BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/04/09

• Apagão do Speedy (1) - Mensagens e Notícias - "Pane chega ao quinto dia" + Coleção de "posts": "Como funciona a Internet" sobre o apagão anterior + "OpenDNS"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: belonline@belonline.info ; aylons@gmail.com ; rublst@mandic.com.br
Sent: Saturday, April 11, 2009 6:55 AM
Subject: Apagão do Speedy (1) - Mensagens e Notícias - "Pane chega ao quinto dia" + Coleção de "posts": "Como funciona a Internet" sobre o apagão anterior + "OpenDNS"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
(...) A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações informou em um comunicado que irá investigar a pane do Speedy no Estado de São Paulo.
Outras duas operadoras também foram notificadas:
-
a Vivo, por uma falha no serviço de internet 3G em Belo Horizonte (MG) e
- a TIM, por instabilidade no serviço de celular em diversos Estados (...)
 
02.
Para nivelamento, mais abaixo estão três mensagens "roladas" no Grupo WirelessBR e três notícias, em ordem cronológica.
 
Fonte: Teletime
[09/04/09]   Telefônica diz que problema no Speedy é causado por hackers
 
Fonte: Estadão
[10/04/09]   Telefônica culpa hackers por pane do Speedy
 
Fonte: Jornal da Cidade
[10/04/09]   Pane do Speedy chega ao quinto dia
 
03.
Transcrevemos também uma preciosa coleção de "posts" do nosso BLOCO com este assunto genérico: "Como funciona a Internet".|
Motivado pelo apagão anterior, o debate atingiu elevado índice técnico, inclusive sobre a estrutura da internet no Brasil. 
 
04.
O Rubens citou o "serviço OpenDNS".
Fomos ao Google e lá no finalzão da mensagem transcrevemos este interessante artigo:
Fonte: Guia do Hardware
[10/01/08]   OpenDNS, o DNS aberto
O OpenDNS é serviço de DNS "aberto", que pode ser usado em substituição aos endereços DNS do provedor, resolvendo assim problemas de acesso causados por eles. Marcos A.T. Silva

Mais informações e comentários?
Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

Novas Seções do site comunitário WirelessBR:
TV Digital - Informações básicas / TV Digital - "TV no Celular - Tecnologia "One Seg" / TV Digital - Interatividade - Ginga MVNO - Mobile Virtual Network Operator - Operadora Móvel Virtual / Reversibilidade do "backhaul" / "Loteamento" da Anatel / PLC - Banda Larga pela Rede Elétrica / Telebrás e Eletronet / Crimes Digitais / Portabilidade Numérica  / WiMAX / Relação de trabalhos e artigos de Colaboradores
 
--------------------------------------
 
MENSAGENS
 
----- Original Message -----
From: .por.comBH
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, April 10, 2009 5:13 PM
Subject: [wireless.br] Apagão do Speedy
 
Alguém aqui do grupo já sabe algo a respeito do novo gap que causou apagão do speedy? Houve uma espécie de reflexo no GVT segunda feira de manhã, mas não demorou muito. Alguém sabe se foi realmente um hackeamento, como alega a telefônica?
 
---------------------------------------
----- Original Message -----
From: Aylons Hazzud
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, April 10, 2009 9:48 PM
Subject: Re: [wireless.br] Apagão do Speedy
 
Eles publicaram um comunicado em que citam até as horas dos ataques.
Para mim, isso ainda está muito mal contado. Os ataques duraram algumas horas, a rede da telefônica não consegue se recuperar dentro um dia inteiro, sendo que os afetados foram os servidores de DNS? Não tem backup, não podia reconfigurar para os usuários usarem outros servidores de DNS?
 
-----------------------------------

----- Original Message -----
From: Rubens
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, April 10, 2009 11:02 PM
Subject: RE: [wireless.br] Apagão do Speedy
 
Seria realmente interessante saber exatamente o que houve... 
A Telefonica alega hackeamento nos servidores de DNS. 
Nas listas de discussao, alguns usuarios relataram que nem souberam que o Speedy estava com problemas,  porque usam os servidores de DNS do serviço OpenDNS -- ao inves de usar os da Telefonica --,  e para eles o Speedy  funcionava normal.  Isso ao menos parece corroborar a noticia que o problema estava nos servidores de DNS da empresa.
CONTUDO... em outra lista um usuario alega que tinha mudado a maquina para o servidor de DNS da Unicamp, e ainda assim "nao funcionava nada", segundo ele.
Ou seja, pode ter acontecido mais de um problema simultaneamente e a Telefonica estaria escondendo para nao ser acusada NOVAMENTE de nao ter redundancia em sua rede, que parece cair por qualquer probleminha localizado em uma unica maquina lá nos cafundós do interior do estado...
[ ] Rubens
 
-----------------------------------
NOTÍCIAS
 
Fonte: Teletime
[09/04/09]   Telefônica diz que problema no Speedy é causado por hackers
 
A Telefônica está enfrentando uma nova pane em sua rede do serviço de banda larga Speedy, mas desta vez, segundo alega a operadora, os problemas que têm causado dificuldades de conexão e navegação desde segunda-feira à noite, 6, se deve a ataques de hackers.
 
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, a operadora afirma que "nos últimos dias parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que geraram dificuldades de navegação em páginas da internet aos clientes".
 
Segundo a Telefônica, essas ações desestabilizaram os servidores DNS (serviço de nome de domínio), que torna possível que qualquer computador encontre o endereço IP de um website em questão de segundos. Essas ações externas (leia-se, ação de hackers) caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS.
 
"Essa ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram junto com as solicitações legítimas, gerando dificuldades de navegação em páginas da internet (portais, websites etc.)", afirmou a operadora.
 
A empresa informa ainda que comunicou o fato às autoridades para investigarem a autoria e motivação dessas ações e tomar as medidas cabíveis.
 
De acordo com especialistas de segurança em internet, a pane pode ter sido causada por uma falha na rede de segurança da operadora, já que seu sistema de prevenção à intrusão (IPS) pode não ter sido capaz de conter os ataques.
 
Especialistas ouvidos por este noticiário observaram que, em alguns casos, quando o número de solicitações de endereços IPs falsos enviados aos servidores de DNS ultrapassa cerca de três vezes o limite do sistema de proteção, este acaba por sucumbir e "segurar" apenas o seu limite ou deixa passar todas as solicitações, sobrecarregando a rede.
 
Todos os especialistas, no entanto, fizeram questão de enfatizar que, como não conhecem a rede da Telefônica em detalhes, o problema pode ter uma dimensão muito maior do que se imagina.
 
Segundo o Procon-SP, os assinantes deverão ser ressarcidos pelo tempo em que ficarem sem poder acessar o serviço. O Procon diz que enviou uma solicitação à Telefônica pedindo esclarecimentos sobre as reclamações dos consumidores.
Victor Hugo Cardoso Alves
 
--------------------------------

Fonte: Estadão
[10/04/09]   Telefônica culpa hackers por pane do Speedy
 
Clientes reclamam que banda larga continua a dar problema; a Anatel abriu investigação por Renato Cruz
Clientes do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, de várias partes do Estado continuaram sofrendo com paralisações e instabilidade do serviço ontem. Os problemas começaram no fim de semana. Na terça-feira, o acesso chegou a cair pela maior parte do dia, para um grande número de clientes. A operadora apontou a ação de criminosos virtuais como causa do problema.
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma investigação sobre o caso. A fiscalização da agência também analisa problemas da Vivo em Belo Horizonte e da TIM em vários Estados. Segundo comunicado da Anatel, a falha "afetou todos os cerca de 4 milhões de usuários do Speedy". O Procon-SP planeja entrar com uma ação coletiva, para que os consumidores sejam indenizados.
 
"A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet", disse a empresa em comunicado.
 
Para quem sofre na pele com a instabilidade do Speedy, não importa muito quem é o culpado. É o caso de Erik Issonaga, proprietário da lan house Mantronic, na zona norte de São Paulo. Na terça-feira, o acesso caiu às 10h30, voltou por meia hora à tarde e saiu do ar de novo. Na quarta, a conexão não funcionou entre 19 e 22 horas e, ontem, caiu três vezes e voltou, ficando cerca de 20 minutos fora do ar a cada vez. "A lan house para, fica sem movimento nenhum", afirmou Issonaga. "É a mesma coisa que chegar ao açougue e ouvir que não tem carne."
 
Em seu comunicado, a Telefônica disse que é vítima de um ataque aos seus servidores de nome de domínio (DNS, na sigla em inglês). Essas máquinas transformam os nomes de sites digitados pelos internautas, como www.speedy.com.br, em endereços numéricos usados pelo protocolo de internet, responsável pelo funcionamento da rede mundial.
 
O tipo de ataque também é chamado de negação de serviço (ou denial of service, em inglês). Os criminosos virtuais inundam esses servidores com pedidos falsos de páginas de internet, fazendo com que eles não consigam atender às solicitações verdadeiras dos internautas. Normalmente, esses hackers do mal fazem uso de computadores zumbis, máquinas infectadas que acabam enviando esses pedidos falsos sem que seus donos saibam.
 
Os problemas com o Speedy atingiram regiões além da Grande São Paulo. Segundo o publicitário Armando Costa, clientes de Iguape e de outras cidades do litoral sul de São Paulo ficaram sem conexão na terça-feira. "O problema já estava ocorrendo desde o domingo e afetou prefeituras, bancos e empresas", informou Costa, por correio eletrônico.
 
Leandro Scudere, autor do livro Risco Digital, afirmou que esses ataques devem ser combatidos com investimento. "É um problema de infraestrutura, que exige investimento alto em roteamento, em algoritmos de tráfego e até em mudanças na topologia de rede."
 
-----------------------------------

Fonte: Jornal da Cidade
[10/04/09]   Pane do Speedy chega ao quinto dia
 
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações informou em um comunicado que irá investigar a pane do Speedy no Estado de São Paulo
 
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações informou em um comunicado que irá investigar a pane do Speedy no Estado de São Paulo. Outras duas operadoras também foram notificadas: a Vivo, por uma falha no serviço de internet 3G em Belo Horizonte (MG) e a TIM, por instabilidade no serviço de celular em diversos Estados.
 
Segundo o comunicado, a Anatel vai verificar "não só a qualidade dos serviços prestados, mas também a adequada confiabilidade das redes de telecomunicações — especialmente para que não haja descontinuidade dos serviços em situações críticas". A agência diz que já notificou a Telefônica, a Vivo e a TIM e alertou que, caso seja comprovada a responsabilidade das operadoras, elas terão que ressarcir seus usuários.
 
O Procon-SP informou que a Telefônica entregou na tarde de quinta-feira uma resposta à notificação enviada pelo órgão questionando os motivos que estão causando os problemas de conexão do Speedy. No entanto, o Procon só vai comentar o teor da resposta na próxima segunda-feira, mas não descarta a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e multar a operadora pelos danos causados.
 
Desde a noite de segunda-feira (6), usuários reclamam da instabilidade e da lentidão na navegação. Na tarde de quinta, a Telefônica assumiu o problema, alegando que "ataques externos" —o que pode ser caracterizado como um ataque de hackers— teriam danificado os servidores DNS da operadora. Embora o comunicado da Anatel fale em 4 milhões de usuários afetados pela pane, o Speedy conta com apenas 2,6 milhões de usuários ao todo. Segundo dados da área de relacionamento de empresas da Telefônica da terça-feira (7), cerca de pelo menos 170 mil usuários foram afetados.
 
---------------------------------------
 
COLEÇÃO DE "POSTS"
15/09/08
Como funciona a Internet (32) - Apagão: "O dia em que a internet parou" - Artigo da Teletime

09/08/08
Como funciona a Internet (31) - "CGI.br teme ... novos apagões na Internet" - Rogério Gonçalves comenta

Como funciona a Internet (30) - "CGI.br teme que país possa sofrer novos apagões na Internet"

29/07/08
Como funciona a Internet (29) - Mapeando os "nossos" backbones (17) - Smolka responde à Luiz Sérgio

Como funciona a Internet (28) - Mapeando os "nossos" backbones (16) - Smolka responde à Jana de Paula

Como funciona a Internet (27) - Mapeando os "nossos" backbones (15) - Mensagem de Bruno Cabral

28/07/08
Como funciona a Internet (26) - Mapeando os "nossos" backbones (14) - Mensagem de Rubens Jr

Como funciona a Internet (25) - Mapeando os "nossos" backbones (13) - Comentário de Wilton Ribeiro Júnior

Como funciona a Internet (24) - Mapeando os "nossos" backbones (13) - Smolka comenta as explicações da Telefonica

27/07/08
Como funciona a Internet (23) - Mapeando os "nossos" backbones (12) - "Explicações da Telefonica" + CGI.br + "Registro do Debate"

26/07/08
Como funciona a Internet (22) - Mapeando os "nossos" backbones (11) -  Mensagem de José Smolka

14/07/08
Como funciona a Internet (21) - Mapeando os "nossos" backbones (10) - Mensagem de Rodolfo Villanova

Como funciona a Internet (20) - Mapeando os "nossos" backbones (09) - Mensagem de Carlos Carneiro

Como funciona a Internet (19) - Mapeando os "nossos" backbones (08) - Mensagem de Bruno Cabral

Como funciona a Internet (18) - Mapeando os "nossos" backbones (07) - Mensagem de Rogério Gonçalves

13/07/08
Como funciona a Internet (17) - Mapeando os "nossos" backbones (06) - Nova mensagem de Bruno Cabral

Como funciona a Internet (16) - Mapeando os "nossos" backbones (05) - Nova mensagem de Julião Braga

Como funciona a Internet (15) - Mapeando os "nossos" backbones (04) - Nova mensagem de José Smolka

12/07/08
Como funciona a Internet (14): Telefonica e "apagão"- Silvio Meira:" Parou por quê? [O dominó de Sorocaba]"

11/07/08
Como funciona a Internet (13) - Mapeando os "nossos" backbones (03) - Mensagem de Bruno Cabral

Como funciona a Internet (12) - Mapeando os "nossos" backbones (02) - Mensagem de Julião Braga 

Como funciona a Internet (11) - Mapeando os "nossos" backbones (01) - Mensagem de José Smolka

10/07/08
Como funciona a Internet (10): Telefonica e "apagão": Opinião de um participante

Como funciona a Internet (9): Smolka dá uma pista para encontrar a estrutura da Internet no Brasil.

08/07/08
Como funciona a Internet (8): comentários do participante Julião Braga

Como funciona a Internet (7): Opinião do participante Carlos Carneiro

Como funciona a Internet (6): Os "nossos" backbones + Teleco: Tutorial sobre MPLS

07/07/08
Como funciona a Internet (5) - Alice Ramos e o "apagão" + MPLS no Wikipedia

Como funciona a Internet (4) - Mais "Ecos" do "Apagão"... e MPLS ... e Framerelay...

06/07/08
Como funciona a Internet (3) - "Apagão": comentários de um participante

05/07/08
Como funciona a Internet (2) - "Ecos" do "apagão da Telefônica"

04/07/08
Com funciona a Internet (1) - "Apagão da Telefônica" + O que é Backbone

--------------------------------------------------------

Fonte: Guia do Hardware
[10/01/08]   OpenDNS, o DNS aberto
Dicas do Guia do Hardware
O OpenDNS é serviço de DNS "aberto", que pode ser usado em substituição aos endereços DNS do provedor, resolvendo assim problemas de acesso causados por eles.Marcos A.T. Silva

Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito: DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: www.comopiniao.com) para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou "Internet Protocol", um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.

Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e "traduzir" um endereço como por exemplo o www.comopiniao.com em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de "Servidores DNS".

Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP's, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa.

Bom, após esta pequena introdução, gostaria de ressaltar que quando você assina um plano qualquer de acesso à internet, seja ADSL, cabo ou linha discada, você está na maior parte das vezes utilizando os servidores DNS próprios de tais empresas/provedores (muitas vezes os servidores dos provedores "obrigatórios", apesar da "tal" liminar provisória), os quais são muitas vezes lentos, com caches fraquíssimos e pequenos, e sempre passíveis de inúmeras quedas ou falhas.

Um serviço interessante

A solução que pretendo apresentar aqui e que promete (fato comprovado por mim mesmo, usuário do sistema há quase um ano) acabar com muitos dos problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação, é o OpenDNS, serviço de DNS "Aberto" oferecido gratuitamente pela OpenDNS, LLC, empresa sediada em San Francisco, CA – USA.

Trata-se, nada mais nada menos, de uma alternativa aberta e gratuita aos diversos servidores DNS falhos e lentos oferecidos pelos tais provedores que nos são enfiados goela abaixo quando assinamos um plano qualquer de acesso à internet (apesar da ainda provisória "liminar" desobrigando a assinatura dos provedores quando assinamos um plano de acesso à internet).

Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo.

Ou seja, será muito difícil ocorrer "downtime".

Qualquer usuário pode checar o status do serviço a qualquer momento, o qual é atualizado a cada cinco minutos, através dos seguintes links:

    * http://system.opendns.com
    * http://208.67.219.60

Se alguma requisição/tentativa de acesso a um site falhar, você ainda pode efetuar uma checagem no sistema de verificação do OpenDNS, o CacheCheck, que vai fazer uma checagem geral em toda a rede do mesmo e retornar os resultados, efetuando então a partir daí um "refresh" no sistema. Já dá pra ver que o OpenDNS é muito mais rápido, seguro, estável e redundante que o DNS que você usa atualmente do seu provedor, não é mesmo? :)  Ler muito mais
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil