FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Novembro 2006               Índice (Home)


06/11/06

UE - Urna Eletrônica

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos. ; Celld-group@yahoogrupos
Sent: Monday, November 06, 2006 10:07 AM
Subject: [wireless.br]
UE - Urna Eletrônica

Prezados,

Eleição é sinônimo, dentre outros significados - técnicos, legais, ontológicos - de paixão !
Entre as paixões humanas, a eleitoral se destaca, já aprendemos, por desafiar contingentes e transcender geografias e demografias pré-estabelecidas.
Daí o risco e, com ele, o cuidado que as instituições que se incumbem de levá-la a cabo de modo amena e técnico-legal devem adotar.
No Brasil, todos também sabemos, tomamos a iniciativa de torná-la, já há tres pleitos seguidos, completamente eletrônica.
Nem por sê-lo, deixou de ser apaixonante; afinal, o que se "eletronizou" foi o meio, o veículo, e não a paixão !
Dizemos isso aqui porque, em meio a debates que rotineiramente afloram nesses momentos nacionais-eleitorais, e que vão à conferência da própria higidez do sistema em si de eleição, deparamos com os já conhecidos, e compreensíveis, questionamentos sobre a aptidão propriamente da UE-Urna Eletrônica adotada no Brasil; a UE é o micro-computador que decidimos por, aos milhares, nas pontas do nosso sistema eleitoral-eletrônico, a que nele sejam depositados os "bits da cidadania" como vêm sendo chamadas as manifestações dos votos-eletrônicos, bits que, colhidos assim, trafegam por redes e processos físico-lógicos, telemáticos, até os CPDs dos TRE´s, onde finalmente divulgados, oficializados, tudo em frações de segundos, que bastam para formar a escolha que a democracia representativa que escolhemos pode produzir.
Pois acabamos de finalizar mais um desses processos - o terceiro seguido, no qual implementada a "coleta" histórica; por duas vezes seguidas, em menos de 30 dias, processados mais de 200 milhões de votos, isto é, dos votos dados nos dois turnos (alguns terabytes de "movimento" telemático).
Tudo terminou sem questionamento intrínseco-significativo, com obtenção de resultados que acabaram aceitos, publicamente, pelas agremiações disputantes; os resultados foram oficializados, no último turno, em prazo não superior a 4 horas do horário de finalização da votação (mais de cem milhões de votos foram processados, computados, registrados, e publicados, em cada turno).
Permitam registrar o fato e fazê-lo com a palavra-registro (abaixo) da Presidência do TSE-Tribunal Superior Eleitoral, com a qual, e seu dado histórico, prosseguimos o trabalho da Justiça Eleitoral, abertos, como sempre, ao debate democrático pró-ativo quanto a rigor técnico e utilidade da UE, que, nem por ter servido, como agora, a mais um imenso resultado da vida nacional, não deverá se sujeitar a críticas, melhorias e aprimoramentos no futuro.
Atenciosamente,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

----------------------------


31/10/2006 - 09:54
TSE celebra consagração do processo eleitoral eletrônico
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, atribuiu ao “aprimoramento” do processo eleitoral eletrônico a velocidade da totalização dos votos. Nesta eleição, o TSE bateu o recorde histórico, alcançando a totalização de 90% dos votos às 19h. Às 21h15, já haviam sido apuradas 99% das urnas.

“Estamos num caminho certo, no caminho que consagra o sistema que é um sistema que, repito, preserva, acima de tudo, a vontade do eleitor”, destacou.
O presidente lembrou que a expectativa inicial era de chegar ao patamar de 90% dos votos totalizados em todo o país às 22 horas, mas o índice foi alcançado às 19h30. Ele ainda citou o exemplo do Distrito Federal, a primeira unidade da federação a apurar 100% dos votos. \"Foi a primeira vez que a capital federal foi a primeira a totalizar 100% dos votos\", ressaltou.
Legitimidade do resultado
Ao responder uma questão sobre os resultados apontados na apuração do segundo turno presidencial, o ministro Marco Aurélio considerou que, “sem dúvida alguma, a diferença maior de votos resulta em legitimidade para o candidato eleito”.
O ministro Marco Aurélio congratulou os eleitores brasileiros que, mais uma vez, compareceram às urnas para exercer “esse direito inerente à cidadania, que é o direito de escolher os representantes”
Apuração em tempo recorde
O presidente do TSE avaliou que o sistema de votação brasileiro é “satisfatório”, tendo sido preservado a vontade do eleitor. O ministro Marco Aurélio ponderou que, diante da agilidade na apuração dos votos, a antecipação do resultado final em todo o país não é o mais importante no momento. “Nós vamos depender da apuração quanto àquelas seções em que o sistema eletrônico foi substituído pelo sistema manual. E agora não há tanta pressa assim em termos de expectativa, já que há a sinalização dos eleitos e reeleitos. \"
Questionado se esperava uma apuração rápida como a que ocorreu no segundo turno, o ministro Marco Aurélio respondeu: “Eu sou um homem, por educação, otimista”
Eleição sub judice
O presidente do TSE salientou que toda eleição é realizada sob as regras da Justiça Eleitoral, ao ser questionado se a reeleição do presidente Lula está sub judice, por causa do processo, em curso no TSE, sobre a suposta compra de um dossiê em que petistas visavam incriminar políticos do PSDB. “Toda e qualquer eleição é uma eleição sub judice, porque, desde que estou integrado ao Judiciário, jamais presenciei uma eleição sem processos pendentes. E aí não cabe a especulação para se dizer como, se costuma dizer, que talvez tenhamos um terceiro turno”, afirmou.
“Está na nossa Constituição Federal um princípio, que é o princípio da não-culpabilidade. A culpa tem que ser comprovada e tem que ser comprovada de forma robusta, irretorquível, inafastável”, ressaltou.
Qualidade do processo eleitoral
O ministro Marco Aurélio afirmou que, embora em alguns casos as “paixões” vinguem na disputa eleitoral, o processo transcorreu “em ordem, e com a observância de princípios”.
Fonte: TSE

 


ComUnidade WirelessBrasil