WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

DAB - DIGITAL AUDIO BROADCASTING
(04)

GILMAR GOMES DA CRUZ JÚNIOR 

Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Informação de Serviço (Service Information)

Os seguintes elementos de informação de serviço (SI) podem ser feitos disponíveis ao ouvinte para a seleção de programas e para a operação e controle do receptor:
- Informação básica sobre o programa. 
- Informação o tipo de programa (ex. noticias, esportes, musica clássica).
- Informação de texto dinâmico (titulo do programa, nomes dos artistas).
- Língua do programa.
- Hora, data, para o display ou para o controle do registrador.
- Comutar para relatórios de trânsito, noticias, ou anúncios em outros serviços.
- Cruzar referência ao mesmo serviço que está sendo transmitido em um outro DAB ou através de AM ou FM e a outros serviços
- Informação de identificação do transmissor (ex. informação de seleção geográfica)

Itens essenciais do SI que são usados para seleção de programas são carregados no FIC. 
As informações que não são requeridas imediatamente ao ligar o receptor, tal como uma lista de programas, podem ser carregados separadamente como um serviço geral de dados (Auxiliary Information Channel).

Multiplexador Principal de Serviços (Main Service Multiplex)

Os dados codificados e intercalados são alimentados ao Multiplexador Principal de Serviço (MUX) onde a cada 24 ms os dados são recolhidos nas seqüências. A saída do canal de bits combinada do multiplexador é conhecida como Canal Principal de Serviços (Main Service Channel - MSC) e tem uma capacidade bruta de 2,3 Mbps. Dependendo da taxa de codificação, que pode diferir de uma aplicação à outra, a taxa de bits liquida varia de aproximadamente 0,6 a 1,8 Mbps, acomodado no sinal DAB. 

Tabela 1 mostra o número de canais de áudios possíveis em um sinal DAB em níveis taxa de bits/s e proteção. 

O sistema DAB permite que o MUX seja re-configurado de tempos em tempos. A informação sobre o conteúdo do MUX é carregado pelo FIC para comunicar ao receptor como acessar os serviços. Esta informação é conhecida como Multiplex Configuration Information (MCI). Este dado é altamente protegido e repetido freqüentemente para assegurar robustez. Quando a configuração do multiplexador está preste a mudar, a nova informação, junto com o sincronismo de mudança, é transportados via MCI, e detalhes sobre que mudanças estão ocorrendo.

Transmissão de Quadros 

A fim de facilitar a sincronização do receptor, o sinal transmitido é projetado de acordo com a estrutura do quadro com uma seqüência fixa de símbolos. 

Figura 4


Cada quadro de transmissão (figura 4) começa com um símbolo nulo para a sincronização (quando nenhum sinal de RF é transmitido), seguido por um símbolo de referência da fase por uma modulação diferencial. Os próximos símbolos são reservados ao FIC e os símbolos restantes fornecidos pelo MSC. A duração total do quadro é 96 ms, 48 ms ou 24 ms, dependendo da modalidade da transmissão (tabela 2). Cada serviço dentro do MSC é alocado a um slot de tempo fixo no quadro.



Tabela 2

Anterior                    Home WirelessBR                    Próxima