FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Maio 2006               Índice (Home)


20/05/06

Presídios x Celulares

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, May 20, 2006 9:33 AM
Subject: [wireless.br] Presídios x Celulares

Vejam a notícia da "Folha", de hoje.
Simplesmente não está funcionando (o bloqueio)...arrisca atuar melhor (aí, então, pior) fora que dentro dos presídios...

Fernando Botelho
mailto:fernandobotelho@terra.com.br
http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

-------------------------------------

Guerra Urbana
Sábado, 20 de maio de 2006, 04h44
Após bloqueio, celulares ainda funcionam em prisões

O bloqueio do sinal de telefones celulares nos arredores de penitenciárias falhou em pelo menos em quatro das seis cidades em que foi ordenada a medida. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo deste sábado, foram detectados problemas no bloqueio nas penitenciárias de Franco da Rocha, Araraquara, São Vicente e Presidente Venceslau. O diário informa que aparelhos das operadoras Vivo, Tim e Claro funcionaram em pontos bem próximos a penitenciárias.
A medida foi implementada nesta sexta, e o problema já era esperado pelo gerente de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Carvalho Ramos. Ele admitiu que a medida poderia não ser totalmente eficaz. "Neste momento, a Anatel não tem capacidade para avaliar a cobertura. E já conseguimos informar que, para presídios dentro de cidades, a população sofrerá as conseqüências", afirmou o gerente.

Ramos disse ainda que outros tipos de comunicação dentro dos presídios, como por exemplo a telefonia via satélite, não podem ser evitadas pela Anatel. Para ele, o prazo de 48 horas dado pela Justiça para o cumprimento da decisão foi muito curto para uma ação tão complexa.

No total, seis empresas de telefonia celular participam do sistema de bloqueio. Segundo a ação judicial, a medida, coordenada pela Anatel, irá durar vinte dias, até que o governo federal defina outro tipo de ação.

A ordem judicial foi cumprida pela Anatel após determinação derivada de ações criminosas que tomam conta de São Paulo desde a última sexta-feira. Acredita-se que a ordem para as ações de São Paulo saíram de dentro de presídios, por ligações feitas de celulares.
Redação Terra


ComUnidade WirelessBrasil