WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Transmissão de dados via rede elétrica      (25)

Autor:  Gabriel Alan Gehm Marques

Esta página contém uma figura grande. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.


6.1.3: Estatísticas obtidas

Apresenta-se na Figura 25 Tabela de erros de retransmissão os resultados típicos de um teste, obtidos sobre um par de tomadas de uma sala, unidas por 20m de fiação. A tomada do testador encontrava-se a 5 metros de fiação do quadro de distribuição, e na tomada onde o interruptor controlado foi ligado, havia um computador com fonte chaveada de 400W em funcionamento. Este cenário é um exemplo do que pode ser encontrado em uma residência normalmente.

O testador enviou 272 comandos de liga/desliga ao interruptor. Para cada um aguardava por 250ms uma confirmação de que o comando foi executado, e caso não houvesse resposta (frame inválido) retransmitia o comando até obter resultado positivo.

A tabela da Figura 25 Tabela de erros de retransmissão, exibida a seguir, possui na primeira linha o número de retransmissões necessárias até a correta execução do comando, e na segunda linha o número de comandos executados com sucesso na 1ª, 2ª e 3ª tentativa.




Figura 25: Tabela de erros de retransmissão

Podemos ver que 92% dos comandos foram executados corretamente na primeira tentativa, o que equivale dizer que existem 8% de chances de falha em cada tentativa, neste ensaio. Assim se o testador tentasse apenas três vezes executar um comando as chances de sucesso teóricas seriam: (1–0,083) 100 = 99,94%.

A título de informação, no acionamento de um interruptor a partir da central decidiu-se utilizar 16 tentativas de retransmissão, as chances de todas falharem são de 3x10-18, em casos normais.

Os resultados dos ensaios realizados com o testador de rede variam não só entre instalações elétricas diferentes e pontos diferentes da residência, mas também em função da carga em funcionamento. Sendo assim, diferentes momentos do dia correspondem a diferentes características de um mesmo segmento de rede, em
geral à noite os resultados são piores.

6.1.4: Confecção do testador

Por ser uma aplicação completa o testador de rede possui, além de um módulo TaT, uma fonte de alimentação, um display de texto e botões. A fonte de alimentação utilizada foi desenvolvida pela equipe, e consiste em uma fonte chaveada de apenas 3x3x2cm, com saída de 5V x 500mA.

No entanto não houve tempo de completar o desenvolvimento do testador, o protótipo possui apenas um botão e realiza apenas uma seqüência de teste, com a qual se obtiveram os resultados exibidos na Figura 25 Tabela de erros de retransmissão, mas sem uma interface amigável para um técnico instalador.
 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima