WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (07)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana


4.3. Aplicação na Saúde

Já é uma realidade o implante da RFID em seres humanos. As microplaquetas de computador, que são do tamanho de um grão do arroz, são projetadas para serem injetadas no tecido do braço. Usando um leitor especial, os médicos e a equipe de funcionários do hospital podem buscar a informação das microplaquetas, tais como a identidade do paciente, seu tipo do sangue e os detalhes de sua condição, a fim de apressar o tratamento.
Os dispositivos estão sendo aplicados nos pacientes que sofrem da doença de Alzheimer, do diabetes, de doenças cardiovasculares e outras que requerem o tratamento complexo.
Os dados médicos não são armazenados nos dispositivos. As informações são armazenadas em uma base de dados que liga os números de série originais das microplaquetas com os dados pacientes.
Veja a figura 09 um exemplo de um Chip de RFID para implante em seres humanos.

 



Figura 09 – Transponder em Seres Humanos - VeriChip
Fonte: : http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/10/041015_chipebc.shtml 


No caso de uma emergência, o chip pode salvar vidas, já que acaba com a necessidade de testes de grupo sangüíneo, alergias ou doenças crônicas, além de fornecer o histórico de medicamentos do paciente. Com isso obtém-se maior agilidade na busca de informações sem a necessidade de localização dos prontuários médicos.
(1)


4.4. Certificação de Encomendas e Documentos

A tecnologia desenvolvida permite o monitoramento remoto de encomendas e correspondências corporativas, oferecendo maior agilidade e segurança à administração tanto dos fabricantes como das empresas de entrega expressa. A etiqueta padrão é integrada a uma smart label, ou etiqueta inteligente com número serial único, na qual são programadas informações como remetente e receptor, destino final e código de barras. A tecnologia atualiza as etiquetas em trânsito permitindo o redirecionamento das encomendas ou correspondências e os pacotes múltiplos são lidos em alta velocidade, acelerando o processo de distribuição com total confiabilidade. No caso de documentos, os arquivos podem conter parâmetros como data de vencimento, movimentação permitida e pessoas autorizadas a terem acesso aos mesmos. Com estas informações o banco de dados pode construir uma auditoria de manipulação de cada documento que passa a ser facilmente localizado pelos funcionários.(TI-Brasil:2001) (2).


4.5. Controle de Acesso de Veículos

Para condomínios residenciais, foram desenvolvidas tags encapsuladas em forma de bastão ou disco com ventosa que são aplicadas ao pára-brisa. Quando o carro se aproxima, o código do chip é enviado a uma antena leitora que abre a garagem.
Nos estacionamentos comerciais esta tecnologia é a mais adequada por reduzir custos operacionais, ter baixo custo, eliminar congestionamentos, permitir o monitoramento do tráfego, da capacidade de atendimento e do tempo de ocupação, além de oferecer informações específicas de cada veículo.


(2)   VeriChip Corporation , “VeriChip Expands Hospital Infrastructure “ 14 mar.2005. Disponível em: <http://www.4verichip.com/pr_03142005.htm> . Acesso em 02. fev. 2005.

(2) Texas Instruments, ”TI-RFID: Certificação ”, TI-RFID [on-line] 10 dez. 2001 Disponível em: <http://www.ti-rfid.com.br/aplicacao.asp?apl=8> . Acesso em 02 abr. 2005.
 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima