WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

LINK BUDGET      (17)

Webes Pacheco 

Esta página contém cinco figuras. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.


10.4   Perdas

Normalmente cabos, jumpers, conectores, combinadores, etc adicionam perdas na propagação do sinal e estas perdas devem ser consideradas no cálculo do link budget uma vez que afeta a potência transmitida pela Estação rádio-base ou pela estação móvel.

Cabos
Para os cabos de RF utilizados na Estação rádio-base os fabricantes dos mesmos fornecem tabelas contendo as perdas de sinal em função do comprimento do cabo, da freqüência de operação e do tipo de cabo (material utilizado). Segue um exemplo:

Cabo

Tipo de cabo (diam. polegadas)

Uso recomendado

Perdas (dB) - (por 100ft. em 900 MHz)

Perdas (dB) -(por 100ft. em 900 MHz)

LDF4-50

1/2” Heliax Foam

Jumper

2.160

 

LDF5-50

7/8” Heliax Foam

<55 m

1.210

1.97

LDF6-50

1 ¼” Heliax Foam

<75 m

0.907

1.45

LDF7-50

1 5/8” Heliax Foam

<90 m

0.750

1.25

HJ12-50

2 ¼” Dieletrico Ar

>90 m

0.535

 

HJ8-50

3” Dielétrico Ar

>90 m

0.510

 

HJ9-50

5” Dielétrico Ar

>90 m

0.750

 

 

Os top jumpers são cabos que conectam o cabo principal à antena e tem de 1 a 5 metros de comprimento contribuem em média com 0.5 dB para a perda total do sistema. Já os bottom jumpers conectam o PA (amplificador de potência) ou combinador ao cabo principal e como o top jumper contribuem em média com 0.5 dB de perda. 

Observação: os números acima variam de acordo com o fabricante e devem ser verificados no momento do projeto.

Conectores
Os conectores de RF tipicamente contribuem com 0.1 dB de perda cada um.

Nos EUA um conector de 50 W normalmente é do tipo N e coaxial. Na Europa o mais utilizado é 7/16 DIN e no Brasil normalmente depende da procedência da antena, ou seja, se o fabricante de antenas for americano será do tipo N se for europeu será do tipo DIN.

Pára-raios
Os pára-raios tem o objetivo de proteger os equipamentos de RF contra descargas elétricas oferecendo um caminho até a terra e normalmente é instalado no topo da torre. O pára-raio contribui em geral com 0.1 dB de perda da potência de RF.

Combinador (Estação Rádio-Base)
Um combinador é um equipamento que permite que múltiplos transmissores transmitam na mesma antena em freqüências diferentes. Há 2 tipos de combinadores: 
- o combinador híbrido que combina duas freqüências de transmissão e 
- o combinador de cavidade que combina duas ou mais freqüências de transmissão.

 

Caracteristica

Cavidade

Híbrido

Faixa de Freqüência (MHz)

806-960

806-1000

Potência de entrada (W)

150

150

Perda de inserção (dB)

2 a 4.8

3.8 a 7.4

VSWR Máximo

1.5:1

1.5:1

 


Duplexador
O duplexador torna possível a transmissão e a recepção simultaneamente por um única antena, além de permitir uma isolação entre o sinal de transmissão e o de recepção. Normalmente o fabricante fornece os valores relativos às perdas como tabela abaixo:

Característica do duplexador

Valor

Isolação (em todas as 4 portas, com as portas não usadas terminadas por 50 ohms)

>60 dB

Perda de Inserção (todas as portas)

0.5 dB

Potência

500W

VSWR de entrada

1.5:1 (max)



Perdas causadas pelo corpo
Estas são as perdas causadas pelo fato do telefone às vezes estar no bolso do usuário, na cintura ou mesmo devido à posição do móvel quando o usuário está em conversação. Enfim é a perda provocada pelo corpo do usuário quando este bloqueia o aparelho móvel de ter um link direto com a estação rádio-base.

                  

Perdas no corpo

As perdas no corpo variam entre 2 a 4 dB.

Perdas em automóveis (in car)
São as perdas de sinal devido ao uso de aparelhos portáteis dentre de automóveis. Estas perdas ocorrem devido a refração do sinal e variam de 4 a 10 dB.

              

Perdas in car

Perda dentro de edifícios (In door)
Análogo ao caso anterior é a perda devido à refração do sinal do ambiente externo para dentro de edifícios, residências, etc. Como pode-se notar estas perdas variam com o tipo de edifício, isto é, se tem mais janelas, se tem mais concreto, se tem fachada de metal, a espessura da parede, etc. Em geral consideramos a faixa de 10 a 20 dB para projeto. 

Em casos em que o edifício deve ser atendido com serviço celular como escritórios, hotéis, shoppings, etc é necessário fazer um estudo e projeto específico para estes casos partindo-se aí para a instalação de microcélulas e neste caso é um outro projeto com seu link budget à parte fugindo ao escopo deste tutorial.

Perdas in door



Home WirelessBR                    Anterior                   Próxima