BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


22/07/09

• 1ª Confecom (21) - Novo marco regulatório... E nós com isso? [3]

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To:
Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, July 22, 2009 6:19 PM
Subject: 1ª Confecom (21) - Novo marco regulatório... E nós com isso? [3]
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Olá, Smolka, Patusco e demais "legisladores" de fato e/ou de direito!  :-)

Obrigado pelas excelentes repercussões!!!

Então...mãos à obra!
Sem prejuízo do acompanhamento da gestação da 1ª Confecom realizado pelo Dr. Márcio Patusco, OK? :-)
Confiram aqui: 
1ª Confecom

01.
Sobre as contribuições que poderemos dar ao "marco regulatório", estou em busca de um ponto de partida que, penso, será a localização e estudo da legislação pertinente.

Pinço temerariamente dois trechos das mensagens anteriores:

Smolka:
"Eu enxergo como possível (talvez desejável), um conjunto de três leis básicas: uma para regular redes e meios de transmissão em geral; outra para regular a forma de prestação dos serviços; e uma terceira para definir os aspectos de produção de conteúdo."

Patusco:
"Tudo começou com o Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei 4117, de 27 de agosto de 1962. Esta lei continua sendo, ainda, o principal instrumento regulatório para o segmento de radiodifusão!"
 
02.
Neste endereço (que promete exibir a Lei 4177 mas só mostra o trecho inicial) encontro esta referência:
"Obs.: Esta lei está revogada parcialmente, salvo quanto a matéria penal não tratada na Lei nº 9.472, de 16/07/97 e quanto aos preceitos relativos à radiodifusão"
 
A Lei grifada é a LGT - Lei Geral de Telecomunicações (principal instrumento para a privatização do Sistema Telebrás).

Por favor, alguém pode conseguir o texto ainda válido do Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei 4117, de 27 de agosto de 1962?

03.
Neste link encontro um belo esforço (datado de 1999) feito por AAndrade contando um pouco da história das comunicações e transcrevendo também algumas Leis

Copio abaixo, dois trechos que fazem um pequeno voo panorâmico sobre a conjuntura da época, envolvendo o Código Brasileiro de Telecomunicações.
 
Mais alguma ideia de como dar partida e como conduzir este estudo?

Vamos completar (resumidamente, OK) o trecho exibido abaixo do trabalho do AAndrade, até os dias atuais?
 
Obrigado!
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-----------------------------------------------------------
 
Fonte: Editorial
(...)
A primeira central automática no Brasil foi inaugurada em 1922, na  cidade de Porto Alegre; a segunda em 1925, no Rio Grande do Sul e a  terceira, finalmente, em 1928, na cidade de São Paulo. No fim de 1929  a Companhia Telefônica Brasileira - CTB - já tinha mais de cem mil  telefones instalados, sendo mais de 50% só no estado de São Paulo. (...)
 
(...)
Em 1962 a situação começou a melhorar com a promulgação da Lei 4117 de  27/08/62, que regulamentou o Código Brasileiro de Telecomunicações.
Com a vigência do mesmo, criou-se o CONTEL - Conselho Nacional de  Telecomunicações, cuja secretaria executiva era o DENTEL -  Departamento Nacional de Telecomunicações, que tinha, dentre outras  responsabilidades, a de supervisionar as concessões e propor as  tarifas.
 
Das ações da DENTEL surgiu, em 1965, a EMBRATEL - Empresa Brasileira  de Telecomunicações, a qual caberia a responsabilidade das  telecomunicações interestaduais e internacionais.
 
Por outro lado a CTB não possuía mais recursos para executar a  manutenção da rede de cabos e muito menos para a expansão, o que  acabou por gerar sobrecarga nas centrais de comutação telefônica  (consequentemente a demora na obtenção do tom de discar e as  dificuldades de completar as ligações). Assim, em 1966, o governo  brasileiro negociou com a Canadense Brasilian Traction a compra da CTB  e de suas empresas associadas (Companhia Telefônica de Minas Gerais e
 Companhia Telefônica do Espírito Santo).
 
Com nova administração e um novo estatuto, a CTB e suas associadas  ganharam, também, um novo fôlego, podendo expandir e modernizar os  serviços nas áreas em que operava (basicamente a região Sudeste do  país).
 
Através da Constituição de 1967 foi criado o Ministério das  Comunicações e a concessão dos serviços telefônicos passou para a  União. Em 09/11/72 foi criada a TELEBRÁS - Telecomunicações  Brasileiras S.A. e em 12/04/73, a TELESP - Telecomunicações de São  Paulo S.A. Desta feita o Ministério reestruturou a CTB, transferindo  à TELESP a responsabilidade pelo atendimento do estado de São Paulo.
 
Desde então o atendimento telefônico no país ficou dividido, de norte  a sul, por diversas empresas, tais como TELESP, TELEMIG, TELEPAR,  TELENORTE, etc. Recentemente, com a privatização e o caos a que fomos  expostos (você realmente conseguiu fazer um interurbano no primeiro  dia?), o cenário nacional foi mais uma vez alterado. Por enquanto as  prestadoras estão no mesmo patamar de preços e serviços, até porque,  na minha opinião, deve ser feito primeiramente um trabalho de base,  reconstruindo a rede instalada para daí então estarem preparadas para  fornecer um serviço diferenciado. (...)
 
----------------------------------------
 
Últimos "posts":
20/07/09

1ª Confecom (20) - Marcio Patusco comenta mensagem de José Smolka: Novo marco regulatório... E nós com isso? [2]

20/07/09
1ª Confecom (19) - Outro comentário de José Smolka: Novo marco regulatório... E nós com isso? [2]

1ª Confecom (18) - Opinião de José Smolka: Novo marco regulatório... E nós com isso? [1]

18/07/09
1ª Confecom (17) - Msg de Márcio Patusco: Ainda sem Regimento Interno mas com a verba recomposta

17/07/09
1ª Confecom (16) -Ainda sobre o "Marco Regulatório" - Respostas de Márcio Patusco

1ª Confecom (15) - Ainda sobre o "Marco Regulatório" + Confecom + 2 perguntas

09/07/09
1ª Confecom (14) - Msg de Márcio Patusco: Novo marco regulatório nas comunicações brasileiras
06/07/09
1ª Confecom (13) - O que é "Marco Regulatório"? Como "ajudar" a Confecom?
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil