WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

DAB - DIGITAL AUDIO BROADCASTING
(03)

GILMAR GOMES DA CRUZ JÚNIOR 

Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Sistema DAB

Serviços de Áudio (Audio Service)

Comparado ao PCM convencional, a taxa de bits é reduzida de 6x para 12x através de técnicas avançadas de compressão de áudio digital (figura 3). 
Este sistema utiliza um taxa de bits baixa sendo reforçado por um modelo psico-acústico: devido ao formato especifico interno da orelha, o sistema auditivo humano percebe apenas uma pequena parte do complexo espectro de áudio. 

Figura 3


Somente à parte do espectro localizada acima do efeito mascarado (masking threshold) dará a contribuição de som perceptível, visto que qualquer ação acústica que ocorra ao mesmo tempo, mas com intensidade menor e situada sob seu efeito mascarado não será ouvido, pois este será mascarado pelo som principal e de maior intensidade.
Para extrair a parte perceptível do sinal de áudio o espectro é dividido em 32 sub-bandas eqüidistantes. 
Em cada sub-banda, o sinal é quantizado de tal maneira que o ruído quantizado agregado ao sinal será mascarado. Este sistema de codificação para sinais de áudio de alta qualidade é conhecido como MUSICAM, é padronizado pelo ISO/IEC 11172-3 (Layer II MPEG 1) e ISO/IEC 13818-3 (Layer II MPEG 2).

As especificações do DAB permitem uso completo da flexibilidade da Layer II com exceção do fato que somente a freqüência de amostragem padrão de estúdio de 48 kHz e a metade da freqüência de amostragem de 24 kHz são utilizados. 
A Layer II é capaz de processamento mono, estéreo e duplo-canal como programas bilíngües, estando também disponíveis diversas opções de taxas de codificação (8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 144,160 ou 192 por canal mono). 
Na modalidade estéreo ou duplo-canal, o codificador produz 2x a taxa de bits do canal mono.

A opção de faixas possível pode ser utilizada pelas emissoras, dependendo da qualidade e do número de programas a ser transmitido. 
Um sinal estéreo pode ser carregado em modo estéreo, ou - particularmente a baixas taxas de bits- no modo estéreo comum. Este modo utiliza a redundância dos 2 canais estéreos intercalando-os de modo a maximizar a qualidade total do sinal recebido.

PAD - Programme Associated Data 

Cada quadro DAB contém uma certa quantidade de bytes que permite transportar dados associados ao programa (PAD). Esta informação é síncrona com o áudio e os seus conteúdos podem estar ligados ao áudio. 
Os bytes do PAD nos sucessivos quadros de áudio constituem o canal PAD. Estes estão sempre localizados no fim do quadro de áudio DAB. 
Em cada quadro de áudio DAB existem dois bytes chamados PAD fixo (F-PAD). Estes campos transportam informação de controle de caráter de tempo real e dados com fluxo muito baixo. 
O canal PAD pode ser estendido utilizando o campo X-PAD, feito para levar informações adicionais ao ouvinte, como texto relacionado com o programa. O tamanho deste campo é escolhido pelo fornecedor do serviço.

IP datagram tunneling 

Um outro serviço que está a ser testado com o DAB e que poderá vir a ter muito impacto na forma como conteúdos multimídia é emitido em grande escala é a transmissão de pacotes TCP/IP. Isto permite o broadcast de grande quantidade de informação para imensos receptores em simultâneo, sendo possíveis o envio de jornais eletrônicos, um texto mais sofisticado, mapas das estradas, etc.. 

Segue-se um resumo da tecnologia.
Os pacotes IP são enviados pelo modo de pacote DAB Service Component. Isto é feito por encapsulamento do pacote IP num grupo de dados MSC no modo de pacote ao nível de transporte. 
O encapsulamento é feito levando o pacote IP como carga no MSC, tal como é mostrado na figura seguinte. 
No entanto, os protocolos mais utilizados na camada de transporte de Internet são UDP e TCP.
Informação de Serviço (Service Information)

Os seguintes elementos de informação de serviço (SI) podem ser feitos disponíveis ao ouvinte para a seleção de programas e para a operação e controle do receptor:
- Informação básica sobre o programa. 
- Informação o tipo de programa (ex. noticias, esportes, musica clássica).
- Informação de texto dinâmico (titulo do programa, nomes dos artistas).
- Língua do programa.
- Hora, data, para o display ou para o controle do registrador.
- Comutar para relatórios de trânsito, noticias, ou anúncios em outros serviços.
- Cruzar referência ao mesmo serviço que está sendo transmitido em um outro DAB ou através de AM ou FM e a outros serviços
- Informação de identificação do transmissor (ex. informação de seleção geográfica)

Itens essenciais do SI que são usados para seleção de programas são carregados no FIC. As informações que não são requeridas imediatamente ao ligar o receptor, tal como uma lista de programas, podem ser carregados separadamente como um serviço geral de dados (Auxiliary Information Channel).

Encapsulamento do pacote IP num grupo de dados MSC

Anterior                    Home WirelessBR                    Próxima