BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/03/10

"Março com 4G" (34) - "Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
O evento é um "esforço concentrado" que dura 31 dias e prossegue o ano todo com os boletins semanais "4G Etc" do e-Thesis.

02.
Aqui estão os 4 boletins de março:
"Março com 4G" (32) - Quarta semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (24) - Terceira semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (17) - Segunda Semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (16) - Primeira semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis

03.
Do último boletim, destacamos e transcrevemos abaixo:
Fonte: e-Thesis
[25/03/10]   Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE - por e-Thesis

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

-------------------------

Fonte: e-Thesis
[25/03/10]   Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE - por e-Thesis

Durante o CTIA Wireless, em Las Vegas (EUA), Clearwire relançou a idéia de fusão entre as tecnologias móveis WiMAX e LTE. Os trabalhos sobre as tecnologias móveis proto-4G, que devem assumir as redes 3G+ HSPA, viram o surgimento destas duas tecnologias. O WiMAX tem a vantagem de dispor de uma janela de maturidade comercial de dois anos sobre a outra, enquanto a LTE, em filiação direta com as tecnologias GSM, foi privilegiada por muitas operadoras móveis. Entre competição e complementaridade, as duas tecnologias tem, cada uma, seus fervorosos defensores mesmo se as críticas em direção ao WiMAX e a constituição de grupos industriais dêem vantagem à LTE e, parece, ofereça a esta última melhores possibilidades em longo prazo.

A Intel, no coração do desenvolvimento do WiMAX desde os seus primórdios, começou a sentir a mudança dos ventos em 2008 e começou a pregar uma aproximação entre WiMAX e LTE, já que ambas as tecnologias têm alguns pontos em comum. Esta é a idéia que formulou o presidente da Clearwire, Bill Morrow. De maneira alguma, a posição da parceira da Sprint na primeira rede nacional de WiMAX móvel dos EUA deve ser encarada como uma negativa ao WiMAX ou mesmo uma reviravoltana sua estratégia.

Desde 2008, a Clearwire, presidida à época por Ben Wolff, indica que a LTE é um caminho visado para a evolução da banda larga móvel, apesar de seu compromisso com o WiMAX. O CTIA Wireless dá à empresa nova oportunidade de se endereçar à indústria como um todo e apelar para que ela se foque sobre os pontos comuns das duas tecnologias, mais do que sobre suas diferenças, de maneira a visar, num futuro mais ou menos distante, uma compatibilidade de rede com os dois padrões. "Nós não nos engajamos numa batalha. Queremos levar a nossos clientes o que eles precisam. Nossos recursos de espectro são voltados e construídos de tal modo que poderemos adicionar LTE se esta necessidade se fizer sentir", disse Morrow.

O executivo mantém, no entanto, o objetivo de cobrir 270 milhões de pessoas nos EUA, em alguns anos, com banda larga móvel de alta velocidade. No momento, os debates se voltam para a constituição de uma co-empresa como a operadora T-Mobile USA, com vistas a compartilhar as frequências móveis. Promover à co-habitação de WiMAX e LTE sobre uma mesma rede não é impensável, não se conseguindo alcançar um padrão comum. Os analistas de mercado já começam mesmo a anunciar a chegada próxima de portas USB multimodo.
Fonte: GenerationNT


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil