WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

DAB - DIGITAL AUDIO BROADCASTING
(05)

GILMAR GOMES DA CRUZ JÚNIOR 

Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Modulação com OFDM e Modo de Transmissão 

O sistema DAB usa um esquema com multi-portadoras conhecido como Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM). 
Neste tipo de modulação pode-se transmitir digitalmente a altas taxas de bits para receptores móveis, portáteis e fixos, especialmente em ambientes multipercurso. 
Antes da transmissão a informação é dividida em um grande número de canais de bits com baixa taxa de bits cada. 
Estes são usados para modular as portadoras ortogonais individuais (diferencial QPSK) de tal maneira que a duração do símbolo correspondente do símbolo se torne maior do que o atraso de propagação dos canais de transmissão. 
Inserindo um intervalo de tempo de guarda entre os símbolos sucessivos, a seletividade do canal e a propagação multipercurso não causam interferências inter-simbolos (figura 5). 


Figura 5


O sistema fornece 4 opções de modalidade de transmissão que permite uma faixa de freqüências de transmissão entre 30 MHz e 3 GHz. 
Para as escalas de freqüências nominais, as modalidades de transmissão foram projetadas para não sofrer os efeitos da propagação de Doppler nem de atraso de propagação, ambos inerentes em recepção móvel com ecos multipercurso. 

Tabela 2 fornece a duração do intervalo de guarda, a separação máxima nominal do transmissor e a faixa de freqüência para recepção móvel em diferentes modos. 

A degradação do ruído nas freqüências mais altas é igual a aproximadamente 1dB em 100 Km/h sob as mais criticas condições de multipercurso, que não ocorrem freqüentemente na prática. 
A tabela mostra as freqüências mais altas, os mais curtos intervalos de guarda disponíveis e o menor atraso do eco máximo não destrutível. 
O Modo I é o mais apropriado para uma rede terrestre Single-Frequency Netwok (SFN) na faixa de VHF, porque permite as maiores separações entre os transmissores. 
Modo II será usado preferencialmente para a escala média SFN em L-band e para aplicações de rádio local que requerem um transmissor terrestre. 
O afastamento maior do transmissor pode ser acomodado introduzindo um atraso artificial no transmissor e pelo uso de antenas direcionais. 
Modo III é o mais apropriado para transmissão terrestre via cabo e via satélite, desde que este possa ser operado am todas as freqüências até 3GHz para recepção móvel e tenha maior tolerância ao ruído de fase. Modo IV também é usado em L-band e permite um maior afastamento entre os transmissores na SFN. Entretanto, é menos resistente á degradação em veículos a altas velocidades.

O grande número de portadoras ortogonais (tabela 2), que podem ser facilmente geradas pelo método da transformada rápida de Fourier (Fast Fourier Transformation - FFT), é conhecida popularmente como um DAB block. 
O espectro do sinal é aproximadamente retangular, como o ruído Gaussiano, ocupando uma largura de faixa de 1,536 MHz.

Figura 6 mostra um exemplo do espectro de saída do transmissor após ele ter sido filtrado e amplificado. 

Figura 6

Na prática, a relação média de pico pode ser limitada a aproximadamente 8 dB pelo processamento digital, embora isto possa ser mais reduzido pela adição de um sinal condicionador quando amplificado de uma maneira não-linear no transmissor. Com a propagação multipercurso, algumas portadoras serão amplificadas por sinais construtivos, enquanto outras sofreram interferências destrutivas (frequency selective fading). Conseqüentemente, o sistema OFDM fornece freqüências intercaladas pelo rearranjo dos canais digitais entre as portadoras, de modo que as sucessivas amostras não sejam afetadas pela selective fade. Em receptores estacionários, esta diversidade no domínio da freqüência é o principal meio para garantir uma recepção não enfraquecida (unimpaired reception); a diversidade no domínio do tempo é devido a intercalação no tempo provendo com isso um auxilio adicional ao receptor móvel. Conseqüentemente, a propagação multipercurso é uma forma de diversidade do qual o DAB tira vantagem, em contraste com a FM convencional ou sistemas digitais de faixa estreita, onde isto pode destruir completamente um serviço.


Anterior                    Home WirelessBR                    Próxima