WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Por quê, como e quando migrar ao GSM    (2)

Autores:  Eduardo Nascimento Lima e Marilson Duarte Soares  


Desde a primeira geração de sistemas de comunicações móveis até os dias de hoje, verificamos o surgimento de diversos padrões; alguns proprietários e outros abertos, que foram submetidos à competição e avaliação do mercado. Como resultado chegamos à incontestável realidade de reconhecer o sucesso do GSM com a participação majoritária de 71% do mercado mundial de usuários móveis digitais, como pode ser observado nas figuras 2 e 3.

1.049.200.000 terminais móveis no mundo!

Figura 2 – Terminais móveis digitais no mundo

 

Figura 3 : "Market share" das tecnologias digitais de 1997 até 2002

Analisando a evolução dos padrões móveis, sem nos aprofundar no aspecto tecnológico, verificamos a preferência do mercado por um sistema com características técnicas que oferecem o "roaming" internacional, padrão aberto, "multivendor", permitindo à operadora implementar sua rede utilizando-se de equipamentos de diferentes fabricantes, sistemas com maior segurança na transmissão da informação impossibilitando a clonagem dos aparelhos celulares com uso de criptografia e transmissão 100% digital, bem como uma gama de serviços diferenciados e ganhos de escala permitindo preços de mercado competitivos. 

Cientes de quanto cada um desses padrões ocupa no mercado, cabe-nos agora analisar como serão suas evoluções e projetar seus mercados futuros. Acompanhando as figuras 4 e 5, podemos observar a representação dos sistemas móveis de segunda geração, suas respectivas participações de mercado atual, bem como suas evoluções à terceira geração. Após a figura 4, procuramos apresentar os fatos que explicam a evolução de cada sistema, apresentando informações sobre regiões onde os sistemas são utilizados e problemas que cada tecnologia sofreu ou poderá sofrer em sua evolução.

Figura 4 – Evolução do cenário rumo à 3G

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima