FERNANDO NETO BOTELHO

TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Janeiro 2007               Índice (Home)


30/01/07

Mais coisas sobre as urnas...

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 30, 2007 1:42 PM
Subject: Re: [wireless.br] Mais coisas sobre as urnas...

(...) Dessa vez os gringos filmaram umas chaves esquisitas...e disseram que é fácil copiar...
Mas chegaram a afirmar que 1/3 das urnas aqui foram manipuladas!!! (...)
[Mensagem mais abaixo]

A avidez do americano em descredenciar o sistema eletrônico "tupiniquim-terceiromundista-sul-americano" (que não usa technology made from USA!) e em prosseguir a fantástica metodologia de contagem manual-física de votos de papel, que, trazida com os primeiros founder-fathers da "New England", prossegue, ainda hoje, em estados federados com o mesmo "sucesso" da Flórida, que só terminou na Suprema Corte/USA, em mãos (seguras) dos (pretty conservative) Supreme Court Justices, nomeados, diretamente, pelo Presidente, torna-o "insuspeito sentinela" contra defeitos (quaisquer defeitos) que se possa apontar por aqui.
Esta questão das UEs/AL parece mesmo importante. O TSE mandou investigar a denúncia da revista "Veja". Tudo precisa ser investigado, esclarecido, "transparecido". Só assim um sistema - seja eletrônico, seja jurídico - pode ganhar campo de sustentação institucional.
No entanto, a própria revista "Veja"-denunciante, honestamente, esclarece, em nova matéria sobre o assunto, desta semana, que o primeiro revelador de problemas que podem (ou não) indicar prática fraude (humana) é o próprio sistema operacional da própria UE, que possui mecanismos lógicos destinados ao registro de adulterações de passos institucionais programados para o funcionamento adequado do sistema.
Noutras palavras - e prá contrariar o "julgamento" antecipado do irmão "Big-Brother" - a UE não se propõe à uma imunidade absolutista contra a fraude humana. Seria utópico buscá-la.
Propõe-se, como todo equipamento eletrônico, a um piso, um mínimo, de solidez que a restrinja - principalmente, que a diminua frente à vastidão de possibilidades de fraude a que se sujeitou o sistema eleitoral convencional-físico.
Esta busca de redução das possibilidades de fraude HUMANA se dá pela via do registro de seus passos, quando implementada.

Nós, que não temos certos "compromissos" americanos, como os com a destruição (inclusive de inovações) e com a invasão alheias (ainda que de iniciativas), que ainda respeitamos coisas como soberania, autonomia (e que não aceitamos outras, como aquelas em que jornalistas de TV urinam, frente às câmeras, em bandeiras de países, como ocorrido com a bandeira brasileira em programa de TV americano nesta última semana), não queremos providências típicas dos enforcamentos sensacionalistas, públicos (mesmo que dos nossos degradados sistemas institucionais), pelo menos antes que julgamentos justos e imunes terminem;  precisamos - neste caso das UE´s de AL - aguardar, com um piso de serenidade, a conclusão técnica da fase da coleta da prova ("evidence") e da contra-prova ("cross-examination"), medidas, aliás, encantaram os thinker yankees que elaboraram o poderoso sistema judiciário dos EUA e cujo espírito veio à América, mesmo que paradoxalmente, com os "puritans" que cruzaram o Atlântico atrás de terras que a Espanha possuía...rs
Abs.,
Fernando Botelho
E-Mail: fernandobotelho@terra.com.br
Web Page: http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html

-------------------------------------

----- Original Message -----
From: "cwguimaraes" <cwguimaraes@uol.com.br>
To: "wirelessbr" <wirelessbr@yahoogrupos.com.br>
Sent: Tuesday, January 30, 2007 10:35 AM
Subject: [wireless.br] Mais coisas sobre as urnas..

Dessa vez os gringos filmaram umas chaves esquisitas...e disseram que é fácil copiar...
Mas chegaram a afirmar que 1/3 das urnas aqui foram manipuladas!!!
http://www.engadget.com/2007/01/25/hacking-e-voting-machines-can-be-hard-diebold-shows-you-how/

Courtnay Guimarães Jr
Professor & Consultant - Technology Innovation
Busines School São Paulo - The brazilian school for international management
courtnay@uol.com.br
"Practice takes to the hole-in-one"
http://groups.yahoo.com/group/golfraria/ or
golfraria@yahoogroups.com


ComUnidade WirelessBrasil