FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES
Mensagens 


ComUnidade WirelessBrasil

 Janeiro 2009               Índice Geral



17/01/09

•  O que é "backhaul"? - Recordação...

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, January 17, 2009 4:45 PM
Subject: O que é "backhaul"? - Recordação...
 

Por muito oportuno, transcrevemos abaixo, "sem tirar nem por", uma mensagem de novembro passado. :-)
Atualizamos apenas a relação de "posts".

Continuamos salivando novas informações para esclarecimento geral, para técnicos e "não iniciados", o que significa exatamente "backhaul" no sentido em que está sendo usado nesta polêmica.

Qualquer informação e/ou opinião sobre o tema é muito bem-vinda!

Na próxima mensagem vamos colecionar as notícias recentes sobre o assunto.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------------------
 
 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: tele171@yahoo.com.br ; Flávia Lefèvre ; Smoka ; josersp ; bruno@openline.com.br ; Rubens Kuhl Jr. ; rublst@mandic.com.br ; Mariana Mazza ; Cristina De Luca ; Miriam Aquino ; Daniela Braun ; Ana Paula Lobo ; Renato Cruz ; Ethevaldo Siqueira ; marineide@telecomonline.com.br ; gindre@indecs.org.br ; Jana de Paula ; Alice Ramos
Sent: Thursday, November 20, 2008 10:33 AM
Subject: Recordação: Parecer técnico sobre o termo "BACKHAUL" + Debate sobre a "liminar" 

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O assunto "liminar do backhaul" gerou um turbilhão de mensagens em "pvt": são participantes tímidos, inseguros e "temerosos de exposição", que acompanham tudo mas preferem não aparecer nos fóruns

Por favor, isto não é dito de forma depreciativa, pelo contrário: nenhum afiliado é obrigado a participar do plenário dos fóruns; os "ocultos" ou "ouvintes" são "tão preciosos quanto" pois trazem novos membros, "exportam" mensagens para o mundo exterior e prestam uma enorme ajuda em "pvt" com suas dúvidas e sugestões.

 
Muitos ainda não conseguem "visualizar" ou "materializar" o bendito "backhaul" [não posso evitar a brincadeira: se é que existe...o Zé Roberto S. Pinto que o diga...]  :-))  :-))

Aqui estão algumas "definições" já veiculadas em nossos fóruns:
 
(...) Porém o novo decreto define, agora, a criação do "Backhaul", como sendo uma "infra-estrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora." Porém, o governo deixou em aberto, quem fará a "última milha", ou seja, a conexão do cidadão ou da escola no município com essa rede. (...) Fonte: BLOCO: 16/04/08  O que é "backhaul"? (05) - Repercussão do nosso participante Rogério Gonçalves,...]
 
Normalmente, o termo "backhaul" é mais utilizado para referenciar os "links" (por cabo ou wireless) que unem as células da telefonia celular ou os APs das redes wi-fi e, com menos freqüência, na telefonia fixa, que ainda utiliza o termo "tronco" para referenciar as redes principais. Porém, no contexto do decreto 6.424/08, fica claro que o governo está utilizando o termo "backhaul" para encobrir uma manobra ilegal, que atribui metas de universalização de serviços de comunicação de dados para as concessionárias de telefonia, violando os arts. 86 e 207 da LGT.(...)

(...)
7) O que o governo apelidou indevidamente de "backhaul" corresponde aos Dslams, aos BAS e às LPs que realizam a interligação entre esses equipamentos, sendo que cada Dslam representa um segmento local da rede de acesso da comunicação de dados. Ou seja, redes e equipamentos inerentes à RTT que, a exemplo da malha da última milha, também não possuem nenhuma relação direta com o STFC e deveriam ser explorados industrialmente pela concessionária específica de serviços de
infra-estrutura (serviço de troncos) já que, nos termos do art. 86 da LGT, concessionárias de serviços públicos de telecom devem explorar exclusivamente o serviço objeto de suas concessões, na base do cada macaco no seu galho.(...)
(Fonte: BLOCO - 16/04/08   O que é "backhaul"? (05)

De Gustavo Gindre:
Se a banda larga pudesse ser comparada com árvores, os backbones que  as operadoras possuem seriam os troncos, o backhaul os galhos e cada cidade brasileira uma folha. Sem o backhaul, não é possível levar a seiva que vem do tronco para cada folha. Ou seja, o backhaul interliga o backbone da operadora às cidades. No Brasil, mais de 2000 municípios não têm backhaul e, portanto, não podem se conectar à banda larga.
[Fonte: BLOCO - 22/04/08 • Backhaul e PGMU (02) - Para entender... e participar]

Creio que o entendimento "generalizado" deste tema e seus aspectos regulatórios e jurídicos, passa por uma "definição defintiva" de "backhaul" pois o "bendito" é tratado como um "objeto concreto" que até é "reversível" e na década de 2020 vai ser devolvido para a "União". :-)
Exagerando, imaginem a cena "de volta ao futuro": "- Ô, João! Relaciona aí o material do backhaul pra devolução".  :-)
Perceberam o "espírito da coisa"?
 
Então, materializar, "resumida e didaticamente", é preciso.
Contamos com a ajuda de todos!
Ao debate!

No entanto, um excelente trabalho "não-resumido" já foi veiculado em nossos fóruns numa mensagem/"post" do Rogério Gonçalves:
01/05/08
Parecer técnico sobre o termo "BACKHAUL" elaborado pela ABUSAR enviado à Pro-Teste  Vale conferir! 

Rogério, você já foi citado pela Flávia Lefèvre.
Por favor, aceite nossos parabéns e agradecimentos pelo precioso trabalho de assessoria nos bastidores na recente vitória da PRO TESTE no assunto "liminar do backhaul". 
 
 
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 

ComUnidade WirelessBrasil                     BLOCO