BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


28/02/09

WiMAX na mídia: Fevereiro de 2009

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
O "Serviço ComUnitário" , depois de uma pausa, continua o resgate das notícias recentes sobre WiMAX, ainda não veiculadas em nossos fóruns, para registro no
BLOCO.
Muita informação!
Vale conferir!  :-)

02.
Mais abaixo estão transcritas estas matérias (recomendação: preferir sempre ler na fonte!):

Fonte: Under_Linux
[27/02/09]   WiMAX: acesso à Internet para 800 milhões de pessoas
Fonte: Adnews - Origem: Tele.síntese
[26/02/09]   Anatel nega cobrança de Lula sobre backhaul
Fonte: IDG Now!
[25/02/09]   WiMax tem vantagem sobre LTE para acesso móvel 4G, afirma In-Stat
Fonte: SAPO
[22/02/09]    Quarta geração vai ter de esperar
Fonte: iParaiba
[21/02/09]    Indústria de celulares investe em conexão sem fio mais rápida
Fonte: ITWeb
[18/02/09]    Entrevista: Motorola amplia equipe para atender governo por Vitor Cavalcanti
Fonte: Yahoo Notícias
[1602/09]    Alcatel-Lucent recebe certificação WiMAX(TM) 3,5GHz do WiMAX Forum(R)
Fonte: Teletime
[13/02/09]    Sardenberg adia decisão sobre certificação para 2,5 GHz por 30 dias
Fonte: IDGNow!
[13/02/09]    Sprint prepara para 2010 celular que acessa redes WiMax e CDMA
Fonte: ITWeb
[12/02/09]   Intel foca WiMax em outros países por Antone Gonsalves
Fonte: Convergência Digital
[11/02/09]    Samsung e ZTE são certificadas pelo WiMAX Forum em 3,5 GHz
Fonte: B2B Magazine
[11/02/09]    Próximo passo: 4G
Fonte: Computerworld
[10/02/09]    Valor do mercado WiMax deverá cair em 2009
Fonte: Convergência Digital
[09/02/09]    MMDS: Mercado móvel sugere renovação das atuais licenças por apenas seis meses por Ana Paula Lobo
Fonte: Teletime
[04/02/09]    Anatel adia decisão sobre homologação de WiMax para 2,5 GHz por Mariana Mazza
Fonte: Abril Notícias
[02/02/09]    Lenovo vai se expandir em mercados emergentes por Jason Subler

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
Novas Seções do site comunitário WirelessBR:
TV Digital - Informações básicas / TV Digital - "TV no Celular - Tecnologia "One Seg" / TV Digital - Interatividade - Ginga MVNO - Mobile Virtual Network Operator - Operadora Móvel Virtual / Reversibilidade do "backhaul" / "Loteamento" da Anatel / PLC - Banda Larga pela Rede Elétrica / Telebrás e Eletronet / Crimes Digitais / Portabilidade Numérica  / WiMAX / Relação de trabalhos e artigos de Colaboradores

--------------------------------------------

Fonte: Under_Linux
[27/02/09]   WiMAX: acesso à Internet para 800 milhões de pessoas

WiMAX Forum prevê que mais de 800 milhões de pessoas terão acesso à próxima geração de redes WiMAX em 2010

Já existem cerca de 460 implementações WiMAX em 135 países

Os primeiros dispositivos móveis de 3.5GHz já receberam a certificação do WiMAX Forum

Portland, Oregon – Fevereiro de 2009 – O WiMAX Fórum® anuncia que os Provedores de Serviços WiMAX já possuem redes que oferecem cobertura para 430 milhões de pessoas em todo o mundo e estão no caminho certo para dobrar a cobertura, atingindo 800 milhões de pessoas até o final de 2010. Além disso, o número total de implementações WiMAX em todo o mundo já se aproxima de 460, em mais de 135 países, para redes fixas, portáteis e móveis. O WiMAX Forum também conquistou marcos importantes, como o selo de certificação aos primeiros produtos WiMAX.

“A cobertura WiMAX já está disponível e é o catalisador do mercado mundial para o acesso à internet de banda larga 4G em países que não querem esperar”, declarou Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum. “Esses novos números de implementações revelam que o ecossistema de internet móvel WiMAX conseguiu um forte crescimento e continuará a satisfazer a demanda do mercado para serviços de banda larga com alta velocidade em 2009. Produtos certificados para a faixa de 3.5GHz darão às operadoras o acesso a equipamentos e dispositivos que eles necessitam para oferecer conexão de banda larga sem fio”.

Com mais de 430 milhões de pessoas já conectadas aos serviços WiMAX e com as novas licenças de espectro previstas para serem alocadas em países como Brasil e Índia, o WiMAX Forum espera ver a aceleração do crescimento da adoção mundial da tecnologia WiMAX em 2009, e o ecossistema pode esperar a continuação do crescimento da base de assinantes à medida em que consumidores e empresas reconhecem a disponibilidade da tecnologia WiMAX como uma alternativa de baixo custo e alta velocidade em relação às demais tecnologias de internet.

“Após diversos anos de desenvolvimento, 2008 foi o ano em que a WiMAX se tornou uma realidade”, declarou Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel. “Tanto em mercados emergentes, quanto nos maduros, empresas e governos estão implementando redes WiMAX 4G para ajudar a reduzir o abismo digital e oferecer acesso móvel e rápido de banda larga a seus cidadãos. Enquanto os países procuram acelerar a adoção da conectividade de banda larga em 2009 em busca da recuperação econômica, a WiMAX está pronta – é a tecnologia certa no momento certo. Não existe a necessidade de esperar – a WiMAX já é uma realidade”.

O WiMAX Forum certifica os primeiros produtos de 3.5GHz
Confirmando o ótimo momento da tecnologia WiMAX, o WiMAX Forum anunciou que a Samsung e a ZTE Corporation receberam o selo de Certificação do WiMAX Fórum, confirmando a aprovação dos produtos para a banda de espectro de 3.5GHz. As estações base da ZTE marcam os primeiros de muitos produtos certificados a saírem do laboratório da Associação de Tecnologia para Telecomunicações (TTA, na sigla em inglês) da Coréia, um dos seis Laboratórios de Certificação Designados pelo WiMAX Forum (WFDCL, na sigla em inglês) em todo o mundo.

A estação base de 3.5GHz da Samsung, a U-RAS Flexible, é uma nova adição aos produtos da Samsung Certificados pelo WiMAX Fórum para as bandas de 2.3GHz e 2.5GHz. A estação base já está sendo utilizada no primeiro serviço comercial WiMAX na Lituânia.

As estações base 9100+R9100 da ZTE também conquistaram a certificação. Isso amplia as freqüências do portfólio da ZTE, que já possui produtos certificados pelo WiMAX Forum para as bandas de 2.6GHz e 2.3GHz.

Seis dos sete principais fabricantes mundiais de equipamentos estão desenvolvendo produtos WiMAX. O WiMAX Forum calcula que até 2011 haverá mais de 1000 produtos móveis certificados pelo WiMAX Forum disponíveis em todo o mundo.

------------------------------------------

Fonte: Adnews - Origem: Tele.síntese
[26/02/09]   Anatel nega cobrança de Lula sobre backhaul

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) negou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha feito alguma cobrança ao presidente Ronaldo Sardenberg, na reunião ocorrida na ultima quinta-feira. "O encontro serviu para passar em revista a agenda regulatória", esclareceu o chefe de gabinete da presidência da agância, Rodrigo Barbosa.

A agência não quis se manifestar após o encontro, mas uma alta fonte do Planalto disse que Lula pediu explicações a Sardenberg sobre o andamento da implantação do backhaul, a demora na certificação dos equipamentos da tecnologia WiMAX e sobre a renovação dos 11 contratos de MMDS, concluída no dia 16 passado. A fonte disse que a percepção do Planalto é de que a atuação da agência está prejudicando o andamento de políticas públicas.

"Nada disso foi tratado no encontro", reiterou Barbosa. Ele explicou que a questão do backhaul, que teve a implantação suspensa por ordem da justiça, está sendo tratada pela área técnica da agência e já conta com o apoio das operadoras do STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

Sobre a renovação do MMDS, que prevê a fixação do preço do uso das frequências associadas somente após 12 meses, fato criticado no Planalto, Barbosa disse que já há precedente na agência sobre isso. "A definição do preço do uso de satélite também foi definido posteriormente à assinatura de contratos e não houve nenhuma contestação. "A precificação ainda não tem consenso entre os conselheiros", justificou.

Com relação à certificação de equipamentos para WiMAX, que o Planalto se queixa de prejuízos à indústria, Barbosa disse que a agência não sabe que destino dará a frequência 2,5 GHz e, por esta razão, não regulariza a homologação dos aparelhos, paralisada desde 2006.

Para a fonte do Planalto, o atraso na questão do backhaul atrapalha o andamento do programa Banda Larga nas Escolas e foi consequência da retirada da cláusula que estabelecia a reversibilidade da rede. "A exclusão se deu em nome da boa técnica legislativa", explicou Barbosa.

-----------------------------------------------

Fonte: IDG Now!
[25/02/09]   WiMax tem vantagem sobre LTE para acesso móvel 4G, afirma In-Stat

São Paulo – Na corrida pelo acesso 4G, consultoria vê vantagem do WiMax na competição com LTE pelo pioneirismo dos planos comerciais.

O WiMax leva vantagem sobre a LTE como padrão mais popular para acesso móvel à internet nos próximos anos dado o pioneirismo no investimento em redes do tipo, segundo estudo da consultoria In-Stat divulgado nesta quarta-feira (25/02).

Ainda que o investimento em redes WiMax venha se arrastando nos últimos ano dado seu potencial de conectividade, com poucas iniciativas reais de planos de acesso comerciais disponíveis em países como Estados Unidos e Coréia, o fato de operadoras considerarem investimentos do tipo colocam o WiMax em vantagem.

"O WiMax móvel já tem planos comerciais, enquanto a LTE não estará disponível comercialmente até o final de 2009", nota a consultoria, que prevê ainda que ambas as tecnologias deverão tomar caminhos diferentes.

O WiMax já começa a se posicionar como uma tecnologia usada por empresas de banda larga como uma forma de ampliar seus domínios e oferecer outras formas de conectividade, em pontos fixos, na sua maioria, para seus clientes.

Já o LTE, afirma a consultoria, vem sendo encarada como uma aposta das operadoras para preencher "buracos" registrados dentro de suas redes telefônicos, aumentando também o alcance de seus serviços para usuários que navegam online.

Sigla de Long Term Evolution, a LTE é um padrão de troca de dados em redes telefônicas que apresenta evoluções no padrão UMTS principalmente no que diz respeito a novos usos para espectro. Tecnicamente, a tecnologia permite navegação com velocidade de até 326 Mbits em até 100 quilômetros de distância.

Até 2013, a consultoria espera que a LTE alcance cerca de 23,1 milhões de assinantes pelo mundo, enquanto, simultaneamente, o número de PCs vendidos com acesso WiMax chegue a 82 milhões de unidades.

-----------------------------------------

Fonte: SAPO
[22/02/09]    Quarta geração vai ter de esperar

A Europa pode atrasar-se na criação de redes mais rápidas para telemóveis, enquanto os Estados Unidos se preparam para avançar em força nas tecnologias para oferecer downloads mais rápidos na banda larga móvel e dinamizar novos serviços e conteúdos.

Os operadores europeus Deutsche Telekom, France Telecom e Vodafone anunciaram esta semana que vão adiar os investimentos nas redes de quarta geração (4G). A revelação foi feita no Mobile World Congress (MWC), o maior evento mundial da indústria móvel que decorreu em Barcelona (Espanha).

Evolução técnica do GSM e UMTS, as tecnologias 4G mais normalizadas e em confronto são a LTE (de Long Term Evolution) e o WiMax. A primeira, com mais apoio no sector das telecomunicações, permite downloads teóricos até 100 megabits por segundo (Mbps) mas, nos testes reais em Barcelona, apenas se chegou aos 8 Mbps. O WiMax, com velocidades de 70 Mbps, é mais suportado pela indústria informática, e está disponível em portáteis da Acer, Dell, Fujitsu ou Toshiba.

Os operadores europeus adiaram a criação de redes da nova geração LTE para 2012 e só a escandinava TeliaSonera parece interessada em ter um serviço comercial de LTE no próximo ano.

Nos EUA, a Verizon Wireless também quer redes LTE a funcionar em 2010 nalguns estados, com testes já a decorrer e que decorrem igualmente com o parceiro Vodafone em cidades europeias (Budapeste, Dusseldorf e Madrid, por exemplo) e com a China Telecom.

Outra operadora americana, a AT'T, antecipou para 2011 a oferta comercial desta tecnologia, apostando entretanto na tecnologia intermédia HSPA+ (de High-Speed Packet Access), que atinge em teoria os 42 Mbps. Outros operadores também acreditam ser uma tecnologia satisfatória para o mercado nos próximos três anos e a Vodafone conseguiu no MWC velocidades de 28,8 Mbps depois de, em Portugal, já ter chegado aos 21,6 Mbps.

O ambiente económico pode ajudar nos próximos tempos ao estabelecimento de redes WiMax porque o investimento em redes LTE é muito superior. Dois anos depois dos primeiros serviços comerciais, o Japão será, em Julho, o primeiro país a ter uma rede nacional em WiMax mas a operadora NTT DoCoMo também prevê lançar uma rede LTE em 2010. No mês passado, quase uma vintena de operadores em todo o mundo tinha planos para redes LTE, que apenas devem conseguir uma massa crítica de utilizadores dentro de cinco anos.

"Muitos dos anúncios da LTE são em grande medida apenas relações públicas", sintetiza Sylvain Fabre, analista da Gartner, embora reconhecendo que, a longo prazo e sem problemas de financiamento, o WiMax ocupará "um distante segundo" lugar.

Sinais disso foram o abandono da tecnologia pela Alcatel-Lucent em Dezembro ou a decisão da Nokia em Janeiro de parar a produção do N810 Internet Tablet, o seu único telemóvel para WiMax.

Neste cenário de incerteza, não admira que fabricantes de equipamentos como a Motorola estejam a vender soluções para ambas as tecnologias.

O impacto da recalendarização da aposta europeia na 4G afectará também os fabricantes de telemóveis, que têm de atrasar o lançamento de novos telemóveis, apesar da tecnologia começar a estar disponível. No MWC, a LG demonstrou o primeiro microprocessador, baseado na tecnologia 3GPP LTE, capaz de atingir velocidades máximas de 100 Mbps, abrindo caminho para o aparecimento de telemóveis LTE em 2010.

-----------------------------------------------

Fonte: iParaiba
[21/02/09]    Indústria de celulares investe em conexão sem fio mais rápida

O Congresso Mundial de Mobilidade, que aconteceu em Barcelona nesta semana, mostrou que a tecnologia de conexão sem fio WiMAX continua sendo uma aposta das grandes fabricantes.

Muitas empresas exibiam dispositivos móveis para internet (MID, na sigla em inglês) com capacidade WiMAX, que permite banda larga sem fio e móvel para os aparelhos.

A Samsung, por exemplo, mostrava desde portáteis que já existem na Coreia, como um MID-origami que se desdobrava para apresentar um alentado teclado ( veja fotos no blog www.folha.com.br/circuitointegrado), até produtos que devem ser lançados nos EUA e na Europa neste ano.

De acordo com o WiMAX Forum, em 2010, a tecnologia vai chegar a 800 milhões de pessoas. A Quantum mostrou, em Barcelona, um aparelho celular de baixíssimo custo com capacidade para usar redes WiMAX e GSM.

Isso mostra que a tecnologia pode ajudar a expandir o acesso à internet banda larga sem fio. Mas esse tipo de conexão sem fio também apareceu, no evento, em aplicações além do uso pessoal, como para transmitir vídeos em circuitos de câmeras de vigilância.

Quarta geração
Outra tecnologia com destaque no evento é a LTE (Long Term Evolution), considerada por muita gente a quarta geração de tecnologias de comunicação sem fio. Ela ainda não está disponível comercialmente.

Algumas empresas mostravam, em seus estandes, circuitos de TV de alta definição ao vivo, filmando o evento, usando a tecnologia.

Mas a Motorola foi mais longe, com um carro que circulava pelas ruas catalãs e podia ter a ação vista ao vivo, em alta definição, no evento, entre outras demonstrações da LTE.
Folha Online

-----------------------------------

Fonte: ITWeb
[18/02/09]    Entrevista: Motorola amplia equipe para atender governo por Vitor Cavalcanti

Eduardo Stéfano, VP da companhia para governo e empresas, fala sobre processos de licitação e prevê crescimento de 20% no País

A Motorola reconhece que a crise econômica tem criado algumas dificuldades, principalmente, no primeiro trimestre de 2009. "Mas continuamos otimistas", ressalta Eduardo Stéfano, vice-presidente de governo e empresas para o Brasil e Cone Sul. Em entrevista ao IT Web, Stéfano falou sobre a ampliação da equipe de atendimento ao governo, avaliou o mercado brasileiro e comparou com os demais países (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) que estão sob sua tutela. O executivo falou também sobre o processo licitatório e, apesar de criticar a morosidade, teceu elogios à atuação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

IT Web - O foco no Brasil vai ser governo?

Eduardo Stéfano - Não vai ser somente governo. Nosso foco é, sem dúvida, clientes governamentais, mas mercados verticais têm sido uma área de forte atuação nossa. Nós atendemos mercados verticais por meio de uma estrutura direta, tenho uma equipe de ataque direto a alguns grandes clientes, como Petrobrás, Vale do Rio Doce. Atendo também muitos clientes verticais através da minha estrutura de canais.

IT Web - Mas há uma atenção especial ao governo?

Stéfano - Atenção especial sempre foi dada. Acho importante ressaltar que estou capacitando e estruturando um número maior de profissionais para atender mais Estados diretamente. Eu atendia poucos Estados no Brasil e hoje eu tenho uma estrutura que consigo atender, principalmente no âmbito da segurança pública, os principais Estados do País.

IT Web - E segurança tem sido a principal demanda ou há algumas outras áreas que tem tido crescimento?

Stéfano - Na área de governo a segurança pública tem demandado muitas oportunidades. Mas vejo outras áreas do governo que buscam automação e melhorias do processo, fazendo investimentos. A área de saúde é um exemplo disso, através de soluções de banda larga sem fio. A gente também tem prospectado e desenvolvido projetos para a área de saúde, nos âmbitos municipal e Estadual.

IT Web - E em relação aos outros países que você cuida, há uma movimentação forte também para o setor de governo ou a dinâmica é outra?

Stéfano - Cada mercado tem suas particularidades. O mercado do Chile, por exemplo, é muito voltado às mineradoras. É um país muito desenvolvido na extração de cobre, então você tem muitas mineradoras e é um segmento que a gente atua fortemente.

A segurança pública nesses países é um pouco diferente do Brasil, até pelo tamanho dos países. Então, por exemplo, você tem na Argentina a Polícia Federal na mesma cidade em que a Policia de Buenos Aires está. Ou seja, a capital do país é também a principal cidade. Então, quando você adota uma solução para Polícia Federal, você, automaticamente, está contemplando a polícia local. Diferente do Brasil que tem 27 Estados, níveis de polícia independentes. O Brasil é um país continental e a Motorola tem investido em uma estrutura para isso.

IT Web - Há um tempo vocês criticavam a morosidade na licitação de WiMAX e 3G, como você avalia a situação atual?

Stéfano - Eu não lidero mais a iniciativa de WiMax na Motorola. O portfólio de banda larga que eu trabalho hoje é de spectro não licenciado, não depende de regulação da Anatel. A minha opinião é que eles precisavam, governo e a própria agência, regulamentar alguns projetos em detrimento de outros. Eu entendo que o momento atual, especialmente 2009, seja a hora em que eles devam voltar à tona e retomar o processo de leilão das licenças de WiMax, que são muito importantes para complementar as soluções que eles já tem adotados no país todo.

IT Web - Então, acelerando ou reduzindo o processo não afeta o mercado que você atua..

Stéfano - Não vai afetar diretamente. A minha avaliação, como executivo, é que o processo licitatório do governo, assim como obras do PAC e tudo que o governo tem anunciado, é combustível para que a economia seja movimentada. O processo licitatório aquece o mercado, mexe com toda a indústria de WiMAX, especificamente, assim como os projetos do PAC, seja em âmbito federal ou estadual, são propulsores para que a economia continue rodando.

IT Web - Você disse que trabalha com spectro não licenciado, mas é preciso fazer a homologação de equipamentos, como está o processo?

Stéfano - É uma análise bem complexa. O Brasil tem realmente processo, tem uma política industrial e uma série de preocupações com relação à regulação dos produtos que são comercializados aqui. Acho que a Anatel tem buscado maior eficiência, acho que o processo tem sido melhorado nos últimos três anos. Eu tenho uma estrutura dedicada à Anatel. Empresas que não têm investimento e uma estrutura para homologar seus equipamentos, elevam muito o nível da crítica.

Mas eu vejo de forma positiva, pois não só está protegendo as empresas que investem, como a Motorola e várias outras, como também protege o mercado de aventureiros. O Brasil tem uma política industrial muito consolidada, a Anatel é uma agência reguladora eficaz e que tem papel importantíssimo. É lógico que é um processo burocrático, que às vezes é mais lento do que comercialmente se deseja. Pode melhorar? Sempre pode. Mas hoje ele é calcado em avaliar de forma profissional o que tem ocorrido no mercado.

IT Web - E para 2009, qual a perspectiva de crescimento de sua área? Como você vê o cenário diante das incertezas econômicas que ainda persistem?

Stéfano - Nossa expectativa no Brasil é de um crescimento na ordem de 20%. Temos encontrado dificuldades no mercado, diante do cenário de incertezas. O primeiro trimestre tem sido, particularmente, um pouco mais difícil. Nós vínhamos no ano passado em um ritmo muito forte. Então, logicamente, não podemos menosprezar tudo que tem acontecido, principalmente fora do País. Mas continuamos otimistas, mantendo esse plano. Nossa área que é o B2B é focada em negócios de médio e longo prazo e eles nos passam a sinalização de que vão acontecer ao longo do ano.

IT Web - Essa avaliação vale para os outros países que você coordena, como Argentina?

Stéfano - Olha, particularmente, na América Latina estimamos um crescimento na ordem de 15% a 20%, claro que de um país para o outro tem uma dinâmica diferente. A Argentina tem sua dinâmica e nós não estamos vendo lá um movimento tão forte do governo federal como no Brasil para obras de desenvolvimento, seja do PAC ou do que for. A Argentina tem passado por problema pontual e muito grave que é a estiagem e ela tem tido uma série de problemas com os ruralistas. Isso tem deixado o cenário de crescimento para 2009 um pouco mais em dúvida.

IT Web - Como está a questão da Copa 2014? Vocês costumam preparar a infraestrutura com muito tempo de antecedência para um evento como este?

Stéfano - Na verdade, para a Copa 2014, tudo acontece três ou quatro anos antes. Temos visto movimento do governo para desenvolvimento de estrutura de tecnologia e infraestrutura física. Diria que é o começo de prospecção. Não há nada acentuado ainda. O Pan (do Rio) foi um projeto muito complicado, porque ele se consolidou no início de 2007 para se entregue em junho do mesmo ano. Quer dizer, a gente não vê a Copa do Mundo acontecendo em 2014, ela tem de estar pronta em 2013, porque a Copa das Confederações é um test drive. Então, se fizer as contas para trás, um projeto que demanda de um a dois anos para ser concluído, ele deve ser licitado entre 2010 e 2011, para que tudo ocorra bem.

IT Web - As licitações fazem parte da meta?

Stéfano - É diferente de uma relação vendedor/comprador. Uma licitação dessa magnitude passa pela lei das licitações (a 8666) que é muito abrangente e que você precisa estar muito bem preparado para poder participar. Nós temos nos adaptado, estudado e aprendido para competir com toda a transparência que a licitação pede. Sem dúvida, como plano para uma grande empresa, uma licitação, um projeto como foi o Pan e como será a Copa, é um marco importante que as empresas têm de qualquer forma dedicar tempo e entender as oportunidades que estão por trás disso.

----------------------------

Fonte: Yahoo Notícias
[1602/09]    Alcatel-Lucent recebe certificação WiMAX(TM) 3,5GHz do WiMAX Forum(R)

Decisão sublinha interoperabilidade com base em padrão da solução WiMAX(TM) Rev-e da Alcatel-Lucent

Mobile World Congress, BARCELONA, 16 de fevereiro/PRNewswire-FirstCall/ -- A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anuncia hoje que recebeu o selo de aprovação WiMAX Forum Certified(TM) pela versão de 3,5GHz da estação rádio-base compacta WiMAX Rev-e (padrão 802.16-2005). Esta conquista é o reconhecimento pela alta qualidade e confiabilidade do equipamento WiMAX(TM) da empresa.

Estamos satisfeitos de certificar o equipamento da Alcatel-Lucent na banda 3,5GHz, principalmente dada a amplidão da presença da empresa em instalações WiMAX em todo o mundo nessa frequência, diz Ron Resnick, presidente e presidente do conselho do WiMAX Forum. A solução da empresa atende a todas as especificações numa série de testes nos laboratórios de AT4 sem fio, ultrapassando as exigências rigorosas de certificação do WiMAX Forum.
Fonte: Alcatel-Lucent

-----------------------------

Fonte: Teletime
[13/02/09]    Sardenberg adia decisão sobre certificação para 2,5 GHz por 30 dias

As operadoras da faixa de 2,5 GHz interessadas em oferecer serviços de banda larga por meio da tecnologia WiMAX terão que esperar mais um mês para saber se a Anatel irá ou não retomar a certificação e homologação de equipamentos. Na reunião do Conselho Diretor da Anatel realizada nessa quinta-feira, 12, o presidente da autarquia, embaixador Ronaldo Sardenberg, pediu mais 30 dias para analisar o processo que pode culminar na liberação das homologações, suspensas há mais de oito meses por uma decisão informal e apócrifa do comando da agência.

Na semana passada, durante o Seminário Políticas de (Tele)comunicações, o embaixador declarou que precisaria apenas de sete dias para analisar melhor o relatório produzido pela conselheira Emília Ribeiro. O documento, disponível no site da agência reguladora, tem cinco páginas e conclui que a gerência técnica deve retomar imediatamente o trabalho de certificação e homologação de equipamentos.

A indefinição sobre a retomada da emissão dos certificados pode ter relação com o motivo inicial usado pela Anatel para embargar a análise técnica. Quando a gerência foi compelida a parar de emitir as homologações, o argumento usado era a necessidade de aguardar a deliberação sobre a reforma da destinação da faixa de 2,5 GHz, destinada hoje ao MMDS e em parte ao SCM e onde há a possibilidade de operação com equipamentos em WiMAX.

A revisão das regras para a faixa de 2,5 GHz (Resolução 429/2006) também foi adiada recentemente, pois o conselheiro-relator, Antônio Bedran, quis analisar melhor o assunto. Coincidência ou não, o adiamento da reforma da faixa de 2,5 GHz também foi por 30 dias. A mudança de destinação da faixa, que privilegiará provavelmente o Serviço Móvel Pessoal (SMP) de acordo com os estudos iniciais da Anatel, tem gerado muita polêmica no setor de telecomunicações, o que pode dificultar a ação da agência reguladora.

Até que a agência conclua seu trabalho neste caso, diversas empresas têm sofrido com a suspensão das homologações, com prejuízos financeiros pela limitação na oferta de serviços de banda larga. Uma delas, a Telefônica (TVA), chegou a mandar uma carta à Anatel pedindo que a agência liberasse o uso dos equipamentos de WiMAX e sugerindo a existência de graves perdas financeiras com a atitude tomada pela Anatel.
Mariana Mazza

----------------------------

Fonte: IDGNow!
[13/02/09]    Sprint prepara para 2010 celular que acessa redes WiMax e CDMA

Framingham - Após placa para laptops, divisão 4G da operadora prepara telefone celular com WiMax que deverá usar sistema Android.

A Sprint espera lançar em 2010 seu primeiro smartphone que acessa redes WiMax, CDMA e Wi-Fi. O aparelho está em fase de finalização, informou o diretor de marketing e vendas da unidade 4G da operadora.

Lane classificou o aparelho de "celular trimode", o que significa que funcionaria nas três redes. WiMax e CDMA já estão confirmadas - falta a aprovação do Wi-Fi, algo que será "o mais provável", disse ele.

Caso o plano se concretize, o aparelho deverá ser o primeiro capaz de acessar WiMax e se aproveitará da rede montada pela Clearwire em 2008 que a Sprint ajudou a criar em parceria com Intel, Google e outras empresas de telecomunicações.

O aparelho poderá "ser baseado no Android" em partes porque a Sprint tem "uma relação muito próxima com o Google", o maior apoiador e proponente do sistema em Linux, afirma ele.

Ainda assim, a operadora não confirma ou se compromete a usar o Android já que existem outros sistemas operacionais com poder de processamento suficiente para trabalhar com WiMax.

Em dezembro, a unidade 4G da Spring já havia anunciado uma placa para que usuários de notebooks pudessem acessar as redes WiMax e CDMA na região de Baltimore, nos Estados Unidos, primeira região com planos de acesso.

Em 2009, a empresa espera lançar um cartão similar para que laptops funcionem apenas com WiMax e um modem para a tecnologia, que poderá ser usado em casas e escritórios para competir com banda larga a cabo ou ADSL.

---------------------------------

Fonte: ITWeb
[12/02/09]   Intel foca WiMax em outros países por Antone Gonsalves

Viabilidade da tecnologia no longo prazo e a competição com o LTE forçaram mudança de foco

A Intel anunciou na quarta-feira (11/02) que mudou seu foco em WiMax para lugares fora dos Estados Unidos, onde a tecnologia de banda larga wireless tem encontrado obstáculos que dificultam o processo de adesão.

Apesar de não ter nenhuma grande novidade, a fabricante realizou uma conferência com jornalistas, onde os executivos informaram que a maior parte do trabalho será fora dos EUA.

Países como Japão, Índia, Rússia e Coréia do Sul, além de nações européias e africanas estão se movimentando rapidamente para o desenvolvimento da quarta geração de comunicação wireless e serviço de dados, segundo afirmou Sean Maloney, VP executivo e chefe de vendas e marketing da Intel. O executivo afirmou que o WiMax e o desenvolvimento de banda larga para acesso à internet em geral é "questão global".

Enquanto as pessoas estão descobrindo o WiMax, a adoção da tecnologia tem sido um problema. Nortel, que pediu concordata no mês passado, abandonou a parceria com a Alvarion, onde havia investimentos em WiMax mobile. A canadense afirmou que iria focar seus negócios de wireless em Long Term Evolution (LTE).

A decisão levantou questionamentos sobre a viabilidade do WiMax no longo prazo nos Estados Unidos, principalmente com a possível concorrência direta com o LTE, padrão focado em atualizar a rede de celular UMTS dentro da quarta geração de tecnologias de comunicação móvel. Na prática, LTE tornaria UMTS em um sistema de internet banda larga wireless com voz e outros serviços integrados.

Além disso, nas últimas semanas, Intel, Google e a Time Warner apresentaram perdas em seus investimentos na Clearwire, que está desenvolvendo uma rede de WiMax nos EUA. No caso da Intel, a fabricante de processadores informou perda de US$ 1 bilhão em seu investimento de risco na Clearwire.

Durante a teleconferência, no entanto, Maloney dirigiu sua atenção a países como Japão, onde ele informou ter plano para ter WiMax disponível em todo o país até 2012. UQ Communications planeja iniciar a oferta de WiMax gratuito até o final deste mês para as pessoas em Tokyo, Yokohama e Kawasaki, segundo o Daily Wireless.

Como outros exemplos onde WiMax foi bem sucedido, Maloney pontuou a viabilidade do serviço em algumas áreas de Moçou e São Petersburgo, na Rússia, através do provedor Scartel. Na Coréia do Sul, o WiMax é disponibilizado através da WiBro.

Todavia, Maloney acredita que o WiMax deverá dividir os serviços de internet móvel com outras redes, como LTE e a atual 3G. O problema será ter dispositivos, como smartphones e netbooks, capazes de oferecer às pessoas a possibilidade de usar a tecnologia que estará disponível em determinada região.

A Intel já trabalha na incorporação da tecnologia em seus chips móveis, que poderia suportar automaticamente as mudanças de rede. A empresa canadense Wavesat também pesquisa uma forma de fazer com que seus produtos possam se adequar às redes WiMax e LTE.

------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[11/02/09]    Samsung e ZTE são certificadas pelo WiMAX Forum em 3,5 GHz


Com mais de 430 milhões de pessoas já atendidas por serviços WiMAX, através de 460 implementações em 135 países, e as novas licenças de espectro, aguardadas para este ano em países como o Brasil e Índia, o WiMAX Forum espera ver crescimento acelerado de oferta da tecnologia já este ano. E projeta números otimistas para o fim de 2010. Serão mais de 800 milhões de pessoas usufruindo do que os participantes do Fórum denominam banda larga 4G.

"Esses números revelam que o ecossistema do WiMAX móvel vem tendo um crescimento forte, que ganhará mais impulso com o início da certificação de produtos na banda 3,5 GHz", afirma Ron Resnick, presidente do WiMAX Forum.

O WiMAX Forum anunciou nesta terça-feira, 11/02, que a Samsung e a ZTE Corporation foram as primeiras empresas a receberem o selo de aprovação e certificação de produtos para o espectro 3,5 GHz. As estações base da ZTE foram analisadas no Telecommunications Technology Association (TTA), da Coréia, um dos seis WiMAX Forum Designated Certifcation Laboratories (WFDCL) em operação no mundo.

Até 2011,mais de 1000 produtos Mobile WiMAX Forum Certified deverão estar à venda em todo o mundo.

Não há necessidade de esperar, diz Intel

Em uma teleconferência realizada nesta terça-feira, 11/02, Sean Maloney, Vice Presidente Executivo da Intel, destacou as conclusões do WiMAX Forum, ao afirmar que 2008 entrará para a história como o "ano em que o WiMAX se tornou uma realidade mundial".

"Em mercados emergentes e maduros, empresas e governos estão implantando redes WiMAX 4G para ajudar a reduzir a exclusão digital e tornar acessível aos seus cidadãos a banda larga super-rápida", disse. "Como muitos países olham para a banda larga como alavanca para recuperação econômica em 2009, é bom que saibam que o WiMAX está pronto. É uma realidade hoje. A tecnologia certa, no momento certo", concluiu.

-------------------------

Fonte: B2B Magazine
[11/02/09]    Próximo passo: 4G

Conectar-se é o que importa. E a Motorola aposta nessa tendência. Em 2009, a companhia vai realizar ações específicas para o desenvolvimento da tecnologia LTE (Long Term Evolution), além de estender implementações de WiMax e FTTH (Fiber-to-the-Home).

“A Motorola está comprometida com o desenvolvimento da banda larga e da tecnologia 4G e obteve importantes resultados em 2008, especialmente com a LTE, o que permite atender à demanda por mobilidade de usuários que procuravam experiências multimídia personalizadas”, garante Dan Moloney, presidente da unidade de negócios Home & Networks Mobility da Motorola.

Dentro do que o mercado chama de quarta geração da telefonia móvel (4G), as ações da Motorola estão focadas especialmente na tecnologia LTE, segundo estudos capaz de permitir um acesso à web sem fio quatro mais vezes mais veloz. A aposta da companhia se justifica pelos resultados obtidos em testes. A Motorola diz que é possível integrar LTE a provedores de acesso baseados em CDMA e promete lançar comercialmente ainda este ano produtos para os espectros 700 MHz e 2,6 GHz.

Em WiMax, tecnologia para transmissões de dados a 1Gbps dentro de um raio de até 50Km, a Motorola já possui 25 contratos fechados com empresas de 20 países. Desde o terceiro trimestre do ano passado, a companhia já entregou mais de 5 mil pontos de acessos multissetoriais. No Brasil, a Embratel é parceira da Motorola. E nos Estados Unidos, tem 600 estações-base de acesso no ar e prontas para entrar em operação comercial.

Já os investimentos em FTTH (ou fibra óptica) são mais visíveis na América do Norte, onde a rede de serviços da Motorola atende a 3,75 milhões de casas e tem potencial para atingir 14 milhões.

-----------------------------------

Fonte: Computerworld
[10/02/09]    Valor do mercado WiMax deverá cair em 2009

O mercado das tecnologias WiMax reduzirá o seu valor em 2009, de acordo com as previsões da Infonetics Research, debilitado tanto pela crise global da economia como pela concorrência vinda do standard LTE para redes móveis de quarta geração (4G).
As vendas totais de equipamentos WiMax móveis e fixos caíram já 21% no terceiro trimestre de 2008 face aos três meses anteriores, segundo a Infonetics, situando-se nos 245 milhões de dólares. E, de acordo com a consultora, essa queda deverá prolongar-se pelo próximo ano.
“A diminuição dos orçamentos disponíveis para o alargamento das redes fará com que muitos planos de implementação do WiMax congelem durante os próximos doze meses”, vaticina Richard Webb, analista da Infonetics para o mercado wireless. As instalações WiMax fixas estão em plena estagnação e o equipamento WiMax móvel está, por seu turno, a ser implementado nas empresas a um ritmo muito lento. A versão móvel, definida no standard IEEE 802.11e, representa já três quartos do mercado WiMax no seu conjunto, e continuará a ser o principal motor do seu desenvolvimento, embora não se devam assistir a crescimentos importantes antes de 2010, na opinião do analista.
A Infonetics prevê que existirão 76 milhões de assinantes de serviços WiMax em 2011. Até agora, a maior concentração de assinantes verifica-se na região da Ásia Pacífico e, segundo a consultora, o futuro crescimento do mercado será mais forte nos países em vias de desenvolvimento.
No que se refere aos fornecedores, a consultora destaca o êxito do líder de mercado, a Alvarion, na migração da versão fixa para a móvel. Este fabricante conseguiu ultrapassar a Alcatel-Lucent e a Motorola no terceiro trimestre, sendo que a Alcatel-Lucent mudou já a sua estratégia, retirando prioridade ao WiMax e passando-a para o standard concorrente LTE, visto hoje por muitos peritos como a especificação líder para as redes 4G.

--------------------------

Fonte: Convergência Digital
[09/02/09]    MMDS: Mercado móvel sugere renovação das atuais licenças por apenas seis meses por Ana Paula Lobo

A consulta pública da Anatel com relação à Proposta de Termo de Autorização para Explorar o Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal (MMDS) - iniciada no último dia 29 de janeiro e encerrada neste domingo, 08/02 - contou com a maior participação das empresas ligadas ao setor de telefonia celular.

Operadoras e fabricantes sugerem que a Agência conceda a renovação por um prazo de apenas seis meses. A maior parte quer que a faixa de 2,5 GHz seja tratada em conjunto com todo um planejamento de radiofrequência no país.

Na última sexta-feira, 06/02, o presidente da Claro, João Cox, já tinha se posicionado sobre a questão. Ele deixou claro que não tem o menor problema de dar ou não mobilidade nas faixas, mas cobrou isonomia. Essa posição foi colocada oficialmente à Anatel pela operadora.

"Inicialmente, destacamos a importância de se considerar um planejamento conjunto de destinação das radiofreqüências objeto desta licitação e das faixas de 3.400 MHz a 3.600 MHz, comumente denominada de “3,5GHz”. Assim como exposto na consulta pública que tratou das atribuições da faixa de 3,5GHz, reiteramos neste documento que uma análise simultânea possibilitará um planejamento mais consistente da atuação das empresas e, assim, desenvolvimento de produtos adequados e otimização de recursos", colocou a Claro na contribuição à consulta pública.

A TIM, outra operadora a contribuir, também defendeu a prorrogação por seis meses. A tele enfatizou: "No resto do mundo, a faixa de 2,5 GHz já vem sendo utilizada com objetivo de estimular a competição, por meio de uma estrutura que permite diferentes tecnologias (HSPA, HSPA+, LTE e WiMax) e o desenvolvimento da banda larga móvel. Neste sentido, leilões realizados recentemente em outros paises, com sucesso, demonstram claramente os benefícios de se dividir a faixa de 2,5 GHz de acordo com a Opção 1 da UIT (contida na Recomendação UIT-R M.1036-3), permitindo blocos de espectro pareados para tecnologias que usam FDD".

A Associação GSMA - que desde o ano passado pleiteia a disponibilização de parte da faixa para serviços móveis - também deu a sua contribuição. O vice-presidente da entidade, Ricardo Tavares, reiterou a posição defendida pelas operadoras TIM e Claro. Ele defendeu a prorrogação por seis meses para as atuais licenças do MMDS, para que a Anatel possa definir as pendências relativas às questões regulatórias.

A entidade enfatiza que no resto do mundo, a faixa de 2,5Ghz está sendo usada para estimular a competição com uma estrutura que permite o uso de diferentes tecnologias - HSPA, HSPA+, LTE e WiMAX.

E aproveita a consulta pública para reforçar sua posição junto à Anatel: "Se um único operador obtiver 190 MHz – mais que o dobro da quantidade máxim a de espectro que um operador móvel pode ter no Brasil hoje (80 MHz) – o compromisso da Anatel de promover a competição no mercado, um aspecto chave da sua missão, ficará bastante comprometido".

Entre os fornecedores, a Qualcomm sugere que a consulta pública seja prorrogada para um prazo de 45 dias, em função de o tema ser 'complexo' e o prazo de 10 dias ser 'pequeno para que todos participem da discussão'.

Na primeira reunião do Conselho Diretor da Anatel, realizada no final de janeiro, a Agência sinalizou que pretende renovar por mais 15 anos as outorgas de MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal) para TV por assinatura, que vencem no próximo dia 16 de fevereiro.

Foram beneficiadas pela decisão, as empresas: Net, em Recife e Fortaleza; da TV Filme, em Goiânia, Brasília e Belém; Telefônica Sistema de Televisão (ex-TVA), no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo; TV Show, em Fortaleza; e Horizinte Sul Comunicação, em Porto Alegre.

Na consulta pública, a Anatel - apesar de ter favorecido incialmente às operadoras de TV por Assinatura - deixou claro que a Agência iria ter um maior controle do uso da faixa de 2,5 GHz.

Tanto é assim que incluiu no termo, uma cláusula que lhe permite, a qualquer tempo, modificar a destinação de uso da radiofreqüência ou faixa em questão. A Anatel pode ainda, segundo o texto da consulta, alterar a ordem de potências para a faixa, ou outras características técnicas.

O documento - cujas contribuições públicas foram encerradas neste domingo 08/02 - diz ainda que o direito de uso da radiofrequência será caro, mas não cita valores. Eles serão cobrados e fixados "a partir de metodologia a ser desenvolvida pela Anatel, considerando, entre outros, a avaliação dos negócios empresariais, a projeção de lucros e as taxas de risco, de atratividade e retorno do negócio”.
*Com informações da Anatel

-------------------------

Fonte: Teletime
[04/02/09]    Anatel adia decisão sobre homologação de WiMax para 2,5 GHz por Mariana Mazza

A Anatel continuará por mais um tempo sem certificar e homologar equipamentos com tecnologia WiMax para uso na faixa de 2,5 GHz. O assunto mais importante da pauta desta quarta-feira, 4, do Conselho Diretor da Anatel teve sua discussão adiada por um pedido de vistas do presidente, embaixador Ronaldo Sardenberg.

A homologação desses equipamentos está suspensa há oito meses por uma ordem informal que partiu do conselho diretor da Anatel. O processo suspenso hoje contém um pedido da área técnica da agência para que, uma vez mantida a determinação, que o comando da Anatel a formalize por meio de um ato jurídico.

A expectativa das empresas afetadas pela medida informal é que a autarquia retome o processo de certificação e homologação uma vez que o processo de revisão da faixa de 2,5 GHz está avançado na agência. Essa mudança regulatória seria o motivo da suspensão da homologação, que tem prejudicado empresas que possuem licenças de MMDS.

Ao não certificar equipamentos de WiMax para a faixa de 2,5 GHz, a Anatel acaba impedindo o uso da tecnologia para a oferta de banda larga nessa faixa de radiofrequência. Para emitir o ato sugerido pela área técnica, a agência terá que justificar formalmente a manutenção da suspensão.

Em entrevista à imprensa nessa terça-feira, 3, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, admitiu que a companhia tem tido prejuízos com a falta da homologação. Dono da TVA, o grupo Telefônica chegou a encaminhar uma carta à Anatel afirmando que investimentos estão deixando de ser feitos por conta da falta de perspectiva de exploração de banda larga pela operadora de MMDS.

-----------------------------------

Fonte: Abril Notícias
[02/02/09]    Lenovo vai se expandir em mercados emergentes por Jason Subler

DAVOS, Suíça (Reuters) - O Lenovo Group, quarto maior fabricante mundial de computadores pessoais, planeja se expandir agressivamente nos mercados emergentes e diversificar sua gama de produtos a fim de expandir vendas, anunciou o presidente-executivo da empresa, no sábado.

O Lenovo anunciou no começo deste mês a perspectiva de prejuízo no quarto trimestre, devido ao efeito da desaceleração na economia chinesa sobre as vendas, e anunciou 2,5 mil demissões como parte de uma reestruturação para enfrentar a queda na demanda por computadores.

As ações do grupo caíram 69 por cento nos 12 últimos meses.

"As tendências setoriais -China, o comércio, o movimento rumo a faixas de preços mais baixas- criam o que defino como a tempestade perfeita, e temos de enfrentá-la agora", afirmou o presidente-executivo do Lenovo, William Amelio, em entrevista à Reuters.

"Estamos trabalhando com afinco para nos reestruturar de forma a, quando as perturbações econômicas terminarem, estarmos posicionados de maneira mais forte e mais viável", disse Amelio em conversa durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

A empresa, que concorre com a Hewlett-Packard, Dell e Acer, vai tentar crescer "de forma dramaticamente mais rápida" fora da China, incluindo em mercados emergentes como o Brasil, disse Amelio.

A Lenovo está trabalhando para diversificar seus negócios a fim de combater o crescimento lento no mercado chinês de computadores pessoais, a queda no mercado comercial e falta de modelos relativamente baratos em sua linha, em um período no qual a demanda por eles está em crescimento, disse o executivo.

O grupo lançará uma série de novos produtos na China e em outros mercados, para garantir que disponha de modelos suficientes em faixas de preços diferentes, já que muitos usuários estão se voltando aos PCs mais barato, como forma de enfrentar a desaceleração econômica, disse Amelio.

Apesar da pressão para cortar custos, o orçamento de pesquisa e desenvolvimento será mantido, como proporção da receita. A Lenovo também está em busca de aquisições que possam ajudar a empresa a ganhar escala ou novas tecnologias, acrescentou ele.

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO