WirelessBRASIL

   

BlocoTecnologia

2012 - TELEBRÁS E PROJETO NACIONAL DE BANDA LARGA (PNBL)

 
Telebrás e PNBL

Página inicial


WirelessBrasil

BLOCO Tecnologia


Obs: Apenas dois "posts" foram registrados em 2012


22/03/12
Telebrás, Eletronet e PNBL (405) - "Plano Nacional de Banda Larga é lento, caro e para poucos, acusa Idec" + "Bloco Resistência"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
O tempo está curto por aqui e tenho me dedicado um pouco mais ao Bloco Resistência (coluna da direita do Portal WirelessBRASIL).

Este Bloco foi criado em 2009 para possibilitar que os participantes dos Grupos WirelessBR e Celld-group pudessem opinar sobre "outros assuntos", para não contaminar os debates mais técnicos que são os focos dos nossos Grupos.

Pelos "pvts" que recebo - e não são poucos - identifico que até mesmo aqueles que incentivaram a criação do "Resistência" optaram por não participar, temerosos do intenso patrulhamento pelos "simpatizantes governistas". Deste modo, tenho produzido sozinho todo o conteúdo do Bloco.

No momento meu foco é a "Comissão da Verdade" e o resgate das notícias dos jornais da época, dia a dia, no mês de março de 1964, que antecedeu a "Revolução" do dia 31.
O movimento anticomunista foi gestado inicialmente, bem antes de 64, no âmbito da sociedade civil e, numa época sem celulares, internet e redes sociais é fascinante ler, neste artigo, o trabalho de bastidores realizado principalmente pelas mulheres brasileiras. Imperdível!

O domínio "wirelessbr.org" manteve uma média de 3.300 visitas diárias nos últimos 11 meses. Mas ocorrem picos inesperados, como do dia 15 de março em que critiquei a jornalista Miriam Leitão, ativista da Comissão da Verdade e, indiretamente, da revisão da Lei da Anistia, e que gerou 19.400 visitantes.

No topo da coluna do Bloco Resistência mantenho este registro:

"O BLOCO (Blog do Coordenador) RESISTÊNCIA é um exercício de cidadania contra os desmandos de toda ordem que assolam nosso BRASIL. O Coordenador da Portal, Helio Rosa, é um engenheiro de telecom aposentado e um cidadão na ativa. Com 70 anos de idade, acompanhou e vivenciou a história recente do país e é
testemunha ocular e sobrevivente do "atentado do aeroporto dos Guararapes", em 1966, praticado por integrantes da "luta armada" que pretendia implantar no país uma "ditadura do proletariado", de inspiração chinesa e soviética.

Vários jornalistas, de diversas áreas, assim como alguns participantes, têm perguntado e transcrevo parte do "Quem Somos" do Portal:

"
Helio Rosa  (rosahelio@gmail.com), 70 anos, tem formação em engenharia de telecom,  análise de sistemas e programação de computadores. Está aposentado de atividades remuneradas.
Mantém com recursos próprios  e coordena em tempo integral as atividades do Portal WirelessBRASIL.  Participa, desde o ano de 2000, do Grupo de Debates WirelessBR onde atua como Moderador. Participa também do Celld-group, onde já atuou na equipe de Moderadores.
Criou o Portal WirelessBRASIL em 2003, o Blog "BLOCO Tecnologia" em 2006 e o Blog "BLOCO Cidadania/Resistência" em 2009.
Fez carreira no Exército Brasileiro onde ingressou mediante concurso em 1959. Cursou a Escola Preparatória de Porto Alegre (EsPPA), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), turma de 1973. Na ativa, atuou nas áreas militares de Telecomunicações e Informática.
Está reformado ("aposentado") no posto de Coronel."

Dentro do seu foco, o "Bloco Resistência"  continua aberto à participação de todos interessados.
Por favor, agora que as informações sobre o "Bloco Resistência" estão niveladas, peço que as eventuais repercussões sobre o texto acima seja feitas em "pvt". 
Obrigado!

02.
Voltemos ao famigerado PNBL.

Transcrevo mais abaixo esta notícia:
Leia na Fonte: IDG Now!
[21/03/12]  Plano Nacional de Banda Larga é lento, caro e para poucos, acusa Idec - por Ricardo Zeef Berezin

Em complemento registro novamente mais duas matérias:

DOU nº 90 - 13/05/2010 - Íntegra do Decreto que instituiu o PNBL

Fonte: Estadão
13/05/10]   Comitê que vai coordenar o Plano Nacional de Banda Larga tem nova composição - por Gerusa Marques, da Agência Estado (sobre o CGPID - Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital)

03.
Devido à total falta de tempo, comento apenas:
Telebrás e PNBL - Tudo isso é uma vergonha!

Ler mais


13/02/12
Telebrás, Eletronet e PNBL (404) - Cai, "oficialmente", a máscara da Telebrás

Olá, WirelessBR e Celld-group!

01.
Sou leitor assíduo do Blog "Insight - Laboratório de Ideias", de Leonardo Araújo, que já participou de nossos Grupos.
O Blog, criado com o propósito de divulgar notícias sobre a Telebrás, teve grande impulso e divulgação na época que Leonardo atuava em nossos debates.

Leonardo Araújo é forte acionista da estatal e devo registrar que já especulei aqui que, eventualmente, ele teria até influência nos destinos da Telebrás. Como disse, pura especulação, com base apenas na leitura de seu próprio blog.
O Blog "Insight" tem funcionado, não raro, como um "diário oficial oficioso" (ops!) da Telebrás e tem uma boa coleção de atas das diversas reuniões e assembleias da estatal.
Tem muito conteúdo interessante mas é bom ficar atento nas datas e nas montagens de matérias...  :-)

02.
Estava colecionado artigos e notícias e rascunhando mais um texto crítico sobre a Telebrás e o desvio das suas metas originais, propaladas pelo governo para justificar a ressurreição.
Confesso que fiquei frustrado :-) pois visitei o blog Insight e encontrei lá a crítica que gostaria de escrever, mas redigido pelo Leonardo, para exaltar a estatal. :-))
Confiram e pasmem:

Leia na Fonte: Blog "Insight - Laboratório de Ideias"
[12/02/12]   Investidor e fundo declaram ter adquirido mais de 5% das ações preferenciais da Telebras

Está transcrito mais abaixo e serve para desmascarar, definitivamente, o que se sabe em Brasília (onde estou há alguns meses): a Telebrás é mais um tortuoso instrumento de poder do PT. Poder pelo Poder. Porque governar e produzir, que é bom... nada!

03.
Lembro que em junho de 2011 eu comentava aqui:
(...)
Não tenho duvidas de que a Telebrás, sob pretexto de gerir o PNBL, foi literalmente tomada de assalto por acionistas e especuladores que, não contentes com os estratosféricos ganhos com as oscilações do preço das ações da estatal, agora estão de "olho gordo" nos bilhões prometidos para a implantação do PNBL.
O temor inicial era que a empresa se transformasse num enorme cabide de empregos; adiciona-se agora um novo temor, a de que será um enorme balcão de negócios.
E por falar em balcão, a mídia noticiou um provável mas profético ato falho: Caio Bonilha assumiu a presidência da Telebrás com uma missão do ministro Paulo Bernardo (Comunicações): transformá-la em um balcão de aluguel de infraestrutura para massificar a internet.
Resumo: tudo isso é uma vergonha! (...)

Lembro também as palavras do Caio Bonilha, amplamente divulgada pela mídia na ocasião: "A Telebrás uma empresa de capital aberto, temos que gerar valor para os acionistas".
Repito: tudo isso é uma vergonha!

03.
Na sequência transcrevo este artigo de hoje anotado no "Clipping MP" e também constante do Blog Insight, como parte de uma montagem com outros textos:

Leia na Fonte: Clipping MP - Origem: Valor Econômico
[13/02/12]  Governo dá novas missões ambiciosas para a Telebras
Trecho inicial:
(...) Reativada em 2010 para colocar de pé ambicioso plano de popularização da internet, a Telebras praticamente não saiu do lugar. Foi alvo constante de críticas das operadoras de telefonia, perdeu orçamento e sofreu com auditorias do Tribunal de Contas da União. Agora, o governo decidiu dar novo alento à estatal.
Desde que foi reativada, há exatamente dois anos, a Telebras conseguiu estar no centro de quase tudo, menos das telecomunicações. Recriada para liderar um projeto inédito de popularização da internet rápida no país, a estatal passou a ser alvo constante de críticas por parte das operadoras privadas de telefonia, sofreu esvaziamento político e financeiro, foi emparedada pelas auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e acabou metida em um ostracismo que transformou seus planos e metas em belas peças de ficção.
"Tudo isso passou", diz Caio Bonilha, que há nove meses assumiu a presidência da Telebras. Na semana passada, uma dúzia de fornecedores de equipamentos esteve na sede da estatal, em Brasília, para checar detalhes do que a empresa comprará ao longo de 2012. "É uma forma de todo mundo se antecipar e estar preparado para as licitações", diz o executivo. (...)

Ler mais