BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


23/11/10

• Mobile Banking / Mobile Payment (9) - "NFC - Near Field Communications"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Recebi, em "pvt", uma pergunta sobre a tecnologia NFC (Near Field Communications) que utiliza a indução magnética para conexão sem fio entre dispositivos muito próximos.
Boa oportunidade para fazermos um reciclagem sobre o tema.

01.
O consultor Eduardo Prado escreveu recentemente um ótimo artigo sobre o assunto (será transcrito numa próxima mensagem):
Fonte: Convergência Digital
[19/10/10]  NFC: Os bancos "acordaram" para ele! - por Eduardo Prado

02.
Durante o tradicional "evento comunitário virtual" capitaneado pelo e-Thesis registramos este "post" sobre NFC:
13/03/10
"Março com 4G" (19) - "NFC - Near Field Communications": coadjuvante da 4G (a ser transcrito numa próxima mensagem):

03.
O site comunitário WirelessBR "pioneirou" uma Seção sobre NFC, em 2005.
Mesmo desatualizada, a Seção continua no ar e possui, entre outras matérias, um texto básico (em inglês) sobre os fundamentos da tecnologia NFC.
A Seção está transcrita no final desta mensagem.

04.
Transcrevo abaixo duas notícias (de 2010) sobre NFC:
Fonte: Teletime
[17/11/10]   Operadoras norte-americanas se juntam para mobile payment via NFC

Fonte: Teletime
[25/05/10]   Pouca penetração de handsets com tecnologia NFC faz empresas financeiras procurarem alternativas

05.
Temos aqui um "resumo comunitário" meio empoeirado sobre Mobile Banking. :-)
Aguardo e agradeço sugestões para atualizar este texto!

O que é "Mobile Banking"?
 

O termo "banking" nem precisaria de tradução mas notamos referências na mídia aos neologismos "bancalização" e "bancarização".
Se você possui conta em banco então já está "bancarizado".  As transações feitas pelos usuários dos bancos via websites seguros é conhecida como "online banking" ou "internet banking".

Estas mesmas transações realizadas por dispositivos móveis como celulares, palms, smartphones, etc, recebe a denominação de "mobile banking". 
Os pagamentos feitos pelo celular são chamados de "mobile payment" ou "m-payment".

Não há definição clara do que é m-payment ainda.
Na visão das empresas de telecomunicações, trata-se de viabilizar todas as operações bancárias via celular.
Na visão dos bancos, é apenas colocar mais um canal para autorização dos pagamentos.
Para os bancos, os usuários do serviço pré-pago de telefonia, a maior parte deles também "não-bancarizados", são clientes potenciais para serem conquistados.

O uso do celular como cartão de pagamento "por proximidade" já está sendo chamado de "e-money". Uma das novas tecnologias para comunicações entre dispositivos é a NFC - Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância).

06.
"Posts" anteriores:
28/07/09
Mobile Banking / Mobile Payment (8) - Ajuda para atualizar o "'resumo" + Evento amanhã + Coleção de matérias
12/06/08
Mobile Banking / Mobile Payment (7) - CIAB 2008
08/11/07
Mobile Banking / Mobile Payment (6) - "Celulares serão utilizados como meio de pagamento"
19/06/07
Mobile Banking / Mobile Payment (5)
18/06/07
Mobile Banking / Mobile Payment (4)
15/06/07
Mobile Banking / Mobile Payment (3)
14/06/07
Mobile Banking / Mobile Payment (2)
Mobile Banking / Mobile Payment (1)

Comentários?
Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

------------------

Fonte: Teletime
[17/11/10]  Operadoras norte-americanas se juntam para mobile payment via NFC

AT&T, Verizon Wireless e T-Mobile, três das quatro maiores operadoras móveis dos EUA, anunciaram esta semana a formação de uma joint-venture para oferta de serviços de mobile payment através da tecnologia NFC (Near Field Communications). A iniciativa, batizada de Isis, contará como parceiros financeiros iniciais o Barclays e o Discover Financial Services. A ideia é montar uma rede de pagamentos via NFC nos EUA com entrada em operação programada para meados de 2012. Foi contratado como gestor da Isis um ex-CMO da GE considerado neutro em relação às três operadoras: Michael Abbott.

Na análise do site Rethink Wireless, a iniciativa enfrentará dura concorrência de todos os lados, a começar pelas grandes bandeiras de cartão de crédito Visa e Mastercard, que já possuem diversos projetos de pagamento móvel. Além delas, empresas fortes na Internet, como PayPal e eBay, estão de olho no mercado de mobile payment. Dentro de telecomunicações, vale lembrar que a Sprint também tem serviços de m-wallet e, pelo visto, ficará isolada nos EUA.

A favor da Isis, a análise feita pelo site pondera que vários fabricantes de terminais e de sistemas operacionais parecem estar finalmente abrindo seus olhos para o NFC. Se até bem pouco tempo a Nokia era a única entusiasta dessa tecnologia, agora o Google incluiu suporte ao NFC na versão 2.3 do Android, a Apple contratou um especialista em NFC e a RIM deu sinais de que também apóia o padrão.
Da Redação

--------------------

Fonte: Teletime
[25/05/10]   Pouca penetração de handsets com tecnologia NFC faz empresas financeiras procurarem alternativas

A tecnologia comunicação sem contato, também conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), ainda não se popularizou porque são poucos os telefones celulares habilitados a utilizá-la. No seminário Mobile Money, realizado nesta terça-feira, 25, no Rio de Janeiro, ficou claro que as empresas que trabalham com serviços financeiros via celular não estão dispostas a esperar pelos fabricantes de telefones móveis. Em vez disso, estão buscando alternativas para lançar serviços de NFC que dispensem celulares especiais.

A Visa, que já havia lançado um serviço de pagamentos via NFC com cartão microSD e anunciado esta semana uma capa especial para iPhone com a tecnologia, demonstra em seu stand no seminário um adesivo com NFC embutido. Ele é um pequeno quadrado e pode ser colado atrás de qualquer celular. Trata-se ainda de um protótipo que aguarda homologação interna da própria Visa.

A bandeira de cartão de crédito Oi Paggo, controlada pela Oi, por sua vez, anunciou que fará um teste piloto com um SIMcard especial da Gemalto, chamado N-Flex. Em uma primeira fase, ele será testado por alguns assinantes e lojistas no Rio de Janeiro. Em uma segunda etapa, o SIMcard será usado para pagamento de transporte público em outra grande cidade, cujo nome não foi divulgado.
Fernando Paiva

-------------------------

Esta Seção do site comunitário WirelessBR foi organizada em 2005 e alguns links devem estar descontinuados

http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/secoes/sec_nfc/sec_nfc.html

NEAR FIELD COMMUNICATION - NFC
"Comunicação em áreas muito próximas"

Site Philips Brasil    Visite!

Conectividade Pura

Não acha que seria fantástico poder ver as fotografias das suas férias e, para isso, apenas colocar a câmara digital em frente do TV? E poder atualizar a sua agenda de endereços através da simples colocação da sua Agenda Pessoal Electrónica (PDA) em frente do computador? Tudo isto e muito mais é já possível com a nova tecnologia denominada ‘Near Field Communication’. 
Mas não é tudo. A tecnologia ‘Near Field Communication’ [NFC] permite, até, que nos livramos da dor de cabeça que nos da quando temos que lembrar de dúzias de palavras-chave. Esta tecnologia gere este processo através da combinação de todas as aplicações e serviços de identificação num único dispositivo, garantindo a necessária protecção dos dados. 
Desenvolvida em conjunto pela Philips e pela Sony, esta tecnologia simplifica e agiliza a ligação de câmaras digitais, PDAs, descodificadores, computadores, telefones celulares … tudo isto à disposição comum dos mortais. De fato, com a tecnologia NFC é possível estabelecer a ligação sem fios entre dois dispositivos para a troca de dados e de serviços de acesso. 
Concebida a partir da combinação de tecnologias de identificação sem contato e em rede, a tecnologia NFC baseia-se na conectividade sem fios que possibilita a comunicação de curto alcance (até 15 cm) entre dispositivos electrônicos. Permite a instalação de redes sem fios, de uma forma rápida e automática, fornecendo um ‘conector virtual’ aos equipamentos celulares, Bluetooth e WiFi já existentes. 
A sua interação de curto alcance simplifica grandemente todo o processo de verificação de identidades, facilitando a comunicação direta, segura e clara de componentes electrônicos entre si, sobrepondo-se à cacofonia gerada pelos ruídos eletrônicos que preenchem as ondas sonoras. 
A tecnologia NFC também pode ser usada para potenciar outros tipos de comunicação sem fios, como nos casos WiFi e Bluetooth, permitindo a transferência mais rápida de dados a longas distâncias. Sobrecarregados com, pelo menos, um menu de aplicação por cada equipamento electrônico que possuímos, a tecnologia NFC dá-nos a possibilidade de instalar ligações seguras e rápidas sem termos de percorrer menus de seleção em dúzias de interfaces. 
Resumindo, esta tecnologia ‘inteligente’ vai reescrever as regras da conectividade sem fios, criando uma plataforma sólida a partir da qual a inteligência ambiental electrônica poderá desenvolver-se e crescer – permitindo que nos concentremos apenas em usufruir das vantagens de vivermos num mundo sem fios. 



Fonte:Jornal o Estado de Minas - Escritos
[28/10/04]   Pagando por telefone por B. Piropo

(...)
NFC
NFC é o acrônimo de Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância). As condições em que se dá essa comunicação são reguladas pelo NFCIP-1 (Near Field Communications Interface Protocol – 1). Trata-se de uma comunicação sem fio tipo “peer to peer”, onde há apenas dois dispositivos envolvidos. O protocolo regula a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos em uma freqüência de 13,56 MHz. O que caracteriza a tecnologia (e que lhe deu nome) é a curtíssima distância em que se dá a troca de dados: de zero a vinte centímetros. Na prática isso significa que para iniciar a comunicação é preciso encostar os dispositivos um no outro.
 
Os protocolos e padrões que regulam a NFC são estabelecidos pelo Near Field Communications Fórum, uma associação sem fins lucrativos criada pela Nokia, Phillips e Sony. Seu objetivo é possibilitar que os usuários possam ter acesso a conteúdo e serviços de uma forma simples e intuitiva. Ela foi concebida a partir da combinação de duas tecnologias complementares: a RFID, que possibilita que um dispositivo identifique o outro, e a transmissão de dados sem fio, que permite que, após identificados, os dispositivos se comuniquem e troquem dados. Por exemplo: se ambos forem dotados da tecnologia NFC, o simples ato de encostar um telefone equipado com câmara digital em uma televisão fará com que as fotos sejam exibidas na tela da TV. E arquivos de música ou filmes digitalizados podem ser trocados entre um computador e um “player” simplesmente encostando um no outro.
 
Os dispositivos podem se comunicar em modo ativo ou passivo. No modo ativo, ambos geram campos de radiofreqüência para transportar os dados. No modo passivo, apenas um dispositivo emite o campo de radiofreqüência, enquanto o outro transfere seus dados por modulação – algo importante quando um dos dispositivos é um telefone celular, que pode operar em modo passivo para poupar carga de bateria. Nesse caso, quem inicia a comunicação fica responsável por gerar o campo. A transferência de dados pode se dar em taxas de 106 Kbits/s, 212 Kbits/s ou 423 Kbits/s dependendo de negociação ao ser estabelecida a conexão.
 
A obrigatoriedade de que os dispositivos estejam muito próximos, quase se tocando, para que a conexão seja mantida, ao contrário do que parece, é vantajosa. A primeira vantagem é a segurança: não há como capturar os dados transmitidos, a não ser que o malfeitor esteja praticamente encostado em sua vítima enquanto a transação é feita. A segunda é a facilidade de operar o sistema. Senhas, configurações, ajustes, tudo isso é dispensável: se você quer que dois dispositivos se comuniquem via NFC, simplesmente encoste um no outro. Nada mais intuitivo. Os dispositivos se reconhecerão e a conexão será fechada automaticamente, de forma inteiramente transparente ao usuário, que não precisa tomar nenhuma outra ação ou iniciativa.
 
A característica mais interessante da NFC é que ela pode ser usada apenas para estabelecer a conexão inicial entre dispositivos, ou seja, identificar-se mutuamente. Daí em diante a toca de dados pode ser feita através de outro protocolo como Bluetooth ou Wi-Fi, que permitem manter a conexão mesmo que os dispositivos se afastem.
 
Para saber mais sobre a tecnologia NFC, consulte o documento “NFC White Paper”  (...)
 
Ler mais
 

Fonte: NFC Forum Visite!

The Near Field Communication (NFC) Forum is a non-profit industry association founded by Nokia Corporation, Royal Philips Electronics and Sony Corporation to advance the use of NFC short-range wireless interaction in consumer electronics, mobile devices and PCs. The NFC Forum will promote implementation and standardization of NFC technology to ensure interoperability between devices and services.

Consumers are seeking easier ways to interact with their immediate environment and to enable easy communication between their electronic devices. Delivering convenient wireless connectivity, NFC’s intuitive operation will change the way we interact with technology, ensuring that we can make the most of our environment and reap the full benefits of total connectivity.

The vision of the NFC Forum is to enable users to access content and services in an intuitive way by simply touching smart objects and connecting devices just by holding them next to each other. To bring this vision to life, the NFC Forum invites all interested parties -- companies from mobile communications, consumer electronics, chip manufacturing, computing, media and entertainment, telecom and payment services sectors -- to join the NFC Forum and help further our goals.
 


Fonte: NFC Forum  Visite!

ABOUT NEAR FIELD COMMUNICATION
The intuitive link between consumer devices
Just as you would walk across a room full of people to have a private conversation with someone, rather than shouting across it so that everyone could hear, Near Field Communication (NFC) uses the same principle to link electronic devices. It enables the user to exchange all kinds of information, in security, simply by bringing two devices close together. Its short-range interaction over a few centimeters greatly simplifies the whole issue of identification, as there is less confusion when devices can only "hear" their immediate neighbors. 

Evolving from a combination of contactless identification (RFID) and interconnection technologies, NFC technology bridges today’s connectivity gap. It enables the simple transfer of information -- from phone numbers to electronic transactions -- and allows people to interact with their environment without needing to navigate complicated menus or perform complex set-up procedures. 

NFC opens up myriad new opportunities for our consumer lifestyles. It will enable people to effortlessly connect digital cameras, PDAs, set-top boxes, computers and mobile phones. With NFC it is possible to connect any two devices to each other to exchange information or access content and services – easily and securely.

Imagine seeing a poster advertising a concert with your favorite band. By flashing your mobile phone or PDA near the poster you download information about the event from a smart chip in the poster. After finding out more about the concert, you can immediately buy tickets and store them electronically on your handheld device. On the night of the concert you can access the venue without ever having the need for a paper ticket. More than just a wireless connection, NFC is a basic tool allowing you to instinctively interact with your electronic environment.

NFC – a virtual connector
NFC can be used for quickly establishing other types of wireless communication between devices, acting as a virtual connector. Once two devices are in close vicinity, it can invisibly configure and initialize other wireless protocols such as Bluetooth and 802.11 (e.g. Wi-Fi), enabling devices to communicate at longer ranges or transfer data at higher rates. In an environment rich with wireless-enabled devices, NFC is the easy way to set up connections without needing to go through complicated menus.

NFC – the unique link to the contactless smart card world
NFC also offers a unique link to the contactless smart card world. being compatible with the broadly established infrastructure based on ISO 14443 A, i.e. Philips MIFARE? technology, as well as Sony’s FeliCa card used for electronic ticketing in public transport and for payment applications. The reason for this is that NFC devices can operate in an active or passive mode, enabling communication with a wide variety of passive devices, like contactless smart cards or RF transponders. This feature also allows mobile devices to communicate in passive mode, saving power and extending their battery life. 

The NFC Forum
NFC technology – jointly developed and promoted by Philips and Sony – is a means to overcome the dizzying complexity of modern technology in our increasingly connected world. The aim for NFC is to establish the technology as an open platform offering the best benefits for everyday consumers. To achieve this goal, Philips and Sony have teamed up with Nokia to establish the NFC Forum, which will promote the implementation and standardization of NFC technology. With other companies invited to join, NFC will enable users to access content and services in an easy and intuitive way by simply touching smart objects and connecting devices just by holding them next to each other.

Standardization and technical details:
Targeted to become a widely adapted contactless infrastructure, NFC is already standardized according to globally accepted standardization bodies, such as ISO (18092), ECMA (340) and ETSI. NFC operates in the 13.56 MHz frequency range, over a distance of a few centimeters. Operating at data rates of 106 kbits/s and 212 kbits/s, NFC is compatible with Philips’ MIFARE? (ISO 14443 A) and Sony’s FeliCa smart card protocols, respectively. However, higher transmission speeds can be achieved between dedicated NFC devices -- initially up to 424 kbits/s -- with potential for higher bit rates.

Learn more
NFC White Paper produced by the industry association Ecma International.
 


Fonte: Wikipedia  Visite!

Near Field Communication

Near Field Communication Technology or NFC, is a short-range (hands width) wireless technology mainly aimed at usage in mobile phones.

It was approved as an ISO/IEC standard on December 8, 2003. It was approved as an ECMA standard earlier on. On March 18, 2004 NXP Semiconductors (formerly Philips), Sony and Nokia formed the NFC Forum to advance NFC development.

A patent licensing program for NFC is currently under development by Via Licensing Corporation, an independent subsidiary of Dolby Laboratories.

So far fourteen mobile network operators, who together represent 40% of the global mobile market back NFC and are working together to develop NFC applications. They are Bouygues Télécom, China Mobile, Cingular Wireless, KPN, Mobilkom Austria, Orange, SFR, SK Telecom, Telefonica Móviles España, Telenor, TeliaSonera, Telecom Italia Mobile (TIM), Vodafone and 3. These 14 firms are part of the GSM Association, which represents 700 mobile operators around the world.[1]
2007/02/13: They published a whitepaper on NFC [2]

NFC Forum

The Near Field Communication (NFC) Forum is a non-profit industry association founded by NXP Semiconductors, Sony Corporation and Nokia Corporation to advance the use of NFC short-range wireless interaction in consumer electronics, mobile devices and PCs. The NFC Forum will promote implementation and standardisation of NFC technology to ensure interoperability between devices and services. Currently there are over 115 members of the NFC Forum.

StoLPaN

StoLPaN (‘Store Logistics and Payment with NFC’) is a pan-European consortium supported by the European Commission’s Information Society Technologies program. StoLPaN will examine the as yet untapped potential for bringing together the new kind of local wireless interface, NFC and mobile communication.

Uses and applications

NFC technology is currently mainly aimed at being used with mobile phones. This could mean many new applications and uses for a mobile phone thanks to NFC such as the ability to be used as:

Essential specifications

Standards

NFC is an open platform technology standardized in ECMA-340 and ISO/IEC 18092. These standards specify the modulation schemes, coding, transfer speeds and frame format of the RF interface of NFC devices, as well as initialization schemes and conditions required for data collision-control during initialization-for both passive and active NFC modes. Furthermore, they also define the transport protocol, including protocol activation and data-exchange methods. Air interface for NFC is standardized in:

Current testing

Cingular Wireless announced in December 2006 that it's teaming with cell phone maker Nokia and financial institutions Citigroup and MasterCard Worldwide to trial new phones that have MasterCard PayPass contactless payment capability. The participants in the trial will receive a Nokia handset with "near-field communication" (NFC) technology and the MasterCard PayPass payment function built in. Using the phone, trial participants will be able to make purchases wherever MasterCard's PayPass is accepted by simply holding their phone near the card reader. The payment is then deducted from the cell phone subscriber's account. This trial is due to last three to six months.[3]

Ler mais em Wikipedia


Technical White Papers

Near-Field Magnetic Communication Properties

http://www.auracomm.com/Downloads/webwireless.pdf

Origem: Aura (http://www.auracomm.com Visite!

About Aura Communications Inc.

Aura Communications, was founded in 1995 by a team of MIT engineers who set out to solve a single problem - replacing the wire in mobile phones and other personal electronic devices. With no preconceived bias towards a particular technology, they soon discovered that magnetic induction had fundamental advantages over conventional RF, infrared and other physical layer approaches to short-range wireless communication. Most importantly, it was the only technology capable of achieving the low cost, low power and simplicity of use required for cord replacement. Aura engineers successfully developed a first generation analog magnetic communication ASIC but soon realized that a digital system-on-chip solution was needed to achieve the very low cost required for high volume consumer products. Aura's LibertyLink ASIC completed engineering development in 2002, full manufacturing qualification in 2003, and is now being shipped in production quantities to leading OEMs.

As a fabless semiconductor company, Aura subcontracts all manufacturing operations to world class manufacturing partners in Asia - TSMC's 0.25 um standard mixed signal CMOS process in Taiwan, and STATS' IC packaging and customer fulfillment in Singapore. While Aura never needs to take physical possession of the chips it sells, the Company remains focused on ensuring that quality and customer satisfaction are achieved in all of its products.

Aura Communications is a privately held, venture backed company and has raised over $21 million to date. Our investors included Motorola Ventures, the strategic venture capital arm of Motorola, Inc. and Duchossois TECnology Partners. The company has 22 employees located at its headquarters in Wilmington, Massachusetts just north of Boston.

Technical White Papers

Near-Field Magnetic Communication Properties

Introduction
This paper describes the properties of near-field magnetic wireless communication. With the
growing demand for a myriad of small, battery powered personal devices such as mobile phones,
PDA’s, and portable audio players, near field magnetic communication is ideal for cutting the cord
in such applications. Magnetic communication offers significant power, cost, and size advantages
over RF. It also offers inherently more security and better inter-operability on account of its
physical roll-off and attenuation properties –attributes well suited to mobile and high user density
applications.

The Physical Medium in Near-Field Magnetic Communication: Fields vs. Waves

Whereas most wireless communication is accomplished by propagating an RF plane wave through free space, near-field magnetic wireless utilizes a non-propagating quasi-static magnetic field. For example, in a typical RF communication system a transmitter couples a modulated RF voltage to an antenna. The antenna in turn generates a modulated RF plane wave (in the far field) which flows through free space while alternately transferring its energy between its electric and magnetic fields.
The energy transfer between the fields occurs at the carrier frequency which in most modern mobile devices is 900 MHz or 2.4 GHz. A receiving antenna on the remote device receives the energy from the plane wave and converts it into a modulated voltage input to a receiver that extracts the information content.
A magnetic wireless system on the other hand does not rely on the flow of energy for communication. Instead the modulated magnetic field generated by a transducer element remains relatively localized around the transmitting device. The quasi-static characteristic of the field is the result of the transducer geometry in combination with the carrier frequency of the transmitter.
Information is “coupled” through the medium by sensing the time varying magnetic field using a similarly designed transducer in the remote receiving device. This is the principle of magnetic induction. While a small amount of RF energy inevitably flows from the transducer, the majority of the energy is stored in the form of a magnetic field. It is this fact that provides for some of the unique advantages of magnetic communication

Roll-Off and Attenuation

Although the propagation characteristics of an RF plane wave are extremely complex and difficult to model, various approximations have proven to be valid under certain conditions. One characteristic of particular interest, at least as it relates to magnetic communication, is the roll-off behavior as a function of distance. The power in a plane wave in the far field rolls-off as one over the distance from the source squared (1/r2). Compare this to a quasi-static magnetic field where the roll-off is 1/r6. The chart below shows a relative comparison of RF Power and Field strength (E-Field) and magnetic field values (B-Field)





On the surface this would appear to be a considerable disadvantage of magnetic communication systems. Indeed for any application that requires significant range, RF is the only choice. However, in close proximity systems such as personal wireless for consumer electronics, the roll-off behavior can be a substantial advantage. The strong attenuation with distance creates compact communication “bubbles” of 1 to 3 meters that provide for greater reuse of the frequency spectrum.
Furthermore, the field characteristics are highly predictable and relatively unaffected by the surroundings. Magnetic fields reliably follow the 1/ r6 behavior regardless of the presence of metal objects, conductive materials, or people. Plane waves on the other hand are greatly affected by their surroundings. While an RF plane wave is significantly attenuated by the human body, a magnetic field passes relatively unimpeded. In RF systems, this severe loss of signal is usually restored by transmitting more power -- a solution that further complicates the spectrum reuse issues.

Polarization

As in RF systems, polarization in magnetic systems presents some interesting design challenges.
Polarization generally refers to the direction or angular component of a vector field. Magnetic and electric fields are examples of vector fields. In a plane wave, the magnetic and electric field components are polarized orthogonal to each other and to the direction of propagation. In magnetic systems the polarization of the magnetic field is highly dependent on the field source, namely the transducer. A ferrite rod wound with wire is an example of a magnetic field source. While this transducer generates a field typical to that of a classic dipole, the reciprocal properties of magnetic circuits imply that a similarly shaped receiving rod will have an equivalent sensitivity field.
Maximum coupling is achieved when two rods, one a transmitter the other a receiver, point at each other. This is called the coaxial orientation. Strong coupling also occurs in the coplanar orientation when the rods are parallel to each other.



 



Compare this to the orthogonal case where minimum coupling occurs. Here the receiving rod is perpendicular to the transmitting rod. In this null position virtually no coupling occurs.





Polarization diversity must therefore be employed so that substantial coupling occurs regardless of the orientation of the transmitting and receiving transducers. Fortunately since the coupling in magnetic systems is reciprocal, the polarization for optimum reception is identical to the polarization for optimum transmission. This attribute greatly simplifies the implementation of the diversity circuits.

Fading

In a typical RF fading situation, direct and reflected waves of differing amplitudes and phases destructively interfere at the receiving antenna causing a signal null. Ordinarily, a more sensitive receiver would be employed to combat the problem. But in a high frequency reuse situation, the desired signal can fall below the signal from an undesired source. It is not uncommon, especially at higher carrier frequencies, to have a signal from a desired source one meter away fade below a signal from another source ten meters away. Usually the only defense outside of liminating the interfering source is to increase the power transmitted from the desired source. While this power increase improves the fade margin, it also compounds the coexistence problems. Magnetic fields do not suffer from this problem because they do not propagate and therefore reflections and phase reversals do not occur. The strong and predictable roll-off behavior for magnetic fields allows several closely spaced users to transmit and receive on the same frequency with no interference. This is particularly important for voice or music transmissions in high density applications where guaranteed bandwidth and quality of service are essential.

A Note on Electric Fields

The physics that describe electromagnetic phenomena show that a duality exists between magnetic and electric fields. Near-field electric field communication is therefore theoretically possible.
Although these capacitive communication systems can be built with the same 1/r6 roll-off behavior as inductive systems, they unfortunately exhibit a high degree of susceptibility to their surroundings.
In a typical magnetic system, the low impedance magnetic field is affected only by large highly permeable objects; things that are not usually encountered in normal situations. The high impedance electric fields in capacitive systems however are greatly affected by their surroundings. Moderately conductive objects including people, severely reshape and attenuate the electric field thus making it exceptionally difficult to communicate with any reasonable amount of power.

Conclusion

Near-field magnetic communication, while not a replacement for RF, is compelling for wire replacement in the emerging markets for personal portable and mobile voice and audio devices. In the context of such devices where size, power and reliability are critical, and range requirements are within the personal space of a user, near-field magnetic communication offers unique advantages unattainable using more conventional RF techniques.

About Aura Communications, Inc.

Aura Communications, Inc., is the leader in silicon solutions for near-field magnetic communication.
Aura develops ASICs for low-cost, low power wireless communication based on the company’s patented near-field magnetic wireless technology. Founded in 1995, Aura Communications is a privately held company. It is eadquartered in Wilmington, MA.
Copyright © 2003, Aura Communications, Inc. All rights reserved.
Aura. and LibertyLink. are trademarks of Aura Communications Inc.

--------------------------------------

Fonte: B2B Magazine
[14/06/07] Aprendendo com os pequenos
Por Eduardo Vasques

Com cerca de quatro milhões de habitantes, Cingapura é considerada a Suécia asiática. Para se ter uma idéia, mais de 75% da população possui acesso à internet. O caso de maior sucesso em serviços bancários móveis no país é o do Standart Chartered Bank.

Com cerca de 300 mil clientes e 1400 agências espalhadas pelo mundo, usaram a plataforma e modelo apontado pela Meridea, joint-venture finlandesa entre Nokia e Accenture. Além de ampliar a proximidade com o cliente, o banco conseguiu tornar o processo de implementação do projeto. A instituição busca agora desenvolver políticas e facilidades que possam atrair os usuários a migrarem de canal.

No caso do Japão, quem conduz com bastante maestria a distribuição de serviços móveis é a Sony Felica. Especializada em NFC – near field communication – a empresa tem 200 milhões de chip espalhados pelo mundo em cartões. Agora passou a oferecer o serviço em dispositivos móveis, afinal, 95 milhões de pessoas no país já contam com celulares.

"O modelo, porém, só funciona em virtude da do bitWallet, empresa responsável que opera o serviço de pagamentos móveis Edy", diz Toshikazu Tachibana, da Sony Felica. Trata-se de uma organização mantida por 62 empresas japonesas – entre elas Toyota, Grupo Sony, NTTDocomo, todas as companhias aéreas.

Já em Portugal, a mobilidade bancária parece algo bem resolvido. "Todos os bancos têm algum tipo de aplicação móvel", diz o consultor Luis Veloso de Almeida, que foi responsável pela condução do projeto do Millenium BCP. O banco decidiu usar a infra-estrutura existente de telecomunicações e teve como premissa a criação de um modelo que permitisse a utilização de serviços por qualquer tipo de celular.

Por isso, o projeto teve início apenas com mensagens curtas de textos (SMS). Pouco tempo depois do lançamento do serviço, 42% dos clientes que já utilizavam o internet banking passaram a verificar dados e realizar transações pelo celular. 78% dos clientes da instituição contavam com alertas cobrados e 10% com alertas subscritos.

O passo seguinte foi migrar o serviços para um ambiente mais complexo com interface para acesso via PDAs e smarthphones. Neste caso, em virtude da requisição de alguns aparelho mais evoluídos, os números são menores, o sistema é mais difícil de ser utilizado e existe a necessidade de fazer download de uma aplicação no site no banco. "O fundamental é permitir o acesso a qualquer pessoa por qualquer dispositivo e fazer com que o mercado e os clientes além de conhecerem, percebam valor", completa Almeida.


Fonte: TIInside
[02/08/06]  Visanet apresenta solução para pagamentos sem contato


Comprar um refrigerante, um jornal ou revista, entrar no cinema ou passar pela catraca do Metrô usando um cartão ou aparelho celular, são soluções que estão sendo apresentadas pela Visanet, em São Paulo, no 1º Congresso Brasileiro de Meio de Pagamentos Eletrônicos, que se encerra nesta quinta-feira, na sede da Fecomércio.

Para fazer um micro-pagamento, basta encostar o cartão com tecnologia contact less RFID num leitor acoplado a um POS, que emitirá apenas uma via do ticket para o cliente. O cartão pode ser carregado com a quantia desejada pelo cliente, que o utilizará sem a necessidade de senhas ou assinatura.

Segundo a Visanet, mais de 60 projetos com 25 milhões de usuários estão sendo desenvolvidos para pagamento de transporte público em países da América Latina e Caribe.

Existe um potencial de mercado de mais US$ 150 bilhões, que são transacionados em dinheiro em supermercados e restaurantes fast food na América Latina; além disso, há um potencial de atendimento aos postos de gasolina, cinemas e lanchonetes, que não têm ainda boa aceitação de cartões.

Usando o celular, a Visanet mostrou duas soluções diferenciadas. A primeira necessita que o aparelho celular contenha um cartão de comunicação com a tecnologia NFC (Near Field Communication), cuja aplicação foi desenvolvida em Java, Symbiam, Palm e Pocket PC por uma empresa norte-americana que, por coincidência, tem o nome de Vivo Tech.

Ele transforma o celular numa carteira de pagamentos. A demonstração no evento simula a aquisição de uma entrada de cinema, onde o cliente encosta o celular num dispositivo que carrega o valor da entrada e o exibe na tela do aparelho. O cliente confirma a senha. O mesmo dirige-se à catraca aproximando o celular, que libera a entrada e confirma o ciclo da operação.

Outra solução é o Visa Vale Delivery, no qual o comerciante entra no portal da Visanet, digita o login, senha, valor da transação e o número do celular informado pelo cliente, que recebe uma mensagem SMS com os dados de sua compra para dar o aceite. O portador tem que antes cadastrar seu celular no portal da empresa para habilitá-lo.

Para soluções de Vending Machine, a Visanet apresentou um cartão pré-pago também com a tecnologia NFC, que aciona uma máquina de refrigerantes e salgadinhos. A experiência está sendo desenvolvida coma empresa Pressget, que tem 600 vending machines em São Paulo e Rio de Janeiro. A experiência piloto restringe-se aos funcionários dos escritórios da Visanet. Claudiney Santos


Fonte: Philips

[2005]   Chegue mais perto e vá mais longe

Near Field Communication (NFC) é uma nova maneira simples e conveniente de realizar suas atividades diárias e facilmente conectar-se ao mundo da tecnologia, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Um equipamento portátil utilizando um chip NFC permitirá a você fazer suas compras e efetuar pagamentos, acessar informações e diferentes serviços, efetuar chamadas de teleconferência e muitos outros serviços. Como utilizamos cada vez mais dispositivos móveis para o trabalho e lazer, a tecnologia NFC contribui com simplicidade e praticidade

Em lojas e supermercados, um telefone celular equipado com NFC poderá ser utilizado para efetuar os pagamentos como um cartão de crédito, de forma rápida e segura. Vai sair de férias? Através do seu PC, você poderá transformar seu celular em um bilhete integrado para pagar passagens aéreas, ônibus, hotéis e até mesmo aluguel de veículos.

Tudo isso é feito sem menus, sem fios e sem configurações complicadas. Basta aproximar produtos equipados com NFC e eles saberão exatamente que operações deverão ser efetuadas e como conectar-se ao serviço de que você necessita. Por exemplo, aproximar o celular de uma catraca em um estádio significa que você deseja entrar. Ao aproximá-lo de um "smart poster" de uma banda, você pode ouvir uma das suas músicas ou ao aproximá-lo de uma TV, poderão ser vistas as fotos da câmera.

Perto de você
A Philips é co-inventora da tecnologia NFC e co-fundadora do NFC Forum, do qual participam atualmente mais de 60 das maiores empresas do mercado. Atualmente, trabalhamos com nossos parceiros em diversos projetos piloto, demonstrando a praticidade dessa tecnologia para pessoas em todo o mundo.

Em Hanau, na Alemanha, as pessoas estão usando telefones celulares equipados com NFC para comprar, armazenar e usar bilhetes em sistemas de transporte público. Em Limburg, Holanda, torcedores de futebol trocaram suas carteiras de sócio por celulares NFC. Eles usam essa tecnologia não só para entrar no estádio, mas também para comprar alimentos e bebidas ou até mesmo adquirir produtos dos seus times favoritos em lojas especializadas.

Já em Caen, na França, a população está usando o telefone celular para fazer compras, pagar estacionamentos, obter informações turísticas, fazer download de toques para telefone e ficar por dentro dos horários dos ônibus através de "smart posters", painéis de informações equipados internamente com dispositivos eletrônicos.

Nos Estados Unidos, fãs de esportes também estão descobrindo a praticidade da tecnologia NFC. No estádio Philips Arena em Atlanta, na Geórgia, um projeto piloto baseado em NFC está permitindo que fãs de esportes entrem no estádio utilizando seus celulares equipados com NFC. Da mesma forma, podem comprar produtos em estandes e em lojas de artigos esportivos com toda a facilidade.

Assim, onde quer que você more, dos Estados Unidos à Ásia, fique atento à NFC. Toda a praticidade dessa nova tecnologia estará disponível para você em breve.
 


Link de origem: http://www.cdrshow.com.br/news/09-09-2002.htm  Visite!

Philips e Sony com Tecnologia Wireless.
Publicado em 09/09/2002. 
Philips e a Sony anunciaram que vão desenvolver uma nova tecnologia wireless, denominada Near Field Communication (NFC), que poderá oferecer concorrência ao Bluetooth e 802.11. 

A Philips e a Sony anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma tecnologia wireless denominada Near Field Communication (NFC), que permitirá a transferência de dados entre aparelhos como telemóveis, câmaras digitais, PDAs e computadores. 
Esta tecnologia conseguirá velocidades de transferência de até 212 Kbps, e os aparelhos poderão comunicar entre si numa distância de 20 centímetros e na frequência de 13,56 MHz. 
Os aparelhos que terão integrada a tecnologia Near Field Communication (NFC), serão compatíveis com as tecnologias smart card Mifare e Felica, da Philips e Sony, respectivamente. 
Segundo o acordo, as duas empresas não só desenvolverão a tecnologia mas também fabricarão em conjunto os aparelhos que a utilizarão, que deverão chegar ao mercado em 2004. 

Att. Webmaster
www.cdrshow.com.br


Link de origem: http://www.letronet.com.br/psist/pnotic/pnoticea/ea04/pnot0304/pnotautom.htm   Visite!

PHILIPS e VISA demonstram NFC

     A PHILIPS desenvolveu uma tecnologia de cartão de pagamentos sem contacto, denominado NFC ("near field communication"). Na CES de Las Vegas a empresa se associou à VISA para demonstração de produtos utilizando o NFC. 
     Implementado em telefone celular, PDA, PC, controle remoto e outros aparelhos eletrônicos de consumo, permite ao usuário efetuar pagamentos, como o cartão de débito de bancário. Os dados são gravados cifrados no cartão, e podem ser lidos por leitor compatível a uma distância de 10 centímetros. 
     Atualmente existem duas interfaces para este tipo de tecnologia: a Mifare, da própria PHILIPS, e a Felica, da SONY. O NFC é compatível com estas as interfaces.  
     O NFC segue o ISO 18.092, operando a 13,56MHz. Dois dispositivos NFC podem trocar dados (sem contacto), e um NFC pode gatilhar um dispositivo Bluetooth. 


Link de origem: http://www.executivosfinanceiros.com.br/home/noticias_vzl.asp?IDNoticias=4471  Visite!

Philips lança tecnologia para pagamento 
09/01/2004 
A Philips Semiconductors lançará uma nova tecnologia em conjunto com a administradora de cartões de crédito Visa que pode facilitar o comércio sem fio.

A empresa, unidade da Philips Electronics mostrou ontem o Near Field Communication ou NFC, tecnologia que permite o pagamento "sem contato".

Diferente da já conhecida tecnologia Bluetooth, a NFC tem um alcance bem menor, aproximadamente 10 centímetros, e não precisa dos recursos de seguranças exigidos pelo Bluetooth.

O objetivo, segundo executivos da Philips, é incorporar a tecnologia NFC em computadores, celulares e outros aparelhos portáteis. A Visa adiantou que o NFC poderá ser implementado em uma nova geração de cartões de crédito.

A Philips está trabalhando também com a Sony, sua parceira frequente na tecnologia NFC e se juntou à Visa para o desenvolvimento dos procedimentos de pagamentos e segurança.

Reinhard Kalla, vice-presidente da Philips Semiconductors, espera que a tecnologia NFC esteja implantada em alguns produtos até o fim do ano. A tarefa deve ser facilitada pelo baixo custo dos chips NFC, disse o executivo. 


Link de origem: http://www.telemoveis.com/news/item.asp?ID=16739  Visite!  
 

De acordo com um comunicado emitido pelas marcas, a Philips e a Sony vão trabalhar conjuntamente numa nova tecnologia sem fios.

O sistema deverá assumir o nome de NFC (Near Field Communication) e o protocolo de colaboração nipo-holandesa incidirá simultaneamente sobre os esforços de R&D e, posteriormente, de manufactura dos aparelhos.

O NFC deverá permitir a transmissão de dados no espectro dos 13,56 MHZ entre diversos tipos de dispositivos como telemóveis, câmaras digitais e PDAs, bem como computadores, consolas de jogos etc... 

A velocidade máxima será de 212 kbit/s, o suficiente para transferir imagens de alta resolução.

Assegurada está a compatibilidade com as tecnologias Mifare da Philips e and Sony FeliCa da Sony.

Bizarra é a distância anunciada a que a comunicação será permitida: uns meros 20 centímetros. 

A vantagem face às tecnologias análogas já existentes (Wi Fi e Bluetooth) parece mesmo residir apenas e exclusivamente no custo inferior de produção. 


Link de origem: http://www.portaldaautomacao.com.br/materia_112.asp   Visite!

Visa e Philips se unem para promover Smart Card contactless de múltiplas funções

A Visa International e a Royal Philips Electronics revelaram uma exclusiva parceria: as duas companhias irão desenvolver e promover a aplicação da tecnologia contactless (sem contato) para transações financeiras e outras funções.

Os sócios dizem compartilhar da mesma visão de que haverá um grande desenvolvimento da tecnologia sem contato em diversos dispositivos de consumo.

"Nós dividimos a mesma visão, mas em direções diferentes: a Visa com o lado das transações financeiras e a Philips com o do consumo", disse Gaylon Howe, vice-presidente do setor de produtos da Visa International.

A Visa promove atualmente o que chama de comércio universal, o qual vai habilitar os consumidores a fazer pagamentos a qualquer hora, em qualquer lugar e em um só equipamento. Já a Philips tem o objetivo de abrir uma infra-estrutura dentro do conceito de casa conectada, em que os consumidores poderão usar PCs, telefones celulares, jogos ou PDAs para o acesso seguro a informações, divertimento e serviços.

Mas para que o objetivo de ambos seja realizado, os fabricantes de produtos eletrônicos ainda precisam avançar sobre um obstáculo: desenvolver um meio de fácil comunicação que permita o equipamento oferecer uma maneira simples de comprar produtos e adquirir serviços.

Tanto a Visa como a Philips disseram que podem contribuir com a tecnologia contactless para ajudar a solucionar o problema. Segundo a Philips os potenciais consumidores incluem fabricantes de produtos eletrônicos e a indústria de música, de jogos e de transportes.

De acordo com a Visa, o que a atraiu para a parceria com a Philips foi o trabalho, desenvolvido pela companhia, em cima de uma tecnologia de comunicação, chamada Near Field Communication (NFC).

O NFC pode "falar" com duas diferentes interfaces contactless de um smart card (cartão inteligente), o "FeliCa" desenvolvido pela Sony e o "Mifare" desenvolvido pela Philips.

Segundo a Companhia, o NFC opera a 13.56 MHz, mas essas especificações serão ampliadas para suportar taxas de dados de 1Megabit/seg com uma distância de 20 centímetros. Hoje os contactless smart cards trocam dados até a velocidade de 212 Kbp/seg.

O NFC pode ajudar os equipamentos a oferecer não somente comunicação wireless ponto a ponto mas também acesso a serviços baseados em aplicações de cartões inteligentes. Os cartões de crédito que têm interfaces duais, com comunicação com contato e contactless, podem funcionar não somente como cartões de pagamento, mas também para armazenar dados, os quais serão utilizados como chave de acesso a diversos locais, desde que o leitor reconheça o cartão como devidamente autorizado.

A Visa tem pilotos de programas em cartões de crédito com interfaces duais sendo estudados na Coréia do Sul e em dois outros países que não quis revelar o nome.

Segundo a Philips, o primeiro cartão com interface dual e múltiplas aplicações estará disponível em 2004. 


Link de origem: http://www.infodesktop.com/infonews/tec/noticia/1211  Visite!

Sony e Philips anunciam nova tecnologia
2002-09-09 

A Sony e a Philips anunciaram que se uniram para desenvolver uma nova tecnologia para a transmissão de dados através de ligações sem fios.

A nova tecnologia, tem o nome de «Near-Field Communication», irá operar na faixa dos 13.56 MHz e transmitirá informação a uma velocidade de 212 Kbps até uma distância de 20 metros.

Esta tecnologia pode se tornar um potencial rival para o Bluetooth, mesmo tendo ambas as empresas negado essa hipótese, que também aposta na transmissão de dados através de ligações sem fios.

A Sony e a Philips esperam lançar no mercado os primeiros produtos com suporte para a NFC no início de 2004.


MENSAGENS DE GRUPOS DE DISCUSSÃO

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: aramos@aliceramos.com ; Daniela Braun
Sent: Monday, February 13, 2006 10:16 PM
Subject: NFC (2) - Near Field Communication

Olá, 
ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
Transcrevo abaixo a notícia recebida hoje com a newsletter do Computerworld:
Visitantes da 3GSM testam NFC no próprio evento   

Recorto o início do texto:
"O 3GSM, evento de telecomunicações móveis que acontece esta semana em Barcelona (Espanha) será palco da demonstração em grande escala da tecnologia Near Field Communication (NFC). Trata-se de uma tecnologia sem fio de curta distância, desenvolvida em parceria pela Philips e a Sony, pela qual é possível fazer pagamentos e ter acesso à feira e ao congresso por meio do telefone celular. A NFC combina funções de um leitor sem contato, um cartão também sem contato e a funcionalidade peer-to-peer em um chip instalado no aparelho. (...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
 

 
Visitantes da 3GSM testam NFC no próprio evento

Segunda-feira, 13 fevereiro de 2006 - 17:45
Fernanda K. Ângelo, do COMPUTERWORLD, em Barcelona (Espanha)*
 
O 3GSM, evento de telecomunicações móveis que acontece esta semana em Barcelona (Espanha) será palco da demonstração em grande escala da tecnologia Near Field Communication (NFC). Trata-se de uma tecnologia sem fio de curta distância, desenvolvida em parceria pela Philips e a Sony, pela qual é possível fazer pagamentos e ter acesso à feira e ao congresso por meio do telefone celular. A NFC combina funções de um leitor sem contato, um cartão também sem contato e a funcionalidade peer-to-peer em um chip instalado no aparelho.
 
A Royal Philips Electronics e a operadora espanhola Telefonica Móviles selecionaram 200 participantes do evento para testar a tecnologia. Eles receberão celulares SGH-X700, da Samsung para aproveitar as conveniências dessa tecnologia durante os dias em que durarem o 3GSM.
 
Cada telefone virá equipado com dinheiro eletrônico (e-money) que pode ser gasto em terminais devidamente equipados no estande da Philips. Ao acessar esses terminais sensíveis ao toque, os usuários podem selecionar e pagar por CDs, DVDs ou livros utilizando-se do aparelho equipado com NFC. Então o dinheiro é deduzido da conta e uma mensagem é enviada ao usuário para informá-lo de seu saldo.
 
Já com relação ao acesso à feira e ao congresso, bastará ao usuário passar o telefone ao estande de entrada, simplesmente segurando-o próximo aos PDAs nos acessos ao evento. Pronto. O PDA valida o "crachá" e libera a entrada do visitante.
 
Além de pagamentos pelo celular, a NFC pode ser usada para estabelecer conexões seguras sem fio entre o celular e outros dispositivos que usam USB wireless, Bluetooth ou outras tecnologias de conectividade. 
 
*A repórter Fernanda K. Ângelo viajou para Barcelona a convite da VeriSign
 


----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, December 31, 2005 6:10 AM
Subject: "5 tecnologias" + NFC + Comemorações...
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em 
www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!  
 
O "Giga Site Comunitário" WirelessBR foi inaugurado na auspiciosa e  "esotérica" data de 01/01/01, que alguns consideraram como o início do novo milênio.  :-)
Assim, faz aniversário amanhã!
 
O Grupo WirelessBR, criado pelo saudoso jornalista e amigo Fernando "Fervil" Villela, também aniversaria no dia 03 janeiro, completando 6 anos!
 
O incansável e "workaholic" Eduardo Prado preparou um presente especial para estas datas: um belo artigo sobre Mobile Banking que vamos divulgar numa próxima mensagem, logo mais.
Obrigado, Eduardo!!!
 
No artigo, é citada a tecnologia NFC - Near Field Communications.
 
Assim, ambientemo-nos!!!  :-))
 
Vou buscar nos "meus guardados" (que papo de Véio, sô!)   :-)  um "post" do onipresente EPrado no seu blog Smart Convergence citando 5 tecnologias de "curto alcance", entre elas, a NFC.
 
O alcance da NFC é tão pequeno que para a comunicação entre dois dispositivos quase precisamos encostar um no outro... :-)
 
Vejam abaixo um pequeno texto, "amigável".  :-)
Mais NFC na próxima mensagem.
Boa leitura!
 
Feliz Ano-Novo!!!!!
Parabéns, Giga Site "WirelessBR"!!!
Parabéns, Grupo WirelessBR!!!
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
 

Five short-range technologies point to future of wireless

Source: www.fiercewireless.com, June 11, 2004

Many industry insiders expect five short-range wireless technologies -- WiFi, ZigBee, Ultrawideband (UWB), Bluetooth, and Near Field Communications (NFC) -- to eventually merge into one network system that will allow enterprises and users to set up and operate a variety of local and personal area wireless network applications. Here is a quick run-down of these technologies:

WiFi -- WiFi, or WLAN, uses the 802.11-family of wireless technologies to create Wireless Local Area Networks (WLANs). While this technology was developed to replace wired Ethernet, is rapidly evolving into a wireless broadband solution as well. Advantages: High-data speeds and rapid deployment. This technology is already a market reality. Disadvantages: Limited range, channel interference issues, and not necessarily well-suited for smaller, personalized networks or for wider-range networks.

ZigBee -- Low power, Low Rate Wireless Personal Area Networking (LR-WPAN) technology designed for wireless automation and other lower data tasks, such as smart home automation and remote monitoring. Advantages: Low power consumption, reliable, relative cheap equipment costs. Disadvantages: Low bandwidth (usually under 250 Kbps) limits the number of applications.

Ultrawideband (UWB) -- UWB is a high-speed wireless networking technology designed as a cable replacement for high-bandwidth tasks, such as connecting TVs, stereos, and other media appliances. Advantages: High bandwidth data speeds (up to 1 Gbps) and versatile application set (can be used to network media devices and PCs). Disadvantages: Very limited range and possible spectrum interference issues.

Bluetooth -- Bluetooth is the "original" Personal Area Networking (PAN) technology. It was designed to allow different devices to connect with each other, such as file sharing between cell phones or wireless printing from a handheld or a PC. Advantages: Well-defined technology with industry-wide support. Disadvantages: Somewhat expensive. It may be eventually squeezed our by ZigBee for low bandwidth applications and by Ultrawideband for file sharing and streaming media.

Near Field Communications (NFC) -- NFC is a wireless PAN technology designed for secure, wireless contactless payments (think of using your cell phone as a wireless debit card). Advantages: Relatively inexpensive and secure. Disadvantages: Very low range and a limited set of applications.

All five technologies have distinct advantages and disadvantages, but growing convergence in the wireless market will eventually lead to network management solutions that will allow these systems to work together seamlessly.

 


----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, September 19, 2005 3:17 PM
Subject: NFC -Near Field Communication
 
Olá,  ComUnidade WirelessBRASIL !  
Helio Rosa escrevendo.
Nesta ComUnidade (Portal em  www.wirelessbrasil.org)  interagimos e compartilhamos conhecimentos com muita cordialidade, cortesia, tolerância e paz - sempre fazendo novos amigos!

O nosso Eduardo Prado publicou hoje um novo e ótimo artigo no IDG Now!:
A explosão dos serviços móveis.
 
Recorto um trecho: (...)
Os fabricantes de celulares já estão olhando para uma nova tecnologia a ser utilizada nos "telefones carteira".
A NFC (Near Field Communication) combina a famosa etiqueta RFID com a tecnologia sem fio.
A Sony e a Phillips estão apostando muito na tecnologia NFC.
  (...)

Vamos à uma ambientação em NFC?  :-)
 
Lá em baixo, após a assinatura, transcrevo um artigo em "inglês tranqüilo" que desce aos detalhes técnicos desta tecnologia falando em "campos e ondas". :-)
Trata-se de Near-Field Magnetic Communication Properties
Para conferir as figuras faça o download de um pequeno pdf em:
http://www.auracomm.com/Downloads/webwireless.pdf.
 
Ou visite a Seção NFC do Giga Site WirelessBr em: http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/secoes/sec_nfc/sec_nfc.html
 
 
No jornal "O Estado de Minas" de 28/10/04 encontro um bom artigo de B.Piropo: Pagando por telefone .
Já vou recortando mais um trecho pois é um bom "resumo-resumido" de NFC.  :-)
Aqui está:
NFC
NFC é o acrônimo de Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância).
As condições em que se dá essa comunicação são reguladas pelo NFCIP-1 (Near Field Communications Interface Protocol – 1).
Trata-se de uma comunicação sem fio tipo “peer to peer”, onde há apenas dois dispositivos envolvidos.
O protocolo regula a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos em uma freqüência de 13,56 MHz.
O que caracteriza a tecnologia (e que lhe deu nome) é a curtíssima distância em que se dá a troca de dados: de zero a vinte centímetros.
Na prática isso significa que para iniciar a comunicação é preciso encostar os dispositivos um no outro.

Os protocolos e padrões que regulam a NFC são estabelecidos pelo Near Field Communications Fórum, uma associação sem fins lucrativos criada pela Nokia, Phillips e Sony (visite-a em <www.nfc-forum.org/>).
Seu objetivo é possibilitar que os usuários possam ter acesso a conteúdo e serviços de uma forma simples e intuitiva.
Ela foi concebida a partir da combinação de duas tecnologias complementares: a RFID, que possibilita que um dispositivo identifique o outro, e a transmissão de dados sem fio, que permite que, após identificados, os dispositivos se comuniquem e troquem dados. Por exemplo: se ambos forem dotados da tecnologia NFC, o simples ato de encostar um telefone equipado com câmara digital em uma televisão fará com que as fotos sejam exibidas na tela da TV.
E arquivos de música ou filmes digitalizados podem ser trocados entre um computador e um “player” simplesmente encostando um no outro.

Os dispositivos podem se comunicar em modo ativo ou passivo.
No modo ativo, ambos geram campos de radiofreqüência para transportar os dados.
No modo passivo, apenas um dispositivo emite o campo de radiofreqüência, enquanto o outro transfere seus dados por modulação – algo importante quando um dos dispositivos é um telefone celular, que pode operar em modo passivo para poupar carga de bateria.
Nesse caso, quem inicia a comunicação fica responsável por gerar o campo.
A transferência de dados pode se dar em taxas de 106 Kbits/s, 212 Kbits/s ou 423 Kbits/s dependendo de negociação ao ser estabelecida a conexão.

A obrigatoriedade de que os dispositivos estejam muito próximos, quase se tocando, para que a conexão seja mantida, ao contrário do que parece, é vantajosa.
A primeira vantagem é a segurança: não há como capturar os dados transmitidos, a não ser que o malfeitor esteja praticamente encostado em sua vítima enquanto a transação é feita.
A segunda é a facilidade de operar o sistema. Senhas, configurações, ajustes, tudo isso é dispensável: se você quer que dois dispositivos se comuniquem via NFC, simplesmente encoste um no outro. Nada mais intuitivo.
Os dispositivos se reconhecerão e a conexão será fechada automaticamente, de forma inteiramente transparente ao usuário, que não precisa tomar nenhuma outra ação ou iniciativa.

A característica mais interessante da NFC é que ela pode ser usada apenas para estabelecer a conexão inicial entre dispositivos, ou seja, identificar-se mutuamente. Daí em diante a toca de dados pode ser feita através de outro protocolo como Bluetooth ou Wi-Fi, que permitem manter a conexão mesmo que os dispositivos se afastem.

Para saber mais sobre a tecnologia NFC, consulte o documento “NFC White Paper”, que pode ser obtido em
<www.ecma-international.org/activities/Communications/2004tg19-001.pdf>.

Abaixo: Near-Field Magnetic Communication Properties

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

heliorosa@wirelessbrasil.org
Da equipe de moderadores dos Grupos Celld-group WirelessBr
 
------------------------------

Near-Field Magnetic Communication Properties

 
http://www.auracomm.com/Downloads/webwireless.pdf
 
Origem: Aura (http://www.auracomm.com )  Visite!
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil