WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LINK BUDGET      (12)

Webes Pacheco 

Esta página contém duas figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Fading (Desvanecimento)

Quando um sinal é transmitido através de um canal de rádio, este experimenta atenuações que pode ocorrer durante o tempo. A isto denominamos fading ou desvanecimento.

Variação do sinal + fading em função da distância



Como vimos anteriormente o canal de comunicação móvel é caracterizado por 3 componentes:

- Um componente determinístico dependente da distancia d onde o path loss PL α dn. O valor do expoente do path loss é dependente do tipo de região (ambiente). Para visada direta (LOS – line of sight) em regiões urbanas 3<n<5. 

- Componente randômico representando o efeito de grandes obstruções no caminho de propagação, i.e., devido ao relevo, prédios, árvores, etc. Também é conhecido como Shadowing fading ou Log-Normal fading, uma vez que este tipo de fenômeno obedece a distribuição Log-Normal.

- Long-term fading afeta a potência média do sinal transmitido. 

-  Componente randômico que ocorre devido ao efeito multipercurso onde a cada raio chega de diferentes caminhos e diferentes fases e a soma de vários raios refletidos causam a variação do sinal para mais (soma dos raios) ou para menos (diferença entre os raios).

- A taxa de variação do fading é proporcional a velocidade do móvel.

- Short-term fading afeta os detalhes do sinal transmitido.

- Chama-se Rayleigh fading pelo fato deste fenômeno comportar-se de acordo com a distribuição de probabilidade de Rayleigh.



Long-term e short-term fading



Como mostra a figura o canal com fading pode ser visto como um processo estocástico com a média do sinal variando no tempo. A componente lenta do sinal deve-se ao long-term fading ou shadowing fading e a componente rápida deve-se ao short-term fading.

 

Home WirelessBR                    Anterior                   Próxima