BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


31/01/09

• "História do WiMAX" na ComUnidade (5) - Segundo "WiMAX de Março" (2008)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Continuamos resgatando mensagens antigas para contar a história do envolvimento da ComUnidade e do e-Thesis com a tecnologia WiMAX.
Abaixo estão as duas mensagens de partida do evento de 2008.

 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
Novas Seções do site comunitário WirelessBR:
TV Digital - Informações básicas / TV Digital - "TV no Celular - Tecnologia "One Seg" / TV Digital - Interatividade - Ginga MVNO - Mobile Virtual Network Operator - Operadora Móvel Virtual / Reversibilidade do "backhaul" / "Loteamento" da Anatel / PLC - Banda Larga pela Rede Elétrica / Telebrás e Eletronet / Crimes Digitais / Portabilidade Numérica  / WiMAX / Relação de trabalhos e artigos de Colaboradores

--------------------------------------------

06/03/08

Especial sobre WiMAX no Thesis - Abertura - Mensagem de Jana de Paula

----- Original Message -----
From: jana@e-thesis.inf.br
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, March 05, 2008 10:33 AM
Subject: [Celld-group] Série WiMAX 2008

 

Bom dia,

Iniciamos hoje a terceira edição da série sobre a tecnologia WiMAX, que o Thesis publica em parceria com o portal WirelessBR. Desde a primeira Série WiMAX, em março de 2006, compartilhamos a expectativa do mercado com a licitação das bandas destinadas ao uso do padrão no país. A licitação das sobras do espectro de 3,5GHz quase aconteceu no ano passado, mas foi suspensa na última hora. No momento, fala-se muito sobre a 'mobilidade restrita', ou seja, a necessidade  de os projetos com mobilidade em WiMAX, no Brasil, dependerem de análise e aprovação prévia da Anatel.

Estamos no período anunciado, ao final de 2007, como prazo para a oferta pelo governo do espectro homologado para o WiMAX. Esperamos que, desta vez, saibamos que a propalada licitação, enfim, se deu. Enquanto isso, conheceremos tendências, novidades e as análises de especialistas e executivos sobre o WiMAX no Brasil e no mundo.

Esperamos que vocês apreciem

 

Jana de Paula

FBMC, modulação para rádio cognitivo
Série WiMAX - Artigos
por Thesis
06-Mar-2008

Para evitar a saturação do espectro de radiofreqüência, um grupo de empresas e laboratórios de pesquisa desenvolve a modulação FBMC (Filter Bank Multicarrier Modulations) para transmissão de sinais independentes aos portadores. O objetivo é criar um demonstrador do tipo WiMAX em FBMC. Os pesquisadores estimam que a atual modulação OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) não resolve esta questão. Desenvolvida há uma década, a OFDM divide o sinal digital num grande número de portadores, criando dependência mútua e sobrecarregando o uso das bandas aéreas. O protótipo será comparado ao WiMAX clássico em termos de banda e robustez em relação a outras fontes de rádio perturbadoras. Os europeus esperam criar esta norma, mundialmente, em cinco anos a dez anos. É a nova tecnologia de rádio cognitivo, a visão 'futurista' da alocação dinâmica de espectro (DSA).
Ler mais...

--------------------------------------------------

Televisa concorre a WiMAX no México
Série WiMAX - Artigos
por WiMAX Day
05-Mar-2008
O Grupo Televisa, maior operador a cabo do México, anunciou, na conferência onde apresentou os resultados do último trimestre de 2007, que pretende concorrer a uma licença de WiMAX . A Televisa tem interesses em produção de televisão e broadcasting, redes de TV paga, programação, serviços de satélite direct-to-home (DTH), TV a cabo e serviços de telecom. A companhia também oferece serviços de voz para cerca de 40 mil usuários. Ao adicionar WiMAX ao seu portfólio, a Televisa quer fornecer serviços 3play e competir no mercado mexicano de telecom, hoje dominado pela Telmex. Ler mais...

White-paper: A arte de testar o WiMAX móvel
Série WiMAX - Artigos
por Eric Hakanson
06-Mar-2008
A última versão do padrão WiMAX aborda os serviços móveis necessários para libertar os utilizadores das amarras de um local predeterminado. Tal como acontece com qualquer nova tecnologia, existe a necessidade de testar o seu hardware - nos laboratórios de pesquisa - para qualificação do produto em conformidade com os testes do padrão na linha de produção, e para a solução de problemas e manutenção. Testes corretos e rigorosos ajudam a garantir plena interoperabilidade entre os equipamentos de todos os fabricantes de WiMAX.
Ler mais...

----------------------------------------------

White-paper: ASN para quem precisa 
Série WiMAX - Opinião Abalizada

por SenzaFili Consulting
06-Mar-2008
As portas ASN (access services network) são elemento chave no core da rede WiMAX, para o gerenciamento eficiente do tráfego da rede e base de suporte a serviços avançados. Os operadores de WiMAX móvel precisam dos ASN para suportar transferências ininterruptas, roaming e monitoramento local. Também os operadores de WiMAX fixo podem se beneficiar deste tipo de gateway, sobretudo no gerenciamento mais eficiente do tráfego 'over-the-air', adquirindo maior capacidade com a mesma quantidade de espectro. Ler mais...

---------------------------------------

Obama é WiMAX
Série WiMAX - O que se fala... na Web
por Equipe Thesis
06-Mar-2008
O analista Tom Sullivan perguntou, no
InfoWorld Daily, o que os dois senadores democratas, candidatos à presidência dos Estados Unidos têm em comum com a tecnologia de banda larga. Mesmo sendo muito improvável que Barack Obama e Hillary Clinton saibam definir os conceitos de LTE (long term evolution) ou WiMAX, Sullivan retirou de Eprhaim Schwartz um paralelo.  Ler mais...

------------------------------------------------------- 

CPqD: TV digital é inclusão
Tecnologia - Artigos
por Equipe Thesis  
04-Mar-2008  
A interatividade da TV Digital como forma de inclusão digital é a aposta do CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, que anuncia a mudança do nome da área responsável por estudos e pesquisas em TV Digital para Diretoria de Inclusão e TV Digital.  Esta mudança ocorre em função das atividades atuais de sua equipe, cuja atuação está focada em serviços baseados em receptor de TV como terminal de usuário, independentemente da rede de telecomunicações empregada, e em soluções de TICs para pessoas analfabetas ou com deficiências auditivas e visuais. Assim, o uso de qualquer plataforma de telecomunicações, como por exemplo TV por cabo, satélite, IPTV e WiMAX, é visto como uma importante janela de oportunidades para atuação em projetos de inclusão digital. Ler mais...

------------------------------------

Ultra móveis são decifrados
Série WiMAX - Opinião Abalizada
por In-Stat
05-Mar-2008
O ano de 2007 foi de eventos significativos para o enigmático mercado dos Ultra Mobilie Devides (UMD). Foi grande a movimentação em vários fronts, incluindo-se a conectividade nos dispositivos e novos processadores. Entre as iniciativas, a empresa de pesquisa In-Stat reporta que tecnologias de banda larga de longo alcance, como o WiMAX, e novas tecnologias wireless, como Gobi, a nova plataforma da Qualcomm, já apontam o caminho para tornar realidade a conectividade em qualquer lugar. Outra questão levantada é que a indústria começa a aceitar que não pode ficar de fora da internet.
Ler mais...


01/03/08

• "WiMAX de Março" (1) - Trabalho acadêmico + Livros + Notícias

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group ; WirelessBR
Cc: dirceusalomao@yahoo.com.br ; ailtonsr@gmail.com ; hudsonfreire@yahoo.com.br ; adelmo.prado@hotmail.com ; carloscroj@gmail.com ; giltonc@yahoo.com.b ; solansilva@terra.com.br ; jana@e-thesis.inf.br
Sent: Saturday, March 01, 2008 11:19 PM
Subject: "WiMAX de Março" (1) - Trabalho acadêmico + Livros + Notícias

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
"WiMAX de Março fechando o verão"... (com permissão de Tom Jobim)  :-)

Mantendo a "tradição" dos dois anos anteriores, o Portal Thesis e a ComUnidade voltam a fazer um "esforço concentrado" neste mês de março na divulgação do WiMAX.
 
Nosso participante Dirceu nos ajudou na partida e escreveu:

(...) Preciso de informações sobre WiMAX. Alguém pode me indicar um bom livro ou algum outro material? Sei que existem muitos no site da Teleco e similares, mas eu gostaria de materiais diferentes. Se alguém puder ajudar.... (...)
 
E o Hudson prontamente indicou mais um trabalho acadêmico sobre WiMAX no site da ABEE-Goiás - Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Seção Goiás:
A Expectativa sobre a tecnologia WiMAX no Mercado de Telecomunicações (formato pdf) por Adelmo P. de Souza, Carlos R.de Oliveira, Gilton Carvalho e Solange da Silva
 
O Ailton Rocha complementou com uma pesquisa sobre livros técnicos sobre WiMAX nestes links: Livraria Cultura e Buscapé (conferimos e há uma grande coleção de títulos em inglês).

Os Grupos vinculados estiveram "meio devagar" - e nós também - em janeiro e fevereiro e vamos aproveitar para recuperar as notícias e artigos em português (inclusive "de Portugal") veiculados na mídia especializada.
E nas quintas-feiras - e a qualquer momento - a nossa participante Jana de Paula, "owner" do Thesis, trará textos "quentinhos" e diferenciados sobre WiMAX.
 
Convidamos todos os participantes e o público externo para comentar as notícias e artigos e trazer novas informações.
Trabalhos acadêmicos serão muito bem-vindos!
 
Sempre que possível estas mensagens serão adaptadas como "posts" do BLOCO - Blog ComUnitário ou Blog dos Coordenadores.
 
Abaixo estão transcritas estas duas matérias:
 
Fonte: Reuters Brasil
 
Em frente, ComUnidade!  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
Fonte: Reuters Brasil
[08/01/08]   Tecnologia WiMax crescerá rapidamente em dois anos, diz Intel por Steven Scheer
 
SDEROT, Israel (Reuters) - A WiMax, uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade, de longo alcance e sem uso de fios, deve se disseminar rapidamente pelo mundo nos próximos dois anos, afirmou uma das empresas que investem na tecnologia.
 
"Em um ano ou dois, ela poderá ser encontrada em metrôs e áreas com grande demanda", disse Dan Eldar, chefe de projetos centrais da Intel em Israel, onde a WiMax é desenvolvida, à Reuters. "Levará algum tempo para atingir um disseminação massiva."
 
A Sprint Nextel, operadora número três de transmissão de dados sem uso de fios, afirmou nesta terça-feira que está lançando de forma experimental seu serviço de Internet Xohm para funcionários em Chicago, Baltimore e Washington antes do lançamento comercial da WiMax no final de 2008 em algumas cidades dos Estados Unidos.
 
A Sprint Nextel disse que investirá 5 bilhões de dólares até 2010 em redes WiMax usando o novo padrão 802.16e.
 
A tecnologia WiMax, que vem com a expectativa elevar as receitas do setor, permite conexões em alta velocidade com a Internet em dezenas de megabits por segundo --mais rápido que o WiFi, que funciona somente em curtas distâncias.
 
"Ela irá proporcionar o mesmo tipo de banda larga na estrada como se você estivesse em casa", explicou Gaby Waisman, gerente geral na Europa da Alvarion, uma fabricante israelense de modens e equipamentos WiMax.
 
A tecnologia tem alcance de até 10 quilômetros, dependendo do número de usuários. Em cidades densas como Nova York, por exemplo, serão necessários mais estações transmissoras por conta da demanda do que em cidades mais esparsas e vazias.
 
"Estima-se que o número de assinantes WiMax chegue a até 100 milhões em quatro ou cinco anos", afirmou Eldar.
 
A Intel, maior fabricante mundial de processadores, aposta alto que a nova tecnologia logo irá decolar e é a desenvolvedora dos chipsets para WiMax.
 
Computadores avançados virão com a tecnologia embutida no final de 2008. Empresas como Nokia, Motorola e Samsung também trabalham em dispositivos móveis e infra-estrutura em WiMax.
 
----------------------------------------------------

Fonte: Computerword
[08/01/08]   Notebooks vão impulsionar venda de chipsets WiMax até 2012
 
A previsão é da empresa de pesquisas In-Stat. Segundo seu relatório, celulares dual-mode/WiMAX também responderão pela crescente venda de chipsets no período.
 
O emergente mercado mundial de chipsets WiMax será impulsionado pela inclusão de recursos dessa tecnologia de banda larga sem fio em notebooks até 2012. A previsão é da empresa de pesquisas de mercado In-Stat. Segundo o relatório divulgado pela companhia, celulares dual-mode/WiMax também responderão pela crescente venda de chipsets no período.
 
Entre os fabricantes que mais venderam chipsets WiMax em 2007, de acordo com a In-Stat, estão as empresas Sequans, Intel, Beceem, Runcom e a GCT Semiconductor.
 
“O mercado de chipsets WiMax para terminais portáteis alcançará algo perto de 500 milhões de dólares em 2012, ante 27 milhões de dólares registrados em 2007”, prevê Gemma Tedesco, analista da In-Stat.
 
"Além disso, as receitas provenientes de semicondutores para WiMax devem alcançar aproximadamente 1,4 bilhão de dólares em 2012, comparado com os 130 milhões de dólares em 2007”, completa.
 
A pesquisa, intitulada "WiMax Chipset Market 2006-2012: Faith in Mobile WiMax Drives Expected Volume Growth", analisou o mercado mundial de chipsets WiMax. Segundo a análise, empresas atuando nesse segmento devem apresentar uma série de produtos no mercado de WiMax portátil ainda em 2008.
 
Entre as empresas que lideraram o segmento em 2007, segundo o estudo da In-Stat, estão os fabricantes de chips WiMax RFIC (Radio Frequency IC) Maxim, PMC-Sierra, NXP e Analog Devices.
 
Outra previsão da In-Stat é que o módulo que combina a tecnologia de WiMax móvel da Intel ao Wi-Fi da Echo Peak – que será lançado este ano como opção para a plataforma de processadores móvel Montevina, da mesmo empresa -, deverá conduzir a adoção do WiMax embutido em computadores portáteis.


 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO