WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LINK BUDGET      (14)

Webes Pacheco 

Esta página contém duas figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

10. Equipamento/Tecnologia

Os equipamentos e as tecnologias utilizadas nos sistemas de comunicações móveis são muito importantes para determinarmos a máxima potência disponível no sistema. Vamos ver a seguir alguns dos principais componentes que afetam diretamente na qualidade do link e conseqüentemente do serviço oferecido.


10.1 Antenas para Estações Rádio-Base

As principais antenas utilizadas em sistemas celulares são:

Antenas Omni direcionais: são na maioria dipolos ou array de dipolos com ganhos variando de 0-9 dBd. Elas são utilizadas em cell sites (células) com pouca interferência como sites rurais.

Antenas Setorizadas: são antenas direcionais e tipicamente cobrem 120, 105, 90 ou 60 graus no plano horizontal. Elas tem maiores ganhos que as antenas omni e variam de 9-14 dBd. Elas são tipicamente usadas em áreas urbanas que tem muitos sites com áreas de cobertura pequenas. 


Torre com antenas painéis e 3 setores




As antenas utilizadas em móveis ou em portáteis normalmente são antenas omni. O ganho típico de uma antena de um aparelho móvel está entre 1 a 4 dBi, enquanto que para os aparelhos portáteis não tem ganho.

10.2 Amplificadores


Os amplificadores de potência (PA - Power Amplifier) são componentes de RF que contribuem diretamente para o aumento da área de cobertura da célula. Os amplificadores de potência tem a capacidade de ajustar a potência de saída para balancearmos o link na cobertura desejada. Estes amplificadores são utilizados nos equipamentos das estações rádio-base.

Há um outro tipo de amplificador, Tower Top Amplifier, que são instalados no topo das torres próximos às antenas para minimizar as perdas dos cabos de RF. Normalmente usado em sites com mais de 100 metros de extensão. O ganho do amplificador é ajustado para compensar as perdas dos cabos e conectores de forma que o ganho total do sistema seja 0 dB. 

As tabelas a seguir mostram alguns exemplos de amplificadores.

AMPLIFICADORES DE POTENCIA

Sistema

PA – Potência Saída

GSM

2.5-32W

DCS 1800

2.5-20W

AMPS/TACS

0.5-100W

 

Tower Top Amplifier

Amplificador

NF (dB)

Ganho (dB)

Decibel DB8981A (US Cellular)

5.5

>20

Sinclair RM-43001/TT(806-960 MHz)

4.5

>15


Home WirelessBR                    Anterior                   Próxima