WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (10)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana


5. CASOS DE USO DA TECNOLOGIA RFID

Neste capitulo serão exemplificados alguns casos onde foram aplicadas as tecnologias de identificação por radiofreqüência (RFID) como a Empresa Cargill onde será mostrada uma descrição funcional do caso de uso, a Michelin North America fabricante de pneus com aplicações de chips nos pneus que fabrica, a utilização da tecnologia com aplicação em bovinos pela EMBRAPA, no projeto com RFID no Porto de Santos pela Unisys, no Hospital Jacobi Medical Center da cidade de Nova York, Estados Unidos, testando o chip de identificação em 200 pacientes e outros.

5.1. Caso Cargill - Acesso e Pesagem Automática de Caminhões

A Cargill comercializa, processa e distribui produtos agrícolas, alimentícios, financeiros e industriais no mundo inteiro com 97 mil funcionários trabalhando em 59 países. Com sede em Minneapolis (Minnesota - EUA), a Cargill foi fundada há mais de 137 anos e é a maior empresa norte-americana de capital fechado.
No Brasil a Cargill implantou em duas de suas plantas, Cubatão e Mairinque, para maior comodidade e segurança, um sistema de identificação de caminhões com cartões de proximidade de baixa freqüência AcuProx ISO e leitores RFID de alta potência AcuProx GP60.


5.1.1. Descrição Funcional do Sistema de Pesagem
 

Na entrada, o caminhão sobe na balança e o motorista aproxima o cartão do leitor para ser identificado. Após a pesagem e a identificação, o software de controle vincula o peso do caminhão na entrada com o número do cartão de proximidade e libera a cancela para que o caminhão possa entrar, caso este número já esteja cadastrado no banco de dados.

 

   

Balança da entrada



Balança da entrada da planta de Mairinque com Caminhão

 



Leitor Acuprox GP60 e Display da Balança

 

 

 

Depois de identificado e pesado, o caminhão prossegue para carga ou descarga de materiais.

Na saída, o caminhão pára novamente sobre a balança e o motorista aproxima o cartão da leitora. Imediatamente, o sistema com os dados da entrada e saída mostra ao conferente quantos quilos foram carregados ou descarregados para que o mesmo confira com o conteúdo da nota fiscal.

 


 
Balança da saída da planta de Mairinque
com Caminhão.


Figura 13: Caso de Uso da RFID na Cargill
Fonte: http://www.acura.com.br/cases.php


 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima