WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Por quê, como e quando migrar ao GSM    (3)

Autores:  Eduardo Nascimento Lima e Marilson Duarte Soares  


GSM

Inicialmente implementado na Europa, o GSM está presente em mais de 180 países nos cinco continentes, seus passos evolutivos passam pelo GPRS, que introduz a comutação por pacotes; o EDGE, através da melhoria na interface aérea, oferece taxas próximas às taxas mínimas dos sistemas de terceira geração e o UMTS (WCDMA), que adiciona à rede GSM/GPRS/EDGE uma interface aérea de alta performance, oferecendo comunicação multimídia, global, simultaneamente a todos os usuários da rede.

TDMA (IS-136) 

Introduzido inicialmente nos Estados Unidos e Canadá teve sua adoção disseminada por todos os países latinoamericanos.

A perspectiva de trabalho inicial era a evolução do TDMA ao EDGE, de forma a permitir a sua convergência com o GSM rumo ao UMTS. A grande complexidade, os altos custos apresentados e os baixos volumes de mercado, fizeram os diversos fabricantes de sistemas TDMA abandonarem essa rota.

Diante deste fato, em agosto de 2001, o "Universal Wireless Communications Consortium" (UWCC), entidade que congregava as operadoras usuárias da tecnologia TDMA, publicou um estudo indicando a migração à rota evolutiva GSM/GPRS/EDGE/UMTS, como o melhor caminho de evolução à terceira geração (1).

Em função da anunciada "morte" do TDMA, em dezembro de 2001, o UWCC anunciou sua dissolução e a criação de uma nova entidade mais ampla denominada "3G Américas" (www.3gamericas.org), congregando operadoras usuárias dos padrões TDMA e GSM nas Américas, bem como fabricantes, a fim de compartilhar informações, discutir idéias e orientar sobre a melhor estratégia de evolução para a rota GSM/GPRS/EDGE/UMTS.

PDC

Sistema desenvolvido e implementado no Japão que, mesmo restrito ao território japonês, teve grande reconhecimento mundial pela introdução do "i-mode", um pacote de serviços de informação, conveniência e entretenimento, de simples operação e custo reduzido, apesar de no início possuir pequena velocidade de transmissão de dados com 9,6Kbit/s e comutação por circuito. Atualmente pode operar com até 28,8 Kbit/s e comutação por pacotes através do DoPa ou PDC-P, sendo já utilizado na operadora DoCoMo.

Em função da escassez de espectro e de seu interesse em introduzir uma infra-estrutura de comunicações móveis multimídia de terceira geração que permitisse melhor se integrar ao mundo globalizado, o Japão está introduzindo o UMTS (WCDMA), através da NTT DoCoMo que possui 42.161.700 usuários e da J-PHONE com 13.001.200 usuários. Dessa forma, podemos observar que o UMTS apresenta um mercado potencial de 77% dos atuais 72.081.000 usuários móveis no Japão (www.tca.or.jp – 30 setembro de 2002).

CDMA (IS-95)

Sistema com base de usuários fortemente concentrada nos Estados Unidos e Coréia, e com outros usuários espalhados nas Américas. Como os demais sistemas de 2G, foi originalmente desenvolvido para atender à crescente demanda por tráfego de serviços de comunicação móvel de voz. Sua melhor eficiência espectral em relação ao predecessor analógico AMPS permitiu atender a um maior número de usuários. O CDMA, agora rebatizado como CDMA-2000, possui uma rota evolutiva à terceira geração diferente da rota evolutiva do GSM. O CDMA tem sua rota passando pelo CDMA 1xRTT, 1x EVDO, 1xEVDV e 3x. Dessa forma, o CDMA também pretende oferecer serviços móveis multimídia a seus usuários.

Figura 5 – Consolidação do cenário rumo à 3G

Após o breve "overview" apresentado, podemos verificar que cerca de 88% do mercado mundial de comunicações móveis digitais está aderindo a rota GSM/GPRS/EDGE/UMTS.

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima