WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2013 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


06/03/13

• Espectro de 2,5 GHz (3) - Teletime: "WiMAX volta à cena, agora com empresas de energia e foco na faixa de 2,5 GHz" + "Tudo" sobre WiMAX

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

01.
A tecnologia WiMAX foi tema de debate em nossos fóruns durante vários anos.
Há um enorme acervo de informações, inclusive muito material técnico, que pode ser acessado, no WirelessBRASIL, a partir desta página: WiMAX (transcrita mais abaixo).

O consultor Eduardo Prado (eprado.sc@gmail.com), hoje afastado do nosso convívio nos Grupos, e a participante e jornalista Jana de Paula, "owner" do e-Thesis, foram pioneiros na divulgação intensiva da tecnologia WiMAX.
Foram realizados longos "eventos virtuais" em nossos Grupos, centrados no e-Thesis, nos meses de Março, por três anos consecutivos (2007, 2008 e 2009) e os "posts" correspondentes podem ser vistos mais abaixo, nesta página. Haja material sobre WiMAX!!!  :-)

02.
Transcrevo abaixo esta matéria, já incluída no website (ainda em construção) Espectro de 2,5 GHZ:

Leia na Fonte: Teletime
[05/03/13]  WiMAX volta à cena, agora com empresas de energia e foco na faixa de 2,5 GHz
Recorto o trecho inicial:
"A tecnologia de comunicação de dados sem fio WiMAX, que até o final da década passada rivalizava com o LTE como padrão para a quarta geração de serviços móveis, pode ter saído do radar das operadoras de telecomunicações, mas não do das empresas de energia. E mais, ela pode ser a base de um grande backhaul de dados das utilities, o que é essencial para o desenvolvimento das smartgrids (redes de energia inteligentes, com capacidade de comunicação bidirecional) e pode abrir novas oportunidades de negócio para as empresas do setor elétrico. Na semana passada, representantes do WiMAX Forum estiveram no Brasil em uma delegação que reunia empresas de energia como CPFL, Eletropaulo, EDP, Cemig e fabricantes como GE, Cisco e outras para apresentar o conceito a autoridades da Anatel e Aneel." (...)

03.
Para uma recordação "compacta", transcrevo da Cartilha Eletrônica do WiMAX, do e-Thesis:
WiMAX
1) Definição
WiMAX é um acrônimo para World Interoperability for Microwave Access. O WIMAX é antes de tudo uma família de normas que define as conexões em banda larga em via hertziana. É igualmente um nome comercial para estas normas.
2) Histórico
O WIMAX é uma iniciativa e um consórcio, o WiMAX Forum, criados em junho de 2001, sob iniciativa da Intel e da Alvarion, para permitir a convergência e a interoperabilidade em dois padrões de rede antes independentes: HiperMAN, proposto na Europa pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute), e o 802.16 do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), dos EUA

A ferramenta promete ajudar o usuário a descobrir coisas que lhe interessam na web. Mas não é preciso procurar muito para encontrar usuários acusando o Flipora de ser um site de phishing, fraude eletrônica que visa roubar dados. - See more at: http://blogs.estadao.com.br/link/tag/flipora/#sthash.fPxu0bek.dpuf

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL

---------------------------

Leia na Fonte: Teletime
[05/03/13]  WiMAX volta à cena, agora com empresas de energia e foco na faixa de 2,5 GHz

A tecnologia de comunicação de dados sem fio WiMAX, que até o final da década passada rivalizava com o LTE como padrão para a quarta geração de serviços móveis, pode ter saído do radar das operadoras de telecomunicações, mas não do das empresas de energia. E mais, ela pode ser a base de um grande backhaul de dados das utilities, o que é essencial para o desenvolvimento das smartgrids (redes de energia inteligentes, com capacidade de comunicação bidirecional) e pode abrir novas oportunidades de negócio para as empresas do setor elétrico. Na semana passada, representantes do WiMAX Forum estiveram no Brasil em uma delegação que reunia empresas de energia como CPFL, Eletropaulo, EDP, Cemig e fabricantes como GE, Cisco e outras para apresentar o conceito a autoridades da Anatel e Aneel.

O foco do WiMAX Forum é convencer o governo que a reserva feita no espectro de 2,5 GHz para serviços públicos é perfeita para o desenvolvimento dessa nova plataforma de dados no Brasil. Recorde-se que no edital de venda das faixas de 2,5 GHz para a quarta geração de serviços móveis, a Anatel reservou 15 MHz do espectro (faixa T) para uso público. Mas até agora o governo não disse o que pretende fazer com esse espectro, que precisa necessariamente ser usado por uma tecnologia não-pareada, ou seja, alguma tecnologia TDD. Pode ser o TD-LTE ou o WiMAX.

Cidades digitais

Segundo Declan Byrne, presidente do WiMax Forum, a receptividade do governo ao modelo apresentado pela comitiva foi positivo, sobretudo porque abre a possibilidade de que municípios, que terão direito ao uso dessas faixas, façam parcerias com empresas de energia para viabilizar projetos de cidades digitais. Ele mostrou experiências internacionais de uso do WiMAX em redes de capacidade industrial, incluindo setores de energia, petróleo, mineração, transporte de carga e aviação. "Definitivamente, o WiMAX vai ser cada vez menos importante para as empresas de telecomunicações, mas cada vez mais relevante para esses outros setores, que precisam de capacidade de telecomunicações", diz Byrne.

No caso das empresas de energia, a maior parte dos projetos está casado com a implementação das smartgrids. "O caminho que alguns países como Austrália, Canadá, EUA, Japão e Coreia estão seguindo é dotar os smartmeters (medidores de energia) com capacidade de comunicação a uma rede WiMAX e, ao mesmo tempo, capazes de criar uma rede Mesh ao consumidor", disse. O WiMAX funcionaria como backhaul e outras soluções de acesso, eventualmente Wi-Fi, seriam usadas para a última milha.

Faixa adequada

"Já existem alguns milhões de smartmeters funcionando no mundo com esse modelo", disse. No entendimento do WiMAX Forum, não haveria impedimentos regulatórios ao desenvolvimento desse modelo no Brasil, mas seriam necessárias algumas adaptações na estrutura das empresas. As faixas em que as utilities de energia e outros setores estão utilizando o WiMAX variam de país para país, mas 2,3 GHz, 3,6 GHz e 1,8 GHz são comuns. No caso do 2,5 GHz, já há um forte ecossistema desenvolvido. No passado, o WiMAX Forum advogava pela liberação da faixa de 3,5 GHz também, mas nesse momento a entidade acha que ela seria menos aconselhada, porque envolve mais custos e porque pode interferir em serviços de radiodifusão por satélite. "A faixa de 3,5 GHz é a mais comum para WiMAX no mundo, mas isso está mudando".

O WiMax Forum acredita que uma política pública que busque o desenvolvimento desse mercado no Brasil terá potencial de influenciar na adoção da tecnologia em vários outros mercados da América Latina. Nos próximos meses, a entidade repetirá visitas ao Brasil para reforçar o conceito. Segundo Byrne, as empresas de energia já estão olhando atentamente para o uso do WiMAX e veem a tecnologia como uma forte candidata a prover conectividade para os cerca de 70 milhões de medidores inteligentes que terão que ser implementados no Brasil nos próximos cinco anos.
Da Redação

**************************************

Fonte: WirelessBRASIL
WiMAX

22/03/2009
• Resumo "WiMAX" - Informações básicas e "fontes de consulta"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL

Quem chegou na ComUnidade a partir de janeiro de 2009 ainda não conhece nosso "Resumão" sobre WiMAX que era divulgado sempre aos domingos.
A interrupção se deveu à motivos de força maior (entre eles "férias e festas"...). :-)
Estamos de volta!  :-)

O "Resumão" está sempre atualizado como conteúdo da Seção
WiMAX do site WirelessBR.

Vamos conhecer e lembrar?
Do mesmo modo que a "Cartilha do WiMAX" do e-Thesis, aguardamos colaborações para a atualização constante do "Resumão".
Abaixo está a "mensagem padronizada" dominical:  :-)

01.
Este é o "Serviço ComUnitário" sobre WiMAX.
O objetivo do "Serviço" é informar e estimular o "compartilhamento" das opiniões, conhecimentos e experiências dos participantes.
O "Serviço" se completa com o debate do tema.

02.
Nos últimos anos, nos meses de março, o Portal e-Thesis e a ComUnidade têm feito um "esforço concentrado" na divulgação do WiMAX.
Na realidade o "WiMAX de Março" é parte de um "evento_virtual_que_dura_ o_ano_inteiro".   :-))

O e-Thesis divulga semanalmente o boletim "Série WIMAX 2008" e, no "lado" da ComUnidade, fazemos um "resumo semanal" do que a mídia publicou, contendo também um coleção de "fontes de consultas" para estudantes.

03.
O nosso participante Márcio Rodrigues é autor dos trabalhos técnicos:
Telefonia Celular e
Aspectos de Rádio Propagação 

Em março de 2007, durante o "Especial WiMAX", Márcio divulgou mais este trabalho:
Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento".
Foi publicado simultaneamente no Portal e-Thesis e no Site WirelessBR .
Comentário nosso: Excelente! Vale conferir!

(...) No trabalho, são estudados os principais padrões IEEE 802.16 desenvolvidos e especificados até o momento: IEEE 802.16 rev 2004 e IEEE 802.16e. São abordadas suas características técnicas, esquemas de modulação, arquiteturas de rede e tipos de equipamentos existentes atualmente.
Estuda-se os aspectos de propagação na faixa de 2 a 11 GHz e fundamentos importantes para o planejamento dos sistemas, como minimização de interferência intra-sistêmica e inter-sistêmica, planejamento de freqüências e capacidade de tráfego. (...)

04.
O também participante Marcus Aurélio Manhães publicou no site WirelessBR  estes trabalhos:

Canal de Interatividade: Conceitos, Potencialidades e Compromissos
Padrão para TV Digital Brasileira: o Limite do Sistema Canal de Interatividade
Canal de Interatividade: Uma Visão de Futuro  

E também este, sobre WiMAX:
"Diálogos: Wimax na Digitalização da Radiodifusão Sonora" (dowload em formato "pdf".)

Aqui está o resumo do artigo. Veja na íntegra, com as figuras, no link acima.

(...) Propõem-se o sistema Diálogos-WiMAX como uma nova alternativa tecnológica exeqüível para a digitalização da radiodifusão sonora, que ora opera em modulações AM e FM. Objetiva-se maior disponibilidade de largura de banda digital, com tecnologia sustentada em padrão industrial não proprietário, para promover a diversificação de serviços em uma infra-estrutura compartilhada.
São considerados casos de aplicação que admitem comunicação unidirecional e bidirecional.
Encaminha-se proposta de alocação espectral para o novo sistema, inclusive no período de simulcasting. A solução é desenvolvida para favorecer a ampla sociedade brasileira, especialmente, radiodifusores (OM/AM e VHF/FM), indústria eletro-eletrônica e instituições com fins nos serviços públicos. (...)

Anotamos no ótimo site Guia das Cidades Digitais: Passo a passo para a construção das Cidades Digitais
O Inatel Competence Center − referência em educação no setor de telecomunicações − preparou com exclusividade para o Guia das Cidades Digitais um roteiro de especificações técnicas sobre tecnologias, equipamentos, softwares e metodologias aplicáveis a Cidades Digitais.
O Guia Técnico Inatel é dividido em módulos, que são publicados periodicamente.
[Clique para fazer download dos arquivos .pdf]
- Módulo 1 - Etapas de um projeto e dimensionamento do sistema
- Módulo 2 - Tecnologia WiMAX 
- Módulo 3 - VoIP  

05.
Durante o "esforço de março" de 2008 sobre WiMAX o e-Thesis divulgou este trabalho de fôlego:
[02/04/08]   Cartilha Eletrônica do WiMAX   por Jana de Paula e colaboradores
Depois de publicado já recebeu atualizações de novas tabelas: "Revisão do Uso Comercial dos 700 MHZ nos EUA" e "Linha do tempo do WiMAX móvel".   

Vamos ajudar na "atualização permanente"?
  Escrevam para jana@e-thesis.inf.br

Cartilha Eletrônica do WiMAX

Sumário: 
01. Definição
02. Histórico
03. As diferentes normas
04. A família 802.16
05. Freqüências
    5a. Fixo e Móvel
    5b. Eficiência espectral
    5c. Freqüência de 5,8GHz
    5d. Os 700 MHz no WiMAX
06. Linha de Visada
07. As bandas
08. Os equipamentos - Atualizado em março de 2009
09. Preços e Custos
10. Estágio atual e previsões para implementação do WiMAX no mundo
11. O WiMAX móvel é melhor do que a 3G?
12. WiMAX será mais barato que 3G?
13. Qual é o melhor exemplo de desenvolvimento de WiMAX móvel?
14. Qual é a percepção atual do operador de WiMAX móvel?
15. Onde estão as melhores oportunidades para o WiMAX móvel?
16. Dados de Mercado
     16a. Dados de Mercado - Quarto trimestre 2007
17. Processo e Atribuição das Licenças no Brasil
18. Empresas que atuam em WiMAX no Brasil
19. Vendors de WiMAX com atuação no Brasil
     19a. Novos players e novos negócios
20. Operadoras
21. Faixa de 10,5 GHZ
22. Vantagens
23. Desvantagens
24. Cursos técnicos e universidades que incluem WiMAX em seu currículo
25. Ficha Técnica
26. Fontes de Consulta
27. Crédito aos participantes

Estatísticas
Tabelas e gráficos de WiMAX

06.
Um dos itens da "Cartilha" é "Os 700 MHz no WiMAX".
Em complemento, vale conferir esta matéria de Jana de Paula:
Fonte: eThesis

[03/04/05]   Os 700 MHz estão no roadmap do CPqD
Ainda sobre o tema, temos esta matéria mais recente:
Fonte: Tele.Síntese
[18/11/08] Qualcomm defende uso da faixa de 700 MHz para aplicações de segurança pública

07.
Páginas sobre WiMAX no e-Thesis:
Cartilha Eletrônica | Topo | O que se fala... na Web | Oportunidades Profissionais | Estatísticas | Conversa Reservada | Especial WiMAX | Opinião Abalizada | Fórum | O que se fala... | Exclusivo | Artigos

08.
"White papers" sobre WiMAX no e-Thesis: 

[20/11/08]   White-Paper - Provisionamento para operadoras de WiMAX "over-the-air" (Fujitsu)
[11/11/08]   White-paper - Potencial de mercado em 3.65 MHz nos EUA por Senza Fili Consulting
[02/10/08]   White-Paper - Cobertura de WiMAX com estações de base femto, pico e micro (*) por Fujitsu Microletronics America 
[09/08/08]   White-paper - Benefícios do UL-MIMO em WiMAX móvel
[31/07/08]   White-Paper - Beamforming aumenta capacidade de redes WiMAX 
[11/04/08]   White-paper - WiMAX com Wi-Fi
[05/03/08]   White-paper - A arte de testar o WiMAX móvel
[05/03/08]   White-paper - ASN para quem precisa
[12/07/07]   White-Paoer - WiMAX: um assinante, múltiplos dispositivos

(*) Para saber mais sobre "Femtocell":
Fonte: BLOCO
[01/08/08]   Femtocell: a mini-ERB doméstica (4) - Resumo + Coleção de matérias
Fonte: e-Thesis
[20/11/08]   É uma picocell? É uma femtocell? Não. É uma Super Femto! por ABI Research
Fonte: Teleco
Tutorial O que é Femtocell?  de Eduardo Tude, diretor do Teleco

09.
Páginas sobre WiMAX no Portal Teleco:
WiMAX no Brasil  | WiMAX no Mundo  | Tecnologias WiMAX    

10.
O nosso participante Ailton Santana (ailton.santana.jr@gmail.com), CEO da TechK Treinamento nos informou recentemente que está colecionando material sobre WiMAX em seu site.
Outras tecnologias: UMTS - HSPA  
Sucesso, Ailton! Fazemos votos para que seu site mantenha sempre muito conteúdo gratuito, no melhor espírito comunitário!

11.
Serviços XOHM (pronúncia 'zoam') e CLEAR

O XOHM é um serviço de acesso à internet da Sprint Nextel baseado na tecnologia WIMAX, em 2,5 GHz.
 CLEAR é um serviço de acesso à internet da Clearwire baseado em tecnologia "pré-WiMAX".
A Clearwire e a Sprint Nextel anunciaram um recente processo de fusão (joint-venture).

Em novembro fizemos uma mensagem postada no BLOCO - com este título: Xohm (pronúncia 'zoam') é WiMAX

Fontes "oficiais":
Official XOHM site
Official XOHM blog  

Colecionamos os links do e-Thesis com referências ao Xohm neste "post":
Resumo da "Semana WiMAX" - 20 Setembro - "Tópicos sobre Xohm" + Trabalhos Técnicos, Artigos e Notícias

Sobre o "CLEAR:
Fonte: Convergência Digital
[01/12/08]  Clearwire lança serviço pré-WIMAX nos EUA

12.
Para mais informações sobre o assunto "Frequências" repetimos aqui os links correspondentes na "Cartilha" citada no item 05 desta mensagem:

Freqüências
    5a. Fixo e Móvel
    5b. Eficiência espectral
    5c. Freqüência de 5,8GHz
    5d. Os 700 MHz no WiMAX

Consulte também estes "posts":

Fonte: BLOCO
[21/12/08]   "O espectro de freqüência para os serviços de banda larga" (I) - Matéria do site da Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações

[30/12/08]   "O espectro de freqüência para os serviços de banda larga" (II): - Matéria do site da Telebrasil: "Por que a pressão para mais espectro para a 3G é inevitável"

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson