WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

SINCRONIZAÇÃO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES      (1)

Autor:    JULIAN ALEXIENCO PORTILLO  (*)

Trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu, como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialista em Telecomunicações, realizado sob orientação do
professor Clovis Arlindo Ribeiro.


SINCRONIZAÇÃO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da sincronização das redes Digitais de Alta Velocidade, conceituar e definir uma rede de sincronismo.
Para isto, se faz necessário descrever algumas características básicas das redes PDH (Plesiochronous Digital Hierarchy) e SDH (Synchronous Digital Hierarchy), apresentando as vantagens e desvantagens, traçando um comparativo entre ambas, para facilitar o entendimento da arquitetura de uma rede de sincronismo e apontar as sutilezas na PDH e SDH e os processos de justificação para identificar o que ocorre quando os problemas de temporização começam a surgir nas redes de transmissão.

Palavras chaves: PDH, SDH, sincronismo, redes digitais, hierarquia digital síncrona, sincronização, redes de alta velocidade.



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1. Multiplexação PDH

1.2. Multiplexação SDH

1.3. Análise Comparativa entre as hierarquias PDH e SDH

1.4. Resumo das características da SDH


2. SINCRONIZAÇÃO

2.1. Definição

2.2. Tecnologias de fontes de referências primárias

   2.2.1. Sistema de Posicionamento Global (GPS)

   2.2.2. Césio

   2.2.3. Rubídio

2.3. Novas topologias de sincronização

2.4. Efeitos dos ponteiros na sincronização da rede

2.5. Problemas de temporização

2.6. Multiplexação do PDH

2.7. Cascateamento de relógios

2.8. Generalidades da sincronização de redes


3. SINCRONIZAÇÃO DA SDH

3.1. Diretrizes para sincronização

3.2. Método de sincronização Mestre-Escravo

3.3. Arquitetura da rede de distribuição de relógios

3.4. Modos de sincronização

3.5. Cadeia de Referência de Sincronização

3.6. Confiabilidade da rede de sincronização


4. TESTES EM REDES DE SINCRONISMO

4.1. Estabilidade de Fase

4.2. Estabilidade em Holdover

4.3. Precisão em Oscilação Livre (Free Run)

4.4. Pull-in / Hold-in

4.5. Time Interval Error

4.6. Máximum Time Interval Error (MTIE)

4.7. Maximum Relative Time Interval Error (MRTIE)

4.8. Time Variance - (TVAR)

4.9. Time Deviation - (TDEV)

 
5. CONCLUSÃO


6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 


1. INTRODUÇÃO

Até recentemente, a sincronização das redes de telecomunicações digitais era matemática da qual apenas o pessoal de comutação se ocupava.
O único serviço afetado por problemas de sincronização era a comutação temporal de sinais de 64 kbit/s em centrais digitais.
A introdução de redes de dados determinísticas, e mais recentemente, da hierarquia digital síncrona (SDH) nas redes de transporte fez mudar essa perspectiva, exigindo um enfoque integrado da arquitetura e operação das redes de sincronização.

Sinais digitais que passam por um processo de comutação temporal ou de multiplexação devem ser copiados em espaços de carga de quadros síncronos de linha gerados sob o comando de um relógio local.
Como os quadros gerados localmente possuem espaços de carga de tamanho fixo com capacidade de transportar um certo número nominal de bits por segundo, é preciso que a carga a ser mapeada nos espaços de carga apresente a mesma quantidade exata de bits por segundo que os espaços previstos para sua transmissão.

Antes de serem copiados nos respectivos espaços de carga, os sinais que chegam a um nó da rede são escritos em uma memória elástica.
A quantidade de bits que ingressam a essa memória elástica por unidade de tempo depende do relógio com que os sinais são gerados em sua fonte remota.
Por outro lado, o relógio local é quem comanda a leitura dessas memórias elásticas.
A quantidade de bits que saem dessa memória por unidade de tempo depende do relógio local.
Se os dois relógios de escrita e de leitura não forem exatamente iguais, haverá uma tendência 8 de enchimento ou de esvaziamento dessa memória, segundo qual dos dois relógios local e remoto seja mais rápido.

Para evitar um esvaziamento ou transbordamento descontrolado da memória, com pré-freqüências funestas para a integridade da informação contida nos sinais, é preciso adotar mecanismos que tratem do problema.
Uma alternativa para a necessidade absoluta de sincronizar a carga à área prevista para mapeá-la seria incluir um espaço extra nessa área e implementar um processo de justificação adaptativa, opção adotada na multiplexação SDH e na hierarquia digital plesiócrona (PDH).
Outra alternativa seria trabalhar com memórias elásticas grandes que pudessem acumular uma defasagem grande, e só permitir uma destruição do conteúdo de informação dos sinais quando limites vastos tiverem sido alcançados.
Desta maneira, a quantidade dos eventos seria tanto mais reduzida quanto maior fosse a memória.
Esta é a opção adotada em centrais de comutação e cross-connects de dados.


(*) Sobre o autor:
Julian Alexienco Portillo graduou-se em Tecnologia de Telecomunicações pela UNICID em 2000 e em Engenharia Elétrica pela FESP em 2001; em 2003, conclui o Curso de Especialista em Telecomunicações em nível de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade São Judas Tadeu.
Em 2000 atuou como técnico no segmento de trunking analógico como instalação, infra-estrutura e suporte técnico. Desde então, atua na Acterna do Brasil Ltda, antiga Wandel e Golterman, inicialmente na área de vendas
internas de instrumentos de teste.
Em 2001 foi transferido para a área de projetos de sistema, incluindo supervisão óptica, sinalização n° 7 e sincronismo de redes, gerenciando contratos, equipes de campo, comissionamento e suporte a estes sistemas da mesma empresa.

Contato:
Acterna do Brasil Ltda  - Fone: + 55 11 5503-3826 - Celular: + 55 11 9102-1826
E-mails:
Profissional: julian.portillo@acterna.com
Pessoal: julian.aportillo@gmail.com
 

Home WirelessBR                                                Próxima