WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (02)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana

2. TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA – RFID


RFID é a abreviação de Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofreqüência. Diferentemente do feixe de luz utilizado no sistema de código de barras para captura de dados, essa tecnologia utiliza a freqüência de rádio.
Trata-se de uma das mais novas tecnologias de coleta automática de dados, surgida inicialmente como solução para sistemas de rastreamento e controle de acesso na década de 80 quando o MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com outros centros de pesquisa, iniciou o estudo de uma arquitetura que utilizasse os recursos das tecnologias baseadas em radiofreqüência para servir como modelo de referência ao desenvolvimento de novas aplicações de rastreamento e localização de produtos.
Desse estudo, nasceu o Código Eletrônico de Produtos - EPC (Electronic Product Code).
O EPC definiu uma arquitetura de identificação de produtos que utilizava os recursos proporcionados pelos sinais de radiofreqüência, chamada posteriormente de RFID (Radio Frequency Identification).

A necessidade de captura das informações de produtos que estivessem em movimento incentivou a utilização da radiofreqüência em processos produtivos.
Juntou-se a isso a necessidade de utilização em ambientes insalubres e em processos que impediam o uso de código de barras.
Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo o seu rastreamento desde a fabricação até o ponto final da distribuição.
Tal tecnologia utiliza as Etiquetas Inteligentes que são etiquetas eletrônicas com um microchip instalado e que são colocadas nos produtos.
Esse produto pode ser rastreado por ondas de radiofreqüência utilizando uma resistência de metal ou carbono como antena.
Esta tecnologia desencadeia uma revolução que no futuro será a base para uma nova realidade na identificação de produtos, com impacto direto nos processos logísticos de toda a cadeia de abastecimento, seja na fabricação, no controle de estoque ou na compra e venda destes.
Com esta tecnologia, a transmissão das informações de cada produto é feita por antenas e etiquetas de radiofreqüência, e tudo isto baseado no EPC - Código Eletrônico do Produto (Electronic Product Code) e na sua rede de informações.
A tecnologia de radiofreqüência já pode ser observada em sistemas de controle de acesso e pedágios.

A identificação por radio freqüência ou RFID, é um termo genérico para as tecnologias que usam as ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas ou objetos.
Daí diversos métodos da identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como tag ou transponder que emitem sinais de radiofreqüência para leitores ou antenas, que captam estas informações. Existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.

A RFID não é simplesmente um substituta do código de barras, é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e até aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficiente (BERNARDO: set 2004).

2.1. O Funcionamento da Tecnologia por Radiofreqüência

As Etiquetas Inteligentes são capazes de armazenar dados enviados por transmissores.
Elas respondem a sinais de rádio de um transmissor e enviam de volta informações quanto a sua localização e identificação.
O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais, passando em seguida por uma filtragem de informações, comunicando-se com os diferentes sistemas da empresa, tais como sistema de gestão, sistema de relacionamentos com clientes, sistemas de suprimentos, sistema de identificação eletrônica de animais, entre outros.
Esses sistemas conseguem localizar em tempo real os estoques e mercadorias, as informações de preço, o prazo de validade, o lote, enfim, uma gama de informações que diminuem o processamento dos dados sobre os produtos quando encontrados na linha de produção.

A figura 03 explica o diagrama esquemático básico de todos os sistemas de RFID.




Figura 03 – Esquemática do Sistema Básico de RFID
Fonte: http://www.hightechaid.com/tech/rfid/rfid_technology.htm
 

O RF Tag ou transponder responde a um sinal do interrogator (reader/writer/antena) que emite por sua vez um sinal ao computador.
Sistemas RFID basicamente consistem em três componentes : Antena, Transceiver (com decodificador) e um Transponder (normalmente chamado de RF Tag), este último é composto por uma antena e um chip eletronicamente programado com uma determinada informação.

2.2. A Antena de RFID

A antena emite um sinal de rádio ativando o RF Tag, realizando a leitura ou escrevendo algo. Na verdade a antena servirá como o meio capaz de fazer o RF Tag trocar ou enviar as informações ao leitor.
As antenas são fabricadas em diversos tamanhos e formatos, possuindo configurações e características distintas, cada uma para um tipo de aplicação. Quando a antena, o transceiver e o decodificador estão no mesmo invólucro recebem o nome de “leitor”.

2.3. O Transceiver e Leitor

O leitor emite freqüências de rádio que são dispersas em diversos sentidos no espaço, desde alguns centímetros até alguns metros, dependendo da saída e da freqüência de rádio utilizada.
O leitor opera pela emissão de um campo eletromagnético (radiofreqüência), a fonte que alimenta o Transponder que por sua vez responde ao leitor com o conteúdo de sua memória. Por apresentar essa característica, o equipamento pode ler através de diversos materiais como papel, cimento, plástico, madeira, vidro, etc.
Quando o Tag passa pela área de cobertura da antena, o campo magnético é detectado pelo leitor, que decodifica os dados codificados no Tag, passando-os para um computador realizar o processamento.

2.4. O Transponder ou RF Tag.

Os Transponders (ou RF Tags) estão disponíveis em diversos formatos, tais como cartões, pastilhas, argolas e podem ser encapsulados com materiais como o plástico, vidro, epóxi, etc. Os Tags podem ser Ativos ou Passivos. Os Ativos são alimentados por uma bateria interna e permitem processos de escrita e leitura. Os Passivos são do tipo só leitura (read only), usados para curtas distâncias. Nestes, as capacidades de armazenamento variam entre 64 bits e 8 kilobits (PINHEIRO:2004).
 



Figura 04 - Modelos de RFID
Fonte: http://www.hightechaid.com/tech/rfid/rfid_technology.htm

 

Na figura 04 vemos alguns modelos de RF Tags existentes no mercado como chaveiros, Smart Card, crachás, etc. O tipo de RF tag é definido conforme a aplicação, ambiente de uso e performance.
O item 2.6 abordará melhor suas características.

 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima