José Ribamar Smolka Ramos
Telecomunicações
Artigos e Mensagens


ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2006               Índice Geral


24/05/06

Fernando Botelho comenta a "Série sobre VoIP" de José Smolka

----- Original Message -----
From: José de Ribamar Smolka Ramos
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, May 24, 2006 7:15 PM
Subject: [wireless.br] Re: Fernando Botelho comenta a "Série sobre VoIP" de José Smolka

Um simples obrigado seria muito pouco. A gentileza do Dr. Fernando Botelho (abaixo) em seus elogios ao trabalho que estamos publicando é muito estimulante, e me dá a certeza de que estamos no caminho certo.

Quanto ao pedido de autorização para citar este trabalho, está dada, já que não paira em mim a menor dúvida que, quando o fizer, o Dr. Fernando Botelho procederá, como sempre, com correção e ética inatacáveis.

Cabe aqui, também, meu agradecimento público ao Hélio Rosa, pelo trabalho incansável de bastidores para formatação, publicação e divulgação deste trabalho.

Meus profundos e sinceros agradecimentos, também, às pessoas que tem contribuído com alertas de incorreções e sugestões.

Estou honrado e envaidecido por ser merecedor de tal tipo de atenção, e espero poder continuar à altura de tão grandes expectativas.

Muito obrigado a todos!

J. R. Smolka

-------------------------------------
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Alice Ramos ; Jana de Paula ; Daniela Braun ; Eduardo Tude
Sent: Wednesday, May 24, 2006 2:27 PM
Subject: [Celld-group] Fernando Botelho comenta a "Série sobre VoIP"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL !
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em www.wirelessbrasil.org) interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!

Temos vivido e vivenciado bons momentos comunitários em nossos Grupos.
Abaixo, está o registro de um desses momentos: Fernando Botelho comenta a "Série sobre VoiP" de José Smolka.

Agradeço ao Fernando por ter me incluído na "intermediação" e também a autorização para divulgação da mensagem nos fóruns.

Os mais antigos já o conhecem pelas suas preciosas participações e passo a apresentá-lo aos recém-chegados:
FERNANDO NETO BOTELHO (fernandobotelho@terra.com.br):
- é Magistrado de carreira do Estado de Minas Gerais (há 15 anos);
- é Juiz de Direito Titular da 4a. Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais - em Belo Horizonte;
- possui MBA-Master Business of Administration em Gestão de Telecomunicações, pela FGV/Ohio University-USA (2001/2002);
- foi Membro do Comitê de Defesa dos Usuários de Telecomunicações da ANATEL (mandato 2002/2003);
- é autor do livro "As Telecomunicações e o FUST" (ed. Del Rey - 2001);
- é Membro da ABDI-Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações;
- foi Diretor de TI da AMAGIS - Associação dos Magistrados de MG;
- é autor de artigos, palestras, e trabalhos doutrinários sobre regulação de telecomunicações.

Uma imensa coleção de mensagens e trabalhos de Fernando Botelho pode ser vista na página comunitária: TELECOMUNICAÇÕES - QUESTÕES JURÍDICAS

Obrigado, Fernando!
Mensagens como esta consolidam e muito o espírito comunitário!
Parabéns, José Smolka

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org

--------------------------------------------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Fernando Botelho
To: Helio Rosa ; Helio Rosa
Sent: Wednesday, May 24, 2006 9:17 AM
Subject: Re: [Celld-group] Artigo 04 - Parte 1: "Série sobre VoIP" de José Smolka - "Dimensionamento VoIP (WAN)"

Amigo, Hélio,

Estou não só acompanhando, mas, antecipando-me à sua sugestão abaixo, estou estudando, linha-a-linha, e desde o primeiro momento, todo esse excepcional trabalho que o dr. JOSÉ DE RIBAMAR SMOLKA SANTOS está disponibilizando nos grupos.

Fiquei tão interessado que li também, quando da abertura da primeira parte do estudo, o artigo "Bellheads x Netheads" que ele cita como princípio da discussão e base primitiva da divergência (que se fez inicialmente técnica) entre a engenharia do tráfego na comutação por circuitos (Erlang) e a engenharia na comutação por pacotes.

Estou para enviar a você há dias esta mensagem para pedir-lhe que intermedeie um sincero e modesto agradecimento ao dr. SMOLKA, por este esforço e pelo brilho, invulgar, de sua apresentação, que tem como característica - anunciada por ele no início do trabalho - de servir a uma compreensão ampla, e não necessariamente derivada da origem técnica (engenharia).

Por isso, ela irá se tornar histórica, pois, num ano ainda "zero" (eu penso) de VoIP no Brasil - pelo menos em termos de problemas, questionamentos, e soluções de conflitos (administrativos e/ou judiciais) - o estudo funciona como um importante "abre-alas" de esclarecimento técnico da operação, mas voltado para aqueles inúmeros (hoje, a quase-unanimidade da população brasileira) que não sabem ao certo o que significa, na prática, mais esse anglicismo (VoIP = voice over internet protocol) que põe, em "contato" técnico (ou, faz a interface por "gateways" double-face) as duas maiores estruturas de comunicação criadas pela humanidade (a comunicação convencional por voz e a comunicação por máquinas conectadas através da rede mundial de pacotes).

Digo isso com o entusiasmo de quem acaba de ler mais um "pedaço" (abaixo) do estudo; entusiasmo que aumenta a cada capítulo que o dr. SMOLKA vai liberando nos grupos (há muito tempo deixei de "seguir" novelas pela TV...rs...mas, confesso, que abro minha caixa postal, atualmente, esperando pelo próximo capítulo do trabalho VoIP que ele vai enviando por seu intermédio...rs).

Gostaria ainda de dizer que, nesse momento, estou escrevendo, também, um trabalho jurídico sobre a tributação de VoIP - afinal, temos que pensar em $$$ (que, vindo junto com a aplicação, atrai, como ímã, os olhos, sempre de Lince, do erário brasileiro).
Por fazê-lo, estou inserido, já, num debate do assunto no meio jurídico, mas que apenas começa, e para isso estou lendo textos e textos de engenharia, esquemas gráficos, e aprendendo algo sobre a história da engenharia de tráfego e sua evolução.

Considero o trabalho do dr. SMOLKA o melhor desses (citei-o, por isso - com os créditos e referências a sua página no Wirelessbr - numa apresentação recente, que fiz, quanto ao aspecto da tributação, pelo ICMS, dos serviços "bilhetados" de VoIP, há duas semanas, em SP...fui convidado a apresentar esse mesmo tema no próximo seminário da ABETEL- Associação Brasileira de Estudos Tributários de Telecomunicações, no RJ, onde pretendo novamente referenciar o estudo por ele feito).

Também meu trabalho escrito vai ganhando algumas passagens referenciais desse trabalho do dr. SMOLKA - aos quais também vou atribuindo, claro, os créditos e origem respectiva.

Peço-lhe, caro amigo, que faça chegar a ele esta minha mensagem, com meus sinceros agradecimentos pela brilhante exposição que ele está fazendo, pelo seu esforço desapegado, e transmita-lhe minha solicitação (ainda que com as desculpas pelo atraso frente à menção que já fiz, recentemente, em SP !) para referenciá-lo nas apresentações e texto sobre o assunto.
Grande abraço,

Fernando Botelho
fernandobotelho@terra.com.br
http://www.wirelessbrasil.org/fernando_botelho/fb01.html


 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO