WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (05)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana


4. APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA - RFID.



As Etiquetas Inteligentes, RF Tags ou Transponders são uma tecnologia já presente no mercado. Já podem ser encontradas em diversas as áreas como o controle de acesso, controle de tráfego de veículos, lavanderias, industriais, aplicações em ambientes hostis por exemplo: processo de pintura industrial e lubrificação de partes ou produtos identificados com RF Tag, controle de containeres, cuidados de saúde para monitorar pacientes, construção na gestão de projetos e equipamentos e até nos transportes para monitorar bagagem e passageiros nos aeroportos.

4.1. Aplicações Automotivas

Sistemas antifurto para automóveis.
Os dispositivos antifurto para veículos (figura 07), baseados na tecnologia da radiofreqüência, desenvolvidos em 1993 trouxeram para a indústria automobilística o imobilizador eletrônico, um chip somente de leitura que é empregado como chaveiro, ou inserido na parte plástica da chave do veículo.
Nos veículos em que o chip é instalado, quando o motorista coloca a chave no contato, um microleitor recebe o código encriptado do chip e a partida só é liberada após a confirmação deste código.

 

Cápsula de Vidro é um transponder somente de leitura com 64 bits. Equipou a primeira geração de sistemas de imobilização de automóveis e ainda hoje é muito utilizado e tem  uma expectativa de vida ilimitada.

 

Magic é um transponder com Criptografia de dupla autenticação, especialmente desenvolvido para a segunda geração de sistemas de imobilização. Ele é programado internamente com uma chave de 96 bits, inacessível e virtualmente impossível de ser quebrada.

 

O Tag Coder combina a funcionalidade de um transponder criptografado de 125KHz com dupla autenticação com a função de controle remoto por RF. Ele é a evolução natural dos sistemas de imobilização.A funcionalidade do transponder permanece totalmente sem bateria e o mais importante, a antena é integrada dentro do Tag Coder.

 

O Tag Coder Lite apresenta a mesma funcionalidade do Tag Coder, mas sem a capacidade de Link de RF (controle remoto) Apresentando exatamente a mesma capacidade de memória e características de segurança, o Tag Coder Lite deverá ser nos próximos anos o padrão de sistemas de imobilização com criptografia. Apresenta hoje o menor custo para transponders de imobilizadores do mercado.

 

Para sistemas de acesso a veículos sem a chave (Keyless Entry System), a Sokymat desenvolveu o componente chave requerido para o cartão ou chaveiro de acesso do motorista. Isto foi conseguido com a integração de um sofisticado circuito receptor de alta performance na pastilha do Tag Coder.

 

Figura 07 – Modelos de Transponders Automotivos
Fonte: http://www.acura.com.br/prod_rf_tag_22.php


O imobilizador eletrônico permite à indústria automobilística armazenar junto ao código do chip dados sobre quando cada chave foi feita e quantas chaves foram acrescentadas ao sistema. A adição de novas chaves só pode ser realizada com a disponibilização do veículo pelo proprietário, diminuindo o risco para a indústria de seguros. (ACURA Technologies).
(1)


(1) ACURA Technologies, ”Transponders Automotivos” [on-line]   Disponível em: http://www.acura.com.br/prod_rf_tag_04.php
 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima