia interessar ao grupo a notícia abaixo, que acaba de sair da FIFA (uma crítica ao uso de chip na bola da Copa...a notícia não detalha a origem da suposta imprecisão, mas parece que teria sido experimentada RFID, não?).
Aos especialistas....

Fernando Botelho
mailto:fernandobotelho@terra.com.br
http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

-------------------------------------------------------------

Segunda, 19 de junho de 2006, 10h03
Para Fifa, chip em bola ainda não é confiável

A Fifa não irá considerar a utilização de um vídeo ou outra tecnologia, como o chip, para determinar se a bola entrou ou não no gol até o sistema ser "100% confiável", afirmou o porta-voz da entidade, Markus Siegler, nesta segunda-feira.
O assunto foi levantado novamente após replays da televisão terem mostrado que a França poderia ter feito 2 a 0 contra a Coréia do Sul aos 32min do primeiro tempo da partida de domingo, pela Copa 2006, em Leipzig.
Após uma cabeçada de Patrick Vieira, a bola ultrapassou a linha do gol, apesar dos esforços do goleiro Lee Woon-jae em tirá-la.
O árbitro mexicano Benito Archundia deixou o lance continuar e não marcou o gol, em uma partida que terminou empatada por 1 a 1 e deixou a classificação da França para a próxima fase ameaçada.
A Fifa experimentou a nova tecnologia em 2005, quando usou uma bola equipada com um microchip no Mundial Sub-17, disputado no Peru.
"A experiência com a bola com o chip no Peru não foi ruim, mas não foi 100% conclusiva", afirmou. "Estamos abertos para novas tecnologias, mas sua introdução depende de um sistema 100% confiável."
A Fifa também insiste em recusar a utilização de um vídeo para determinar se a bola entrou ou não.
O presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, afirmou que o futebol precisa ter uma "face humana" e que o "erro humano" dos árbitros e dos jogadores faz parte do jogo.
Reuters

 


ComUnidade WirelessBrasil