WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (03)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana


2.5. Etiquetas Inteligentes ou Smart Labels

A RF Tag é também chamada de etiqueta inteligente. Encontrada em material de papel (ou similar) tipo etiqueta para imprimir, com um Tag de RFID encaixado nela. Os exemplos são mostrados na figura 05 (detalhe da estrutura da antena mostrada no canto).
 


Figura 05- Etiquetas Inteligentes
Fonte: http://www.hightechaid.com/tech/rfid/rfid_technology.htm 
 

Também conhecidas como Smart Labels são transponders operando normalmente com freqüência de 13.56MHz. Possuem uma ampla variedade de formatos de etiquetas, podendo ser customizadas de acordo com a aplicação. Na figura 06 vemos etiquetas utilizadas para identificar bagagens em aeroportos.



Figura 06 – Etiquetas Inteligentes de Bagagem
Fonte: http://www.acura.com.br/prod_etiqueta.php


Estas etiquetas possuem um microchip implantado em seu verso e são colocadas na bagagem de passageiros da empresa aérea.

2.6. Características das RF Tags

Podemos encontrar atualmente duas categorias de RF Tags as Ativas e as Passivas.

RF Tags Ativas: São alimentadas por uma bateria interna e tipicamente são de escrita e leitura, ou seja, podem ser atribuídas (re-escrita ou modificada) novas informações ao RF Tag. O custo das RF Tags Ativas é maior que o das RF Tags Passivas, além de possuírem uma vida útil limitada de no máximo 10 anos.

RF Tags Passivas: Operam sem bateria, sua alimentação é fornecida pelo próprio leitor através das ondas eletromagnéticas. As RF Tags Passivas são mais baratas que as Ativas e possuem teoricamente uma vida útil ilimitada. As RF tags Passivas geralmente são do tipo só leitura (read-only), usadas para curtas distâncias e requerem um leitor mais completo (com maior potência)
Os sistemas de RFID também são definidos pela faixa de freqüência que operam, o que abordaremos no item seguinte.

2.7. Sistemas de Baixa Freqüência (30 a 500 KHz)

Para curta distância de leitura e baixos custos. Normalmente utilizado para controle de acesso, rastreabilidade e identificação de animais. As freqüências mais baixas trabalham muito melhor perto da água ou dos seres humanos do que os Tags de uma freqüência mais elevada. Comparando RF Tags passivas, as freqüências mais baixas têm geralmente menos escala, e têm uma taxa de transferência mais lenta dos dados.

2.8. Sistemas de Alta Freqüência (850 a 950 MHz e 2.4 a 2.5GHz)

Para leitura a médias e longas distâncias e leituras a alta velocidade. Normalmente utilizados para leitura de Tags em veículos e coleta automática de dados.

2.9. Sistema de Freqüência Ultra-elevada (400 MHz e 860-930MHz)

Na faixa de freqüência ultra-elevada, existem duas áreas de interesse. As freqüências na faixa de 400 Megahertz e a faixa 860-930 Megahertz. Cada uma das faixas de freqüência tem vantagens e desvantagens para a operação.
As escalas de freqüência mais elevadas têm controles mais reguladores e diferem de país a país. A freqüência exata é controlada pelo Órgão Regulador de Rádio em cada país.
 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima