WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2012 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


01/12/12

• Rádio Digital - O retorno (25) - Um pequeno "eco" da 2ª reunião do "novo" Conselho Consultivo do Rádio Digital

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
A segunda reunião do ressurrecto Conselho Consultivo do Rádio Digital aconteceu na data prevista: quarta, 28 de novembro.
A mídia, dita especializada, simplesmente ignorou o "evento", se é que foi aberto ao público: somente alguns alguns blogs referenciaram, com base no texto transcrito mais abaixo, da página do Minicom (conforme o serviço "Alerta do Google").
Não foram divulgados detalhes do que aconteceu, quem compareceu ou não, eventuais perguntas e respostas, etc.
Para o público leitor interessado, ficou uma sensação da música "Conceição": ninguém sabe, ninguém viu...

02.
Segundo a notícia, foram apresentados os testes realizados nos últimos dois anos, que já referenciamos aqui, neste "post" recente: Rádio Digital - O retorno (24) - Minicom atualiza relação dos "novos" testes + Links para as avaliações + Relação de matérias sobre os testes "antigos", desde 2005

03.
Fiz uma visita panorâmica nos testes divulgados. Não tenho condições de formular uma avaliação precisa mas fica a impressão que foram realizados com seriedade, por profissionais competentes, todos relacionados nos documentos.
Mas fica também uma dúvida genérica se realmente poderão ser utilizados para comparação, pois foram realizados em locais diferentes e em condições diferentes.
A conferir pelos especialistas!

04.
Neste "post" recente divulguei um artigo que faz a defesa do padrão europeu DRM e comentei na ocasião:
(...) A matéria, que defende o DRM, apresenta muitas informações qualitativas, mas no término, os autores acenam com esta possibilidade que, na minha opinião, enfraquece a argumentação, pois já vimos tese semelhante na adoção do padrão japonês de TV Digital:
"Com a adição do Ginga ao DRM, somadas possíveis melhorias, o padrão aqui proposto é o DRM-B, um padrão de radiodifusão digital baseado no DRM com adaptações nacionais.".

05.
A citada notícia da "segunda reunião" do conselho informa, "en passant":
(...)
- A próxima reunião do conselho consultivo está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de dezembro, e contará com um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio.
- O encontro seguinte, no dia 13, terá a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga no rádio digital.(...)

06.
Seria muito bom que os componentes do Conselho fizessem um "dever de casa" para o debate com o "IBOC" e o "DRM".
Todo o material disponível sobre o tema está reunido aqui, no WirelessBRASIL: Rádio Digital.
Seria interessante também ter em mãos cópia do polêmico teste do IBOC feito pelo Instituto Mackenzie (está "sumido" da web, depois de ter sido publicado pela ABERT) e, claro, os argumentos do então ministro Helio Costa quando desistiu de implantar o Rádio Digital.
Fica  a sugestão

07.
O "Ginga", em resumo, é um software intermediário, desenvolvido no Brasil, para permitir a interatividade na TV Digital.
Seu desenvolvimento e implantação são assuntos polêmicos, quase esotéricos, para entendimento de apenas poucos iniciados, entre eles a competente e sempre bem informada jornalista Cristina de Luca. Seu blog, Circuito de Luca, praticamente especializou-se no acompanhamento, desde sempre,  deste imbróglio que responde pelo nome genérico de Ginga.

Acompanhei o assunto, sempre com base no blog da Cristina, até 2009. Mantive uma página especial sobre o tema, TV Digital - Interatividade - Ginga, que contém um resumo até 2009. Já estou garimpando novamente o "Circuito de Luca" para registrar as matérias a partir de 2010, reciclar a página e tentar completar o resumo.

08.
Mas adianto uma temerária opinião não técnica: tentar vender o "DRM com Ginga", como se fosse um "padrão brasileiro", no popular, é uma bela embromação, que não corresponde à seriedade do trabalho que se espera do ressuscitado Conselho Consultivo do Rádio Digital.
A conferir!

Boas Festas e um ótimo 2013!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

-------------------------------------------------

Leia na Fonte: Minicom
[29/11/12]  Rádio digital: conselho consultivo apresenta balanço de testes

Medições foram realizadas em quatro capitais. Resultados estão disponíveis no site do MiniCom

Brasília, 28/11/12 – A segunda reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital, realizada nesta quarta-feira, teve como foco os testes que o Ministério das Comunicações e o Inmetro realizaram em quatro capitais brasileiras com os padrões HD Radio (norte-americano) e DRM (europeu). Os testes foram concluídos em julho e estão sendo estudados pelo conselho, formado por representantes do Governo federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.

De acordo com a coordenadora-geral de Avaliação de Outorgas substituta, Elza Fernandes, o objetivo da reunião foi apresentar uma visão geral dos testes e mostrar como foram feitas as medições, tanto para rádios comerciais quanto comunitárias. Elza Fernandes ressalta que os testes técnicos representam apenas uma etapa da discussão e que ainda não é possível definir qual padrão será adotado pelo Brasil.

“Estamos levantando as questões que ainda precisam ser estudadas. Esse é o momento para se pensar a parte técnica, mas não podemos nos esquecer das outras questões envolvidas, como serviços, produção tecnológica, aspectos econômicos e diplomáticos. Ainda temos muita coisa para discutir”, afirmou.

A próxima reunião do conselho consultivo está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de dezembro, e contará com um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio.

O encontro seguinte, no dia 13, terá a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga no rádio digital.

Os resultados dos testes realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações. Para acessá-los, clique aqui.