FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES
Mensagens 


ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2010              Índice Geral


30/09/10

• Finalmente...Definiram o Backhaul

de    Flávia Lefèvre <flavialefevre@yahoo.com.br>
para    Comunidade WirelessBRASIL
data    30 de setembro de 2010 18:36
assunto    FINALMENTE ... DEFINIRAM O BACKHAUL
   
Olá Grupos

Finalmente definiram o backhaul. A Telebrás, ao licitar a compra de elementos de rede para implementar o Plano Nacional de Banda Larga, deixou claro o que a ANATEL ilegalmente deixou de fazer por mais de dois anos, desde a edição do Decreto 6.424/2008, por meio do qual as metas de universalização foram alteradas, trocando-se os Postos de Serviços de Telecomunicações - PSTs para backhaul.

Vejam esta matéria do Teletime, transcrita mais abaixo:
[30/09/10]   Telebrás estabelece conceito técnico do backhaul

O Decreto 6.424/2008 diz que backhaul é "infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora".

Mas a Telebrás diz que o backhaul  "realiza a distribuição da capacidade de trânsito de dados aos municípios vizinhos ao backbone" e "poderá ser de dois tipos: rádio enlace, usando rádios ponto-a-ponto de alta velocidade, ou óptica em anéis metropolitanos para atendimento a grandes cidades e capitais".

Essa história está ficando muuuito interessante! Primeiro a Telefonica defende publicamente, na audiência pública do PGMU III, que o backhaul é suporte do serviço de comunicação de dados. E agora a Telebrás confirma.

Sendo assim, como se pode admitir como meta de universalização do STFC a implantação de uma rede que não servirá de suporte para este serviço?

Gosto de repetir a transcrição da doutrina do Marçal Justen Filho sobre modicidade tarifária:

“A modicidade tarifária significa a menor tarifa possível, em vista dos custos necessários à oferta do serviço. A  modicidade tarifária pode afetar a própria decisão quanto à  concepção do serviço público.
Não terá cabimento conceber um serviço tão sofisticado que  o custo torne inviável aos usuários fruir dos serviços”.
(Curso de Direito Administrativo, Editora Saraiva, São Paulo,  2005 pág. 491/492)

É deste princípio que deflui a ilegalidade do Decreto  6.424/2008, bem como do que estabelecem os arts. 63, 64, 85, 86 de 103, § 2°, da LGT.

Abraço a todos.
Flávia Lefèvre

----------------------------

Fonte: Teletime
[30/09/10]   Telebrás estabelece conceito técnico do backhaul

A Telebrás divulgou nesta quinta-feira, 30, três termos de referência que balizarão a compra dos equipamentos para a construção da rede pública de telecomunicações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Uma grande inovação presente nos termos é o estabelecimento de uma definição técnica para o backhaul. Desde que o termo surgiu na regulamentação do setor de telecomunicações brasileiro, com o decreto presidencial de 2008 que incluiu a expansão dessa rede como meta de universalização, as autoridades do setor jamais fixaram um parâmetro mínino sobre quais equipamentos compõem o famoso backhaul.

A Telebrás, então, fez sua interpretação do que pretende comprar para construir essa infraestrutura. Pela definição da estatal, o backhaul "realiza a distribuição da capacidade de trânsito de dados aos municípios vizinhos ao backbone" e "poderá ser de dois tipos: rádio enlace, usando rádios ponto-a-ponto de alta velocidade, ou óptica em anéis metropolitanos para atendimento a grandes cidades e capitais".

O conceito técnico estabelecido pela estatal, como se pode notar, não discrimina claramente qual será o parâmetro para que se considere um link "de alta velocidade". Ainda assim, a descrição é um avanço em comparação com a definição pré-estabelecida no decreto nº 6.424/2008, onde o backhaul é descrito apenas como a "infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora".


ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO