WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LINK BUDGET      (15)

Webes Pacheco 

Esta página contém quatro figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

10.3    Diversidade

Uma das formas de minimizar os efeitos do fading é utilizar a margem de fading o que em termos de potência não é uma técnica muito eficiente (econômica); outra forma é utilizarmos a diversidade.

A diversidade é uma técnica que reduz a ocorrência do sinal de fading fornecendo ao receptor várias réplicas do mesmo sinal transmitido por caminhos de propagação independentes ou canais de fading independentes. Assim a chance de que todos os sinais transmitidos sofram fading ao mesmo tempo é muito pequena.

Réplicas do sinal com fading


Tipicamente, a diversidade provê um ganho no uplink combinando ou comparando dois sinais recebidos e não correlacionados.

Há varias maneiras de gerar réplicas não correlacionadas do sinal transmitido para o receptor:

Diversidade espacial 

A variação espacial do canal de rádio é usada como meio e fornecer múltiplas cópias não correlacionadas do mesmo sinal no receptor. Consiste em usar duas antenas separadas fisicamente por uma distancia "d" para fornecer dois sinais de fading diferentes, isto é, duas réplicas do sinal desejado no receptor. A distância "d" (em comprimento de onda) depende da altura "h" (em comprimento de ondas) das antenas.




Divesidade em espaço




Diversidade em freqüência

O sinal é transmitido por 2 ou mais freqüências separadas por uma largura de banda Δf tal que os 2 sinais de fading recebidos nas 2 freqüências sejam não-correlacionados.




Diversidade em freqüência utilizando 2 freqüências




A largura de banda Δf deve ser maior que 50 KHz para áreas urbanas e 300 KHz para áreas suburbanas. Em áreas abertas a largura deve ser maior que 8 MHz.


Diversidade por polarização

Os sinais transmitidos com polarização do campos elétricos horizontal e vertical são não-correlacionados tanto no receptor quanto no transmissor. Os sinais são transmitidos usando antenas polarizadas na estação rádio-base e recebidas por duas antenas polarizadas na unidade móvel e vice-versa. Uma desvantagem deste tipo de diversidade é a redução de 3dB na potência transmitida na estação rádio-base uma vez que é necessário dividir o sinal para as duas antenas polarizadas.



Diversidade de sinal por polarização horizontal e vertical do sinal



Home WirelessBR                    Anterior                   Próxima