FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Novembro 2006               Índice (Home)


25/11/06

LBS x privacidade (2)

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, November 25, 2006 4:03 AM
Subject: Re: [Celld-group] RE: [wireless.br] LBS x privacidade

É exatamente isso: a lei é que determina vedação de uso do dado localizador. (ver mensagem abaixo)
Não se está (mais) discutindo possibilidade técnica desta localização, pois a questão é apenas jurídica e, juridicamente falando, ou me engano, ou o último parágrafo da própria mensagem abaixo desvenda o mistério (se é que ele existiu em algum momento aqui), no sentido de esclarecer, e esclarecer corretamente, que a lei veda, isto é, proíbe, impede o uso próprio ou de terceiros, exatamente do dado localizador, e, que o faz em proteção, também exatamente, da privacidade (também como a precisa mensagem reconhece).
Em suma, parece não haver divergência quanto a esse ponto, ou seja, entre o que dissemos antes e o que vemos agora; nem nos aventurávamos, aliás, e diante de tudo o que fora dito antes por especialistas, a discutir a aptidão propriamente do HLR para localizar a estação móvel.
Tornou-se ponto pacífico.
É, aliás, por este poder localizador que a ferramenta motiva a discussão (que é apenas jurídica, insisto).
Pois, juridicamente, o ponto ainda me parece irrespondido, pois está em saber como, diante desta lei apontada (que se reconhece, abaixo, como proibitiva do uso próprio do dado de localização), se irá, sem ordem judicial, usar (o dado identificador do local de uso da estação móvel) pela empresa.
Esta, a questão; nunca, a tecnologia de localização.
Fica aceito, para ela, o debate virtual; permaneceremos no aguardo de resposta (ressalvando que a analogia com o Cartão de Crédito nos pareceu demasiadamente forte como paralelismo dos handoffs da telefonia móvel; por isso optamos esperar que outra analogia mais próxima com o conceito de mobilidade restrita por células possa ser identificada).
Atenciosamente,

Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

--------------------------------

----- Original Message -----
From: Rodrigo Garcia Corbera
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; 'celld-group'
Sent: Friday, November 24, 2006 10:19 AM
Subject: [Celld-group] RE: [wireless.br] LBS x privacidade

Olá ComUnidade,
Gostaria de adicionar alguns comentários sobre o tema para iniciar uma discussão virtual:

1) Toda operadora sabe onde o celular está pois só assim é possível o funcionamento do sistema. HRL sempre está ativo e tem uma base dados em tempo real de cada assinante/aparelho da rede e qual é a BaseStation/Cell-Id que este(a) está usando. Portanto essa informação de localização do assinante é conhecida de qualquer rede celular de qualquer operadora, independente da tecnologia pois o HLR é usado para TDMA, CDMA e GSM.

a. Fazendo um paralelo, até a operadora de cartão de crédito sabe onde vc está, pois ao passar o cartão em um dado estabelecimento, seria possível à VISA/AMEX/CrediCard etc saber onde vc está naquele momento, fazer o rastreamento de seus hábitos de consumo etc. Nem por isso as pessoas pararam de usar o cartão e nem as operadoras de cartão usam essa informação.

2) O sistema da TIM, pelo que sei pode ser automático, pois na verdade é um processo de IT ligado ao sistema de Billing, não envolvendo monitoramento ativo de Geo-Posicionamento. A técnica é associar um TAG a uma certa Cell-ID e assim o bilhetamento será marcado para aquela “localidade”. Quando o bilhete chega ao Billing marcado pela TAG, é cobrada uma tarifa diferenciada – TIM CASA. Desta forma não é necessário monitorar sua localidade, mas apenas alterar os scripts e sistemas de Bilhetamento e cobrança.

3) Como disse, a operadora sempre sabe sua localidade de forma grosseira via HLR, mas nem por isso usa essa informação ou a monitora para benefício próprio ou de terceiros, conforme determina a lei. Logo a privacidade estará garantida...

Abraços,
Rodrigo Garcia Corbera
RoGaBe Software.

 


ComUnidade WirelessBrasil