WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (15)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana

 
GLOSSÁRIO

Backbone - Rede de alta velocidade formada por linhas de comunicação e hardware de transmissão e recepção, a qual se conectam todos os provedores de acesso à Internet. No Brasil esse serviço é vendido pela Embratel, Global One e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Bluetooth - O Bluetooth é um protocolo de comunicações que descreve como os telefones
móveis, computadores e os assistentes digitais pessoais (PDAs) podem comunicar
entre si através de uma rede sem fios com um alcance máximo de 10 metros.
Utilizando este protocolo os dados podem ser transferidos a uma velocidade de 1
Mbps por segundo (até 2 Mbps na segunda geração da tecnologia). Esta tecnologia
ganhou o seu nome em honra a Harald Bluetooth, antigo rei de Dinamarca.

Cache - 1. Recurso que permite aos navegadores armazenarem no disco rígido do computador, em arquivos temporários, as últimas páginas visitadas para que seja visualizado mais rapidamente num posterior acesso. 2. Pequena área da memória de um computador, que mantém armazenados os dados mais recentes, carregados pela memória RAM , para que sejam acessados mais rapidamente.

Cliente - Computador que acessa recursos de rede compartilhados fornecidos por outro computador o servidor daí, relacionamento cliente/servidor).

Código Universal do Produto (universal product code - UPC) - Código de barras para identificação dos consumidores, tipicamente escaneado para uso em vendas a varejo. Comum nos Estados Unidos.

Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS): Gera um bit-code (também chamado de chip ou chipping code) redundante para cada bit transmitido. Quanto maior o chip maior será a probabilidade de recuperação da informação original. Contudo, uma maior banda é requerida. Mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio são capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmissão.

EPC - Código Eletrônico do Produto (Electronic Product Code)

Full-duplex – Modalidade de transmissão de dados, no padrão Ethernet, em que a informação ocorre nos dois sentidos simultaneamente. Cf. Half-duplex

GigaHertz ou GHz – Unidade de medida de freqüência.

GSM - [Sigla em inglês para Global System for Mobile Communications] (Sistema Global para Comunicações Móveis). Padrão digital para telefonia móvel adotado na Europa, baseado na tecnologia TDMA.

GPS – [Sigla em inglês Global Positioning System] 1. (satélite) sistema de localização de coordenadas geográficas de uso civil e militar, de alta precisão, baseado nos sinais recebidos por um receptor GPS da constelação de satélites NAVSTAR, do D.o.D. (Department of Defense) dos Estados Unidos.

IEE 802.11b  Wi-fi - Especificação técnica emitida pelo IEEE para WLANs com taxas de transmissão de dados de até 11Mbps, operando em uma largura de banda de 2,4 GHz. É incompatível com a especificação IEEE 802.11a.

Infrared - ou, simplesmente, infra-vermelho. Tecnologia mais comum de comunicação entre aparelhos até o final da década passada. Presente em 99% dos controles remotos, mouses sem fio e celulares mais antigos
Internet - Conjunto de redes de computadores, que se comunicam, por meio dos protocolos TCP/IP. Entre outros serviços, oferece a cópia de arquivos, correio eletrônico, participação em grupos de discussão e, o principal deles, o acesso a World Wide Web (WWW). O mesmo que rede mundial de computadores. Erroneamente, a Internet é usada como sinônimo de World Wide Web. Cf. WWW

KHz – Forma reduzida de KiloHertz.Unidade de medida de freqüência.

LAN - (Local Area Network) Rede local ou LAN é a sigla que representa uma rede física de computadores interligados. Por exemplo, uma rede de escritório com alguns computadores e um servidor pode ser considerada uma LAN. O principal aspecto que define uma LAN é o seu tamanho/cobertura limitado (geralmente limitado a um prédio, residência ou empresa). Daí vem o nome Lan House.

Mbps - [Forma reduzida para Megabits per second] (Mega bits por segundo). Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital. Equivale a um milhão de bytes.

Microchip - O mesmo que circuito integrado. Em eletrônica, é a montagem de vários componentes eletrônicos, como transistores e resistores, numa única pastilha de cristal de silício ou de outro material semicondutor.
MHz ou MegaHertz - Unidade de medida de freqüência.

Notebook - Tipo de computador pessoal leve e pequeno, dotado de telas de cristal líquido e baterias recarregáveis. Atualmente, os notebooks trazem praticamente os mesmos recursos dos computadores de mesa, com exceção das telas que são pequenas e não têm a mesma qualidade dos monitores de vídeo. Porém, custam quase o dobro dos desktops (computador de mesa) equivalentes.

PDA – (Personal Digital Assistant) Basicamente, é um palmtop que não utiliza teclado para entrada de dados, mas sim uma caneta especial, cuja escrita é reconhecida pela tela. Seus recursos são variados.

Pocket PC – (Personal Computer) Computador de bolso.

Plug-and-play - Não há necessidade de software de instalação.

Spread Spectrum – Tipo de modulação de freqüência.

Tag - Etiquetas

Transceiver - Dispositivo que funciona alternadamente (ou simultaneamente) como transmissor e receptor de rádio. Vem da junção das palavras inglesas transmitter + receiver. Transmissor + receptor.

Transponder - Dispositivo sem fio que recebe e transmite informações via ondas de rádio. Após receber um sinal, o transponder passa a transmitir ao mesmo tempo outro sinal numa outra freqüência. O termo transponder é uma combinação das palavras transmitter e responder, e, em geral, são usados em comunicações de satélites e em sistemas de localização, identificação e navegação. Identificadores de radiofreqüência.

VPN - (Virtual Private Network) Rede privada virtual que opera sobre uma rede pública de telecomunicações.

WAN - (Rede de longa distância) Acrônimo de Wide Area Network, uma rede que interliga computadores distribuídos em áreas geograficamente separadas.

WAP - (Wireless Application Protocol) É um ambiente Wireless caracterizado por uma arquitetura de protocolos definida para acesso à Internet por dispositivos móveis. Tais como celulares e PDAs.

Wi-Fi - [Sigla em inglês para Wireless Fidelity] (Fidelidade sem Fio) popularmente usada para fazer referência aos protocolos 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11i, entre outros do IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers). Hoje, a sigla Wi-Fi está diretamente associada à mobilidade e comunicação sem fio, sendo considerada por muitos como a segunda onda da Internet (Não só o Wi-Fi, assim como as demais tecnologias de comunicação digital wireless; Bluetooth, WiMAX, UWB, ZigBee, entre outras).

WiMAX – [Sigla em Inglês para Worldwide Interoperability for Microwave Access] (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas). O nome é a “máscara" da definição técnica da norma 802.16a, um novo padrão sem fio.

Wireless LAN ou WLAN - [Sigla em inglês para Wireless Local Network Area] (Rede Local Sem Fio) Tecnologia que permite a implantação de uma rede local (LAN), sem uso de fios ou cabos, empregando ondas de rádio de alta freqüência para comunicação e transmissão de dados.

 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima