WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
VoIP
Voz sobre IP
Mensagens

[O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida
por Helio Rosa   Atualizada em 10/06/06   Sobre "Direitos" ("Rights")

 
ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)

 


Mensagens



----- Original Message -----
Sent: Sunday, January 30, 2005 5:32 PM
Subject: RE: [wireless.br] VoIP: Chamada Geral para montar um Site Especializado
Conte comigo
 


----- Original Message -----
Sent: Sunday, January 30, 2005 7:24 PM
Subject: Re: [wireless.br] VoIP: Chamada Geral para montar um Site Especializado
Blz, 
O assunto é quente, e parece que vai esquentar ainda mais este ano.
Tenho experiencia na área comercial,  5 anos pelo lado da operadora TELEMAR e agora a partir de 2005 em uma empresa 100 % Telefonia IP.
Estou aqui para o que precisarem 
Daniel Donato.
 


----- Original Message -----
To: helyr
Sent: Monday, January 31, 2005 4:30 PM
Subject: Re:[wireless.br] VoIP: Chamada Geral para montar um Site Especializado
Caro Amigo Hélio, 
Pode contar comigo. Me coordeno com o grupo para definir a minha contribuição. Peço que informe quem estaria contribuindo para estabelecermos as tarefas. 
Um abraço,
Alberto.
 


----- Original Message -----
Sent: Wednesday, February 02, 2005 4:42 PM
Subject: Re: Portal VoIP - dada a partida!

Caro Amigo Hélio e Companheiros,
 
Peço desculpas por qualquer atraso. Na verdade não uso este email com freqüência e peço que utilize  alternatimente este: amsb@ieee.org. Quanto ao portal, tenho a seguinte sugestão de tópicos:
 
1) Introdução
2) Mercado
3) Serviços
4) Tecnologias e Fornecedores
5) Regulamentação (Brasil e Mundo)
6) Tendências
7) Links Úteis.
 
Poderia ficar com a elaboração do texto para os itens 1) e 4), onde estaria submentendo algo ao grupo para críticas logo após feriado. 
Fico no aguardo de seus comentários. 
Um abraço,
Alberto Boaventura

 

 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Wednesday, February 02, 2005 5:45 PM
Subject: [Celld-group] Portal VoIP (1) - Partindo!

 
Olá,  ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
Direto ao ponto:  :-)
1.
Fizemos uma "chamada geral" para construirmos "online", à varias mãos, um Portal sobre VoIP - um site flexível, pretensioso, contendo "tudo" sobre o tema, :-))  atualizável a cada momento em que surgir uma novidade.
2.
Já temos uma "área de trabalho" para abrigar as idéias, informações, etapas intermediárias, tudo que ocorrer.
Este poderá ser o endereço definitivo do Portal.
3.
Lá estão os "Sumários" dos outros sites comunitários que já construímos, para estimular a imaginação visando a organização de um "Sumário" inicial do Portal VoIP.
4.
Já temos uma Seção VoIP no site WirelessBR cujo conteúdo está totalmente disponível para darmos a partida no Portal.
5.
Abaixo, dois sites de Universidades que estão estudando/implantando VoIP (from Google) - servem também como ambientação para quem vai se interessar agora com este "agito"...  :-)
6.
Já temos três interessados em participar.  Estão lá na Área de Trabalho.
Mais voluntários, já "arrebentando" com sugestões e novos links?  :-)
7.
As "contribuições" podem ser via nossos fóruns (de preferência) ou via "pvt"
8.
Vamos lá em mais uma aventura virtual?  :-)
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
 
Universidade Federal de Santa Catarina
 
Projeto VOIP
A Universidade Federal de Santa Catarina junto com várias outras instituições como CNPQ, MEC, UFRJ, etc está participando do Piloto VoIP. Este é um projeto da RNP em nível nacional com dimensões internacionais.

O que é Voz sobre IP?
Quando falamos "Voz sobre IP" estamos nos referindo a telefonia baseada na rede de pacotes. Na telefonia IP o fluxo de informações ( pacotes) passa pela Internet, em vez de usar estrutura telefônica convencional. Dessa forma todas as chamadas telefônicas são tratadas da mesma forma, independente de serem locais ou internacionais. Com isso pretende-se economizar em ligações interurbanas ou internacionais. Uma outra vantagem para a comunidade acadêmica é a comunicação, interativa e de qualidade a médias e longas distâncias, com instituições nacionais e internacionais. Lembrando que para os usuários o custo é inexistente, sendo os benefícios custeados pelas instituições que disponibilizam o serviço.

Requisitos Operacionais
Equipamento - Servidor - gatekeeper - Radius - Asterisk
PC Genérico AMD Athlon 1.7Ghz, 256 RAM, 40Gb HD, Interface Ethernet 10/100 conectado a um switch, backbone Giga. Sistema Operacional: RedHat 9.0 Endereçamento IP: Gatekeeper: gk.voip.ufsc.br (gk.ufsc.br); Suse 9.0 Endereçamento IP: Asterisk: 200.135.0.13; Radius: radius.voip.ufsc.br (gk.ufsc.br) Gateway Cisco 2600 4 portas FXOs. Telefone Responsável 3317531; 03316401(VoIP) Melo; Número Piloto 6300.

Plano de númeração: Saiba mais sobre o plano de numeração utilizado!!

Arquitetura básica / Topologia da rede
A arquitetura básica necessária ao projeto-piloto será composta de um gateway de voz, de um gatekeeper (que localizará os usuários) e de um servidor Radius para contabilização das chamadas. Um servidor sip que registrará os usuários SIP.

[Ver figura em http://www.voip.ufsc.br/]


Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de Voz sobre IP  [http://www.voip.nce.ufrj.br/]

Atualmente, uma grande revolução vem acontecendo nas telecomunicações, resultante do incrível crescimento das redes baseadas em pacotes, especialmente da Internet. Esta revolução está unificando os mundos de dados e telecomunicações em uma só rede convergente ubiqüa.

Esta mudança não indica apenas um movimento de mercado, mas demonstra o progresso da tecnologia de rede. A telefonia baseada em redes de pacotes já dá passos de plena maturidade, e muitos "fornecedores de telefonia IP" e "serviços 0800 na rede" estão sendo implantados dentro deste novo paradigma.

A proposta de convergência tornou-se tão interessante e importante para a manutenção da competitividade, que até mesmo as operadoras telefônicas tradicionais estão rendendo-se a esta tecnologia, através do desenvolvimento de soluções para racionalizar o uso de suas infra-estruturas baseadas em circuitos, fazendo a atualização para a comutação de pacotes. Não somente pelo apelo da redução de custos decorrentes da fusão de áreas, mas também pela possibilidade de prover uma melhor qualidade no transporte da voz, e, ao mesmo tempo, economizar em banda passante nacional e internacional.

Dois padrões principais disputam a hegemonia da telefonia IP: o ITU-T H.323 (International Telecommunications Union), presente em muitos equipamentos e softwares VoIP; e o SIP, proposto pela IETF (Internet Engineering Task Force), que, apesar do curto tempo do processo de padronização, tem mobilizado muitos fabricantes da área da telefonia e dados, por causa da sua flexibilidade, aderência a padrões genuinamente Internet e de arquitetura aberta

Seguindo esta tendência, o Laboratório de Voz sobre IP da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está realizando pesquisas e desenvolvendo projetos focados na implantação, monitoração, gerência e avaliação de qualidade de ambientes heterogêneos de telefonia IP.



----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Wednesday, February 02, 2005 8:49 PM
Subject: [wireless.br] Portal VoIP (2) - Artigo: VoIP - Como funciona

 
Olá,  ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
1.
Fizemos uma "chamada geral" para construirmos "online", à varias mãos, um Portal sobre VoIP - um site flexível, pretensioso, contendo "tudo" sobre o tema, :-))  atualizável a cada momento em que surgir uma novidade.
2.
Já temos uma "área de trabalho" para abrigar as idéias, informações, etapas intermediárias, tudo que ocorrer.
Este poderá ser o endereço definitivo do Portal.
 
Abaixo, "como funciona VoIP", artigo de Mylène Neno no Clube do Hardware, publicado em 07 Dez 04 e atualizado em 10 Jan 05.
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
Saiba mais sobre VoIP
Por Mylène Neno

No ar em 07 de dezembro de 2004
Atualizado em 10 de janeiro de 2005

De uns tempos para cá muitas empresas em todo o mundo estão conseguindo economizar – e muito – nas tarifas de ligações interurbanas e internacionais. Tudo graças a uma tecnologia chamada VoIP (Voz sobre IP), que começa a se tornar acessível também no Brasil. E não vai demorar muito para que essas quatro letras causem uma verdadeira revolução no modo de se pensar telefonia. Muitos já ousam afirmar até que o VoIP é a reinvenção da telefonia, tanto na forma de prestar o serviço, quanto de utilizá-lo. Saiba mais sobre este serviço.

O que é VoIP?

Muito vem sendo falado sobre a tecnologia de voz sobre IP. VoIP vem do termo em inglês Voice Over Internet Protocol ou, traduzindo, Voz Sobre o Protocolo da Internet. Esta tecnologia unifica dois mundos - telefonia e dados - numa só rede convergente. Aqui, o tráfego telefônico é levado para as redes de dados.


Mas como funciona o VoIP?

A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.


Como o VoIP processa uma chamada de voz?

Abaixo, acompanhe um passo-a-passo de como se estabelece uma ligação telefônica pela tecnologia VoIP:

1. O usuário, com um headset, ouve a sinalização que indica telefone fora do gancho para a parte da aplicação sinalizadora da VoIP no roteador. Esta emite um sinal de discagem e aguarda que o usuário tecle um número de telefone. Esses dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão.

2. O gateway compara estes dígitos acumulados com os números programados. Quando há uma coincidência, ele mapeia o número discado com o endereço IP do gateway de destino.

3. Em seguida, a aplicação de sessão roda o protocolo de sessão H.245 sobre TCP, a fim de estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Quando a ligação é atendida, é estabelecido, então, um fluxo RTP (Real-Time Transport Protocol, ou Protocolo de Transmissão em Tempo Real) sobre UDP (User Datagram Protocol, algo como Protocolo de Pacote de Dados do Usuário) entre o gateway de origem e o de destino.

4. Os esquemas de compressão do codificador-decodificador (CODECs) são habilitados nas extremidades da conexão. A chamada, já em voz, prossegue utilizando o RTP/UDP/IP como pilha de protocolos.

Nada impede que outras transmissões de dados ocorram simultaneamente à chamada.

Sinais de andamento de chamada e outros indicativos que podem ser transportados dentro da banda cruzam o caminho da voz assim que um fluxo RTP for estabelecido.

Após a ligação ser completada, é possível também enviar sinalizações dentro da banda como, por exemplo, sinais DTMF (freqüências de tons) para ativação de equipamentos como Unidade de Resposta Audível (URA).

Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada, como em qualquer chamada de voz (ligação telefônica) convencional.

O que você precisa para usar a comunicação VoIP, integrando Internet e telefonia?

Nessa comunicação de voz, é necessário que o usuário tenha instalado em seu computador um software para transferência de dados, no caso a voz. Vale lembrar que, para usufruir desse serviço, seu micro deve possuir um kit multimídia.

Em seu primeiro estágio, a VoIP podia ser entendida como uma conversação telefônica entre dois usuários de uma rede privada usando conversão de voz para dados (exclusivamente em redes corporativas).

Mais tarde esta tecnologia chegou ao seguinte conceito: uma conversação telefônica entre um usuário de Internet e um usuário da telefonia convencional, sem necessidade de acesso simultâneo.

Agora, o que chega ao mercado doméstico é uma idéia muito mais completa e que promete resultados cada vez melhores: uma conversação telefônica entre um usuário Internet e um usuário da telefonia convencional, ambos utilizando apenas o telefone.

 Parte 2 - VoIP chega ao ambiente doméstico.

VoIP Chega ao Ambiente Doméstico

Depois das empresas, chegou a vez do usuário doméstico se beneficiar com a tecnologia de voz sobre IP. É nisso que aposta a operadora GVT, que acaba de lançar uma linha de produtos (e serviços) com soluções específicas para o mercado residencial. A iniciativa promete sacudir o setor de telefonia no País.

A tecnologia VoIP, como já foi dito, é a fusão de dois universos paralelos de comunicação: o sistema telefônico e a Internet. Assim, as chamadas telefônicas são transformadas em informação digital semelhante a mensagens instantâneas e de e-mails, algo como “e-mails telefônicos”.

Com isso, o usuário doméstico economiza bastante nas ligações interurbanas e internacionais. Estima-se que a economia possa chegar a 70% nas ligações que substituem o interurbano e a 90% no caso de roaming de celular. No entanto, vale lembrar que, para se beneficiar desta economia, o usuário deve contar com Internet rápida (banda larga/ADSL).

E o interesse (e demanda) por soluções VoIP é tão grande que o assunto ganha destaque no meio acadêmico. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, os alunos do curso de Ciência da Computação já contam com a disciplina eletiva Telefonia IP, cujo objetivo é apresentar aos futuros profissionais os elementos teóricos e práticos sobre Voz sobre IP.

Sendo assim, tudo leva a crer que a popularização da tecnologia VoIP é uma questão de tempo. “É claro que isso não acontece de um dia para o outro, mas o usuário vai acabar se acostumando a não pagar interurbano. Então, isso vai ser encarado como natural nos serviços de telefonia, e as operadoras terão de repensar seu modelo de negócios”, avalia o presidente da GVT, Amos Genish.

O grande diferencial desses lançamentos é o oferecimento de tarifas locais. A idéia é muito simples: “se não existe e-mail de longa distância, por que deveria existir VoIP assim?”, questiona a diretora de produtos e serviços especiais da GVT, Cíntia Giotto.

*Para mais informações sobre preços e tarifas, acesse http://www.gvt.com.br.


Confira os novos produtos

 WebFone: Essa extensão doméstica virtual é exclusiva para proprietários de linha fixa local convencional da GVT. Por isso, até o momento, esse serviço está disponível para os clientes das cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Programado para originar chamadas de qualquer ponto do mundo via Internet, com o preço de uma tarifa local, o serviço tem mensalidade de R$ 3,99.

 WebFone Virtual: Um usuário de Internet de qualquer lugar do País pode contratar telefones locais das cidades habilitadas com o serviço da GVT na primeira fase – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Com isso, o cliente passa a receber ou originar chamadas de ou para qualquer pessoa dentro desses municípios como se fossem locais. Por exemplo, uma pessoa que mora no Rio de Janeiro, mas tem parentes em Florianópolis, pode contratar um número de telefone de Florianópolis. Assim, toda vez em que quiser falar com a sua família, basta que o usuário faça uma chamada – pelo computador – com o seu novo número, pagando assim, tarifa local em sua conta GVT.

 OmniGVT: Aqui também há a possibilidade de contratar uma ou mais linhas nas cidades em que o usuário gasta mais com ligações interurbanas (vide os municípios que figuram na opção WebFone Virtual). Os planos de franquia vão de 180 minutos a 100 mil minutos. Com mensalidades a partir de R$ 24,16 (pacote de 180 minutos), o serviço é mais indicado para quem tenha alto volume de ligações de longa distância.

Para utilizar os serviços descritos acima, deve-se optar por algum dos seguintes acessórios:

 IAD - Integrated Access Device (ou ATA): Dispositivo que permite ao usuário utilizar o serviço com telefones analógicos ou PABX da sua empresa, sem a necessidade de um computador ou telefone IP. Voltada para planos corporativos, custa em torno de US$ 50 por porta.

 SoftFone: Software para o acesso remoto do computador, conectado à Internet, para a sua linha fixa local convencional.

 Webclient: Site que proporciona acesso remoto a partir de qualquer computador conectado à Internet, bastando login e senha do usuário em questão (fornecidos pela operadora).

 Parte 3 - Teste do Omni GVT.

Teste do Omni GVT

Antes de instalarmos o software, precisamos conferir alguns detalhes:

 Configuração mínima do micro para o software: Pentium II 300 (ou equivalente); 128 MB de memória RAM; Kit multimídia (CD-ROM, placa de som e fone com microfone ligado à placa de som); mínimo de 50 MB de espaço livre em disco; Windows 98, 98SE, ME, 2000 ou XP;

 Quanto à sua conexão com a Internet: apesar de a operadora afirmar que é possível utilizar o software com uma conexão via modem de 56Kbps, para melhor desempenho é necessário uma conexão de alta velocidade (ADSL ou cabo).

 Caso o computador esteja em rede, ele deverá ser o servidor;

 Se estiver rodando sobre um firewall, desbloquear as seguintes portas: udp 1576 e 5071; udp 53; tcp 80; e todas acima de 8000 (inclusive a 8000).

UFA! Depois disso tudo você deve estar se perguntando se vale a pena seguir adiante. Vale. E muito.

Feito (tudo) isso, é só instalar o software. E é tudo muito simples: basta clicar em "Avançar" em seqüência que, em poucos segundos, o programa já está instalado em sua máquina. Agora é só testar o serviço. Vale lembrar que a idéia é que o usuário compre uma linha para cada cidade que queira falar sem pagar interurbano.

Testamos uma linha de São Paulo (DDD 11). A escolha da capital paulista foi aleatória entre todas as cidades atendidas pelo serviço nesta primeira fase - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre. E não é que o Omni GVT é bem eficiente?

É só clicar no ícone do Softfone que fica no desktop, que uma tela com um formato parecido com o de um celular se abre. Em seguida, é só discar (ou melhor, teclar) para o número desejado. E a experiência é semelhante a que temos com o telefone (convencional). Você escuta o som de um sinal de linha e, quando digita os números (tanto pelo teclado quanto pelo mouse sobre as teclas do software na tela), ouve o som de discagem. Tudo muito banal - claro que se esquecermos de que estamos falando pelo computador!

Figura 1: Tela principal do Omni GVT.    [http://www.clubedohardware.com.br/voip-3.html]

Neste tipo de serviço, cada telefone virtual é protegido por um login e senha. Assim, apenas o proprietário do telefone virtual poderá acessar seu telefone para fazer chamadas via Internet. O usuário pode alterar sua senha a qualquer momento, pela Web. Por segurança, o serviço VoIP é totalmente bloqueado e você poderá desbloqueá-lo assim que receber a senha inicial e instruções para desbloquear o serviço.

Nesta versão de teste realizamos ligações apenas para números fixos, mas é possível ligar para celulares de mesmo DDD da linha VoIP contratada, caso seja efetuado desbloqueio também no site da operadora.

Recomenda-se que o usuário adquira um headset de qualidade, para que possa ter uma experiência plena com a novidade. É que o acessório que acompanha o software (pelo menos no caso do exemplar usado para testes) tinha uma extensão (tamanho) muito curta. Com isso, apesar de ouvirmos com clareza tudo o que era falado do outro lado da linha, a pessoa em São paulo tinha uma certa dificuldade de nos entender.

Ressaltamos ainda o fato de que, no momento, só é possível realizar chamadas telefônicas ("o recebimento de chamadas não está disponível"). Quer dizer, "ainda" não está. Mas com o ritmo frenético das novas tecnologias, logo, logo, isso será possível. Que os deuses cibernéticos permitam!
 



----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Wednesday, February 02, 2005 9:10 PM
Subject: [Celld-group] Portal VoIP (3) - Sumário - Primeira sugestão!

 
Olá,  ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Esta é uma aventura virtual: estamos construindo um Portal Voip "online", com a participação de 2300 integrantes de nossos fóruns!!!  :-)
 
Nossa Área de Trabalho está em http://www.wirelessbrasil.org/portal_voip/voip01.html, já atualizada com as últimas mensagens.
 
Esta é a primeira sugestão de "Sumário" para o Portal VoIP. Obrigado, Boaventura!
 
Portal VoIP
Sumário
 
1) Introdução
2) Mercado
3) Serviços
4) Tecnologias e Fornecedores
5) Regulamentação (Brasil e Mundo)
6) Tendências
7) Links Úteis
 
Comparando com nossos outros sites comunitários, será que alguém tem alguma idéia para complementar esta sugestão?
Abaixo estão os outros "Sumários".
Vamos lá? Animação, pessoal!  :-)
 


----- Original Message -----
Sent: Friday, February 04, 2005 1:46 PM
Subject: Re: Portal VoIP - dada a partida!
 
A pouco tempo preparei uma apresentação aqui na empresa sobre mercado de VoIP - só que foi muito corrido. 
Nunca colaborei com a lista e não sei muito bem como faria, já tenho alguma coisa e acho que posso preparar algo sobre Mercado, Serviços e tecnologia e fornecedores, e tendências - estou encaminhando uma apresentação que fiz aqui para alguns parceiros comerciais e que poderia estar detalhando e abrindo mais os tópicos. 
Att. 
Daniel Donato.
 


----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Thursday, February 10, 2005 11:27 AM
Subject: [Celld-group] Portal VoIP (4) - Artigo da "Veja"

Olá, 
ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Esta é uma aventura virtual: estamos construindo um Portal Voip "online", com a participação de 2300 integrantes de nossos fóruns!!!  :-)
 
Nossa Área de Trabalho está em http://www.wirelessbrasil.org/portal_voip/voip01.html, já atualizada com as últimas mensagens e sugestões de artigos.
 
O artigo abaixo está publicado na "Veja" desta semana (saiu no carnaval).
Está disponípivel online para assinantes do UOL.
Destaque, com o assunto principal:
"Na semana passada, a AT&T foi comprada por 16 bilhões de dólares por uma de suas antigas filhotes, a SBC Communications, do Texas."
No trecho final há um comentário sobre VoIP.
Boa leitura!
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
Telefonia
 
Era uma vez a maior empresa......do mundo. Ela foi comprada por uma "filhote"
de 21 anos de idade, que por sua vez sofre
ameaças de empresas criadas há quatro anos
 
Carlos Rydlewski
 
Com apenas 5% da população mundial, os Estados Unidos produzem um terço das riquezas globais, sediam 59 das 100 maiores empresas do mundo, ganharam o maior número de prêmios Nobel e possuem mais de quarenta das 75 marcas mais conhecidas. No coração desse dínamo econômico e científico trava-se a luta impiedosa entre empresas pela busca incessante por tecnologias que abram vantagens competitivas no mercado. O capitalismo darwinista regularmente mata empresas obsoletas e abre espaço para novas companhias. Das 500 maiores firmas americanas dos anos 50 menos de uma centena se mantivera no ranking até 2004. Mesmo em um ambiente assim, o desfecho da agonia da gigante de telecomunicações AT&T foi uma surpresa. Na semana passada, ela foi comprada por 16 bilhões de dólares por uma de suas antigas filhotes, a SBC Communications, do Texas.
 
Fundada em 1877 por Alexander Graham Bell (1847-1922), o inventor do telefone, a AT&T, sigla em inglês para American Telephone and Telegraph, teve seu negócio protegido por um monopólio que durou até 1984, quando a empresa foi dividida em oito e vendida aos pedaços. A AT&T ficou com os serviços interurbanos, a manufatura de equipamentos e as atividades de pesquisa. Suas sete filhotes se encarregaram dos serviços de telefonia regionais. A empresa-mãe era chamada de "Ma Bell" – ou mamãe Bell – pelos americanos. Suas filhotes foram apelidadas de "Baby Bells". A empresa era vista como um ícone da solidez empresarial. Em 1982, dois anos antes, portanto, de acabar o monopólio, a Ma Bell era a maior empresa do mundo. Suas ações, de comportamento previsível em Wall Street, foram durante décadas o esteio dos fundos de pensão. Os especuladores desdenhavam a perenidade da marca dizendo que os papéis da AT&T eram "ações para viúvas e órfãos".
 
O resumo da história é que, 21 anos depois de dar à luz suas filhotes, a Ma Bell foi comprada por uma Baby Bell. Não poderia haver símbolo mais perfeito do capitalismo turbinado americano que o mundo conheceu em sua plenitude na década de 90, mas cujas raízes foram plantadas nos anos 80 com o fim de uma era inflacionária. Sem inflação e sem proteção monopolista, as empresas gigantes começaram a ser ameaçadas por companhias menores, agressivas e insolentes, movidas por legislação favorável, alta tecnologia, crédito farto e pelo aumento geométrico da produtividade. A demora em aprender a competir no novo ambiente de negócios acabou sendo fatal para a AT&T. Metaforicamente, ela se viu na situação de desamparo dos antepassados dos seres humanos quando um cataclismo ambiental acabou com as florestas africanas, que lhes serviam de proteção e alimento, expondo-os aos perigos das savanas. De quase uma dezena de espécies de hominídeos surpreendidos pela mudança de ambiente, só uma triunfaria e daria origem ao Homo sapiens.
 
Como as savanas para os australopitecos, o novo mundo, foi hostil à AT&T. A empresa lutou bravamente pela própria sobrevivência. Na semana passada, alguns analistas chegaram a dizer que a AT&T acabou derrotada pelas próprias tecnologias que ajudou a criar. É uma visão interessante. Como dona do Laboratório Bell, berço das tecnologias mais decisivas do século XX, a AT&T parecia aparelhada para rechaçar a concorrência. Seu laboratório, absorvido pela Lucent em 1994, chegou a empregar ao mesmo tempo quatro ganhadores do Prêmio Nobel e atingiu o grau de excelência de registrar uma patente nova por dia. Claro que o transistor, as fibras ópticas, a digitalização da voz e as "células de transmissão", berço da telefonia celular, inventadas pela AT&T, ajudaram a empresa a chegar aonde chegou. Por que essas inovações não a ajudaram a avançar ainda mais é uma ironia. Mas não é apenas isso. Seu gigantismo e seu DNA moldado nos tempos bons do monopólio impediram uma mudança drástica de cultura. Mesmo com todas as suas patentes e os prêmios Nobel, a AT&T não conseguiu fazer produtos e oferecer serviços adequados para vencer a concorrência. Simplesmente, as idéias geniais não saíram dos laboratórios para a vida real na velocidade necessária.
 
"O último prego no ataúde foi a popularização da telefonia via internet", diz David Isenberg, pesquisador que por doze anos trabalhou no Laboratório Bell. Essa nova tecnologia, conhecida como VoIP, sigla em inglês para "voz sobre protocolo da internet", permite que os usuários de computadores ligados à web em banda larga possam fazer ligações telefônicas a um preço que é frações do que cobram a AT&T e outras companhias convencionais. Em alguns casos, conversar via internet pode custar 20% de uma ligação convencional. A ironia: os pesquisadores da AT&T foram um dos pioneiros dos processos de compressão e digitalização de voz que abriram caminho para o VoIP.
 
Empresas como a americana Vonage e a européia Skype são as expoentes do fenômeno do VoIP. Elas parecem agora tão ameaçadoras para a SBC quanto a SBC foi para a AT&T? Sim. Com uma agravante. Vonage e Skype podem não esperar duas décadas para atacar a SBC. Os ritmos agora são de meses. A SBC, por seu lado, pode ser mais difícil de ser engolida. Ela é uma empresa híbrida de telefonia e de internet. A compradora da AT&T oferece serviços de telefonia celular, televisão por satélite e, claro, de VoIP. Em uma tentativa desesperada, a própria AT&T lançou-se com fúria na nova moda de telefonia via internet. Mas uma vez mais seu DNA jurássico diminuiu as chances de sucesso da empreitada. O serviço de VoIP da AT&T se fixou no mercado corporativo, ao contrário das novas empresas, que, por sinal, não param de crescer. A Vonage tem uma base de apenas 400.000 clientes nos Estados Unidos. É uma fatia pequena diante dos 112 milhões de usuários das linhas tradicionais. Mas, criada há quatro anos, ela cresce ao ritmo de 1.000 novos clientes por dia.
 
No Brasil, o uso do VoIP concentra-se ainda no mundo corporativo. De acordo com o Yankee Group, consultoria especializada no mundo digital, uma em cada quatro grandes companhias brasileiras já usa o sistema. "Aqui, o avanço doméstico do serviço é lento até por causa da baixa penetração de banda larga", diz Patrícia Volpi, analista do Yankee Group. Com apenas 2,7% das residências servidas por banda larga, o mercado brasileiro de telefonia via internet ainda é incipiente. Mas a previsão dos analistas é que em 2005 o VoIP se tornará no Brasil uma segunda opção de telefone fixo – e móvel, através de laptops ligados a redes sem fio de internet disponíveis nos principais aeroportos brasileiros, centenas de restaurantes e hotéis. Resume Edward Whitacre Jr, o presidente da SBC: "Foi-se o tempo dos serviços baseados em ligações locais e interurbanas. Eles se tornaram irrelevantes. A internet e os aparelhos sem fio já alteraram para sempre a forma como as pessoas se comunicam".
 

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Thursday, February 10, 2005 11:40 AM
Subject: [wireless.br] Portal VoIP (5) - Artigos do "Estadão" (Caderno "Link")

Olá, 
ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Esta é uma aventura virtual: estamos construindo um Portal Voip "online", com a participação de 2300 integrantes de nossos fóruns!!!  :-)
 
O "Estadão", (jornal "O Estado de S. Paulo")  numa reformulação recente, trocou o nome do seu tradicional Caderno de Informática, veiculado nas segundas-feiras, para LINK.
O acesso, que era restrito aos assinantes, agora é livre mediante um cadastro (para obter "Id" e senha) e, se não me engano, ganha-se até um e-mail "de grátis". :-)
 
O endereço do LINK é http://link.estadao.com.br onde é encontrado o campo para cadastro.

Abaixo, artigos do LINK publicados na segunda-feira de carnaval.
Boa leitura!
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
Telefone está com os dias contados
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=2652
 
ALÔ PELO COMPUTADOR - Nos Estados Unidos, estudante usa notebook para falar ao telefone; sua voz é transmitida pela internet
 
Transmissão de voz pela internet cresce em todo o mundo e anuncia a morte da telefonia tal como foi concebida por Graham Bell
 
Rana Foroohar
 
Em 1995, Jeff Pulver era um administrador de sistemas de computação em Wall Street. Um dia, estava surfando na web quando se deparou com um programa de computador destinado a transmitir voz pela internet, oferecido gratuitamente pela firma israelense VocalTec.
 
A idéia era espetacularmente simples: quando se trata de internet, a voz é apenas uma outra forma de dados. Aceita essa premissa, as vastas redes de fios e comutadores destinados a transportar chamadas telefônicas parecem supérfluas.
 
Por que não transformar nossas conversas telefônicas em pequenos feixes de dados digitais e enviá-los pela internet, como acontece com os e-mails, até o destino, que pode ser um telefone (plugado na internet) ou um PC?
 
A Vonage, empresa que Pulver ajudou a fundar, tem hoje mais de 400 mil clientes que pagam apenas US$ 24,95 por mês para chamadas ilimitadas para qualquer parte do mundo. E as conversões para a "voice over Internet" ou VoIP (voz através da internet) crescem rapidamente mundo afora.
 
Levantamento recente da AT[e]T mostrou que 43% das multinacionais estão usando, testando ou planejando passar para a VoIP. As empresas telefônicas, que inicialmente descartaram a telefonia pela internet como sendo não confiável e de má qualidade, começam a integrar a tecnologia em suas operações.
 
Todas as grandes empresas de telefonia - Verizon, AT[e]T, Deutsche Telecom, NTT, entre outras - estão atualizando suas redes para manejar chamadas pela internet. A British Telecom anunciou planos no ano passado de investir US$ 20 bilhões.
 
Como disse Cathy Martine, vice-presidente sênior da AT[e]T: "Não é uma questão de se isto vai se converter no novo padrão de transmissão de voz, mas sim de quando."
 
Desde que Alexander Graham Bell transformou ondas sonoras em sinais elétricos e os enviou por um fio, a idéia de um circuito de telefone dedicado para cada chamada de voz tem sido o principal paradigma da indústria telefônica. A tecnologia de voz pela internet é a maior ameaça aos seus negócios em mais de 100 anos.
 
"Quando tudo de que você precisa é um site na web e uma marca para vender serviços de telefonia, o que vai impedir a Microsoft ou até mesmo a Wal-Mart de prover suas chamadas?", pergunta o analista de telecomunicações da Frost [e] Sullivan, Jon Arnold.
 
A revolução já está acontecendo. A Time Warner e a Yahoo já entraram nos serviços de VoIP, assim como a Comcast, importante firma de TV a cabo dos EUA com 15 milhões de clientes.
 
Com as companhias telefônicas adotando protocolos da internet, a união dos telefones com televisões, computadores e quaisquer outros dispositivos digitais se tornará mais fácil.
 
Os analistas já especulam sobre bizarras possibilidades de fusões e aquisições - imaginem a Microsoft, a Sony e a Nokia comprando uma grande empresa telefônica.
 
Os primórdios da tecnologia de voz pela internet datam de 1984. Ironicamente, as companhias telefônicas foram precoces em usar tecnologias parecidas com a da internet para enviar chamadas de voz. Mas nunca utilizaram protocolos de internet - a tecnologia básica da internet - para transmitir dados de voz, preferindo manter os dados dentro de suas próprias redes fechadas.
 
Na década de 1990, a indústria de telefonia apostou em um outro fenômeno: os telefones celulares. Acreditou que a chamada tecnologia 3G, ou de terceira geração, abriria o caminho para uma nova era de banda larga sem fio na qual as pessoas obteriam informações e entretenimento pelo celular.
 
Mas, como os ultrapassados telefones, os celulares também são um negócio "murado", pois as telefônicas usam suas próprias redes e detêm o controle sobre todos os aspectos dos dados de voz. Elas não previram que um dia as tecnologias de transmissão de dados sem fio Wi-Fi e Wi-Max dariam aos usuários de telefones a oportunidade de driblar as redes de telefonia.
 
O sucesso dos serviços VoIP depende da proliferação das conexões de banda larga nos domicílios. Na Coréia do Sul e no Japão, onde mais de dois terços da população têm acesso à banda larga, o VoIP se espalha como fogo.
 
A vantagem mais tangível desse safanão na indústria telefônica global que vale US$ 1 trilhão é a redução radical no custo de um telefonema. Mas existe um limite no lucro que se pode tirar de telefonemas mais baratos. Por esse motivo, muitos especialistas esperam que as empresas ofereçam outros serviços pelo VoIP para aumentar seus lucros.
 
O VoIP permite que as empresas de TV a cabo e as provedoras de serviço de internet entrem no negócio de telefone. E isso pode animar as companhias telefônicas a entrar em outros serviços de dados, tais como televisão, vídeo sob encomenda ou áudio em tempo real.
 
Os executivos da BT, por exemplo, vislumbram jogos de futebol com bate-papo em vídeo ao vivo e turmas de alunos remotas nas quais os estudantes se vêem e conversam uns com os outros via computadores, TVs ou PDAs.
 
O VoIP já rompeu o elo entre a localização geográfica e o número do telefone - agora uma pessoa em Bombaim pode comprar um número com o prefixo de Manhattan e carregá-lo onde quer que vá. Mensagens instantâneas podem se transformar automaticamente em chamadas telefônicas e vice-versa.
 
Adolescentes poderão conversar com seus amigos continuamente, exatamente como se estivessem juntos numa mesma sala. Famílias poderão fazer teleconferência via aparelhos de televisão. E telefonemas poderão ser feitos a partir de quase todos os aparelhos - um iPod, um laptop ou um refrigerador.
 
As grandes perdedoras talvez possam ser as queridinhas de hoje - as empresas de telefonia celular. Relatório da Westhall Capital sugere que os serviços Wi-Fi reduzirão em 70% as receitas das empresas de telefonia celular em 2007.
 
E quem serão os grandes vencedores? Ninguém sabe realmente. A tecnologia de voz na internet está prestes a subverter a indústria inteira.
 
Nos EUA, as grandes empresas de TV a cabo podem ficar com a maior parte do bolo porque elas controlam as conexões de banda larga e são menos regulamentadas do que as companhias telefônicas.
 
E o que dizer das "pioneiras": Vonage, Skype e as demais empresas de VoIP que começaram essa revolução? Talvez enfrentem tempos difíceis. A maioria dos especialistas acredita que muitas dessas firmas menores eventualmente falirão ou serão engolidas por outras.
 
Empresas que têm um profundo entendimento do estilo de vida digital como a Microsoft e a Apple ou do comportamento do consumidor como a Wal-Mart poderão ficar com os trunfos.
 
Mas uma coisa é certa - a era do telefone, como nós a conhecemos, acabou.
 
O arquivo está em formato PDF e, para poder vê-lo, é necessário ter o leitor de Adobe Acrobat instalado no seu computador.
 


07/02/2005
Telefonia pela internet avança no Brasil
 
Primeira Escolha promete serviço domiciliar de voz pela rede mundial até março
 
Pedro Marques
 
Se depender das grandes operadoras de telefonia brasileiras, usar a conexão com a internet para conversar com outras pessoas a partir de nossa casa pode demorar. Companhias como Brasil Telecom, Embratel, Telefônica e Telemar estão atentas à tecnologia de voz sobre IP, o protocolo da internet. Elas já oferecem esses serviços para grandes clientes corporativos. Mas ainda estão em dúvida sobre como levar isso ao mercado residencial.
 
Enquanto as grandes operadoras não apresentam aos consumidores serviços com essa tecnologia, concorrentes menores apostam na voz sobre IP para conquistar clientes. É o caso da Primeira Escolha, operadora que atua na mesma região do país que a Telefônica. Ela promete oferecer em breve um serviço até o momento inédito no País.
 
Trata-se de um telefone especial ligado à internet , que pode fazer ligações para qualquer pessoa, não só para aquelas que estão conectadas à rede mundial. A novidade também vai permitir que você converse com pessoas até no Japão, ao custo de uma ligação local. "Devemos lançar esse serviço dentro de algumas semanas", diz Mário Leonel, presidente da empresa.
 
Esse telefone não usa linha comum, como aquela que vem do poste e você costuma usar quando faz a assinatura de uma operadora convencional. Ele funciona com a conexão da internet, igual àquela que é ligada no computador. E só. Uma vez conectado à rede mundial de computadores, o aparelho funciona como um telefone comum.
 
A vantagem é que ele pode ser usado de qualquer lugar do mundo. Por exemplo, se você tem um telefone desses em São Paulo, pode levá-lo para a Bahia e usá-lo de lá. Como se ainda estivesse em São Paulo. Quem ligar para você, não vai precisar digitar nenhum código especial, só o seu número. Também não vai pagar interurbano. E o contrário também acontece. Ou seja, você pode ligar para qualquer pessoa que estiver na capital paulista, como se não tivesse saído da cidade. E pagando o mesmo preço de uma ligação local. Para isso, é só ligar o telefone à internet.
 
De acordo com Leonel, será possível ter mais de uma linha dentro do mesmo telefone. Dá para contratar uma linha no Rio de Janeiro, para ligar para os parentes que moram lá, e uma outra em Nova York, para conversar com os contatos de trabalho.
 
"Você reduz os gastos com as ligações e reduz as barreiras que as pessoas têm em fazer chamadas internacionais", diz Leonel. O preço do serviço ainda não foi anunciado. Segundo o executivo, ele funcionará como os cartões pré-pagos dos celulares. Você compra créditos que vão sendo debitados à medida em que telefona. O telefone poderá ser comprado ou alugado, dependendo do interesse do cliente.
 
OUTROS SERVIÇOS
 
Outra operadora que já oferece serviços para os clientes residenciais no País é a GVT, que atua na mesma região do País que a Brasil Telecom. Seu WebFone serve para falar de qualquer lugar do mundo, como se você estivesse em sua cidade de origem. É o caso de quem viaja e leva o telefone junto. "Ele é uma extensão da linha", diz Alcides Troller Pinto, diretor de Marketing da GVT.
 
Já o WebFone Virtual permite que um assinante contrate uma linha em outro Estado. Ele pode morar em Curitiba, mas ter uma linha virtual em Porto Alegre. Com isso, ele pode falar com amigos de Porto Alegre, pagando o preço de uma ligação local.
 
A principal diferença dos serviços da GVT é que eles funcionam via computador. O usuário precisa instalar um programa no notebook ou no computador conectado à internet. Além disso, ele vai precisar usar um fone de ouvido e um microfone para conversar com outras pessoas. É através do PC que são feitas as ligações.
 
EVOLUÇÃO É INEVITÁVEL
 
Até agora, apenas as operadoras menores se mostram interessadas em oferecer serviços de voz sobre IP ao consumidor final. Para elas, é uma maneira de aumentar a carteira de clientes.
 
Para as grandes operadoras, porém, a mudança de tecnologia é mais complicada. "A voz sobre IP muda muito a forma como as grandes operadoras trabalham", diz Eliana Silveira, analista de Telefonia da consultoria Lafis.
 
Um dos problemas é conciliar a estrutura da telefonia convencional com a tecnologia de voz sobre IP, o que significa mais gastos para as companhias. Há, ainda, o fato de que as operadoras perdem receita, principalmente nas chamadas de longa distância. "A telefonia pela internet mata o conceito das ligações de longa distância", diz Leonel. Como conseqüência, reduz o faturamento das empresas.
 
Por isso, algumas empresas ainda silenciam sobre como pretendem usar a nova tecnologia. Procurada pela reportagem do Estado, a Telefônica se limitou a dizer que está "preparada a oferecer serviços de voz sobre IP quando for adequado a seus clientes".
 
A Brasil Telecom segue a mesma linha. "Assim que acharmos o momento adequado, faremos um posicionamento sobre os serviços", diz Ricardo Couto, diretor de Produtos e Serviços da operadora. Ele reconhece, porém, que o futuro é a telefonia pela internet. "Apostamos na tecnologia IP e na convergência de aplicações".
 


07/02/2005
Produtos para transformar seu computador em telefone
 
 
Primeira Escolha promete serviço domiciliar de voz pela rede mundial até março
 

Um computador com acesso à internet de banda larga, microfone, fone de ouvido e um software que pode ser copiado gratuitamente pela web. Isso é tudo que você precisa para ficar horas e horas conversando com parentes e amigos que moram longe, sem gastar os tubos com a conta do telefone no final do mês.
 
Uma das melhores alternativas atualmente é o Skype (www.skype.com). Ele permite conversar de graça com outras pessoas que usem esse programa. Já tem mais de 23 milhões de usuários cadastrados. Também funciona como programa de mensagens instantânea, nos mesmos moldes do MSN Messenger e do ICQ.
 
Você precisa encontrar outros amigos também cadastrados na rede do Skype para conversar com eles. A vantagem do programa é que você pode ainda ligar para telefones comuns, em vários países do mundo. O serviço é cobrado, mas não chega a ser um absurdo. A ligação para os EUA, Argentina e alguns países da Europa sai por US$ 0,02 (pouco menos de R$ 0,06).
 
A qualidade, entretanto, varia de acordo com a conexão com a internet. Não é uma maravilha. Mas é uma opção viável para quem quer fazer ligações internacionais e economizar.
 
Uma versão nacional do Skype é o Voxfone (www.voxfone.com.br). Ele funciona de um jeito bastante parecido com o do concorrente, e as chamadas para telefones comuns são cobradas. Mas oferece como vantagem o suporte técnico em português. Nos dois casos, microfone e fone de ouvido são itens essenciais para usar o computador como telefone. P.M.
 


----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Thursday, February 10, 2005 4:46 PM
Subject: [wireless.br] Portal VoIP (6) - Notícias recebidas

Olá, 
ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org
)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Estão todos convidados para mais esta aventura virtual: estamos construindo um Portal Voip "online", com a participação de 2300 integrantes de nossos fóruns!!!  :-)
 
Nossa Área de Trabalho está em http://www.wirelessbrasil.org/portal_voip/voip01.html, atualizada gradativamente com as novas mensagens e sugestões de artigos.

Aguardamos contribuições de todos!
 
Obrigado, Daniel Donato pelas notícias abaixo!
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
 
 
Setor de TI cresceu 10% em 2004  
 
Os destaques, segundo a Associação Brasileira de Empresa de Tecnologia da Informação, foram os serviços de comunicação de dados e segurança, comunicação sem fio, VoIP, gerenciamento de infra-estrutura e help desk.
 
São Paulo - Segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Abrat), o setor de prestação de serviços de Tecnologia de Informação (TI), que fatura aproximadamente US$ 625 milhões por ano, encerrou 2004 com crescimento de cerca de 10 por cento.
 
Os destaques, diz a Abrat, foram os serviços de comunicação de dados e segurança, comunicação sem fio, VoIP, gerenciamento de infra-estrutura e help desk. Para este ano, a Abrat espera um crescimento em torno de 15%, devido ao processo de recuperação da economia e da ampliação dos investimentos.
 
“As boas perspectivas futuras podem, porém, esbarrar em velhos problemas, como a falta de infra-estrutura e a carência de profissionais qualificados para atender ao aumento da demanda”, alerta Marcos Gomes, presidente da entidade.
 
Por conta desse cenário ainda problemático, a Abrat lançou, em junho do ano passado, a campanha Brasil Legal, destinada a combater o contrabando e a pirataria, e que tem como um dos principais pontos de atuação a luta contra a elevada carga tributária do setor.
 
 
Explosão no mercado de VoIP norte-americano
-- 03/02/2005 --
 
Número de assinantes de serviços de voz sobre IP via cabo aumentou 900% de 2003 para 2004
 
O futuro é da voz sobre IP. De acordo com um estudo realizado pela Infonetics Research, o número de assinantes de serviços de VoIP via cabo aproximasse de 500 mil nos Estados Unidos. O número significa crescimento de 900% em relação a 2003, quando a base de usuários não chegava a 50 mil.
 
A expectativa do instituto de pesquisas é que esse nível de crescimento continue, principalmente por ser uma tecnologia que promete unificar os mundos da comunicação e do entretenimento e reduzir a linha q separa a TV do computador.
O estudo aponta ainda que as provedoras de serviços de cabo aumentaram significativamente os investimentos em VoIP, passando de US$ 63 milhões em 2003 para US$ 123 milhões no ano passado.
 

 
 
Cable VoIP Subscribers Jump 900% 2003–2004; Double-Digit Growth in Equipment Spending Expected Through 2007
 
BOSTON, Massachusetts, February 2, 2005— The number of cable VoIP subscribers in North America jumped 900% between 2003 and 2004, from less than 50,000 to close to half a million, while cable broadband subscribers grew 26%, from 17.7 million to 22.4 million, according to Infonetics Research’s latest report, Cable VoIP Equipment Market Outlook, which includes subscriber and VoIP equipment revenue forecasts through 2007.
 
North American cable companies increased their investments in VoIP equipment to keep up with surging subscriber growth, nearly doubling their spending between 2003 and 2004, from $63 million to $123 million. Infonetics’ forecasts indicate strong growth will continue.
 
“MSO investments were up sharply in 2004 as more MSOs either began trials or introduced commercial offerings to a wider market,” said Kevin Mitchell, directing analyst for Infonetics and author of the report. “Although the number of cable VoIP subscribers is still fairly small and two MSOs made up over 90% of that subscriber total in 2004, we expect the penetration of VoIP service delivered directly from MSOs among cable broadband subscribers to increase from 2% in 2004 to 15% in 2007.”
 
“We forecast ample growth for the cable VoIP equipment market, especially as PacketCable Multimedia matures, because it promises to further unite the communication and entertainment realms and blur the line between PC and TV ,” Mitchell continued.
 
The Cable VoIP Equipment report tracks cable broadband and cable VoIP subscribers, media gateways, media servers, session border controllers, softswitches, voice application servers, and EMTAs, providing annual equipment revenue and subscriber forecasts through 2007.
 
For the table of contents and methodology notes, log on to Infonetics Research’s Information Portal at www.info.infonetics.com or contact Larry Howard, vice president, at larry@infonetics.com, or 916.933.3543.
 
Infonetics Research (www.infonetics.com) is an international market research and consulting firm covering the data networking and telecommunications industries in North America, Europe, and Asia. Infonetics helps companies develop, market, and sell products and services by providing objective analysis of end-users, service providers, and product manufacturers. Infonetics has offices in Silicon Valley, the Boston Metro Area, and London.
 

----- Original Message -----

From: Helio Rosa
Sent: Tuesday, February 15, 2005 12:05 PM
Subject: [wireless.br] Portal VoIP (9) - Participação de Fernando Botelho

 
Olá,  ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Esta é uma aventura virtual: estamos construindo um Portal Voip "online", com a participação de 2200 integrantes de nossos fóruns!!!  :-)
Toda e qualquer contribuição/sugestão é muito bem-vinda!
 
Estou registrando a adesão do "nosso" Fernando Botelho ao esforço da construção do Portal.
Ele estará atento aos aspectos jurídicos e de regulamentação.
Transcrevo, com sua autorização, a mensagem recebida em "pvt".
Obrigado, Fernando, pela participação!
 

 
----- Original Message -----
Sent: Saturday, February 12, 2005 10:46 AM
Subject: Fw: [Celld-group] Portal VoIP (8) - "Sumário" inicial - Resumo da semana
Hélio,
Como vamos por aí ?
Tudo bem ?
Estou acompanhando, com interesse, mais essa sua rápida e otimizada providência, de criar um portal para o importante tema VoIP.
Gostaria de manifestar meu interesse em participar, especialmente em integrar os debates, escritos, estudos, sobre a questão jurídica (ampla: regulatória, legal, nacional e estrangeira) que, tenho certeza, vai-se tornar, na exata proporção da entrada efetiva da tecnologia no mercado nacional-brasileiro, nova polêmica jurídico-regulatória e, muito provavelmente, judicial.
Afinal, uma histórica transposição do clássico conceito da transmissão de voz - serviços amparados na comutação por circuitos entre pontos específicos - para a da comutação do sinais por pacotes que trafegarão pela rede mundial e não mais por redes privadas-cativas, das operadoras de telefonia, irá gerar, antes de tudo, um conflito negocial-mercadológico, entre estas operadoras e os novos players de VoIP, que deverá ser solucionado pela Agência reguladora e, como sempre, por intervenção judicial.
Estudos de direito comparado - análise da situação, a respeito de VoIP, nas Justiças de outros países - podem ajudar bastante na fixação de uma conscientização brasileira sobre o tema, não acha?
Noutras palavras, parece-me forte a tendência de isso se tornar um tema novo e instigante também para o meio jurídico, ou, talvez, fundamentalmente para o meio jurídico.
Conte comigo, portanto, para o debate, se considerar útil e apropriada minha contribuição para ele.
Grande abraço,
 
Fernando Botelho

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
Sent: Wednesday, February 16, 2005 12:19 AM
Subject: [wireless.br] Portal VoIP (10) - Evento sobre VoIP

 
Olá,  ComUnidade WirelessBrasil !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Transcrevendo notícia sobre VoIP (abaixo).
Os grifos são meus para lembrar estes itens do nosso Portal VoIP em construção:
 
5)  Regulamentação (Brasil e Mundo)

9)  VoWLAN  (Voice-over-WLAN )

Quem comparecer, please, anote tudo "pra contar pra nóis"...  :-))
 
Mais abaixo ainda, apenas para facilitar (e gerar idéias para nosso Portal) transcrevo parcialmente a página do evento.
 
Boa leitura!
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
 
 
Evento em SP discutirá VoIP na América Latina
Terça-feira, 15 de fevereiro de 2005 - 19h27  

SÃO PAULO - De 29 a 31 de março o IBC promove a conferência "VoIP Latin America 2005", evento que pretende discutir a oferta de serviços de VoIP como fonte de receita.
 
No evento serão apresentados estudos de caso de outros países e de empresas brasileiras.
O superintendente da Anatel, Edmundo Matarazzo, abrirá a conferência falando sobre os aspectos legais, econômicos e mercadológicos da regulamentação da tecnologia e sobre a concorrência entre telefonia local, móvel e a TV a cabo na oferta dos serviços de voz sobre IP.
Entre os os temas discutidos está o funcionamento dos serviços de VoIP em redes Wi-Fi
aqui e no exterior, em workshop organizado pelos pesquisadores do CPqD Marta Duran Fernandez e Fabrício Lira Figueiredo.
 
A conferência acontece das 9h às 18h no Crowne Plaza Hotel (rua Frei Caneca, 1360) e as informações sobre as inscrições estão no endereço www.ibcbrasil.com.br/voip.
 

 
VoIP Latin America 2005
O lugar certo para discutir novas oportunidades de negócios com a oferta de serviços de VoIP
29 a 31 de Março de 2005 - Crowne Plaza Hotel - São Paulo
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
  Seguindo o sucesso dos eventos realizados pela IBC e a retomada de investimentos no setor de telecomunicações, temos o prazer de anunciar o VoIP Latin America 2005. Um encontro que reunirá executivos seniores do Brasil e América Latina neste setor para discutir novas oportunidades de negócios que estão surgindo com a voz sobre IP. Confira a agenda deste evento.
 

--------------------------------------------------------------------------------
  Razões para participar do VoIP Latin America Summit
 
Frente às necessidades do mercado e aumento da competitividade entre as operadoras existentes e os novos entrantes, a telefonia sobre IP se torna excepcionalmente promissora. Ante um mercado global cada vez mais competitivo, as operadoras de telefonia já existentes, as novas operadoras que estão surgindo, os provedores de internet e as empresas de TV a cabo buscam constantemente maneiras de aumentar a oferta de serviços.
 
A telefonia sobre IP tem chamado atenção da indústria de telecomunicações, oferecendo uma ampla gama de novos serviços e reduzindo ao mesmo tempo os custos de infraestrutura.
 
A voz sobre IP está mudando o paradigma de acesso à informação, oferecendo voz, dados e multimídia em uma única infra-estrutura de acesso convergente.
 

Avalie as novas oportunidades de negócio com a oferta de serviços de VoIP
Assista apresentações de experiências de oferta de serviços de VoIP por operadoras, TVs a cabo e ISPs
Analise como estabelecer parcerias estratégicas para oferecer serviços de VoIP
Interaja com executivos seniores de operadoras fixas, operadoras SCM, operadoras de TV a cabo, provedores de acesso a internet, consultorias e fornecedores de soluções
Mais de 6 horas de networking
 
--------------------------------------------------------------------------------
  Incluindo Case Studies dos Principais Players do Mercado:
 
» GVT
 
» EMBRATEL
 
» INTELIG TELECOM
 
» PRIMEIRA ESCOLHA
 
» HERITAGE COMMUNICATIONS
 
» TELESPAZIO ARGENTINA
 
» BRTURBO
 
» TVA
 
--------------------------------------------------------------------------------
  2 Workshops Práticos - 29 Março 2005
 
1 Serviços de VoIP: Criando Novas Oportunidades de Negócios
    Liderado por: Cesar Costa
 
2 O Serviço de VoIP em Rede Wi-Fi
    Liderado por: CPqD
 
--------------------------------------------------------------------------------
  Sessão Especial: Usuário Corporativo
 
Reduzindo Custos de Telefonia com a Implantação de Serviços de VoIP e Telefonia IP Corporações
 
Com apresentações de: Bandeirante Energia e Ford Motor Company
 
--------------------------------------------------------------------------------
  Confira o depoimento de quem já participou de nossos eventos:
 
"Excelente. Os temas atuais foram muito bem expostos."
C.A.R., Engenheiro, Telefônica
 
"Excelente nível das palestras."
L.A.G., Profissional de Markting, Sercomtel
 
"Excelente. Explorou de forma bastante satisfatória este tema bastante atual e complexo que é o VoIP. O tempo das palestras foi bem distribuído e os palestrantes demonstraram um conhecimento muito bom sobre o assunto."
M.P.C., Analista de Marketing, Telemar
 
"Trouxe diversos pontos de vista do mercado e também novidades sobre os rumos do VoIP no Brasil."
M.E.H., Engenheiro, Telesp Celular - Vivo

 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.