WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

DAB - DIGITAL AUDIO BROADCASTING
(06)

GILMAR GOMES DA CRUZ JÚNIOR 

Esta página contém uma figura grande. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Implementação da Rede Terrestre DAB 

A especificação do sinal DAB dá detalhes completos das características de um sinal que deva ser emitido dos transmissores na forma de um sinal DAB. 
Na prática, entretanto, pode não ser o melhor método para distribuir o DAB entre os transmissores. 
Outras formas mais apropriadas para distribuir o sinal têm sido desenvolvidas. 
A distribuição conceitual da rede DAB é mostrada na figura 7.

Figura 7


O provedor de Serviços (Provider Service) cria e controle os dados que devem se transformar em um serviço DAB. Estes dados são passados ao provedor de sinal (Provider Ensemble) através da rede de transporte de serviços (Service Transport Network). O provedor de sinal controla a capacidade do sinal completo. Tipicamente, informação sobre serviços será recebida de muitos fornecedores de serviços diferentes. Esta informação será montada num dado que representa o sinal completo do DAB. A descrição do sinal completo é passado paras as estações transmissoras (Transmitter Stations) onde o sinal completo DAB é gerado e radiado. A interface entre o provedor de sinal e a rede de transmissão (Network Transmission) é conhecida como interface de transporte do sinal completo (Ensemble Transport Interface). Permite a distribuição eficiente dos sinais do multiplexador de sinal completo DAB (Ensemble Multiplex) aos geradores de COFDM da rede de transmissão, por exemplo, SFN. rede de transporte de serviços (Service Transport Network).

 

Serviços Multimídia e Dados (Multimedia and Data Service)

O DAB não é apenas um sistema de recepção móvel de alta qualidade, e um melhoramento na utilização do espectro, é também um sistema aberto a novos serviços. No futuro, haverá certamente programas de radio semelhantes aos atuais, mas a estes programas serão adicionados imagens, texto, mapas, que irão melhorar a qualidade de informação. Esta combinação pode ser designada por radio multimídia. Podemos tomar como exemplo a informação de trânsito, informação de apoio à viagem, informação empresarial, paging, assistência à navegação e determinação da posição (GPS), ensino à distância, jornais em formato digital, jogos, gravar músicas para ouvir mais tarde e diversos tipos de serviços com imagem em movimento.

Radiodifusão Multimídia

A rádio multimídia necessita de um protocolo de transmissão para as aplicações multimídia e uma interface digital padrão. A interface disponibiliza dispositivos extras tais como decodificadores para as aplicações multimídia, ou computadores, para estarem ligados a um receptor DAB. 
Ambos os meios estão a ser postos em prática e a ser padronizados para encorajar a introdução de serviços multimídia baseado em DAB. 
As aplicações multimídia são baseadas normalmente em arquivos que contêm os dados necessários para os serviços (texto, figuras, som e vídeo) em conjunto com informação adicional permitem a classificação e a apresentação dos dados. 
Cada item consiste num arquivo mais a informação adicional que é referenciada como um objeto multimídia. A transmissão dos objetos multimídia usa todos os mecanismos de transporte fornecidos pelo sistema DAB e é gerido por um protocolo chamado "Multimedia Object Transfer protocol" (MOT). 
A especificação de uma interface de recepção de dados (RDI - Receiver Data Interface) é um passo importante para permitir a ligação de uma forma flexível entre os receptores DAB e terminais de dados. Este consegue ler todos os multiplex de dados, isto é, todos os canais de áudio e dados são acessíveis por um computador, sistema de navegação automóvel ou outros equipamentos. O RDI permite uma transferência a alta velocidade (superior a 1.8 Mbit/s) numa variedade de serviços de áudio e dados em paralelo.

Controle de Dados (Data Management) 

Devido ao aumento do número de potenciais fornecedores de dados tais como mídias, turismo, transporte ou administração, foi necessário utilizar uma gestão de dados compreensiva, isto é, o German Data Service (DSC) foi configurado para formar uma interface entre o fornecedor de serviços e a rede DAB. O DSC permite gravar dados em formatos padrões enviados por uma transferência de arquivos, por fax, ou por telefone, para processamento indeferido e introduzir estes dados num servidor central e multiplexer DAB. 
Informação de trânsito e viagem (Traffic and Travel Information)
A informação de trânsito e viagem pode ser transmitida pelo DAB em diversos formatos, incluindo o protocolo TMC (Traffic Message Channel) desenvolvido pelo Radio Data System (RDS) existente no FM. Prevêem-se os seguintes serviços: 

Mensagens de trânsito (Traffic Message)

A informação sobre os problemas do trânsito, sugestões de estradas alternativas, etc, poderá ser transmitida por um dos canais DAB. A informação pode ser apresentada ao condutor por voz sintetizada ou no display, através de textos e mapas. 

Sistema de navegação (Traffic Navigation)

São transmitidos mapas de estradas com a indicação da posição corrente no sistema de navegação. Passa a ser fácil encontrar uma forma de encontrar um caminho alternativo para veículos em caso de emergência, táxis, etc. 

Informação de viagem (Travel Information)

Informações sobre hotéis (preço dos quartos, imagens dos quartos), locais de eventos, existência de espaço livre em parques de estacionamento, bombas de abastecimento, localização de supermercados e outras informações obtidas pelo receptor e visualizadas. 

Transmissão de texto (Text Transmission)

A informação textual é um suplemento de grande importância para um programa áudio e podem mostrar detalhes sobre o compositor da música, informações sobre o programa que está no ar, incluindo o número de telefone, local para enviar mais informação ou até um guia eletrônico do programa. 
A especificação do DAB oferece dois tipos de transmissão de texto:

- Dynamic Label

Tem características similares às do texto rádio conhecido no FM por Radio Data System (RDS). 
Funciona com mensagens curtas para serem mostradas num display simples do receptor com mais de 16 caracteres, usados para mostrar a informação, tais como o nome da estação de rádio ou o tipo de programas. 
As mensagens do Dynamic Label são limitadas a 128 caracteres cada. 

- Sistema interativo de transmissão de texto (ITTS - Interactive Text Transmission System) 

O ITTS é o sistema de transmissão de texto mais eficiente, que permite operações sobre menus, mas também pode ser usado para transmitir texto à velocidade que a rádio desejar, poderá por exemplo transmitir a letra da música que está no ar. 
Pode também processar diversos conjuntos de informação em diversas línguas ou transmitir uma programação ao mesmo tempo em que são dados detalhes sobre os programas que estão a passar. 
O ITTS suporta variados caracteres de texto até display a cores.

Jornais digitais (Electronic Newspaper)

Uma grande parte dos jornais fornecem informação complementar on-line, acedendo a serviços que integram conteúdos multimídia. O DAB oferece serviços inovadores de envio de mídia em formato eletrônico. Existem outros benefícios dependendo da transmissão:
- Cobertura de uma grande área geográfica em tempo real 
- Entrega imediata: o jornal é disponível logo que o documento seja produzido, em qualquer local, as alterações são possíveis a qualquer momento. 
- Poderá haver um grande número de leitores. Custos baixo para cada leitor. 
- Não será necessário o uso de recursos (papel). 


Referências Bibliográficas


- A Telefonia Virtual, http://www.telefonia-virtual.com  
- Digital Radio, http://infoweb.magi.com/~moted/dr/  
- World DAB Forum, http://www.worlddab.org/  
- World DAB Information and Registration Centre, http://www.worlddab.org/worlddab_irc/  
- NTL, http://www.ntl.com [Online]
- ETSI ES 201 735: "Digital Audio Broadcasting (DAB); Internet Protocol (IP) datagram tunnelling"
- DAB, La revolution de la radio, http://www.dab.lu  
- Sistemas Multimédia -Dep. Engenharia Informática Universidade Coimbra - Digital Audio Broadcasting   http://student.dei.uc.pt/~anjo/smm/index.html 
- Revista Científica Periódica TELECOMUNICAÇÕES - INATEL, http://www.inatel.br/nova2/revista
- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, http://www.isel.ipl.pt/  
- Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, http://www.anatel.gov.br  


Anterior                    Home WirelessBR