BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


04/06/09

• Crimes Digitais (68) - Voo panorâmico + "Termo de mútua cooperação" entre a "CPI da Pedofilia" e as Operadoras

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, June 04, 2009 3:14 PM
Subject: Crimes Digitais (68) - Voo panorâmico + "Termo de mútua cooperação" entre a "CPI da Pedofilia" e as Operadoras
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Com a indulgência de todos, permito-me perpetrar mais um temerário resumo, desta vez sobre o assunto "Crimes Digitais", com base apenas nos "posts" anteriores e em notícias da mídia.  :-)
Os "posts" estão registrados no BLOCO e na Seção Crimes Digitais do site WirelessBR.
 
Vou percorrer alguns meandros a partir de uma notícia de ontem, sobre a "CPI da Pedofilia", registrada no final desta mensagem.
 
A CPI da Pedofilia tem produzido resultados concretos, a saber:
- Lei recente que alterou o Estatuto das Crianças e dos Adolescentes (Lei n° 11.829, DE 25 de novembro de 2008);
- Termo de Mútua Cooperação entre "prestadoras de serviço de telecom, de provimento de acesso à internet e de serviços de conteúdo e interativos na internet".  
 
O "Termo de Cooperação Mútua", como o próprio nome esclarece, não é uma Lei e seus deveres e obrigações estão restritos aos signatários.
Mas, com certeza, afeta os clientes das entidades que participam do "Acordo".

Já divulgamos a
versão original deste Termo, e o nosso José Smolka fez um enorme dever de casa em pleno Natal e nos presenteou com uma mensagem em que comentou cada item do Termo.
 
Na ocasião registramos estas informações:
- Brasil Telecom, Oi/Telemar e TIM assinaram o Termo;
- Participaram dos trabalhos mas não assinaram o Termo: Vivo, Claro, IG, NET, Telefônica, Terra e UOL, da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet) e da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix).

Uma notícia de ontem informa uma nova rodada de negociações entre a CPI da Pedofilia e as operadoras (transcrição mais abaixo).
Ainda não houve acordo mas registrou-se um avanço. com a participação da Vivo, Claro, Embratel, Telefônica e Net.
 
Mas o senador Magno Malta, presidente da CPI, não resistiu e andou "azeredando" (ou "mercadanteando") e apresentou um PLS - Projeto de Lei do Senado sobre obrigações do provedores e que "disciplina a forma, os prazos e os meios de preservação e transferência de dados informáticos mantidos por fornecedores de serviço a autoridades públicas, para fins de investigação de crimes praticados contra crianças e adolescentes, e dá outras providências".

Conhecemos a íntegra deste "
PLS Magno Malta" que teve seu texto de justificativa também comentado pelo Smolka.
Dissemos que o "Termo de Cooperação Mútua" afetará os clientes das operadoras signatárias mas o "PL Magno Malta" atingirá toda sociedade.

Tivemos oportunidade de transcrever também um
novo PLC - Projeto de Lei da Câmara, do deputado Nelson Goetten que cria um Estatuto da Internet no Brasil e "aborda a questão de segurança da informação digital de forma ampla e sintonizada com os mais avançados dispositivos legais em vigência no mundo".

Na ocasião registrei este "sentimento" sobre os diversos projetos envolvendo crimes cibernéticos:
Salvo melhor juízo, pela importância e pela repercussão, urge a criação, no Congresso, de uma "entidade interna" que coordene todos estes esforços legislativos sobre crimes digitais e o uso da internet, se possível, com a participação da sociedade civil.
 
Comentei que há um precedente recente que é Comissão de Reforma do Código de Processo Penal, instalada em julho de 2008 pelo Senado e integrada por experientes e respeitados juízes, procuradores de justiça e criminalistas.
 
Sugerimos a Comissão de Crimes Digitais num "post" do BLOCO e houve uma repercussão do José Smolka.

O "PL Azeredo" sobre Crimes Cibernéticos, em final de tramitação, está para ser votado a qualquer momento.
A reação "dos "contra", muito desinformados e, eventualmente mal-intencionados, visando apenas os holofotes da mídia, e a repercussão desta mídia, também desinformada mas por incompetência, é lamentável.

A realidade é esta: se o PL Azeredo, aprovado no Senado em julho de 2008, for rejeitado em sua totalidade, o assunto não é "zerado", pois passa a valer o PL anterior, aprovado na Câmara em 2003; este é uma "versão piorada", sem os ajustes feitos pelo senador Azeredo e sem os bons acréscimos feitos pelo senador Mercadante.
Estas duas versões estão registradas
neste "post".

É esta noção que nos dá a motivação, não para defender o "PL Azeredo", mas para estudá-lo; se forem cumpridos os ritos dos Regimentos do Congresso, teremos em breve uma nova lei com base no "PL de 2003" ou com base no "PL de 2008", eventualmente com algumas adaptações.

Olá, D. Mídia!
Para saber exatamente com será a tramitação final do "PL Azeredo" basta consultar a jornalista e assessora de imprensa do gabinete do senador Azeredo, sra. Isabella Duarte Tavares (
ISABELL@senado.gov.br, fones do gabinete:  61 3311 2323  -   61  8111 4386  -   31 3282 7752  -  31 9981 2848).
 
Estudamos o "PL Azeredo" em nossos fóruns intensiva e detalhadamente, a partir de novembro passado, e por quase três meses.
 
Quem acompanhou o estudo há de concordar: a Petição contra o PL, que está com mais de 140.000 assinaturas pecou por enorme exagero. E isto certamente a enfraqueceu - ou invalidou - junto aos parlamentares que examinam o Projeto na sua tramitação final na Câmara.

Concluído o estudo, minha opinião é que o "PL Azeredo"  pode até ser aprovado como está e isto não vai desestabilizar a sociedade e os usuários da internet.
Claro, se os dois artigos considerados polêmicos pudessem ser suprimidos sem descaracterizar os demais, seria o ideal.
Os demais artigos, que tipificam os crimes digitais, são perfeitamente adequados e coerentes!
 
A Petição contra o PL entra para a história como um sucesso de motivação e reação popular.
Infelizmente, considero que os autores da "Petição" cometeram um enorme erro de avaliação, levados pela precipitação.
A "Petição" inicial foi feita alguns dias antes da votação no Senado e, após esta, teve um pequeno reajuste na apresentação para dar-lhe validade e continuidade na tramitação do PL no Congresso. Mas o conteúdo permaneceu o mesmo!
A argumentação não se sustenta à luz do texto aprovado no Senado, conforme se confirmou no nosso estudo.
Mesmo assim, a Petição continuou e continua "no ar" até hoje e, nestes termos, configura-se como propaganda enganosa que convenceu milhares de pessoas a assiná-la, sem conhecer o texto do projeto, confiando na opinião dos autores. 

Para nos dar mais combustível para defender uma Comissão Interna no Congresso sobre Crimes Cibernéticos, surgiu na mídia, em março deste ano, a notícia da existência de um "PL Tarso Gerno" ainda mais rigoroso que o "PL Azeredo".
Este, com o aval da Casa Civil, teria o objetivo de complementar o que restasse do "PL Azeredo" após a atual tramitação.
A mídia chegou a divulgar alguns trechos mas já temos a íntegra, que será motivo de outra mensagem.

No momento assistimos à uma série de manifestação contra a aprovação do "PL Azeredo" com as mesmas argumentações da "Petição".
E acompanhamos a mídia repercutindo tudo, entrevistando "os de sempre", ou seja, noticiando mas não informando.
A mídia pode e deve se aprofundar neste assunto, principalmente nos detalhes da tramitação e tentar ouvir a opinião de juristas que tenham realmente estudado o PL para fornecer aos leitores opiniões menos engajadas e mais equilibradas.

Por tudo isso, pode-se perceber que, sem um "comando de estudo centralizado", no âmbito do Congresso, formado por "sábios e especialistas neutros", dificilmente teremos uma boa lei sobre crimes cibernéticos e continuará sendo tecida uma legislação remendada sujeita à interesses de toda ordem.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
---------------------------------
 
Fonte: TIInside
[03/04/09]  
Avança acordo com teles para cooperação em CPI da Pedofilia
 
As operadoras de telefonia Vivo, Claro, Embratel, Telefônica e Net reuniram-se nesta quarta-feira, 3, com o corpo técnico da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia para tentar chegar a novo acordo que leve à assinatura de um termo de cooperação entre as empresas e as autoridades brasileiras. A ideia é agilizar o acesso aos sigilos telefônicos dos investigados por pedofilia.
 
“Houve avanços, quebramos o sentimento de antagonismo que estava no ar, mostramos que há questões que deixam as empresas em situação de desconforto. Eles compreenderam, nos deram razão em alguns pontos, em outros continuam mantendo a mesma posição, mas percebemos que a coisa começa a caminhar”, explicou Luiz Francisco Carvalho Silva, advogado da Vivo que também representou as demais empresas nesta reunião.
 
Um termo já foi firmado em dezembro 2008 por TIM, Oi/Telemar e Brasil Telecom, mas foi rejeitado pelas empresas restantes, que discordavam de pontos específicos, como a existência de sanções para quem não cumprisse o estabelecido.
 
Segundo Luiz Francisco, as empresas entendem que um termo de cooperação não se coaduna com a existência de penalidades, afinal, já existem punições previstas em lei para os casos em que não há obediência aos órgãos legais nem a prestação dos esclarecimentos pedidos.
 
“Mas temos a expectativa e a perspectiva de propor pequenas modificações nas interpretações de cláusulas desse termo, estou confiante e acho que vamos assinar”, disse Francisco.
 
O acordo firmado em 2008 prevê, por exemplo, que as informações sobre pessoa investigada por crime praticado pela internet contra criança e adolescente deverão ser fornecidas em até três dias pelas empresas, mediante requisição feita por autoridade policial ou judicial. Esse prazo de transferência dos dados cai para 24 horas quando houver risco à vida dos menores, e para duas horas quando se configurar risco iminente à vida de crianças e adolescentes.
 
A falta de colaboração de algumas dessas entidades, segundo o presidente da organização não governamental SaferNet, Thiago Tavares, está se tornando "um problema intransponível para o sucesso das investigações". Ele revelou que se discute até mesmo a prorrogação da comissão até a solução desse impasse. Nova reunião entre os representantes das teles deve ocorrer na semana que vem. As informações são da Agência Senado.
Da Redação
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil