BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


15/03/10

• "Março com 4G" (21) - Resumo sobre LTE e WiMAX + Eduardo Prado: "'Twittando' sobre o Futuro da Banda Larga Móvel"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
cc eduardo prado <eprado.sc@gmail.com>
data 15 de março de 2010 19:21
assunto "Março com 4G" (21) - Resumo sobre LTE e WiMAX + Eduardo Prado: "'Twittando' sobre o Futuro da Banda Larga Móvel"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Prosseguimos com o tradicional evento virtual "Março com 4G", uma parceria informal entre a ComUnidade e o Portal e-Thesis.
O evento é um "esforço concentrado" que dura 31 dias e prossegue o ano todo com os boletins semanais "4G Etc" do e-Thesis.

02.
Estamos nos "idos" de Março!  :-)
[No antigo calendário romano, o dia 15 nos meses de março, maio, julho e outubro, e o dia 13 nos demais meses era chamado de "idos". Eram três os dias fixos: calendas (1º dia), nonas (5º ou 7º dia, conforme o mês) e idos].

Completamos uma quinzena de "Março com 4G".
Já "rolou" muita informação e continuamos, eu, a Jana e a ComUnidade, aguardando as participações e colaborações!
Conheço a Jana apenas no "virtual" e creio que nossa sintonia vem do fato de praticarmos o trabalho "de formiguinha" e não desistirmos nunca!  :-)
Continuamos convocando: Animação, pessoal! Vamos lá?  :-)

03.
O Alerta do Google me remeteu hoje à um Blog interessante e aparentemente muito rico (ainda não completei a navegação interna): Viva Sem Fio. Há também um Fórum acoplado.
Anoto lá um pequeno "post" que serve de resumo-resumido sobre WiMAX e LTE para consolidarmos algumas ideias e prosseguirmos nas "Águas de Março":

Fonte: Blog Viva Sem Fio
[15/03/10]   Tecnologias de Quarta Geração (4G): LTE e WiMAX

04.
Do e-Thesis transcrevo:
Fonte: e-Thesis
[19/01/10]  2010: ano dos leilões de 4G no Brasil - por Maravedis

05.
Transcrevo também, lá embaixo, um rico e criativo artigo de Eduardo Prado e já faço um recorte:
(...) Particularmente eu aposto muito neste tipo de mídia e resolvi escrever um artigo sobre o Futuro da Banda Larga Móvel utilizando alguns posts que fiz no Twitter.
(...)
O artigo é de junho de 2009 mas contém muita informação atual.
Como é extenso, sugiro não deixar de fazer o famoso voo panorâmico, rolando a página com atenção... :-)

Fonte: Teleco
[08/06/09]   Twittando” sobre o Futuro da Banda Larga Móvel - por  Eduardo Prado 

06.
Chegando agora?
"Posts" anteriores:

"Março com 4G" (20) - O que é Femtocell
"Março com 4G" (19) - "NFC - Near Field Communications": coadjuvante da 4G
"Março com 4G" (18) - Anatel e a faixa dos 3,5GHz + José Roberto de Souza Pinto: "WiMAX em 3,5GHz e a competição"
"Março com 4G" (17) - Segunda Semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (16) - Primeira Semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (14) - "Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento" + "Indústria móvel passa por outra mudança dramática"
"Março com 4G" (13) - Duas notícias sobre a indústria do WiMAX
"Março com 4G" (12) - Jana de Paula: "Banda larga, Copa do Mundo, HSPA, Olimpíadas, LTE..."
"Março com 4G" (11) - Jana de Paula: Os próximos passos rumo à LTE
"Março com 4G" (10) - Dois textos do Estadão: Operadoras investem na 4G e Banda larga móvel 4G deve movimentar US$ 70 bi em 2014
"Março com 4G" (09) - "Março com 4G" (09) - Dois textos de Jana de Paula: "Águas de Março, com 4G, por favor!" e "O que a 4G e o mundo IP podem fazer pela saúde"
"Março com 4G" (08) - Padrão "m" ou WiMAX 2
"Março com 4G" (07) - Tutorial do Portal Teleco: "Redes 3G e Evolução para as Redes 4G"
"Março com 4G" (06) - "Convergência LTE e WiMAX revisitada" + Atualização da "Cartilha Eletrônica do WiMAX"
"Março com 4G" (05) - 4G: uma nova Guerra Mundial
"Março com 4G" (04) - "WiMAX e LTE: um caso de coexistência na 4G" + "WiMax e LTE podem acabar com cobrança de chamadas de voz no celular"
"Março com 4G" (03) - Artigo da diretora de Comunicações de Marketing do WiMAX Forum: "WiMAX: abra o seu mundo"
"Março com 4G" (02) - José Smolka indica dois artigos: "Sprint and Verizon head-to-head in '4G' " e "Clearwire's Mexican alliance in doubt after regulator decision"
"Março com 4G" (01) - Início do evento virtual, fechando o verão... + Jana de Paula: "WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa"
Chamada Geral (2) - Evento comunitário "Março com 4G"
Chamada Geral (1) para um Evento Comunitário sobre WiMAX, 4G, Etc...

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------

Fonte: Blog Viva Sem Fio
[15/03/10]   Tecnologias de Quarta Geração (4G): LTE e WiMAX

Quando falamos em redes de quarta geração (4G), dois nomes vêm imediatamente à nossa cabeça: LTE (Long Term Evolution) e WiMAX. Prá quem não conhece, o LTE é um projeto comandado pelo 3GPP que faz um mega upgrade no padrão UMTS cujas melhorias – como o aperfeiçoamento da eficiência espectral, a conversão do fluxo de dados para IP e o super aumento da velocidade (que pode chegar até 100 Mbps no downlink) – despertam o interesse de várias empresas pelo mundo. Já o WiMAX, na outra ponta, opera em conformidade com o padrão IEEE 802.16. Trata-se de uma tecnologia que, ao contrário do LTE, sofreu altos e baixos na sua existência – sendo, inclusive, vista como “morta” por alguns especialistas. No entanto, o WiMAX está mais vivo do que nunca e, assim como o LTE, vem moldando a malha 4G que deverá bombar em todo território norte americano em breve.

No final de 2010, a operadora Clearwire planeja criar sua rede WiMAX 4G em todos os grandes mercados dos Estados Unidos. Atualmente, a Clearwire oferece serviços comerciais de WiMAX em 27 regiões dos Estados Unidos, cobrindo mais de 34 milhões de pontos de presença (POPs). No fim do ano, a Clearwire irá construir uma rede WiMAX para ampliar este número para 120 milhões de POPs. Ela também comercializará seus serviços WiMAX com as operadoras Sprint, Comcast e Time-Warner Cable, parceiros que – como a Google e Intel – ajudam a empresa a levantar o capital necessário para construir a grande malha. WiMAX morto? Quem disse?

Com o LTE a história é igualmente promissora, no entanto, os engenheiros da GSM Association ainda estão trabalhando numa forma de transmitir voz (Voice over LTE) e mensagens de texto (SMS) nesta tecnologia. Inclusive, alguns especialistas prevêem que os primeiros dispositivos LTE suportarão apenas dados – deixando o tráfego de voz por conta do 3G. É o que pode acontecer com a Verizon, empresa que deverá oferecer serviços LTE em até 30 fortes mercados norte-americanos. Seus primeiros dispositivos provavelmente serão “híbridos”, combinando 3G e 4G para transmitir voz e dados. De acordo com os executivos da Verizon, a companhia construirá sua rede nacional de LTE usando, inicialmente, uma faixa de 22 MHz que foi adquirida durante um leilão de frequências de 700 MHz em 2008 e pretende chegar em 2013 com toda a sua área de serviços 3G coberta pela nova tecnologia de 4G. Mas a Verizon não é a única a investir no LTE. Outras operadoras, como a AT&T e a T-Mobile estão de olho nesta tecnologia e devem apresentar suas soluções ao mercado em breve.

É isso ae…

---------------------

Fonte: e-Thesis
[19/01/10]  2010: ano dos leilões de 4G no Brasil - por Maravedis

O ano de 2010 poderá ser o ano do mercado brasileiro de 4G, com a realização dos leilões para oferta das sobras das bandas em 3.5GHz, 2.5GHz, 450MHz, segundo o último relatório da consultoria canadense Maravedis, intitulado "Brazil Wireless Broadband and WiMAX Market Analysis, 2010". Considerado o maior mercado da América Latina, o Brasil oferece oportunidades atraentes para operadores de 4G, constata o relatório. A demanda por acesso a banda larga sem fio se intensifica, mas o pouco espectro em uso atrasa muitas implementações de redes comerciais. Com duas consultas públicas realizadas em 2009 - dos 2.5GHz e 3.5GHz - a Anatel pode liberar espectro para o desenvolvimento de 4G este ano.

Segundo os dados recolhidos no estudo, ainda há muito espectro a ser licitado. No caso dos 3,5GHz, por exemplo, 75% do espectro ainda não foi liberado. A banda de 2,5 GHz está principalmente atribuída aos players de BWA e MMDS, com restrições de mobilidade. Mas a expectativa é de que haja um leilão para oferta dos 2,5 GHz sob um regime de neutralidade tecnológica que permita a mobilidade.

No caso específico do WiMAX, de acordo com a Maravedis existem mais de 130 mil assinantes de WiMAX hoje no Brasil, que utilizam uma combinação de equipamentos nos padrões 16d e 16e.

De acordo com Cintia Garza, analista sênior para a América Latina da Maravedis, "a atividade presente do WiMAX no Brasil ocorre apenas em 3.5GHz, encabeçada pela Embratel e a Neovia. As aplicações são conduzidos por internet em alta velocidade e VoIP, serviços prestados, principalmente, para atender às necessidades das pequenas & médias empresas e condomínios".

Mas, os serviços móveis têm sido um tremendo sucesso, com 168 milhões de usuários móveis numa população de 192 milhões de habitantes. A tecnologia predominante é o GSM com 151 milhões de assinantes, seguida pela CDMA e WCDMA, com 8,4 milhões e 3,5 milhões de assinantes, respectivamente.

--------------------

Fonte: Teleco
[08/06/09]   Twittando” sobre o Futuro da Banda Larga Móvel - por  Eduardo Prado 

O Twitter está transformando a mídia mundial e definindo novas formas de comunicação (ver How Twitter Will Change the Way We Live, Time Magazine, 05.jun.2008).

A forma de comunicação do Twitter com 140 caracteres é muito similar ao SMS (ver SMS no Wikipedia). O serviço de Mensagem de Texto SMS é aplicação mais utilizada no planeta, com 2,4 bilhões de usuários ativos, ou 74% de todos os assinantes de telefonia móvel enviando e recebendo mensagens de texto nos seus aparelhos celulares. 

Para vocês verem a importância e transformação que o Twitter vai fazer no mundo veja estes 2 exemplos: (1) a Prefeitura de São Francisco nos EUA implantou um sistema de atendimento aos cidadãos baseado no Twitter (ver San Francisco Mayor Gavin Newsom Announces 311 Twitter Service, Government Technology, 04.jun.2009) e (2) o Departamento de Estado americano pediu ao Twitter para adiar o seu período de manutenção para os cidadãos iranianos poderem manifestar-se sobre os eventos ocorridos após a eleição iraniana (ver State Department comments on 'talks' with Twitter, CNET News, 17.jun.2009).  

Particularmente eu aposto muito neste tipo de mídia e resolvi escrever um artigo sobre o Futuro da Banda Larga Móvel utilizando alguns posts que fiz no Twitter.

Vamos então conhecer um pouco sobre o tema em questão utilizando sobre a óptica do Twitter

Vamos “Twittar” hoje sobre o futuro da Banda Larga Móvel! 

O WiMAX Móvel é o padrão IEEE 802.16e:
http://en.wikipedia.org/wiki/802.16e

O LTE é a versão futura da Família GSM:
http://en.wikipedia.org/wiki/3GPP_Long_Term_Evolution

O CDMA perdeu a guerra futura da Banda Larga Móvel
http://www.dailywireless.org/2008/11/13/qualcomm-our-umb-standard-furgetaboutit/

O WiMAX Móvel já deu 2 grandes contribuições ao LTE:
http://www2.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10531&sid=58

Uma outra grande contribuição do WiMAX Móvel para a Família GSM foi trazer senso de urgência ao 3GPP no desenvolvimento da plataforma LTE em função da competição.
O padrão 802.16e (Release 1.0), a versão atual do 802.16e (Rel. 1.5), e a próxima geração, 802.16m (Rel. 2.0) é o Roadmap do Mobile WiMAX

Veja aqui o Roadmap do WiMAX Móvel segundo Hassan Yaghoobi da Intel:
http://www.ewh.ieee.org/r6/scv/comsoc/Talk_032509_WiMAXUpdate.pdf

A versão 4G do LTE será chamada LTE-Advanced. Este padrão ainda está sendo definido:
http://en.wikipedia.org/wiki/LTE_Advanced

A versão 4G do WiMAX Móvel será o padrão IEEE 802.16m:
http://www.reuters.com/article/pressRelease/idUS140783+16-Feb-2009+BW20090216

O órgão ITU irá “abençoar” múltiplos padrões 4G sob o “guarda chuva” do IMT-Advanced, incluindo as plataformas: IEEE 802.16m e LTE-Advanced
Veja a plataforma uniforme IMT-Advanced do ITU aqui:
http://www.itu.int/ITU-R/index.asp?category=study-groups&rlink=rsg5-imt-advanced&lang=en

Veja também aqui ... Unified “4G” Standard Proposed:
http://www.dailywireless.org/2009/04/01/unified-4g-standard-proposed/

Veja mais sobre esta estória … 4G: End of the Beginning?:
http://www.dailywireless.org/2008/07/23/4g-end-of-the-beginning/

E também aqui … 4G: War to End Wars
http://www.dailywireless.org/2008/04/29/7712/

Aprenda mais sobre LTE & WiMAX aqui: LTE & Mobile WiMAX Explained
http://www.dailywireless.org/2009/06/13/lte-mobile-wimax-compared/

As grandes implantações de WiMAX Móvel no Mundo têm investimento da Intel: uma é a Clearwire nos EUA a outra é o Consórcio KDDI no Japão
A Intel não está colocando dinheiro no Brasil ... e nem vai colocar enqto existir esta “confusão” que temos aqui sobre regulação de banda larga móvel!
Temos uma política vacilante e fraca em Banda Larga Móvel do Governo do Nosso Cara e da ANATEL. É claro que a Intel não é boba!
“Esta vida é muito dura não é mesmo?” ... e ainda o WiMAX Forum “pisa na bola” no mundo e no Brasil também! Aí não dá para ser feliz!!!
O WiMAX sofre muito em função do "esquartejamento" dos Órgãos Reguladores no mundo e do lobby dos vendors de equipamentos com as telcos!!!
Cansei ver a falta de visao estratégica em banda larga móvel dos Lulas, Dilmas, Helios, Ronaldos, Plinios e Emilias "da vida".

Veja aqui sobre a Clearwire:
http://www.dailywireless.org/2009/03/25/sprints-wimax-rollout-2/

A Comcast (acionista da Clearwire junto com a Sprint, Intel e Time Warner) aposta tb na oferta de serviços de WiMAX Móvel:
http://www.dailywireless.org/2009/06/30/comcast-goes-mobile-with-wimax/

Veja aqui sobre o Consórcio KDDI ... Japan’s WiMAX Gets Going:
http://www.dailywireless.org/2009/03/12/japans-wimax-gets-going/

Acompanhe aqui sobre o progresso de WiMAX no Mundo ... Mobile Broadband: Looking Good:
http://www.dailywireless.org/2009/03/02/mobile-broadband-looking-good/

Aqui também … Mobile WiMAX: Will it Work?:
http://www.dailywireless.org/2009/03/03/mobile-wimax-will-it-work/

Aqui também … WiMAX: Passive/Aggresive?:
http://www.dailywireless.org/2009/03/05/wimax-aggresive-expansion/

Como o WiMAX está no mundo? .. Maravedis: Top 22 WiMAX Operators:
http://www.dailywireless.org/2009/03/25/maravedis-top-22-wimax-operators/

E o LTE a qtas anda no mundo? Está bombando por razões óbvias ...
Se vc fosse uma cellco apostaria mais no LTE como evolução do seu HSDPA ou  WiMAX Móvel?
A seguir trataremos da evolução da plataforma LTE no mundo ... por ora mostraremos apenas um caso muito importante nos EUA: o da Verizon

Veja aqui ... Verizon LTE: 30 US Markets by 2010:
http://www.dailywireless.org/2009/04/14/verizon-lte-30-markets-by-2010/

Mais aqui … Verizon: LTE in 25 to 30 Markets By 2010:
http://www.dailywireless.org/2009/02/18/verizon-lte-in-25-to-30-markets-by-2010/

E também aqui … Verizon Jumps LTE Rollout:
http://www.dailywireless.org/2008/12/10/verizon-lte-next-year/
[Nota do Autor: aqui particionamos os posts no Twitter]

Vamos continuar a “twittagem” na Banda Larga Móvel agora a programação das implantações de LTE no mundo...

Aqui vc vê os LTE Commitments pelo mundo afora (3G Americas):
http://www.3gamericas.org/documents/LTE%20Commitments%20May%202009.pdf

É muita coisa mesmo quando comparados aos 2 gdes casos do WiMAX Móvel que citamos anteriormente (Clearwire e Consórcio KDDI).

A NTT DoCoMo do Japão planeja LTE em 2S10:
http://www.dailywireless.org/2009/06/09/docomo-lte-in-2010/

A AT&T - 1a cellco americana - vai investir no HSDPA 7.2 antes do LTE:
http://www.dailywireless.org/2009/05/27/att-makes-jump-to-hsdpa-speed/

O mercado wireless dos EUA
http://www.slideshare.net/chetansharma/us-wireless-market-q3-2008-update-nov-2008-chetan-sharma-consulting-presentation?type=powerpoint

Evolução usuários- 340m 'Active' mobile broadband users by 2014
http://3g4g.blogspot.com/2008/12/340m-active-mobile-broadband-users-by.html

A Suécia está bombando em LTE … Sweden Tests LTE:
http://www.dailywireless.org/2009/05/26/sweden-tests-lte/

Mais AT&T com seu HSDPA 7.2:
http://www.dailywireless.org/2009/04/20/att-hspa-not-lte-for-now/

O que rolou na última CTIA ... CTIA 2009: All About LTE:
http://www.dailywireless.org/2009/04/02/ctia-2009-all-about-lte/

AT&T Moves Up Its LTE Rollout, Admits To Network Issues
http://gigaom.com/2009/05/27/att-moves-up-its-lte-rollout-admits-to-network-issues/

Ainda sobre LTE na Verizon … Verizon’s LTE Plans Get Real:
http://gigaom.com/2009/05/15/verizons-lte-plans-get-real/

4G Coming to Sweden with 2 Carriers ...
http://gigaom.com/2009/04/14/4g-coming-to-sweden-2-carriers-team-up-to-deploy-lte-by-2010/

Mais Suécia … TeliaSonera Makes LTE Connection:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=177748

Agora Noruega ... e' LTE Demo in Norway:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=178277

A corrida do LTE na Suécia:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=175249&

A hora e a vez dos latinos ... Telefonica Tests LTE:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=174915

Os canadenses dizem adeus ao CDMA (como a Verizon americana e a Vivo fizeram) pelo LTE:
http://www.unstrung.com/blog.asp?blog_sectionid=414&doc_id=165755

A Vodafone também na “cola” do LTE:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=164406

China Mobile está planejando o LTE mas antes vai lançar uma rede 3G TD-SCDMA:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=168194

Mais sobre a China Mobile:
http://www.unstrung.com/document.asp?doc_id=162750

China Expands the Largest Mobile Market:
http://www.dailywireless.org/2009/04/28/china-expands-the-largest-mobile-market/

China Mobile + Ericsson = Big Time TD-SCDMA:
http://www.dailywireless.org/2009/05/26/china-mobile-ericsson-td-scdma/

Veja aqui sobre … Mobile network operators in Asia Pacific
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mobile_network_operators_of_the_Asia_Pacific_region#Japan

E mais aqui … List of mobile network operators
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mobile_network_operators#By_region 

Finalmente veja aqui a evolução do “market share” do WiMAX e do LTE e tire suas próprias conclusões:
http://wimaxm.blogspot.com/2007/10/wimax-and-lte-semiconductor.html
 

Enfim é isso ... caso você queira compartilhar meus posts no Twitter, meu Username lá é: eprado_melo


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil