BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Março 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/03/10

•  Rádio Digital (63) - Radiodifusores pressionam Helio Costa para decidir a implantação do Radio Digital via "portaria", no final de sua gestão no Minicom

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Os principais de TI e Telecom divulgaram esta notícia, aparentemente uma "pauta", distribuída pelos interessados:
Fonte: Convergência Digital
[26/03/10]   Rádio Digital: Radiodifusores cobram decisão de Hélio Costa - por Ana Paula Lobo
Recorte:
(...) O presidente da ABRA, João Carlos Saad, acredita que a assinatura de uma portaria resolve a questão e garante o acesso de todos os brasileiros a uma maior oferta de serviços de rádio, com toda sorte de programação. (...)

Olá, Sr. João Saad!
Uma "portaria"? Simples assim?

Não, Sr. Saad, um projeto como este que envolve a adoção de um novo padrão de Rádio num mercado estimado de 200 milhões de receptores, não pode ser resolvido por uma simples portaria assinada por um titular nas vésperas de deixar sua pasta.
Tal projeto precisa ser debatido pela sociedade após passar por um sério e longo estudo da nossa competente Academia.

Espero que o Sr. Helio Costa, apesar de todo o histórico polêmico do seu envolvimento com o tema nos últimos anos, tenha o bom senso de, como último ato, agora sim, expedir uma portaria criando um Grupo de Estudos de Rádio Digital, com a participação das universidades e institutos de pesquisa.

02.
Sugiro aos participantes que ainda não focaram um olhar mais atento sobre este tema ou que estão chegando agora no nosso convívio, a leitura deste "post" recente:
08/03/10
Rádio Digital (62) - "Empresa proprietária do IBOC usa blogosfera para campanha do seu padrão" + "Balões de ensaio indicam que governo pode adotar dois padrões"

Neste "post" citamos e não transcrevemos esta matéria, chegada no momento da expedição da mensagem:
Fonte: Convergência Digital
[08/03/10]  Rádio Digital: Preferido pelos técnicos, DRM sofre ataques do Iboc - por Luís Osvaldo Grossmann
Está transcrita mais abaixo.

03.
Amanhã vou reprisar o "post" acima citado, como leitura de domingo.  :-)
Enquanto isso, por favor, façam um voo panorâmico pela coleção de "posts" na nossa página comunitária
Rádio Digital. (transcrição lá no final)

Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

----------------------------

Fonte: Convergência Digital
[26/03/10]   Rádio Digital: Radiodifusores cobram decisão de Hélio Costa - por Ana Paula Lobo

A Associação Brasileira de Radiodifusores quer que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, defina a posição brasileira com relação ao Rádio Digital antes de deixar o cargo no início de abril, em função das eleições.

Em carta encaminhada ao Minicom nesta quinta-feira, 25/03, o presidente da ABRA, João Saad, diz que os dois padrões tecnológicos em disputa - o norte-americano IBOC e o europeu DRM têm suas peculiaridades.

Na prática, a entidade sugere a adoção de um processo paulatino de migração dos sinais de radiodifusão em AM para as bandas de FM que serão liberadas, de acordo com o cronograma de transição da TV Digital.

O presidente da ABRA, João Carlos Saad, acredita que a assinatura de uma portaria resolve a questão e garante o acesso de todos os brasileiros a uma maior oferta de serviços de rádio, com toda sorte de programação.

O Minicom já realizou testes com os dois padrões em Belo Horizonte e em São Paulo. Os técnicos tendem a preferir o padrão DRM, mas há uma forte pressão pelo norte-americano IBOC. Nesse 'lobby', há um embate entre os especialistas. Tanto é assim que, inicialmente, a previsão era de que se teria uma definição no mês de fevereiro, mas o prazo foi prorrogado para o final deste mês, fato ainda não confirmado pelo ministério.

Leia a íntegra da carta encaminhada pela ABRA ao Ministro Hélio Costa, divulgada no portal ADNEWS.

"Senhor Ministro:

O Brasil ocupa hoje uma posição de destaque na economia mundial e esse destaque se fortalece, entre outras, por conta da adoção bem sucedida do padrão brasileiro de TV Digital. Trata - se de iniciativa para a qual o concurso de V. Exa. foi determinante. A isso se soma que a atenção dedicada por V. Exa. ao rádio foi de enorme importância, especialmente em relação à digitalização da radiodifusão sonora, tanto em FM, quanto em AM.

O momento é, portanto, de consolidar esta trilha de sucesso e firmeza na condução dos assuntos da radiodifusão, mediante a adoção de decisão histórica para o rádio do Brasil. Não há tempo para vacilar: é preciso decidir.

Nesse sentido, observamos que os últimos anos foram de experimentos com as tecnologias disponíveis, para a digitalização do rádio. Os testes indicam que a tecnologia IBOC enfrenta dificuldades técnicas em cidades como São Paulo, mas é mais madura quanto à sua adoção por radiodifusores de outros países (notadamente americanos), enquanto a tecnologia DRM, incipiente quanto à sua adoção, pode ser mais robusta em termos de recepção pelo público. Ambas as opções tecnológicas são, portanto, limitadas quanto à sua adequação para as demandas do Brasil.

Todavia, há a alternativa de implementar uma migração paulatina dos sinais de radiodifusão em AM para as bandas de FM que serão liberadas, de acordo com o cronograma de transição da TV Digital. Noutras palavras, é recomendável que V.Exa. aprove um cronograma durante o qual as transmissões em Ondas Médias sejam paulatinamente migradas para canais de Frequência Modulada, os quais serão, por sua vez, liberados pelas emissoras de televisão, a partir de 2016. Com a migração que propomos a V.Exa., a radiodifusão de sons passa a ter um horizonte de AÇÃO e de INVESTIMENTOS, sem depender dos interesses de tecnologias estrangeiras, num cenário em que os brasileiros de todos os rincões terão uma grande oferta de serviços de rádio, com toda sorte de programação.

É por isso que a ABRA - Associação Brasileira de Radiodifusores se dirige a V.Exa.: para pleitear AÇÃO, DECISÃO, para coroar o trabalho de V.Exa. à frente do Ministério das Comunicações.
Colocamo - nos à disposição de V.Exa. para articular e analisar tecnicamente a adoção desse cronograma de migração da radiodifusão em Ondas Médias, para a radiodifusão em Frequência Modulada.

Com certeza de contar com o acatamento de V.Exa. subscrevemo - nos,

Atenciosamente,

João Carlos Saad
Presidente - ABRA"

------------------------------------

Fonte: Convergência Digital
[08/03/10]   Rádio Digital: Preferido pelos técnicos, DRM sofre ataques do Iboc - por Luís Osvaldo Grossmann

Até o final deste mês será escolhido o padrão de rádio digital que será adotado no Brasil. E embora poucos apostassem nisso há apenas alguns meses, tudo indica que o país vai ficar mesmo com o sistema europeu Digital Radio Mondiale, ou DRM. Pelo menos é a previsão de quem acredita numa decisão técnica, pois algumas de suas características teriam desbancado o antes “preferido” In Band on Channel, ou Iboc, o padrão americano.

Essa impressão também parece ter chegado a Robert Struble, o presidente da iBiquity Digital Corporation, empresa proprietária da tecnologia Iboc. Na semana passada, ele distribuiu uma “carta aos amigos brasileiros” na qual procura reagir a alguns dos argumentos a favor do DRM e destacar as principais qualidades do sistema americano, também chamado de HD Radio, visando “esclarecer algumas concepções incorretas” sobre a tecnologia.

Struble procura atacar um dos principais argumentos repetidos contra o Iboc, de que se trata de um padrão proprietário e que exige o pagamento de royalties. Ele lembra que embora seja tratado como padrão “aberto”, o DRM também cobra direitos pelo desenvolvimento tecnológico.

Para acadêmicos ouvidos pelo Convergência Digital, a diferença estaria na transparência. Por ser um consórcio de várias emissoras europeias, o DRM não faria distinção na cobrança, enquanto a iBiquity, como empresa, possa dar tratamento diferenciado a um ou outro fabricante.

Para além das discussões de royalties, a principal força do Iboc está na maior variedade de equipamentos, especialmente receptores, algo que mesmo os defensores do padrão europeu reconhecem. Na carta, o presidente da iBiquity dispara que “se o sistema de DRM for escolhido para o Brasil, a implementação de serviços digitais será postergada, no melhor dos casos, em alguns anos na medida em que os produtos comerciais sejam desenvolvidos e, no pior dos casos, será um fracasso”.

Ameaças à parte, parece estar se formando um consenso técnico de que o DRM é mais adequado ao Brasil. E o que pesa aí é a capacidade desse padrão atender a diferentes necessidades do país. Isso porque embora ambos tenham sido bem sucedidos nas experiências de transmissão em FM, o Iboc – segundo os especialistas ouvidos pelo Convergência Digital – não atende a transmissão em ondas curtas e tropicais.

Assim, embora as áreas urbanas possam ser plenamente atendidas com qualquer dos dois sistemas, o Brasil não pode fugir da realidade de que precisa da transmissão em ondas curtas para atender a grande região Amazônica. “O sistema europeu tem maior flexibilidade porque vai além da AM e FM, além de ter a vantagem de precisar de faixas de 96 Khz, enquanto o padrão americano precisa de 400 Mhz”, acredita o professor Lúcio Martins Silva, da faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, e que participou de testes com o padrão europeu.

Mas se essa versatilidade na transmissão deixaria a vantagem com o DRM, é reconhecido que o Iboc teve muito mais sucesso em atrair fabricantes de receptores, o que permitiria a oferta de aparelhos de rádio digital mais acessíveis – fato que tampouco pode ser descartado para um país como o Brasil. “Enquanto a iBiquity foi muito mais agressiva e conseguiu uma grande quantidade de modelos de receptores para o sistema, o DRM não conseguiu mobilizar os fabricantes do mesmo jeito”, diz o diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB, Humberto Abdalla Jr.

Há, no próprio Ministério das Comunicações, quem acredite que essa questão será superada com a adoção do padrão pelo país – o que atiçaria fabricantes dos aparelhos de rádio. De qualquer maneira, com o aparente “sucesso” do DRM a questão dos equipamentos tem fortalecido uma mudança no discurso dos defensores do Iboc. Tem se tornado comum ouvir que o governo deveria adotar uma “solução neutra”, sem a opção direta por um dos padrões.

Nessa linha, o Ministério das Comunicações apenas baixaria regras com as características necessárias a um sistema de rádio digital a ser adotado no Brasil, especificações técnicas como canal de guardo e cobertura. Com isso, as forças de mercado, leia-se as emissoras, se encarregariam de adotar o padrão mais conveniente a cada uma.

O que pesa aí é o fato de que já há emissoras que fizeram a aposta no Iboc e compraram equipamentos para a transmissão pelo padrão americano – sendo o exemplo mais citado o da CBN, parte do sistema Globo de rádio. Não chega a surpreender, portanto, que a Abert demonstre preferência pelo Iboc. É sabido, porém, que não há unanimidade entre os radiodifusores. A turma do Sul do país, por exemplo, quer que a escolha recaia pelo DRM.

Contra a linha da “solução neutra” reitera-se o argumento que ela, na prática, acabaria beneficiando o Iboc – justamente porque o padrão americano foi mais bem-sucedido entre fabricantes de equipamentos. Além disso, ao menos que se invista em aparelhos que recebam sinais tanto de uma quanto da outra tecnologia, os brasileiros que comprarem rádios Iboc não conseguirão ouvir a programação das emissoras que transmitem em DRM, e vice-versa.

No Ministério das Comunicações, o Convergência Digital ouviu que não é prudente acreditar que o governo vai optar por essa saída salomônica. Os testes com ambos os padrões já estão concluídos e a pasta agora prepara o documento que será apresentado ao presidente Lula. E a avaliação é de que essa saída “neutra” só será escolhida caso o presidente opte por uma decisão política com o objetivo de preservar aquelas emissoras que já investiram em equipamentos Iboc.

O que é certo, porém, é que depois de anos de discussão, a escolha se dará mesmo neste mês. Quem garante isso é o calendário político. O ministro Hélio Costa, assim como outros ministros que pretendem se candidatar nas eleições de outubro, precisa deixar o cargo, no máximo, no início de abril.

----------------------------

Rádio Digital

08/03/10
Rádio Digital (62) - "Empresa proprietária do IBOC usa blogosfera para campanha do seu padrão" + "Balões de ensaio indicam que governo pode adotar dois padrões"

04/02/10
Rádio Digital (61) - Os portais "Tele.Síntese" e "Convergência Digital" voltam ao tema

01/02/10
Rádio Digital (60) - Os testes com o DRM continuam mesmo após o término da "Consulta"

22/01/10
Rádio Digital (59) - Mensagem de Carlos Portela sobre o futuro mercado dos rádio receptores digitais

21/01/10
Rádio Digital (58) - O prazo da "Consulta" terminou dia 17 mas a "novela" continua

11/01/10
Rádio Digital (57) - Relação de matérias do jornalista e articulista Ethevaldo Siqueira sobre "Rádio Digital"

05/01/10
Rádio Digital (56) - Trabalho (ppt) de Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante

04/01/10
Rádio Digital (55) - Testes, testes e mais testes...para nada! + Atuação da mídia

01/01/10
Rádio Digital (54) - A omissão e o cansaço da sociedade e do Congresso permitem que empresários decidam o padrão de Rádio Digital

Rádio Digital (53) - Prazo do "Aviso/Consulta" termina dia 17 + Testes com DRM em andamento

29/12/09
Rádio Digital (52) - O "trem bão" do Rádio Digital em movimento

08/11/09
Rádio Digital (51) - A ABERT e seu envolvimento com o sistema IBOC

05/11/09
Rádio Digital (50) - "Consulta" termina dia 22 + Convite à mídia para retomar o tema!

07/10/09
Rádio Digital (49) - Sugestão à Mídia: Entrevistas com técnicos e radiodifusores

30/09/09
Rádio Digital (48) - "Hélio Costa recoloca o IBOC na disputa pelo rádio digital" + Artigo técnico sobre IBOC

27/08/09
Rádio Digital (47) - Artigo técnico sobre o sistema DRM + Helio Costa inaugura uma "rádio IBOC"!

24/09/09
Rádio Digital (46) - O ministro Helio "IBOC" Costa agora "prefere" o sistema europeu DRM!

24/05/09
Rádio Digital (45) - "Consulta para inglês ver" + Ethevaldo sobre Hélio Costa: "Não lhe cabe defender um segmento, mas toda a sociedade brasileira."

Rádio Digital (44) - A mídia desmemoriada - Ethevaldo Siqueira: Hélio Costa abandona projeto de rádio digital

Rádio Digital (43) - A mídia desmemoriada - Em dezembro Helio Costa desistiu do Rádio Digital

19/05/09
Rádio Digital (42) - Crônica de uma ressurreição anunciada: Helio Costa e ABERT atacam novamente

03/05/09
Rádio Digital (41) - Falta de sintonia: O ministro condena e a ABERT absolve o padrão IBOC + "Conclusões" e "Recomendações" do Relatório da ABERT + "Ressurreição à vista?"

21/04/09
Rádio Digital (40) - Ressurreição à vista? - A ABERT faz apresentação nos EUA sobre a "experiência brasileira" com o padrão IBOC de Rádio Digital!

29/12/08
Rádio Digital (39) - Enfim, uma boa notícia: "Hélio Costa abandona projeto de rádio digital"

26/09/08
Rádio Digital (38) - Ainda a mídia "pautada" + "Ethevaldo registra a opinião do Instituto Mackenzie" + Comentário técnico sobre o IBOC


24/09/08
Rádio Digital (37) - A mídia "pautada" + "Vôo panorâmico"

25/06/08
Série sobre Rádio Digital (36) - "Vôo panorâmico" + O ministro é persistente: "Implantação em 2008"

03/06/08
Finlândia + TV Digital + Rádio Digital (35) + Unbundling + Ministro Competente

17/01/08
Série sobre Rádio Digital (34) - "Vôo panorâmico"

28/10/07
Série sobre Rádio Digital (33) - Artigo do Ethevaldo + "Os testes"

19/09/07
Série sobre Rádio Digital (32) - Preocupação dos pesquisadores e da indústria

16/09/07
Série sobre Rádio Digital (31) - Comentários de Silvio Meira e outra matérias

Série sobre Rádio Digital (30) - Audiência na Câmara + Artigos e notícias

08/09/07
Série sobre Rádio Digital (29) - Resumo e "Congresso de Tecnologia e Televisão" - Mensagem aos Grupos vinculados expedida em 22 agosto 07

01/08/07
Série sobre Rádio Digital (28) - "Governo pode definir rádio digital sem testes"

Série sobre Rádio Digital (27) - Silvio Meira + "reunião com o IBOC"

13/07/07
Serie sobre Rádio Digital (26) - Amanhã tem audiência pública...pra quê?

27/06/07
Série sobre "Rádio Digital" (25) - UnB testa o sistema DRM - Digital Radio Mondiale

26/06/07
• Série sobre "Rádio Digital" (24) - Ministro muda a fala: Brasil pode ter dois padrões

03/06/07
Série sobre "Rádio Digital" (23) - Helio Costa: "A intenção do governo é optar pelo IBOC"

30/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (22) - "Ecos" do seminário do dia 29 na Câmara

28/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (21) - Câmara promove seminário amanhã (29/05)

27/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (20) - Artigos Técnicos do "Informativo Sete Pontos": DAB Eureka 147, IBOC, ISDB-Tsb e DRM

26/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (19) - "O ministro disse que nos próximos 60 dias deverá encaminhar uma proposta ao presidente"

25/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (18) - FNDC: "Digitalização deve servir ao povo brasileiro e não ao oligopólio da mídia"

24/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (17) - Rádio digital avança sem debate público

23/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (16) - Os padrões - 1ª parte

22/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (15) - Entidades manifestam preocupação quanto ao padrão americano

20/05/07
Série sobre "Rádio Digital" (14) - Subcomissão da Câmara discutirá implantação

Rádio Digital (13) - Resumo

19/03/06
Rádio Digital (12) - Artigo de Bruno Zornitta e Raquel Junia: "Rádio Digital - Democratização ou 'cala-boca tecnológico'"

18/03/06
Rádio Digital (11) - "Tudo" sobre Rádio Digital - "Anatel apresenta projeto do rádio digital no Senado"

20/02/06
Rádio Digital (10) - Nova ambientação

03/01/06
Rádio Digital (09) - Artigo da Veja "A nova era do rádio" não aborda a polêmica

08/11/05
Rádio Digital (08) - Artigo da jornalista
Cláudia Abreu: "Helio Costa e o padrão transgênico Iboc"

06/10/05
Rádio Digital (07) - Artigo Técnico de Takashi Tome: DAB Eureka 147

29/09/05
Rádio Digital (06) - Artigo Técnico de Takashi Tome: ISDB-Tsb: o padrão japonês

28/09/05
Rádio Digital (05) - Apesar de protestos de parte do governo e da sociedade, 12 emissoras começam a testar o padrão americano

27/09/05
Rádio Digital (04) - Artigo Técnico de Takashi Tome: IBOC – Sistema de Rádio Digital nos Estados Unidos

25/09/05
Rádio Digital (03) - Site Teleco: Tutorial de Juarez Quadros do Nascimento

23/09/05
Rádio Digital (02) - O engenheiro Higino Germani mostra como o Brasil pode definir de forma açodada...

22/09/05
Rádio Digital (01) - Anatel autoriza primeiros testes


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil