BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Dezembro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


05/12/10

• "Dezembro com 4G" (1) - Artigo do e-Thesis: "Afinal, o que é 4G?"

Olá, WirelessBR e Celld-group!

Há vários anos, no mês de março, realizamos um evento virtual capitaneado pelo Portal e-Thesis, da nossa participante jornalista Jana de Paula.

Nos anos anteriores este esforço concentrado foi batizado de "WiMAX de Março".
O nome era homenagem ao Tom Jobim e suas "Águas de Março", pois este "agito" fecha o verão (mas... se prolonga pelas 4 estações) :-)
O "prolongamento" era através do boletim semanal do e-Thesis chamado "Série WiMAX". 
A tecnologia evolui e o e-Thesis acompanhou: o evento deste ano levou o nome de "Março com 4G" e os boletins semanais do e-Thesis chamam-se agora "4G Etc".

Como lembrança para os "antigos" e informação para os "novos", reproduzo lá no final desta mensagem, o "balanço" feito no final do evento.
Vale conferir pois há uma enorme quantidade de matérias sobre o tema.

Como uma espécie de retrospectiva, estou propondo um "Dezembro com 4G", para resgatarmos as matérias "roladas" durante o ano, no e-Thesis e na mídia, com expectativa da participação de todos, inclusive com a de divulgação de trabalhos mais técnicos.
A Jana de Paula estará na retaguarda, orientando e fiscalizando tudo...  :-)
Jana, obrigado pela força!

Sem mais delongas, começo transcrevendo esta matéria recente do e-Thesis:
Fonte: e-Thesis
[11/11/10]  Afinal, o que é 4G? - por ABI Research
Recorte:
(...) Agora que a UIT aceitou oficialmente o padrão 802.16m (WiMAX) e a LTE-Advanced como as tecnologias do IMT-Advanced, o assunto volta à tona. (...)

Para quem não é do ramo de telecom mas gosta de saber um pouco de tudo, aqui estão duas pequenas matérias com dois vídeos simpáticos, bem produzidos pelo "Olhar Digital" do UOL, que comentam as tecnologias WiMAX e LTE:
Fonte: Vale um Post
[10/06/09]  O que é WiMax e como vai a implantação no Brasil - por Belenos Govannon (belenos@valeumpost.com.br
)
[30/11/10]  Entenda o 4G e como ele vai mudar seu jeito de acessar a Internet - por Belenos Govannon
Parabéns pelo site Vale um Post, Belenos!

Transcrevo ainda esta matéria:
Fonte: Estadão
[24/10/10]  Operadoras móveis se preparam para o 4G - por Renato Cruz

Boa leitura!
Boas Festas e um ótimo 2011!
Um abraço cordial
Helio Rosa

Portal WirelessBRASIL
BLOCOs Tecnologia e Cidadania

-------------------------

Fonte: e-Thesis
[11/11/10]  Afinal, o que é 4G? - por ABI Research

Afinal, o que é 4G?
Phil Solis, diretor de Pesquisa do ABI Research, debateu esta questão com centenas de pessoas em toda a indústria móvel ao longo dos últimos cinco anos.

Alguns dentre estes representantes da indústria concordam com a consultoria de que as tecnologias WiMAX (802.16e) e LTE devem ser consideradas como 4G. Outros discordam.

Agora que a UIT aceitou oficialmente o padrão 802.16m e a LTE-Advanced como as tecnologias do IMT-Advanced, o assunto volta à tona.

O que torna a questão mais confusa é que no passado a UIT se referia ao IMT-2000 e ao IMT-Advanced como uma coisa só e, agora, incluiu a 3G no IMT-2000 e a 4G no IMT-Advanced.
Na opinião do ABI Research, os padrões atuais de WiMAX e LTE são ainda tecnologias 4G. Eis o porquê.

As gerações de tecnologia (1G a 4G) descrevem os diferentes tipos de interfaces aéreas. Eles estão agrupados da seguinte forma:
- 1G - Divisão de freqüência analógica;
- 2G - Mudança para o digital, surge a freqüência da divisão do tempo [TDMA];
- 3G - Divisão por código de freqüência [CDMA];
- 4G - Orthogonal Frequency Division [OFDMA], filha da OFDMA.

Alguns argumentam que os critérios para a reunião das famílias no IMT-2000 ou no IMT-Advanced são arbitrários - taxa de dados, por exemplo. Por que 100 Mbps e não 107 Mbps ou 39 Mbps? A taxa de 100 Mbps é apenas um número, pois é necessário definir um limite para atingir determinada meta. Mas, o número em si não muda o que é fundamental na tecnologia.

Na 2G, as tecnologias da família são compatíveis. As últimas interações do EDGE podem ir para trás (para as interações anteriores) e de volta ao GPRS, e até mesmo voltar para o GSM. Com o padrão 3G se dá o mesmo. A versão mais complexa do HSPA pode voltar para uma versão muito simples e mais lenta do HSPA, voltar ao HSPA, mais uma vez, voltar ao HSDPA e, até mesmo, voltar para o WCDMA. O EV-DO Rev B pode retornar a Rev A e de volta a Rev 0 (ele pode até cair para o CDMA 2000 1x, porque é baseado em CDMA). Todas as interfaces aéreas da 2G são baseadas numa forma de TDMA. Todas as interfaces aéreas de 3G são baseadas numa forma de CDMA. Já WiMAX e LTE não são baseados em CDMA, mas, sim, em OFDMA.

É claro, que o WiMAX e a LTE não atendem as especificações IMT-Advanced. Mas, o WiMAX 2 (802.16m) e a LTE-Advanced atendem às especificações IMT-Advanced. Mais, o 802.16m pode descer de volta para o 802.16e, e a LTE-Advanced pode cair para a LTE. Portanto, se as versões IMT-Advanced são 4G, então hoje WiMAX e LTE com certeza devem ser encarados como tecnologias 4G, porque são compatíveis com suas versões posteriores. Mas, descer da tecnologia 4G para a 3G é impossível.

Como pano de fundo, o WiMAX Forum fez um forte lobby para obter o aceite da UIT do WiMAX (802.16e) como uma tecnologia IMT-2000, mas não porque o WiMAX Forum também pensasse ser esta uma tecnologia 3G. Pelo contrário, o motivo foi espectro. O WiMAX Forum queria que as possibilidades e o potencial do WiMAX tivessem acesso ao espectro designado ao IMT-2000. O 3GPP, assim, empurrou a LTE para ser aceita também como uma tecnologia IMT-2000.

Alguns alegam que operadoras com rede HSPA com 64 QAM e MIMO podem ser mais rápidas do que as tecnologias WiMAX de hoje. Sim, elas podem. A velocidade não é a única variável. O que é importante é uma combinação de velocidade, latência, capacidade e custo/MB. É onde WiMAX e LTE são diferentes. Ainda mais importante é a tecnologia fundamental de rádio a ser utilizada.

Algumas operadoras também descrevem as tecnologias de 1G a 4G em termos de marketing. Os termos de marketing são certamente mais fáceis de compreender do que termos como IMT-2000 ou IEEE 802.16e, mas são mais do que apenas termos de marketing, porque os engenheiros e gerentes de produto também adotam a terminologia 3G e 4G, uma vez que são termos mais curtos, mais fáceis de dizer, e se alinham muito bem com a tecnologia fundamental por trás deles.

WiMAX e LTE são tecnologias baseadas em OFDMA e são algo completamente diferente das tecnologias 3G atualmente no mercado. As duas tecnologias têm espaço para melhorar sua forma atual, mas, quando suas versões do IMT-Advanced se desenvolverem e chegar ao mercado, as tecnologias 4G de hoje não serão abandonadas, porque serão compatíveis com o IMT-Advanced e, portanto, com as tecnologias 4G.

Fonte: ABI Research

------------------------------

Fonte: Estadão
[24/10/10]  Operadoras móveis se preparam para o 4G - por Renato Cruz

Anatel quer leiloar licenças em 2011, mas empresas não estão tão entusiasmadas

Em 2007, o celular de terceira geração (3G) era uma novidade no Brasil. Três anos depois, as operadoras móveis se preparam para a chegada da quarta geração (4G). A tecnologia deve ser um destaques da Futurecom, evento de telecomunicações que começa amanhã em São Paulo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planejava leiloar licenças de 4G no começo de 2012, mas já pensa em adiantar para o ano que vem, de olho na demanda que virá com a Copa de 2014. Os fornecedores de equipamentos estão animados com a aceleração do processo, mas nem todas as operadoras compartilham o sentimento.

"Pode haver pressão financeira num momento inadequado", disse uma fonte do mercado. "Ninguém é contra novas tecnologias, mas os investimentos em 3G ainda estão em fase de maturação."

O 4G usa uma tecnologia chamada Long Term Evolution (LTE), e precisa de uma faixa do espectro de radiofrequências diferente daquela usada pelo 3G. "A experiência para o cliente é igual a de uma rede fixa de altíssima capacidade", afirmou Lourenço Coelho, vice-presidente da Ericsson, fabricante de equipamentos. A conexão pode ser cinco vezes mais rápida que a oferecida pelas redes 3G em funcionamento no Brasil.

A velocidade máxima chega a 100 megabits por segundo (Mbps), acima do que as operadoras brasileiras oferecem hoje em fibra óptica. Na visão de Wilson Cardoso, diretor de tecnologia da Nokia Siemens, que produz equipamentos, a cobertura do 4G acontecerá na forma de hotspots. Ou seja, em pequenas áreas em que o tráfego é maior, como, no caso da Copa, aeroportos, hotéis e estádios.

Os fabricantes veem urgência na implantação do 4G. "Nas grandes áreas metropolitanas, o espectro vai saturar", afirmou Roberto Falsarella, gerente da fabricante Alcatel-Lucent. "A demanda por banda larga é maior que a oferta."

A maioria dos equipamentos 4G deve funcionar também na rede 3G. Fora do Brasil, as redes estão começando a ser ativadas. A primeira operadora do mundo a lançar comercialmente foi a operadora TeliaSonera, na Suécia e na Noruega, há menos de um ano. Os primeiros equipamentos são modems, para serem ligados aos computadores.

"Até o fim do ano, devem ter 22 operações no mundo", disse Helio Oyama, gerente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm, que produz chips. "O LTE é uma alternativa que se desenvolve de forma paralela ao 3G." Segundo Oyama, as novas versões do 3G, que chegam em breve ao mercado, têm desempenho parecido com o 4G.

Crescimento. Janilson Bezerra, gerente de inovação da TIM Brasil, vê o 4G como complementar ao 3G. "Faz todo sentido como evolução", afirmou o executivo, acrescentando que será necessário mais espectro nos grandes centros a partir de 2012.

"Além de ter thoughtput (velocidade) maior, o LTE tem latência menor", disse Bezerra. Isso quer dizer que a rede responde mais rápido, beneficiando aplicações como vídeo ou jogos.

Para Leonardo Capdeville, diretor de planejamento e tecnologia de rede da Vivo, existem alguns desafios a serem vencidos antes da chegada do 4G. "Um deles são os preços dos terminais e dos equipamentos de rede", disse Capdeville. "A tecnologia está acontecendo agora no mundo, e a escala ainda é pequena."

O outro desafio seria a rede que conecta as antenas de celular à internet. "É preciso construir um backbone (espinhal dorsal) adequado, com capacidade e capilaridade", afirmou o executivo. "No Brasil, não existe uma política que viabilize a instalação de redes de fibra óptica. Não adianta aumentar a capacidade do acesso sem aumentar a capacidade da rede de transporte."

Marcelo Motta, diretor da Huawei, fornecedora de equipamentos, destacou que, em algumas cidades, o espectro que será colocado à venda pela Anatel só estará disponível em 2013. Atualmente, a faixa de 2,5 GHz, usada pelo 4G, está nas mãos de empresas de MMDS, TV paga por micro-ondas. A faixa do espectro ocupada por essas companhias será reduzida para abrir espaço para o 4G.

No ano passado, as empresas de MMDS estudavam ir à Justiça contra a decisão da Anatel de destinar parte de seu espectro para a telefonia celular. A posição mudou. "Não haverá pedido de impugnação, mas existem pontos que merecem esclarecimento", disse Carlos André Albuquerque, presidente da Neotec, associação de empresas de MMDS.

A Anatel abriu a possibilidade de essas empresas também fazerem telefonia celular, na faixa que já ocupam, mas elas teriam que comprar uma licença nova, ainda sem preço definido. "Estamos com boa vontade para seguir a vida adiante", afirmou Albuquerque. "Só que as incertezas e indefinições precisam ser resolvidas."

-----------------------------------

31/03/10

• "Março com 4G" (38) - "Até logo!" + Balanço do "evento virtual"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O verão terminou, as "águas de março" ainda estão aí molhando e incomodando muita gente e o "Março com 4G"... continua em Abril!!!  :-)

Não vamos fazer hoje um "encerramento formal" do "evento virtual" (até rimou)...
Como a Jana de Paula tem ainda "no forno" algumas matérias em formatação, aproveitamos este "até logo" para fazer um balanço geral do "agito".

Obrigado a todos!
Obrigado, Jana de Paula!

Feliz Páscoa!!!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------------------

"Março com 4G" - 2010

Relação de "posts"

"Março com 4G" (37) - 4G: Reflexões e previsões
"Março com 4G" (36) - "WiMAX em Brasília" + Coleção de notícias sobre o interessante leilão de 3G/WiMAX na Índia
"Março com 4G" (35) - Copa do Mundo e Olimpíadas: um gigantesco desafio para os profissionais de TI e Telecom
"Março com 4G" (34) - "Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE"
"Março com 4G" (33) - "Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX" + Notícias recentes
"Março com 4G" (32) - Quarta semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (31) - Os "White Papers" divulgados pelo Portal e-Thesis
"Março com 4G" (30) - "Internet das Coisas", M2M (machine-to-machine), RFID (Radio Frequency Identification)...
"Março com 4G" (29) - WiMAX 16.e agora pertence ao IMT 2000
"Março com 4G" (28) - Balanço dos 20 dias + Eduardo Prado: "A La Twitter: Comentários Avulsos sobre Frequências para o LTE & Decisão da ANATEL no 2,5 GHz"
"Março com 4G" (27) - Artigo de Jana de Paula: "Smart grid apressa a chegada da 4G no Brasil"
"Março com 4G" (26) - Rubens Kuhl comenta o "post" "XGP (eXtended Global Plataform)"
"Março com 4G" (25) - XGP (eXtended Global Plataform)
"Março com 4G" (24) - Terceira semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (23) - "Espectro" (2)
"Março com 4G" (22) - "Espectro" (1)
"Março com 4G" (21) - Resumo sobre LTE e WiMAX + Eduardo Prado: "'Twittando' sobre o Futuro da Banda Larga Móvel"
"Março com 4G" (20) - O que é Femtocell
"Março com 4G" (19) - "NFC - Near Field Communications": coadjuvante da 4G
"Março com 4G" (18) - Anatel e a faixa dos 3,5GHz + José Roberto de Souza Pinto: "WiMAX em 3,5GHz e a competição"
"Março com 4G" (17) - Segunda Semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (16) - Primeira Semana: Boletim "4G Etc" do e-Thesis
"Março com 4G" (14) - "Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento" + "Indústria móvel passa por outra mudança dramática"
"Março com 4G" (13) - Duas notícias sobre a indústria do WiMAX
"Março com 4G" (12) - Jana de Paula: "Banda larga, Copa do Mundo, HSPA, Olimpíadas, LTE..."
"Março com 4G" (11) - Jana de Paula: Os próximos passos rumo à LTE
"Março com 4G" (10) - Dois textos do Estadão: Operadoras investem na 4G e Banda larga móvel 4G deve movimentar US$ 70 bi em 2014
"Março com 4G" (09) - "Março com 4G" (09) - Dois textos de Jana de Paula: "Águas de Março, com 4G, por favor!" e "O que a 4G e o mundo IP podem fazer pela saúde"
"Março com 4G" (08) - Padrão "m" ou WiMAX 2
"Março com 4G" (07) - Tutorial do Portal Teleco: "Redes 3G e Evolução para as Redes 4G"
"Março com 4G" (06) - "Convergência LTE e WiMAX revisitada" + Atualização da "Cartilha Eletrônica do WiMAX"
"Março com 4G" (05) - 4G: uma nova Guerra Mundial
"Março com 4G" (04) - "WiMAX e LTE: um caso de coexistência na 4G" + "WiMax e LTE podem acabar com cobrança de chamadas de voz no celular"
"Março com 4G" (03) - Artigo da diretora de Comunicações de Marketing do WiMAX Forum: "WiMAX: abra o seu mundo"
"Março com 4G" (02) - José Smolka indica dois artigos: "Sprint and Verizon head-to-head in '4G' " e "Clearwire's Mexican alliance in doubt after regulator decision"
"Março com 4G" (01) - Início do evento virtual, fechando o verão... + Jana de Paula: "WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa"
Chamada Geral (2) - Evento comunitário "Março com 4G"
Chamada Geral (1) para um Evento Comunitário sobre WiMAX, 4G, Etc...

------------------------------

Relação de matérias:

Fonte: e-Thesis
[17/12/09]   4G: temporada de reflexão - por Andrew Mitchell
Fonte: e-Thesis
[28/01/10]   Previsões 2010 para indústria sem fio: nem dor nem ganho - por Robert Syputa
Fonte: e-Thesis
[22/03/10]   Operadoras estrangeiras evitam leilões de 3G/BWA na Índia - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[24/02/10]  Leilão 3G/BWA na Índia é novamente adiado - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[05/02/10]  WiMAX Forum insiste em desvinculação entre leilão de WiMAX e 3G na Índia - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[23/01/10]   BSNL fecha parcerias antes do leilão de 3G/BWA da Índia - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[12/01/10]   Índia reduz oferta de espectro para leilão da 3G - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[06/01/10]   O atual estágio do leilão de 3G/WiMAX na Índia - por ABI Research
Fonte: e-Thesis
[03/12/09]   Para WiMAX Forum leilão do WiMAX na Índia deve preceder o de 3G - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[03/12/09]   Banda larga, Copa do Mundo, HSPA, Olimpíadas, LTE... - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[25/03/10]  Jogos mundiais podem agilizar redes de fibra óptica no país - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[25/03/10]   Morrow, da Clearwire, relança idéia de fusão entre WiMAX e LTE - por e-Thesis
Fonte: Computerworld
[25/03/10]   Guerra 4G: LTE será adotado pela maioria das operadoras dos EUA - por IDG News Service
Fonte: e-Thesis
[24/03/10]   Sprint lança EVO, o 1º smartphone em WiMAX - por e-Thesis
Fonte: Tecnologias Blog
[25/03/10]   HTC EVO – O primeiro telemóvel 4G  (Características técnicas)
Fonte: e-Thesis
[24/03/10]   WiMAX, solução sem fio para acesso com fio fixo nos emergentes - White-Papers - por Greenpacket
Fonte: e-Thesis
[17/03/10]   O papel da banda larga sem fio óptica no ecossistema móvel - por Chetan Sharma Consulting
Fonte: e-Thesis
[17/03/10]   A oportunidade inexplorada nos dados móveis - por Chetan Sharma Consulting
Fonte: e-Thesis
[12/02/10]   O importante papel dos modems de WiMAX - por Greenpacket
Fonte: e-Thesis
[05/02/10]   3GPP Releases 9, 10 e além - por 3G Americas
Fonte: e-Thesis
[09/02/10]   Yota: mais do que uma diferença - por Monica Paolini
Fonte: e-Thesis
[09/02/10]   Beamforming ou não beamforming? - por Monica Paolini
Fonte: e-Thesis
[22/12/09]   Aplicações de WiMAX em utilities - por WiMAX Forum
Fonte: e-Thesis
[10/12/09]   Como incrementar oferta de WiMAX em banda não-licenciada - por Senza Fili Consulting
Fonte: e-Thesis
[20/11/08]   Provisionamento para operadoras de WiMAX "over-the-air" - por BridgeWater Systems
Fonte: e-Thesis
[02/10/08]   Cobertura de WiMAX com estações de base femto, pico e micro - por Fujitsu Microletronics America
Fonte: e-Thesis
[11/07/08]   White-Paper: Beamforming aumenta capacidade de redes WiMAX - por Fujitsu & Cisco
Fonte: e-Thesis
[11/04/08]   White-paper: WiMAX com Wi-Fi - por Aruba Networks
Fonte: e-Thesis
[05/03/08]   White-paper: A arte de testar o WiMAX móvel - por Eric Hakanson
Fonte: e-Thesis
[05/03/08]   White-paper: ASN para quem precisa - por SenzaFili Consulting
Fonte: e-Thesis
[12/07/07]   WiMAX: um assinante, múltiplos dispositivos - por Monica Paolini
Fonte: e-Thesis
[04/03/10]   A Internet das Coisas - por McKinsey
Fonte: e-Thesis
[02/02/10]   DT, T-Mobile e Telit: acordo em M2M acelera 'internet das coisas' - por e-Thesis
Fonte: RFID Blog
[18/09/09]   Pode a RFID sobreviver à “Internet das Coisas”?
Fonte: RFID Blog
[14/03/09]   Implementação de uma solução de RFID
Fonte: RFID Blog
[06/10/09]   Como Não Instalar RFID
Fonte: e-Thesis
[25/02/10]   Clearwire colhe os frutos da estratégia de WiMAX - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[03/02/10]   Clearwire passa a atacadista de serviços de WiMAX
Fonte: e-Thesis
[03/02/10]  Clearwire: smartphone CDMA/WiMAX em 2010 - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[18/03/10]   Smart grid apressa a chegada da 4G no Brasil - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[04/02/10]   Smart grid 4G: variedade de serviços para utilities - por Mind Commerce
Fonte: e-Thesis
[05/02/10]   A [R]evolução da energia vem das smart grids - White-paper por Greenpeace
Fonte: 4G Trends
[03/02/10]   Softbank could get 4G by the back door with Willcom rescue plan - By Caroline Gabriel
Fonte: e-Thesis
[11/03/10]   O caminho para a 4G não é uma via de mão-única - por In-Stat
Fonte: e-Thesis
[16/04/09]   Falta de espectro pode causar 'blackout' e congestionamento - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[16/04/09]   2,5 GHz: quem dá mais? - por Jana de Paula
Fonte: Teletime - "Revista Teletime"

[Fev 2009]   Ouro eletromagnético por Mariana Mazza e Samuel Possebon

Fonte: Telebrasil
[16/12/08]   O futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte I
Fonte: Telebrasil
[18/12/08]   O futuro do espectro no Brasil: como atender às necessidades do espectro para novos serviços? – Parte II
Fonte: Blog Viva Sem Fio
[15/03/10]   Tecnologias de Quarta Geração (4G): LTE e WiMAX
Fonte: e-Thesis
[19/01/10]   2010: ano dos leilões de 4G no Brasil - por Maravedis
Fonte: Teleco
[08/06/09]   Twittando” sobre o Futuro da Banda Larga Móvel - por  Eduardo Prado 
Fonte: e-Thesis
[20/11/08]   É uma picocell? É uma femtocell? Não. É uma Super Femto! por ABI Research 
Fonte: Teleco
[12/01/09]  
Tutorial: O que é Femtocell?  de Eduardo Tude, diretor do Teleco
Fonte: e-Thesis
[16/02/10]   Femtocell dá sinais de maturidade - por Informa Telecom & Media
Fonte: e-Thesis
[21/01/10]   Patentes e licenciamento em 4G - por por Andrew Mitchell
Fonte: e-Thesis
[24/04/09]   O que a NFC pode fazer com o seu celular - por Jana de Paula
Fonte: TI Inside
[15/10/09]   Bradesco estuda uso da tecnologia NFC para pagamento móvel - por Claudiney Santos
Fonte: TI Inside
[10/09/09]   USSD e NFC são testados para mobile banking e mobile payment - Fernando Paiva
Fonte: e-Thesis
[18/02/10]   Anatel redefine uso dos 3,5GHz - por e-Thesis
Fonte: Convergência Digital
[02/02/10]   Anatel abre faixa de 3,5GHz às teles móveis - por Ana Paula Lobo
Fonte: e-Thesis
[28/02/10]   Parks já tem estações de base e CPEs para WiMAX em 3,5GHz - por e-Thesis
Fonte: Teleco
[15/05/06]   WIMAX em 3,5 GHz: Uma Oportunidade de Incrementar a Competição - por José Roberto de Souza Pinto
Fonte: e-Thesis
[11/02/10]   CPqD aguarda nomeação do WiMAX Forum - por e-Thesis
Fonte: Convergência Digital
[09/03/10]   WiMAX e os países emergentes - por Mohammad Shakouri, vice-presidente mundial do WiMAX Fórum
Fonte: e-Thesis
[18/02/10]   Indústria móvel passa por outra mudança dramática - por PRTM
Fonte: e-Thesis
[07/01/10]   WiMAX: para onde irá a indústria em 2010? - por WiMAX.com
Fonte: e-Thesis
[08/03/10]  Cisco abandona acesso de rádio WiMAX - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[03/04/07]   Redes WiMAX: Arquitetura e Planejamento - por Marcio E. C. Rodrigues
Fonte: e-Thesis
[03/12/09]   Banda larga, Copa do Mundo, HSPA, Olimpíadas, LTE... - por Jana de Paula
Fonte: Teleco - Seção de Tutoriais
[14/07/08]   Redes 4G: Aplicação de Modelos de Propagação - por Adriano Almeida Goes
Fonte: e-Thesis
[19/10/09]   Os próximos passos rumo à LTE - por Jana de Paula  
Fonte: e-Thesis
[03/12/09]   Banda larga, Copa do Mundo, HSPA, Olimpíadas, LTE... - por Jana de Paula
Fonte: IDG Now!
[03/03/10]   WiMAX lidera batalha pela tecnologia 4G - por Por IDG News Service
Fonte: Estadão - Portal Economia & Negócios
[04/03/10]   Operadoras investem na 4G - a conexão para celular 180 vezes mais rápida  - por Sílvio Crespo, do Economia & Negócios
Fonte: Estadão - Portal Economia & Negócios
[04/03/10]   Banda larga móvel 4G deve movimentar US$ 70 bi em 2014 - por Sílvio Crespo
Fonte: Blotheco do e-Thesis
[04/03/10]   Águas de Março, com 4G, por favor
Fonte: e-Thesis
[02/03/10]   O que a 4G e o mundo IP podem fazer pela saúde - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[03/02/09]   Padrão m ou WiMAX 2: pronto este ano - por e-Thesis
Fonte: e-Thesis
[26/03/09]   16m: WiMAX 'super móvel' - por Jana de Paula
Fonte: e-Thesis
[20/03/09]   Intel já projeta mercado do WiMAX 16m - por Jana de Paula
Fonte: Teleco
[16/11/09]   Redes 3G e Evolução para as Redes 4G - por Tiago Andrade Mota (tiagoam@click21.com.br)
Fonte: e-Thesis
[11/02/10]   Convergência LTE e WiMAX revisitada - por Robert Syputa (robert@maravedis-bwa.com)
Fonte: Maravedis
[Jan 2008]   How Much Will WiMAX and LTE Converge? - By Robert Syputa, Senior Analyst
Fonte:Tele.Síntese
[20/01/10]   4G: uma nova Guerra Mundial - por Por José Luis Frauendorf
Fonte: e-Thesis
[06/01/10]   WiMAX e LTE: um caso de coexistência na 4G - por Pyramid Research
Fonte: PC World
[24/02/10]  WiMax e LTE podem acabar com cobrança de chamadas de voz no celular - por Brad Reed, da Network World/EUA
Fonte: Tele.Síntese
[02/02/10]   WiMAX: abra o seu mundo - por Scenna Tabesh
Fonte: Rethink Wireless
[01/03/10]  Clearwire's Mexican alliance in doubt after regulator decision - by Caroline Gabriel
Fonte: Rethink Wireless
[01/03/10]  Sprint and Verizon head-to-head in '4G' - by Caroline Gabriel
Fonte: e-Thesis
[05/02/10]  WiMAX ingressa numa nova etapa, mais complexa - por Jana de Paula


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil