WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Blog Comunitário
WiMAX
World Interoperability for Microwave Access

[O site WirelessBR está descontinuado. Esta é uma página de arquivo]

O Site WirelessBR é parte integrante da ComUnidade WirelessBrasil
  Página mantida pelo Coordenador do
WirelessBR - Publicada em 07/04/06   Sobre "Direitos" ("Rights")


ComUnidade WirelessBrasil

Site WirelessBR

Revista do WiMAX

Instituto Thesis

SmartConvergence

Complemente sua pesquisa: Google
(com opção de páginas em português)


Esta página contém a coleção das
newsletters especiais do Instituto Thesis.

Nota sobre o conteúdo desta página

A Revista do WiMAX, de autoria de Eduardo Prado, foi publicada em 12/Out/04 e recebeu uma atualização geral durante o mês de março de 2006.
Os capítulos atualizados foram registrados simultaneamente na própria Revista, no blog "Novas Tecnologias - Novos Negócios" do autor e no site do Instituto Thesis que possui a jornalista Jana de Paula como Diretora de Conteúdo.
As atualizações, feitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, foram anunciadas em forma de mensagens (uma pela manhã e outra à tarde) nos Grupos de Debates
Celld-group WirelessBr  vinculados à ComUnidade WirelessBRASIL.
E também, por newsletters especiais do Instituto Thesis.

Esta página contém a coleção das
newsletters especiais do Instituto Thesis.

A coleção das mensagens da manhã está aqui.
A coleção das mensagens da tarde está aqui.

Helio Rosa
Coordenador da ComUnidade WirelessBRASIL e do site WirelessBR      09/04/06


Coleção das newsletters que divulgaram a "Série Especial sobre WiMAX" publicada no Instituto Thesis


Edição Especial - 31 de Março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 14

Encerramos hoje a Série WiMAX Especial com uma das mais novas tecnologias de mobilidade - Mesh. No momento, ela é explorada em quatro nichos principais - acesso móvel à internet, aplicações corporativas privadas (campus networking), segurança pública e nas cidades digitais, estas últimas incorporadas ao conceito de inclusão digital. Navegue no universo Mesh e entenda as vantagens desta tecnologia. Confira seus pontos de interseção com o WiMAX.

O acesso recorde do Thesis durante o mês de março confirma a propriedade de iniciativas como esta, onde novas tecnologias são abordadas em profundidade por especialistas. Nossos agradecimentos ao autor da Série, Eduardo Prado, e aos colaboradores Hélio Rosa e Fábio Lima.

Aguarde nossas novas parcerias de conteúdo.

O samba do WiMAX - Mesh:

- Interseção proveitosa
  Onde e como WiMAX e Mesh se agrupam para as novas aplicações do mundo móvel.

- Fórum
  A série continua no ar e o Fórum em plena atividade. Participe.


Edição Especial - 29 de Março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 13

Na edição passada desta série o Thesis omitiu inadvertidamente a segunda companhia brasileira que faz parte do WiMAX Fórum - a Neotec. Esta associação de cinco operadoras é um dos temas de hoje. Eduardo Prado entrevistou, com exclusividade, o diretor-executivo da Neotec, José Luis Frauendhorf, sobre suas estratégias de curto e médio prazos no mercado local. Nesta penúltima atualização da Série Especial WiMAX, Prado analisa, ainda, as perspectivas do padrão. Que espécies de desafios enfrenta o WiMAX móvel a partir de agora? Não perca.

Visite o WebFórum do Thesis e o Blog do WirelessBRASIL, leia as mensagens já trocadas sobre a Série e dê sua opinião sobre o assunto. Participe.

Start-up e desafios:
- A estratégia da Neotec
Grupo projeta instalação de ERBs de WM móvel em São Paulo e no Rio de Janeiro, para 2006 e 2007.
- Os desafios do WM Móvel
Entenda como será o futuro do padrão com mobilidade


Edição Especial - 27 de Março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 12

O WiMAX Forum, hoje com cerca de 350 membros, já tem história. Fundado em 2001, por três companhias, ele é um importante grupo de certificação. Apenas uma empresa brasileira - a Neovia - é membro do Fórum, embora há pouco tempo houvessem outras associadas locais. Neste novo artigo, Eduardo Prado descreve todos os atuais membros e o nível de participação de cada um. Entenda.

Visite o WebFórum do Thesis e o Blog do WirelessBRASIL, leia as mensagens já trocadas sobre a Série e dê sua opinião sobre o assunto. Participe.

WiMAX Fórum:
- As associadas
  Qual a contribuição de cada companhia-membro.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 24 de Março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 11
A Siemens, grande player mundial, faz, agora, parte do WiMAX Forum. Ontem, o presidente do forum, Ron Resnick, anunciou esta importante adesão junto à Axxcelera e Sequans que, entre outras, também tiveram seus produtos certificados. É curioso como a notícia se encaixa com esta nova parada de nossa viagem pelo universo do WiMAX e que trata, justamente, de vendors. O artigo de Eduardo Prado analisa a importância dos chips e o perfil de cada um de seus fabricantes. Embarque.

Visite o WebFórum do Thesis e o Blog do WirelessBRASIL, leia as mensagens já trocadas sobre a Série e dê sua opinião sobre o assunto. Para facilitar a navegação vá direto à página exclusiva da Série WiMAX Especial. Participe.

Chips e vendors:
- Quem faz o quê
  Quem são os grandes e pequenos fornecedores de chips para o WiMAX.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - Comunicado - 22 de Março de 2006
Aumento no acesso

O software do Thesis - WebWorks Extranet Server - para garantir rapidez e confiabilidade no acesso ao site, gera três pequenos arquivos a cada clique no nosso endereço. Estes arquivos, em seguida, são enviados ao servidor, que libera a navegabilidade. Ontem, nos surpreendemos com um número recorde de 120 mil arquivos, o que equivale a 40 mil acessos. Não estávamos preparados para um número de visitas tão expressivo e alguns dos nossos assinantes, colaboradores e internautas encontraram nossas páginas inacessíveis por algumas horas. A partir deste evento, estamos em constante monitoração do volume de acessos para que isto não se repita e o site do Thesis fique disponível, sempre, 24/7. Nos desculpamos pela falha e, principalmente, agradecemos a participação dos nossos assinantes e colaboradores, sem os quais o Thesis não existiria.

Muito obrigada
Equipe Thesis
Thesis, mais que paixão, uma causa
http://www.instituto-thesis.com.br


Edição Especial - 22 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 10

O dimensionamento das redes de comunicação baseadas em WiMAX é aqui apresentado de maneira bastante aprofundada e técnica, para os profissionais do ramo. Neste artigo de Eduardo Prado a co-autoria é de Fabio Lima, engenheiro e consultor de negócios, e que ainda irá colaborar com outros artigos da Série. Os pontos abordados no white-paper são válidos para redes em WiMAX voltadas tanto para o mercado corporativo quanto residencial e tratam de questões como qualidade de serviço (QoS), tipos de banda e alcance de cobertura da rede.

Visite o WebFórum do Thesis e o Blog do WirelessBRASIL, leia as mensagens já trocadas sobre a Série e dê sua opinião sobre o assunto. Para facilitar a navegação vá direto à página exclusiva da Série WiMAX Especial. Participe.

Dimensionamento de Redes
- Elementos chaves
  Os principais itens que norteiam um projeto de implantação de rede em WiMAX.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 21 de Março de 2006
Parceria e mobilidade

O Thesis é um dos patrocinadores institucionais da 6ª RioWireless, evento sobre tecnologias de mobilidade que acontece no Rio de Janeiro, a 25 e 26 de abril próximo. Após o encerramento do seminário, publicaremos conteúdo selecionado com algumas das melhores palestras apresentadas, uma exclusividade oferecida aos nossos assinantes e internautas.
A mobilidade é, também, um dos temas desta edição. Enquanto padrões abertos e soluções gratuitas - como Skype e Asterisk - se disseminam ente usuários, como os grandes vendors se posicionam para atender à demanda das 500 maiores empresas do país? É este o tema do artigo feito a partir de entrevistas com executivos da Ericsson do Brasil.
O artigo da quinzena é sobre Endomarketing, assunto que atiça a curiosidade de nove entre dez executivos brasileiros.

O Macarone ganhou endereço próprio. Enquanto fazemos os ajustes técnicos, o endereço www.macarone.com.br será direcionado para a Home do Thesis. Em breve, será possível acessar a ferramenta de relacionamento do Thesis de forma independente ao site.

VoIP nas grandes empresas
- A vez da Ericsson
  Subsidiária brasileira aposta no crescimento do uso de telefonia IP entre grandes corporações no Brasil.
- Gerente, um serial killer?
  João Vilhena explica porque uma campanha de marketing interno deve ter, primeiro, o apoio do gerente de vendas.
- Thesis apóia Rio Wireless
  Depois de assistir as palestras e participar dos painéis, leia o conteúdo selecionado no Thesis, com exclusividade.


Edição Especial - 20 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 9

A transformação das novas tecnologias se faz em velocidade vertiginosa. Muitas previsões se transformam 'em tiros n'água' por não incorporar o fator surpresa e não valorizar a inovação. Nesta atualização da Série WiMAX, o autor, Eduardo Prado, navega pela história do padrão e relembra alguns de seus palpites que vieram a se confirmar. Além disso, convida o leitor a exercitar a futurologia, sugerindo alguns caminhos para o WiMAX.

Visite o WebFórum do Thesis e o Blog do WirelessBRASIL, leia as mensagens já trocadas sobre a Série e dê sua opinião sobre o assunto. Para facilitar a navegação vá direto à página exclusiva da Série WiMAX Especial. Participe.

Passado, Presente e Futuro
- A História do WiMAX
  O que acontece no universo do Wimax nos últimos dois anos.
- Debata no Fórum
   E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 17 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 8

Enquanto a Britsh Telecom (BT) está avançada no WiMAX, dependendo de apenas 38% da receita de voz, operadoras de todo mundo ainda definem seus planos de negócio. No Brasil não é diferente. Por enquanto, apenas três operadoras - Brasil Telecom, Telemar/Oi e Telefônica já incoporaram trials do WiMAX em seu business. Saiba mais sobre o assunto nesta nova parte da Série, de autoria do consultor Eduardo Prado.
Leia as últimas mensagens sobre a Série, no WebFórum do Thesis e no Blog do WirelessBRASIL. Visite a página exclusiva da Série WiMAX Especial e participe. "Poste" suas perguntas. Dê sua opinião.

Primeiros passos
- Esforço para estar à frente
  Saiba porque o padrão WiMAX ainda não se 'massificou' e conheça os players pioneiros da adoção do padrão.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 15 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 7

Você quer material de estudo sobre WiMAX? Nesta parte da Série, o consultor Eduardo Prado lista alguns dos mais importantes white-papers sobre o assunto para você turbinar sua pesquisa. Vamos além e indicamos alguns links onde encontrar as melhores definições do termo 'white-paper', para você não confundi-lo com outros tipos de documentos - e nem ser confundido por ninguém.

Não deixe de ver as últimas mensagens sobre a Série, no WebFórum do Thesis e no Blog do WirelessBRASIL. Visite a página exclusiva da Série WiMAX Especial e participe. Faça suas perguntas pessoais. Dê sua opinião.

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares.Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Coletânea
- Onde encontrar na web
  Endereços eletrônicos de alguns sites que publicam white papers de qualidade.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 13 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 6

Desde sua criação, há três anos, o WiMAX Fórum angaria adeptos - entre eles, as maiores operadoras mundiais. Mas os wireless service providers (WISP) têm também papel de destaque neste mercado. Conheça o jogo de forças das operadoras e provedores de acesso na Europa, Estados Unidos e Brasil, na sexta parte da Série, de autoria do consultor Eduardo Prado.

O interesse dos internautas pela Série, publicada em parceria com o WirelessBRASIL, fomentou a criação de WebFórum e Blog dedicados ao assunto. Visite a página exclusiva do WiMAX e participe. Faça suas perguntas pessoais. Dê sua opinião.

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares.Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Operadoras e Provedores
- Jogo de forças mundial
  De que forma a competição se dá entre telcos e WISP no mundo.
- Debata no Fórum
  E participe do Blog. WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo.


Edição Especial - 10 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 5

As diversas aplicações do WiMAX para os mercados corporativo e de governo são analisadas por Eduardo Prado, nesta quinta parte da Série. Além de especificar cada um dos usos profissionais do padrão, o consultor questiona: estão estes dois segmentos conscientes de como o WiMAX pode incrementar seus negócios?

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares. Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Aplicações nos negócios
- Feição Profissional
  Conheça os seis principais nichos corporativos do padrão.
- Debata no Fórum
  O WiMAX é a única tecnologia cuja evolução o país acompanha no mesmo passo que o mercado global. Opine.


Edição Especial - 8 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 4

Saiba, em detalhes, quais são as bandas disponíveis para o WiMAX no Brasil. Conheça, ainda, as operadoras que concorrem no segmento e entenda o papel da Anatel. Afinal, como lembra o autor da série, Eduardo Prado, "nada funcionaria a contento no WiMAX, se não fosse assegurado o espetro de freqüência para ele operar".

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares. Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Certificar é preciso
- As bandas disponíveis
  O que se deve levar em conta na regulamentação do padrão WiMAX.
- Debata no Fórum
  O WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo. Opine neste web-forum exclusivo!


Edição Especial - 6 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 3

Nesta terceira parte da série, Eduardo Prado analisa a certificação - processo chave da tecnologia. Qual a mais atraente: banda licenciada ou não-licenciada? Qual das duas tem as melhores perspectivas de negócios e aplicações? Qual é a relação de forças entre a capacidade de investimento das telcos e dos pequenos provedores?

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares.Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Certificar é preciso
- O que envolve a certificação
  O que se deve levar em conta na hora de adoção do padrão WiMAX.
- Debata no Fórum
  O WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo. Opine neste web-forum exclusivo!


Edição Especial - 3 de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 2

O WiBro (Wireless Broadband) é o padrão móvel do WiMAX e preconiza a banda larga móvel sem fio, disponível em qualquer lugar e a qualquer hora. É este o tema de continuação da Série WiMAX Especial, de autoria de Eduardo Prado, que o Thesis publica em parceria com o site ComUnidade WirelessBR.

Entenda o movimento de grandes fabricantes globais e saiba como o WiBro impacta o mercado mundial e do país.

Você já se conectou ao Macarone? Para compor sua rede particular de relacionamento, basta acessar o link do Macarone na Home no Thesis e montar sua rede de contatos pessoais, profissionais, sociais e familiares.Comece hoje a organizar e incrementar seu network!

Móvel e Sem Fio
- WiBro - O WiMAX Coreano
  A série prossegue com uma extensa análise do WiBro, o padrão WiMAX sul-coreano que conquistou o Ocidente.
- Debata no Fórum
  O WiMAX é uma das tecnologias que recebem mais investimentos no mundo. Opine neste web-forum exclusivo!


Edição Especial - 1° de março de 2006
Série WiMAX Especial - Parte 1

A partir de hoje - durante todo o mês de março - o Thesis publica em parceria com o site ComUnidade WirelessBRASIL uma série de artigos sobre WiMAX (tecnologia sem fio para última milha em banda larga). De autoria do consultor Eduardo Prado, os textos abordam as principais questões relativas à tecnologia e ao mercado de WiMAX no país e no mundo. Nossa intenção é fornecer informação analítica sobre a questão de modo que você, assinante, acompanhe - e entenda - o que está em jogo no processo de licitação da freqüência de 3,5,GHz, que está entre as devem ser leiloadas pela Anatel ainda no primeiro semestre do ano.

Para que não haja defasagem em relação à série de artigos e análises, faremos as atualizações da Série de forma independente às edições quinzenais do Terça Thesis. Assim, todas as segundas, quartas e sextas-feiras dos próximos 30 dias o assinante Thesis receberá o material, compondo, ao final da data prevista, o tutorial completo.

Boa leitura!

Padrão que evolui
O histórico do WiMAX: cada passo de sua evolução, desde os "primórdios", em 2001.

 

Complemente sua pesquisa: Google (com opção de páginas em português)

"Direitos"
Todo o conteúdo sobre Tecnologia deste Blog foi coletado na web via sites de busca ou enviado por colaboradores voluntários, com o único propósito de informar e compartilhar conhecimento, sem finalidade comercial. Tecnologia, neste caso, é sinônimo de organizações, empresas, produtos e serviços. Há sempre preocupação em citar as fontes. No entanto, se alguma pessoa , física ou jurídica, sentir-se prejudicada em seus direitos, basta um comunicado e a matéria será reformulada ou retirada. 

All the contents about technology of this Section were collected in the web via search sites or were sent by voluntary collaborators, with the only purpose of informing and sharing knowledge. Technology, in this case, is a synonim for organizations, enterprises, products and services. There will be always the preoccupation in mentioning the sources.. However, if any person or enterprise will happen to feel damaged in their rights, they may just send a note and the material will be reformulated.