WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (06)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana

 
4.2. Aplicações em Identificação Animal

Transponder tipo cápsula de vidro para uso animal. As medidas vão de um diâmetro de 2,12mm e comprimento de 8mm até um diâmetro de 4mm e comprimento de 34mm. Esta variedade permite o seu uso em uma série enorme de aplicações na área animal. Veja a figura 08.

 

transponders tipo cápsulas de vidro para uso animal. As medidas vão de um diâmetro de 2,12mm e comprimento de 8mm até um diâmetro de 4mm e comprimento de 34mm. Esta variedade permite o seu uso em uma série enorme de aplicações na área animal. Construídos em Bio-Glass, são totalmente inertes em contato com organismos vivos, não apresentando riscos à saúde dos animais. Ideais para serem injetados em animais domésticos e selvagens.

 

Voltado para o uso em orelhas de animais, notadamente gados bovinos, suínos e ovinos, o Button Tag é fixado no animal com um macho que o trava na orelha do mesmo. Pode ser lido a distâncias de ao menos 80cm com leitores tipo AcuProx.

 

O Bolus Tag é a mais segura forma de identificação de Gado, na medida em que ele só pode ser retirado no abate. Entretanto, sua aplicação apresenta certa dificuldade, pois exige muito do animal. Construído em Cerâmica especial que protege um transponder tipo cápsula de vidro, ele é inserido pela boca do animal e fica depositado na retícula, portanto, pode ser usado apenas em animais ruminantes, permitindo leituras da ordem de 80cm ou mais.

 

Anilhas para aves, mais conhecidas para uso em corrida de pombos, daí o nome de Pigeon Ring Tag. O design da Anilha é ao mesmo tempo prático, ergonômico, confortável para as aves e muito fácil de manipular.


Figura 08 – Modelos de Transponders de Uso Animal
(Fonte: http://www.acura.com.br/prod_rf_tag_28.php



Os Identificadores de RFID (transponders) mais comumente utilizados em animais são “passivos”. Eles não possuem baterias ou outra fonte própria de energia. Esses identificadores utilizam a energia transmitida pelos leitores (transceivers) para emitir seu sinal.

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima