FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICA??ES - QUEST?ES JUR?DICAS

Janeiro 2007               ?ndice (Home)


12/01/07

? Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

[Este bloco de mensagens registra um debate sobre o tema e os e-mails mais recentes s?o os ?ltimos da rela??o para facilidade de acompanhamento]

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos. ; Celld-group@yahoogrupos
Sent: Monday, January 08, 2007 11:53 PM
Subject: [Celld-group] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte !

Prezados,

Sempre - principalmente quando v?m as tempestades de ver?o, como agora - penso em trazer o assunto ? discuss?o por aqui (se j? debatido anteriormente, desculpem a renova??o).
N?o o fiz at? hoje porque sempre cogitei estar diante de hip?tese remota, a n?o justificar o encargo da discuss?o.
Mas, de vez em quando, um fato, num local ou noutro, acaba re-convocando a indaga??o ....
? o que acaba de acontecer com mais uma descarga (fatal) de eletricidade por linha telef?nica fixa (abaixo a not?cia).
Resolvi, ent?o, com ela encerrar a d?vida,replica panerai passando a perguntar a todos: a instala??o do cabeamento telef?nico n?o requer aterramento - pelo menos foi o que aprendi ? Em que ponto da rede telef?nica o aterramento (obrigat?rio) deve estar - somente nas centrais ?
N?o h? necessidade de aterramento na rede interna-dom?stica-telef?nica, a prevenir e acautelar descargas el?tricas?
Qual, enfim, a capacidade de transmiss?o do cabo met?lico para a condu??o de eletricidade em n?veis de voltagem/amperagem superiores aos necess?rios para a transmiss?o da voz ?
Pergunto isso porque, regra geral, a descarga el?trica natural (aquela que prov?m diretamente da natureza, como as fa?scas el?tricas em tempestades) ? considerada, juridicamente, um fortuito, ou, um fato do destino, imprevis?vel, portanto n?o responsabiliz?vel.
Mas, se o uso de determinado recurso el?trico pode conduzir a descarga, mesmo quando natural - em voltagem/amperagem lesivos - a coisa muda um pouco, ou um tanto; pelo menos para obrigar a operadora do recurso transmissivo a m?nima provid?ncia de aterramento, ou a aterramento adequado da rede apta ? transmiss?o da descarga natural, ou a faz?-lo em ponto seguro da rede (telef?nica).
Por ?ltimo, se o hardware de convers?o do sinal el?trico condutor da voz pode, tamb?m, conduzir a descarga el?trica ao corpo do usu?rio, n?o cabe cogitar dos n?veis de isolamento interno e externo que possua ?
? uma provoca??o, eu sei, mas fatos como o narrado na not?cia abaixo talvez a justifiquem.
Ficam ai as perguntas, portanto.
Abra?os,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

---------------------------------------------------------------------------
Fonte: Folha Online
08/01/2007 - 14h59
Idosa morre ao atender telefone durante tempestade em SP

Uma idosa morreu na quarta-feira passada (3) ao atender o telefone durante uma tempestade,best rolex datejust 2 replica em S?o Louren?o da Serra (Grande S?o Paulo). Investiga??es preliminares apontam que o acidente ocorreu devido ao rompimento de cabos el?tricos e telef?nicos. O caso est? sob investiga??o.

De acordo com a Pol?cia Civil, Maria Rosa de Lima Correia, 61, sofreu a descarga el?trica ao atender o telefone, ?s 17h30. Ela sofreu queimaduras no rosto, no bra?o e no peito.

No mesmo hor?rio, diversos telefones instalados em im?veis da mesma regi?o teriam tocado ao mesmo tempo. Outras duas pessoas tamb?m teriam recebido choques, em menor intensidade, mas nada foi registrado pela Pol?cia Civil.

Em nota, a Telef?nica, empresa de telefonia fixa que atende a regi?o, informou que "iniciou averigua??o para verificar os fatos" e que "contribuir? para que todos os detalhes sejam totalmente esclarecidos".

Por telefone, a reportagem n?o conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa da Eletropaulo, empresa respons?vel pelo abastecimento de energia da regi?o, mas equipes trabalham no local do acidente.


-----------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Fabio Moreira
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 09, 2007 8:54 AM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em r?de telef?nica com morte!

Ol? Fernando
Vou colocar minhas opini?es aqui;

1) Sobre o aterramento de cabos, mesmo em instala??es bastante profissionais de antenas erbs e pontos wi-fi, o principal fun??o ? evitar a sobretens?o induzida quando um raio cai nas proximidades. Quando o raio cai na pr?pria antena, n?o h? aterramento que segure, torra tudo.

2) Sobre tens?o/corrente necess?ria para matar um pessoa, incr?vel mas mesmo com uma tens?o pequena e corrente alta pode se causar a morte. No caso do raio, a pot?ncia ? muito grande, t?o grande que rompe barreiras isolantes ( como o ar e o pl?stico dos cabos e aparelhos telef?nicos) e mesmo que uma pequena parte entre em contato com o corpo pode causar muitos danos. Vc j? viu um raio caindo em um para raio? Al?m do cabo condutor geralmente com grande di?metro para suportar a pot?ncia, coloca-se prote??es de pvc/borracha em locais onde possa haver contato com pessoas, pq realmente a tens?o induzida ao redor do cabo ? tamb?m elevada.

Considerando isso, mesmo com um super aterramento e isola??o ? muito dif?cil impedir que quando um raio caia diretamente no par telef?nico a sobre tens?o passe para o outro lado. ? muito f?cil comprovar isso tecnicamente atrav?s dos laborat?rios de alta tens?o dispon?veis nas unicamp ou usp.

Somando o fato que as operadoras seguem uma norma da Anatel para instala??o dos acessos com fio, fica a empresa portanto isenta de responsabilidade nesse infort?nio.......

Outro ponto: Existem casos de processo ( com ganho de causa) contra empresas distribuidoras de energia, para a mesma situa??o ?
[]?s
Fabio Moreira
www.newagenewwave.wordpress.com  

---------------------------------
----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 09, 2007 2:45 PM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

F?bio,
?tima informa??o.
Mas, ainda assim, n?o caberia pelo menos uma advert?ncia ao usu?rio (quanto ao risco de morrer ao atender ao telefone - como aquela "caveirinha" junto ao fio, por ex., poderia vir at? com uma nuvem de chuva desenhada ao redor..algo que clareasse melhor a quest?o...rs.).
Refiro-me ? necessidade de que alguma provid?ncia seja tomada para que pessoas n?o morram atendendo ao telefone, induzidas pela cren?a de que telefones devem ser atendidos quando tocam - ou, pelo menos, que saibam que podem morrer eletrocutadas se o fizerem durante tempestades, mesmo que distantes.
Telefones, afinal, s?o aqueles cl?ssicos equipamentos cuja imagem est? gravada na mente de todos os usu?rios como instrumentos destinados a ouvir e falar, nunca a "tomar choque".
Choque est? identificado com fios el?tricos; telefones com voz...? a nossa cultura, que precisa, agora vejo, ser alertada (e acautelada).
Quando um fato como esses acontece, ? hora de repensar a estrat?gia e, pelo menos, p?r borrachas ou pvc (como, vc bem lembra, existem nos cabos de para-raio) onde possa haver transmiss?o da energia para o corpo.
Por ?ltimo, e quanto aos aparelhos telef?nicos ? N?o deveriam ser feitos de material completamente isolante (? eletricidade) diante desse risco ?
Abs.,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html
 


----- Original Message -----
From: Fabio Moreira
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday,
January 09, 2007 3:38 PM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em r?de telef?nica com morte !

Obrigado Fernando;

O problema ? que nesse caso temos a " percep??o" que a culpa foi do isolamento do telefone, e n?o ? essa a causa. O ar ? isolante, bem como o encapamento dos fios e o telefone em si. A quest?o ? que o potencial ionizante do raio supera qualquer isola??o natural, por isso n?o tem como fazer nada....
A mesma coisa aconteceria se o raio ca?sse numa janela, parede, telhado, etc... Isso ? quase imposs?vel de acontecer pq o raio encontra o caminho mais "f?cil" para condu??o, por?m n?o ? uma solu??o exata e sim uma distribui??o de probabilidade.
Como eu disse, o aterramento funciona para evitar que a sobretens?o ( efeito que ocorre nas imedia??es de onde cai o raio) se espalhe e cause mais dano, n?o para evitar o dano da a??o do raio diretamente.
De qualquer maneira, relendo a mat?ria, gostaria de ver o laudo, pq me parece estranho essa est?ria de telefones que tocam e d?o choque... refor?ando: telefone ? isolado ? n?o d? choque! Poderia dar curto no caso do raio, ou entrar em curto com a rede el?trica, e at? queimar, mas com certeza nesse caso n?o tocaria... acho importante que se investigue melhor e se analise os fatos!
Um grande abra?o
Fabio Moreira
newagenewwave.wordpress.com
 



----- Original Message -----
From: Almeida Jose-R22496
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 09, 2007 9:28 AM
Subject: RE: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

Senhores,
H? registros de casos como este esporadicamente. Num passado j? meio long?nquo, me lembro de caso similar no interior de S?o Paulo, quando as duas concession?rias (energia e telefonia) ainda eram estatais.

Um condutor da prim?ria (13.8KV ou 11.9KV 400A nominal ) cai sobre um cabo telef?nico, o desligador do ramal de energia e fus?veis n?o funcionam a linha telef?nica n?o consegue drenar a corrente de curto do ramal... A descarga come a malha de aterramento e energiza um ou mais pares, fazendo os telefones tocarem. Ai, coitado de quem atender. Sua sorte vai depender de como est? cal?ado, que aparelho tem, etc, etc.

A solu??o simples (e usada em outros paises) ? um ?surge arrester? e fus?veis na entrada em casa da linha telef?nica. Mas isso encarece (pouco) a instala??o e d? mais manuten??o. E pro conta disso alguns morrem vez por outra.
Abra?os,
Almeida


------------------------------------------
----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 09, 2007 1:46 PM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

Li, atento, a mensagem acima e agrade?o a precisa resposta que ela traz.
Um breve coment?rio sobre o que ela ensina: raios e tempestades s?o democr?ticos e ison?micos; n?o h? raz?o plaus?vel para que n?s, mortais-usu?rios de sistema telef?nico, estejamos descobertos de prote??o contra eles, pois afinal, na contrata??o do servi?o de telefonia, n?o est? de qualquer modo impl?cito o recebimento de fa?scas pelo "gancho" por onde deve sair e entrar s? a voz.
Se constru?mos casas, pr?dios, com prote??es avan?adas e eficientes contra descargas el?tricas (p?ra-raios, aterramentos, etc.), a constru??o de uma redes telef?nica deve observar rigor t?cnico de prote??o ao usu?rio contra estas possibilidades (as de intemp?ries), j? que, como vc nos esclarece, a rede pode mesmo conduzir eletricidade acidental-letal ao corpo do usu?rio.
Pois, penso, uma coisa ? uma coisa, outra coisa ? outra coisa.
Uma, ? a fa?sca "cair" naturalmente (l? "dos c?us") na rede el?trica e provocar a queda de um cabo el?trico sobre outro, telef?nico - como esse domin? literal que vc narra.
At? a?, tudo bem - "domin?" involunt?rio, casual, fortuito !
Outra coisa, no entanto, parece ser a energia descarregada ("do c?u") "andar", ou, se dissipar por cabeamento n?o-el?trico, instalado sem prote??o ao usu?rio da ponta, navegando por a dist?ncias onde o raio, a fa?sca, nunca ca?ram, l? ent?o atingindo pessoas n?o envolvidas diretamente com o local onde ocorrido o evento natural; outra, ainda, me parece ser a situa??o em que o usu?rio da ponta n?o est? devidamente alertado para esta possibilidade, para que n?o atenda "? chamada da morte", ou seja, a de ser atingido a l?guas de dist?ncia, pelo cabo telef?nico, que pode trazer-lhe, ao inv?s da voz, essa "energia letal" nunca imaginada, nunca pensada.
Outra coisa a mais que ainda me parece intrigante - al?m da possibilidade (n?o recomendada ou providenciada, na instala??o da rede) de implanta??o de fus?veis na entrada da resid?ncia - ? a de o hardware (o aparelho telef?nico) n?o apresentar, ele tamb?m, qualquer recurso de isolamento el?trico, a reduzir, pelo menos, desastres como esse, ou a diminuir o risco de suas propor??es.
Deixar tudo isso ? sorte apenas do usu?rio, e sujeit?-lo ? sorte de estar usando sapato ou solado de borracha, parece extens?o do fortuito a abrang?ncias inaceit?veis.
Uma opini?o apenas...n?o sei se concordam.
Abs.,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br

Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html
 


 

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 11, 2007 9:17 PM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte !

Obrigado pela enriquecedora informa??o t?cnica (abaixo). ? com ela que poderemos sair dessa emba?ada linha de delimita??o entre o que ? fatalidade e que pode se tornar causa de responsabilidade.
Abs.,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

---------------------------------------------------------------------------

----- Original Message -----

From: Almeida Jose-R22496
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 11, 2007 10:53 AM
Subject: RE: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte !

Senhores,
Dificilmente um Raio causaria o efeito mencionado, e a morte de algu?m.
Um raio dura alguns microsegundos ou quando muito milisegundos. Ainda que a campainha tocasse, n?o daria tempo para algu?m atender e ainda encontrar a descarga... Ademais um raio tem tempos de subida muito baixos e a indut?ncia e as perdas capacitivas para terra (blindagem do cabo) amorteceriam bem a descarga. Mas uma prim?ria de 13.8KV 60Hz... Fora  fugas pelo diel?trico, nenhuma atenua??o, e a capacidade de manter 400 A de forma continua.. Esta sim causaria danos do tipo mencionado.

Tocar o telefone ? f?cil. Qualquer tens?o superior a 90V aciona o circuito de toque:

---------------------------------------------------

From Wikipedia, the free encyclopedia

A ringing signal is an electronic telephony signal that causes a telephone to alert the user to an incoming call.
On a
POTS telephone system, this is created by sending an alternating current signal of about 100 volts into the line. Today this signal is transmitted digitally for most of the journey, converted into an alternating current only if the line is not digital end-to-end.
On old, rotary phones, this voltage was used to trigger a high-
impedance electromagnet to ring a bell on the phone. Modern Fixed phones detect this AC voltage and trigger a ring tone
electronically. Mobile phones are fully digital, hence are signalled to ring as part of the protocol they use to communicate with the cell base stations.

---------------------------------------------------

N?o acho o acidente fatalidade... Acho m? engenharia, falta de cuidado com os usu?rios. Prote??es adequadas nas redes telef?nicas em pontos estrat?gicos evitariam o problema. Sou capas de apostar que o Arm?rio ?tico ou central do lado da operadora escaparam inc?lumes por serem adequadamente protegidos...
Abra?os,
Almeida

 


----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, January 12, 2007 8:30 PM
Subject: Re: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

Excelente ! Obrigado pelo rico complemento informativo (abaixo).
Vejo que n?o estamos t?o fora assim da exig?ncia t?cnica e que podemos procurar - n?s, os consumidores - um pouco mais de garantia, de exa??o, contra o que se pode chamar de "chamada-telef?nica-da-morte" (n?o parece exagero cham?-la agora assim, diante do toque coletivo-eletrificado da semana passada, que matou gente que n?o fez mais que atender, inocentemente, ? campainha do telefone).
Abs.
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

---------------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Fernando Drumond
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, January 12, 2007 3:47 PM
Subject: RES: [wireless.br] Descarga el?trica em rede telef?nica com morte!

Prezados Senhores;

Com rela??o ao assunto mencionado seguem as seguintes considera??es.

?Todo condutor met?lico que chega em um equipamento ? porta de entrada para um surto el?trico (? uma brusca eleva??o de tens?o em um curto espa?o de tempo ocorre com chaveamentos el?tricos (ligar e desligar da rede el?trica) e descargas atmosf?ricas diretas ou induzidas?).

A Norma NBR 5410:2004 foi editada em setembro de 2004 e v?lida a partir de mar?o de 2005 passou a exigir a instala??o de Dispositivos Protetores Contra Surtos el?tricos, determinando as capacidades m?nimas para cada aplica??o.

Prote??o contra sobretens?es transit?rias em linhas de energia el?trica

O item 5.4.2.1.1 da Norma NBR 5410:2004 menciona que ?Deve ser provida prote??o contra sobretens?es transit?rias, com o uso dos meios indicados em 5.4.1.2?.

5.4.2.1.2: ?A prote??o contra sobretens?es requerida deve ser provida?
a) Por Dispositivos de Prote??o contra surtos (DPS) conforme 6.3.5.2.

5.4.2.2: Prote??o contra sobretens?es transit?rias em linhas de sinal
Toda linha externa de sinal seja de telefonia, de comunica??o de dados, de v?deo ou qualquer outro sinal eletr?nico, deve ser provida de prote??o contra surtos nos pontos de entrada e/ou sa?da da edifica??o conforme 6.3.5.3.


Quando ocorre uma descarga atmosf?rica seja ela direta ou induzida ela faz com que a energia do raio propague e atinja os pontos de menor resist?ncia, tais como os condutores met?licos de distribui??o de rede el?trica, ou ate mesmo de telefonia, somando o fato que pode ter ocorrido uma sobrecorrente na linha, ou seja, os cabos da rede el?trica em contato com os cabos telef?nicos.

Conforme informado, a Norma t?cnica vigente NBR 5410:2004 exige a ado??o de DPS (Dispositivos Protetores Contra Surtos).

A Norma menciona a capacidade de corrente de surtos para DPS destinados a linhas telef?nicas, neste caso ela exige que a corrente de descarga impulsiva do DPS deve ser no m?nimo 5KA quando a blindagem for aterrada, e de no m?nimo 10KA quando a blindagem n?o for aterrada.

Fernando Drumond Neto
Departamento de Suporte T?cnico
Clamper Ind?stria e Com?rcio S/A
fernando.drumond@clamper.com.br
www.clamper.com.br
+55(31) 3689-9528 / 0800 7030 555
+55(31) 96355870 (CEL)
+55(31)3689-9519(FAX)

 


ComUnidade WirelessBrasil