WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Transmissão de dados via rede elétrica      (26)

Autor:  Gabriel Alan Gehm Marques


Capítulo 7:  Conclusões e Perspectivas

O que se esperava obter do sistema TaT era um módulo funcional de suporte a automação residencial, um sistema de comunicação com suporte a vários dispositivos e suficientemente robusto para obter confiança do mercado.
Conseguimos produzir os módulos esperados, e o sistema é relativamente robusto, assim os principais objetivos foram atingidos satisfatoriamente. Mas se pretende melhorar muita coisa ainda.

Uma delas é o custo de desenvolvimento, que mesmo baixo para um protótipo (R$ 25 por módulo), ainda é alto para o mercado. E a razão para tal preocupação é que este trabalho não se destina a ser meramente uma pesquisa acadêmica, que nunca sai da universidade. Desde o início o objetivo é montar uma micro empresa,
com os dois membros que formam a equipe de desenvolvimento. Além deste trabalho, vários outros dispositivos de automação de baixo custo, descritos no projeto de fim de curso do aluno Cirilo Cavalli, forma desenvolvidos. Alguns para serem integrados ao sistema TaT, alguns isoladamente, como produto de apoio à empresa.

A integração do sistema TaT ao computador, realizada no outro projeto citado, abre um leque enorme de possibilidades para o sistema. Um usuário pode, por exemplo, acionar dispositivos via Internet e criar suas próprias aplicações.

A empresa vislumbrada poderá tanto ser uma OEM (Original Equipment Manufacturer), produzindo módulos TaT para outras, como poderá atender diretamente ao consumidor, como uma empresa terceirizada da construtora
Conceito & Moradia.

Pessoalmente sinto-me satisfeito com estes oito meses de desenvolvimento, e ainda que a universidade tenha certa resistência à exploração de novas áreas, encontramos no campus o apoio de algumas pessoas. E quem sabe em breve o leitor poderá automatizar sua casa com produtos da ComTaT M.E.


Bibliografia:

[ 1 ] Mike Donlon, "Using Standard Internet Protocols in Building Automation", Artigo, Research and Development , Computrols Inc., Julho de 2001.

[ 2 ] Amitava Dutta-Roy, "Networks for Homes", IEEE Spectrum , Vol. 36, Nº 12, Dezembro de 1999.

[ 3 ] Shane Kirwan e Greg South, "Power Line Networking Technologies broadband potential", Instituto de tecnologia de Carlow, Irlanda, março de 2004.

[ 4 ] Mathew Chacko, “PLT-22 Power Line Transceiver”, Datasheet de produto, Echelon Corporation, janeiro de 2004.

[ 5 ] Assessoria de Imprensa, Anatel, “Seminário sobre Aplicação da Rede Elétrica nas Telecomunicações”, 4 de novembro de 2003.

[ 6 ] R. C. Dixon, “Spread Spectrum Systems”, segunda edição, John Wiley e filhos
Ltda., Nova Iorque, 1984.

[ 7 ] Graham Controls Consulting Inc., “LonWorks vs. CEBus vs. X-10”, 2003

[ 8 ] Dennis Dube, Jacques Camerini, “MODBUS Application Protocol”, Internet Engineering Task Force, setembro de 2002.

[ 9 ] Dr. Marcelo Ricardo Stemmer, “Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores Para Controle e Automação Industrial”, UFSC – DAS, 2001.

[ 10 ] David Kung, “Databook and Design Guide”, Power Integrations Inc., julho de 1996.

[ 11 ] David José de Souza, "Desbravando o PIC”, Edição ampliada e atualizada para o PIC16F628, Editora Érica Ltda., 2003.


Anexo I - Diagrama esquemático do módulo TaT



[Diagrama omitido: Produto pronto aguardando patrocínio para ser lançado no mercado]

 

Home WirelessBR                   Anterior