WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

SINCRONIZAÇÃO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES      (11)

Autor:    JULIAN ALEXIENCO PORTILLO 



3.3. Arquitetura da rede de distribuição de relógios


Dois métodos para distribuição de relógios para a SDH são utilizados, podem ser utilizados como referência de sincronismo o relógio recuperado do sinal STM-N, ou utilizar como referência de sincronismo um sinal derivado de rede de sincronização, neste caso, o sinal de referência pode ser de 2.048 Mhz ou 2.048 Mbit/s derivado da PDH.
Sinais de 2.048 Mbit/s transportados através da SDH não são recomendados para distribuição de relógio, devido à degradação de curto prazo, jitter.
Os ajustes de ponteiros e o mapeamento causam um aumento de jitter nesse sinal na interface as SDH com a PDH.
Caso haja necessidade de se utilizar o sinal de 2.048 Mbit/s via SDH, deve-se garantir que o Jitter e o Wander devido aos ajustes de ponteiro e mapeamento sejam atenuados a limites aceitáveis, dentro das recomendações.

A distribuição da referência de sincronismo pode ser feita de dois modos:


3.4. Modos de sincronização

Na SDH existem 4 modos possíveis de operação, síncrono, pseudo-síncrono, plesiócrono e assíncrono, dos quais exemplificamos abaixo:

 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima