WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2013 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


14/10/13

• "Tudo" sobre a Telebrás e PNBL (2)

Olá, "WirelessBR" e "telecomHall Brasil"!

Conforme combinado, continuo a divulgação homeopática do conteúdo do website Telebrás e PNBL, do WirelessBRASIL.

O Projeto Nacional de Banda Larga (PNBL) foi instituído pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010, que também "ressuscitou" a Telebrás.

A mídia, de um modo geral, e a especializada, em particular, como sempre, continua "econômica" em avaliar criticamente a atual Telebrás, reproduzindo as indefectíveis "pautas".
A Telebrás é uma fábrica incansável de factóides, continua operando no vermelho, com base em aplicações financeiras, e acionistas e especuladores continuam faturando alto na Bolsa de Valores.

No "Acompanhamento de 2010 (a ser veiculado amanhã), vamos observar o registro desta "pérola" sobre a CVM:
(...)
Em 12 de abril de 2010 uma matéria da Agência Estado divulga declarações da presidente da CVM sobre a dificuldade de punir autoridades:
"Questionada sobre a capacidade de a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) punir autoridades, em particular no caso da Telebrás, a presidente da autarquia, Maria Helena Santana, respondeu, que "depende" e que "é difícil" que isso ocorra. Ela justificou que ministros e outros gestores públicos "não são participantes regulados" pelo órgão.
Os papéis da Telebrás têm variado de acordo com as declarações contraditórias de ministros e até do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a utilização ou não da companhia no Plano Nacional de Banda Larga. A empresa praticamente não tem ativos desde a privatização das telecomunicações na década de 90." (...)

Em 2013, tudo continua praticamente na mesma. Na minha opinião (para não perder a elegância), a Telebrás é uma aberração no mercado de capitais. A conferir!

Esta mensagem/"post" trata do ano de 2009, que antecedeu a criação do PNBL.

Como disse antes, creio vale um voo panorâmico, inclusive para os jornalistas (a maioria ainda em atividade), como recordação da sua atuação.

Motivado por uma pergunta, esclareço:
Sobre este tema - e os demais -, estou montando um arquivo com transcrição de artigos e notícias, para o "baú de guardados" do WirelessBRASIL. :-)
Algumas das matérias antigas já não estão mais na web e tive que garimpar nos arquivos de mensagens dos nossos Grupos de Debates.
Mas nas transcrições, à titulo de crédito, ("Leia na Fonte") estão registrados os links originais, descontinuados ou não.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Portal WirelessBRASIL


WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebras e PNBL  

Esta é a página inicial do website "Telebras e PNBL"


Consulte o Índice geral de "posts" no WirelessBRASIL referentes à "Telebras e PNBL"

Transcrições dos "posts"  por períodos: 2012  • 2011 - Primeiro semestre  • 2011 - Segundo semestre  • 2010 - Primeiro semestre 2010 - Segundo semestre  • 2009 - Primeiro semestre  • 2009 - Segundo semestre  2007 e 2008

Consulte o Índice de artigos e notícias para acessar o arquivo das matérias referentes à "Telebras e PNBL"


Acompanhamento

2009

Em 07 de janeiro de 2009 uma matéria do Teletime cita:
(...) Os R$ 200 milhões previstos em 2007 são os mesmo R$ 200 milhões que entraram no caixa da Telebrás neste início de 2009. Durante um ano, o dinheiro permaneceu no orçamento do Ministério das Comunicações porque a Telebrás não tem como receber recursos diretos da União, estando ligada ao ministério. A espera era pela autorização da Presidência da República para que o repasse fosse concluído, o que ocorreu apenas em 24 de dezembro de 2008.

Em 19 de janeiro de 2009 o Valor Online reporta divergências no governo sobre o destino da Telebras:
(...) Uma vertente defende a revitalização da Telebrás, para que ela volte a ser uma empresa com atividades operacionais. A idéia seria transformá-la numa gestora dos serviços de telecomunicações do governo federal e uma provedora de infra-estrutura para redes de banda larga. Essa proposta é encabeçada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e conta com a simpatia de alguns funcionários do Ministério das Comunicações.
Outra ala avalia que o melhor é que a estatal permaneça como está, cumpra suas obrigações judiciais e caminhe para a extinção, conforme prevê a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). O ministro das Comunicações, Hélio Costa, está mais alinhado a esse grupo.(...)

Em 31 de março de 2009 é divulgado que "ao contrário do que foi noticiado pela coluna Radar da revista Veja na Internet e pelo jornal O Estado de São Paulo, a Oi não comprará a Eletronet. Ou pelo menos não a curto prazo e dentro dos termos que estão sobre a mesa no momento. Quem informa é um executivo do alto escalão da operadora, segundo o qual o negócio envolve muitos interesses distintos e conciliá-los seria muito complicado. "Analisamos a Eletronet todo ano, como também o faz a Telefônica, a Embratel e outros", relata a fonte. Ele lembra que o passivo da empresa é muito alto e é preciso levar em conta o investimento que seria necessário para transformar a Eletronet em um negócio rentável. Cruzando esses gastos com a demanda por capacidade de rede no mercado brasileiro, o retorno de um investimento desse tipo demoraria mais de 20 anos. Em outras palavras, a fonte considera o negócio economicamente inviável no momento.(...)

Em 01 de junho de 2009 a mídia noticiou que a "Casa Civil encaminhou à Anatel um pedido formal para que 50 funcionários da Telebrás alocados na agência reguladora sejam devolvidos à estatal. O retorno dos profissionais será para a reativação da empresa, o que pode ocorrer ainda este ano."

Em 25 de agosto de 2009 o decreto nº 6.948, instituiu, no âmbito da Presidência da República, o Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital - CGPID.

Em 15 de setembro de 2009 foi divulgado que a "Comissão de Valores Mobiliários (CVM) julgou o presidente e diretor de relações com investidores da Telebrás, Jorge da Motta e Silva, no processo que apurava o movimento atípico das ações da estatal em 9 de abril do ano passado, quando os papéis preferenciais da empresa caíram 66,9% - os ordinários tiveram queda de 30,2%.
O executivo foi julgado de acordo com a regra do mercado de ações referente à divulgação e uso de informações sobre ato ou fato relevante relativo às companhias abertas. Mais especificamente pelo dispositivo previsto no parágrafo único, do artigo 4, da Instrução 358/02, da CVM, que diz:
"Caso ocorra oscilação atípica na cotação, preço ou quantidade negociada dos valores mobiliários de emissão da companhia aberta ou a eles referenciado, o Diretor de Relações com Investidores deverá inquirir as pessoas com acesso a atos ou fatos relevantes, com o objetivo de averiguar se estas têm conhecimento de informações que devam ser divulgadas ao mercado."
O colegiado do órgão financeiro do país decidiu, por unanimidade, aplicar uma advertência em Jorge Motta e Silva. A notícia que provocou a questão e citada pela CVM foi divulgada pelo Convergência Digital. Nela, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, duvidava da possibilidade de a Telebrás ser a gestora do projeto de banda larga nas escolas, oficialmente firmado naquele mesmo mês de abril com as concessionárias de telefonia."

Sobre o assunto, outra fonte informou posteriormente:
"De acordo com a defesa apresentada na ocasião, há anos saem informações desencontradas sobre o uso ou não da empresa no projeto de banda larga do governo, sem que a companhia tenha sido informada sobre o assunto. Após o julgamento, o presidente da Telebrás disse à Agência Estado que a companhia tem atualmente 221 funcionários, mas quase todos cedidos a outros órgãos, principalmente a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Na Telebrás, propriamente, há apenas quatro funcionários, segundo seu presidente, sendo um deles ele próprio. "A Telebrás é uma casca", disse ele a diretores da CVM após o julgamento, lembrando que, com a privatização no governo Fernando Henrique Cardoso, a empresa teve quase todos os seus ativos vendidos."

Em 22 de setembro de 2009 o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, renunciou à vaga no Conselho de Administração da Telebrás. Seu substituto é o diretor do Departamento de Temas de Infraestrutura da Secretaria de Planejamento e Investimento do mesmo ministério, Denis Sant’Anna Barros.

Em 30 de setembro de 2009 foi divulgado que "a saída do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, do Conselho de Administração da Telebrás tem um motivo forte. Segundo ele, sua permanência no órgão impediria a luta pela reativação da estatal. Ele defende que a empresa seja gestora da rede de Telecom, que o governo pretende ativar usando as fibras ópticas do sistema elétrico brasileiro, para levar o acesso à internet para as populações carentes." (...) "De acordo com Santanna, como a Telebrás tem ações na bolsa, sua luta pela reativação da empresa poderia ficar comprometida, em função das penalidades previstas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)."

Em 05 de outubro de 2009 o "presidente da Telebrás, Jorge da Motta e Silva, que responde também pela diretoria de Relações com Investidores, enviou comunicado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e à BM&FBovespa pedindo a suspensão da comercialização dos papéis da empresa nesta tarde. A alegação é que houve um aumento atípico na cotação das ações de emissão da Telebrás sem que houvesse um fato que justificasse o aumento." (...)
"A BM&FBovespa não acatou o pedido porque não suspende a comercialização de ações por oscilação. Em geral os pedidos são acatados apenas quando a empresa divulga um fato relevante."

Em 08 de outubro de 2009 a mídia divulga que o "Ministério das Comunicações está fora das discussões carreadas pela Casa Civil e que desenham um plano nacional de banda larga, com o objetivo de ampliar as conexões de internet em todo o país. A pasta vai apresentar ao presidente Lula uma proposta alternativa, costurada com as operadoras de telefonia fixas e móveis. A iniciativa prevê a troca de benefícios, como reduções tributárias, pelo compromisso de as empresas universalizarem o serviço.
'Ao contrário do que um grupo está pensando, que pode fazer sozinho, eu estou achando, e digo abertamente, que é impossível fazer sozinho. E se tem um grupo que vai tocar isso sem a participação dos empresários, eu prefiro apresentar o meu projeto em separado', afirmou o ministro Hélio Costa depois de uma reunião com os presidentes das operadoras, em seu gabinete, em Brasília, em que pediu sugestões para o plano de banda larga."

Em 19 de outubro de 2009 "depois de mais uma semana de sucessivas altas em suas ações, o presidente da empresa e diretor de Relações com o Investidor, Jorge da Motta e Silva, encaminhou à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) um comunicado para tentar pôr fim às movimentações atípicas nas ações." (...) "No comunicado enviado à Bovespa, Motta esclarece que ainda não há nenhuma decisão oficial sobre a participação da estatal no projeto em discussão no governo e que as movimentações nas ações são especulativas, com base em declarações que autoridades do governo têm emitido sobre o assunto."

Em 26 de novembro de 2009 o Teletime explica que as fibras da Eletronet estão em bom estado:
(...)  A rede da Eletronet, segundo relatos de mercado, pode estar complicada do ponto de vista judicial para ser reincorporada pelo governo e fazer parte do Plano Nacional de Banda Larga. Mas do ponto de vista tecnológico e operacional, segundo apurou este noticiário, a rede está em perfeitas condições. Existe, é claro, a necessidade de alguma atualização na parte eletrônica, que evoluiu desde a construção da rede, mas a rede é plenamente operacional e a parte óptica está perfeitamente preservada. A manutenção é feita permanentemente pela Alcatel-Lucent, uma das credoras. São fibras com vida útil estimada em 25 anos, e a rede tem apenas sete de operação.(...)

Em 14 de dezembro de 2009 "depois de uma longa batalha judicial, o governo, enfim, conseguiu na última sexta-feira, 11/12, a imissão de posse das fibras ópticas ociosas da rede da Eletronet, que serão a base do Plano Nacional de Banda Larga, cuja intenção é criar uma rede pública de alta velocidade para garantir o provimento do acesso à Internet para a população carente.
O relator Sidney Hartung, da Segunda Instância da 5ªVara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro atendeu a uma reclamação feita pelo governo, de que a decisão dessa instância não vinha sendo cumprida pela juíza de primeira instância Maria da Penha Victorino, da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Ela protelou o quanto pode a decisão, sob o argumento de que a cessão da rede ao governo somente poderia ocorrer após a definição completa do mérito dos recursos pendentes dos credores.
Com a imissão, as empresas do setor de energia elétrica - reais detentoras da rede da Eletronet - nas próximas semanas, deverão iniciar o processo de posse de todas as fibras ópticas apagadas, enquanto o governo terá pela frente uma nova tarefa: Promover mudanças na Telebrás para que a empresa opere como gestora da grande rede de banda larga pública. Segundo fontes do governo, este será um processo técnico e político que poderá, numa previsão otimista, consumir mais de 60 dias de espera.(...) [Fonte: Convergência Digital]


Artigos e Noticias

2009

Fonte: Teletime
[17/12/09]  Confecom: banda larga deve ser serviço público e universal - por Mariana Mazza

Fonte: Teletime
[14/12/09]  Planejamento fecha cálculos do Plano Nacional de Banda Larga - por Mariana Mazza

Fonte: Convergência Digital
[14/12/09]  Governo controla Eletronet, mas adia reunião do Plano Nacional de Banda Larga - por Luiz Queiroz

Fonte: guia das Cidades Digitais
[10/12/09]  Massificação da banda larga: missão para as três esferas - por Luciano Costa

Fonte: Revista do IDEC n° 138 - Novembro de 2009
[30/11/09]  O luxo que é lixo

Fonte: Blog de Virgílio Freire
[29/11/09]  O Nebuloso “Plano de Banda Larga” do Ministro Helio Costa - Parte 2 - por Virgílio Freire

Fonte: Blog de Virgílio Freire
[29/11/09]  O Nebuloso “Plano de Banda Larga” do Ministro Helio Costa - Parte 1 - por Virgílio Freire

Fonte: Convergência Digital
[24/11/09]  Banda Larga: No plano do Minicom, móveis arcariam com o maior custo (R$ 31 bilhões) - por Ana Paula Lobo

Fonte: Teletime
[26/11/09]  Rede da Eletronet está em bom estado; questão jurídica é o maior desafio - Samuel Possebon

Fonte: Tele.Síntese
[26/11/09]  Pauletti sugere ‘bolsa comunicação’ ao invés de ‘bandabrás’ - por Lúcia Berbert

Fonte: Convergência Digital
[26/11/09]  Telebrás ganha fôlego financeiro - por Ana Paula Lobo

Fonte: Clipping da Abert
[25/11/09]  Uso da rede da Eletronet depende de briga na Justiça

Fonte: Teletime
[25/11/09]  Mesmo inconclusiva, reunião com Lula reforça preferência por rede estatal - por Mariana Mazza e Samuel Possebon

Fonte: Teletime
[25/11/09]  Proposta do Minicom prevê de isenções tributárias a editais de cabo - por Samuel Possebon

Fonte: Teletime
[25/11/09]  Proposta do Minicom tem foco na iniciativa privada - por Samuel Possebon

Fonte: Estadão
[25/11/09]  Para Abrafix, criar estatal de banda larga é desperdício - por Gerusa Marques

Fonte: Convergência Digital
[24/11/09]  Banda Larga: Governo senta à mesa por plano nacional. Minicom divulga sua proposta ("Proposta do PNBL de Helio Costa")

Fonte: Tele.Síntese
[24/11/09]  Banda Larga: Lula quer solução para fibras da Eletronet e custos para prover acesso - por Lúcia Berbert

Fonte: INFO Online
[24/11/09]  Brasil tem 16 mil km de fibra óptica ociosos - por Felipe Zmoginski

Fonte: Adnews - Origem: O Globo
[24/11/09]  Governo poderá criar empresa de infraestrutura a provedores de web

Fonte: Adnews - Origem: UOL Tecnologia
[24/11/09]  Lula recebe hoje proposta para o Plano de Banda Larga Nacional

Fonte: Clipping MP - Origem:  Valor Econômico
[20/11/09]  Advogados da União buscam saídas para liberar rede da Eletronet - por Danilo Fariello

Fonte: Convergência Digital
[16/11/09]  Banda Larga: Rede pública para regular o mercado - por Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz

Fonte: Tele.Síntese
[13/11/09]  "As cidades pequenas merecem banda larga subsidiada" - por Miriam Aquino (Entrevista com o Conselheiro João Rezende)

Fonte: Convergência Digital
[12/11/09]  Governo divulga principais pontos do Plano Nacional de Banda Larga - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Convergência Digital
[10/11/09]  Banda Larga: Teles querem benefícios fiscais e regulatórios, mas não falam em metas - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Teletime
[10/11/09]  Minicom continua sem proposta de parceria com teles na banda larga - por Mariana Mazza

Fonte: Revista Teletime
[Out 2009]  Modelo canguru - por Samuel Possebon (O "Plano" da Austrália)

Fonte: Folha
[20/10/09]  Governo lançará plano nacional de banda larga de R$ 10 bilhões - por Raymond Colitt

Fonte: Tele.Síntese
[20/10/09]  Plano da banda larga: Minicom volta a participar dos debates - por Lúcia Berbert

Fonte: Rádio do Moreno - Origem: O Globo
[20/10/09]  O coelho e a tartaruga - por Benito Paret

Fonte: Tele.Síntese
[20/10/09]  No vácuo das teles - por Lia Ribeiro ("Planos estaduais de banda larga")

Fonte: Teletime
[19/10/09]  Depois de uma semana de novas altas nas ações, Telebrás faz comunicado ao mercado - por Mariana Mazza

Fonte: Tele.Síntese
[15/10/09]  Para Oi, é melhor competir com a Telefônica - por Lúcia Berbert

Blog da Flávia Lefèvre
[15/10/09]  Helio Costa de costas para o interesse público - por Flávia Lefèvre

Fonte: Convergência Digital - Cobertura Futurecom
[15/10/09]  Banda Larga: Brasil não pode se dar ao luxo de duplicar infraestrutura - por Ana Paula Lobo

Fonte: Tijolaço
[15/10/09]  Outra guerra: a da banda larga de internet

Fonte: Teletime
[14/10/09]  Teles pedem segurança regulatória para investir - Mariana Mazza

Fonte: Teletime
[14/10/09]  Secretaria da Presidência faz discurso conciliador sobre plano de banda larga - Mariana Mazza

Fonte: Convergência Digital
[14/10/09]  Setor admite que gargalo da banda larga está na transmissão - por Ana Paula Lobo (com  Cristina De Luca)

Fonte: Tele.Síntese
[14/10/09]  Presidente da Claro não vê problema em uso da Eletronet pelo governo - por Miriam Aquino

Fonte: Tele.Síntese
[14/10/09]  Operadoras e indústrias querem incentivos para massificar banda larga - por Lúcia Berbert

Fonte: Convergência Digital
[14/10/09]  Pacto privado pela banda larga passa pelo compartilhamento de rede - por Ana Paula Lobo

Fonte: Teletime
[14/10/09]  Controlador da Oi critica rede de banda larga controlada pelo Estado - por Samuel Possebon

Fonte: Tele.Síntese
[13/10/09]  Provedores de internet reclamam de falta de acesso ao backhaul - da Redação

Fonte:  Ethevaldo Siqueira
[11/10/09]  Como poupar R$ 15 bilhões na banda larga - por Ethevaldo Siqueira

Fonte: Convergência Digital
[08/10/09]  Banda Larga nacional: Contrariado, Minicom se afasta das discussões na Casa Civil - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Teletime
[08/10/09]  Minicom deixa GTs de banda larga e apresentará proposta alternativa - por Mariana Mazza

Fonte: Convergência Digital
[08/10/09]  Banda Larga nacional: Contrariado, Minicom se afasta das discussões na Casa Civil - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Ethevaldo Siqueira
[08/10/09]  Ministro admite participação das operadoras

Fonte: Tele.Síntese
[05/10/09]  Cresce apoio à participação das teles no plano de banda larga - por Lúcia Berbert

Fonte: Limão (Estadão)
[05/10/09]  Revitalizar Telebrás não está definido, diz secretário - por Gerusa Marques

Fonte: Tele.Síntese
[05/10/09]  Telebrás pede suspensão de ações mas bolsa não acata o pedido

Fonte: Convergência Digital
[05/10/09]  Temendo nova punição da CVM, Telebrás pede suspensão de venda de ações na Bovespa - por Ana Paula Lobo

Fonte: Último Segundo
[05/10/09]  Presidente da Telebrás é advertido pela CVM

Fonte: Tele.Síntese
[01/10/09]  Barbosa defende adoção de modelo francês de banda larga - por Lúcia Berbert

Fonte:Teletime
[Set 2009]  Um modelo para a banda larga - por Samuel Possebon e Helton Posseti

Fonte: Convergência Digital
[30/09/09]  Teles nunca foram parceiras do governo na inclusão digital - por Luiz Queiroz

Fonte: Tele.Síntese
[30/09/09]  Santanna explica motivo de sua saída do conselho da Telebrás - por Lúcia Berbert

Fonte: Convergência Digital
[29/09/09]  Rede pública de banda larga custará R$ 1,1 bilhão. R$ 283 milhões já estão na Telebrás - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Tele.Síntese
[29/09/09]  Santanna descarta parceria de operadoras no Plano Nacional de Banda Larga - por Lúcia Berbert

Fonte: Tele.Síntese
[28/09/09]  Telebrás e a Austrália - por Miriam Aquino

Fonte: Convergência Digital
[24/09/09]  Câmara debate universalização da Banda Larga

Fonte: Tele.Síntese
[24/09/09]  O PL 29 e o Plano Nacional de Banda Larga - por Lia Ribeiro

Leia na Fonte: Monitor Mercantil
[24/09/09]  Os tempos mudam, mas os cabides de emprego ficam - por Nelson Priori

Fonte: Tele.Síntese
[22/09/09]  Rogério Santanna deixa o Conselho de Administração da Telebrás - por Lúcia Berbert

Fonte: Investidor Informado
]18/09/09]  Plano de banda larga apoia-se na Eletronet

Fonte: Monitor Mercantil
[17/09/09]  CVM não puniu executivo da Telebrás só porque é do governo?

Fonte: Estadão
[16/09/09]  Banda larga pública pode começar em 2010 em 3 capitais - por Gerusa Marques

Fonte: Convergência Digital
[16/09/09]  Telebrás será gestora da rede pública de banda larga - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: CVM
[15/09/09]  Extrato da sessão da CVM que julgou Jorge da Motta e Silva (diretor da Telebrás): pena de advertência

Fonte: Convergência Digital
[15/09/09]  Estado será o indutor do compartilhamento de rede - por Cristina De Luca e Luiz Queiroz

Fonte: Convergência Digital
[15/09/09]  Telebrás/Banda Larga: CVM adverte presidente da estatal

Fonte: Teletime
[11/09/09]  Programa de indenização pode atrapalhar revitalização da Telebrás - por Mariana Mazza

Fonte: Convergência Digital
[24/08/09]  CVM vai julgar presidente da Telebrás - por Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Tele.Síntese
[17/08/09]  Nova Telebrás vai investir R$ 1 bi na primeira fase - por Lia Ribeiro Dias

Fonte: Tele.Síntese
[28/08/09]  Governo deve definir futuro das fibras da Eletronet no início de setembro (Entrevista com Rogério Santanna) - por Lúcia Berbert

Fonte: Convergência Digital
[27/08/09]  Banda Larga para 150 milhões de brasileiros em 2014 - por Ana Paula Lobo  (Sobre a "Carta de Guarujá")

Fonte: NetMarinha - Origem: Valor Econômico - Editorial
[13/08/09]  A Telebrás e as vacas leiteiras

Fonte: Convergência Digital
[12/08/09]  Hélio Costa defende a reativação da Eletronet - por Luiz Queiroz

Fonte: Convergência Digital
[11/08/09]  Governo retoma controle da Eletronet - por Luiz Queiroz

Fonte: Teletime
[11/08/09]  Justiça derruba decisão que impedia entrega da Eletronet à Telebrás - por Mariana Mazza

Fonte: Monitor Mercantil
[10/08/09]  Manter a Telecom Brasileiras (Telebrás), um dos mistérios governamentais

Fonte: Teletime - Editorial
[10/08/09]  Alguém tem que falar - por Samuel Possebon

Fonte: Valor Econômico
[10/08/09]  Projeto polêmico recria Telebrás como rede de banda larga - por Daniel Rittner

Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca
[01/08/09]  E o Lula ainda não desistiu da Eletronet... - Cristina de Luca

Fonte: Telecom Online
[31/07/09]  Lula reclama da dificuldade enfrentada pelo governo para reaver a Eletronet

Fonte: Ethevaldo Siqueira
[21/07/09]  Erro imperdoável - por Renato Navarro Guerreiro

Fonte: Convergência Digital
[20/07/09]  Governo conhece projeto 'Telebrás' da Austrália - Da redação

Fonte: "Ethevaldo Siqueira" e Estadão
[19/07/09]  Um governo que se lixa para o debate público - por Ethevaldo Siqueira

Fonte: Teletime
[08/07/09]  Reativação da Telebrás depende somente de acerto ministerial - por Mariana Mazza

Fonte: Ethevaldo Siqueira
[02/07/09]  A volta da Telebrás: sim ou não? - por Ethevaldo Siqueira

Fonte: Câmara
[Jun 2009]  Alternativas para a universalização das telecomunicações no Brasil - por José de Sousa Paz Filho (pdf)

Fonte: "Ethevaldo Siqueira"
[28/06/09]  Governo desiste de ressuscitar a Telebrás - por Ethevaldo Siqueira

Leia na Fonte: JusBrasil
[26/06/09]  Deputados vão pedir informações sobre reativação da Telebrás

Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[24/06/09]  Governo silencia sobre reativação da Telebrás e recebe críticas de empresários

Fonte: Teletime
[23/06/09]  Oposição elogia privatização e ataca reativação da estatal - por Mariana Mazza

Leia na Fonte: WirelessBRASIL - Origem:- FonteMidia Americas
[19/06/09]  Reativação da Telebrás pode alterar o equilíbrio de forças no mercado de telefonia, diz Abramulti

Leia na Fonte: WirelessBRASIL
[15/06/09]  Mensagem sobre a infraestrutura da Eletronet - por Márcio Patusco

Fonte: "Ethevaldo Siqueira"
[14/06/09]  Uma estatal inteirinha para ser aparelhada - por Ethevaldo Siqueira

Leia na Fonte: WirelessBRASIL
[13/06/09]  Opiniões de Rogério Santanna - Coleção de "recortes"

Fonte: Tele.Síntese
[08/06/09]  Revitalização da Telebrás divide opiniões na Câmara - por Lúcia Berbert

Fonte: Tele.Síntese
[03/06/09]  Bornhausen quer apressar debate sobre reativação da Telebrás - por Lúcia Berbert

Fonte: Teletime
[01/06/09]  Governo pede à Anatel devolução de 50 funcionários para reativar Telebrás - por Mariana Mazza

Fonte: Teletime
[27/05/09]  Reativação da Telebrás será tema de audiência na Câmara - por Mariana Mazza

Fonte: Convergência Digital - Origem: Teleco
[25/05/09]  Reativação da Telebrás - por Juarez Quadros

Fonte: "Ethevaldo Siqueira" e Estadão
[19/04/09]  Sem oposição, governo vai recriar a Telebrás

Fonte: Blog do Alexandre Porto - Origem: Valor Econômico
[09/04/09]  Eletronet gera disputa e governo busca opções para Telebrás

Fonte: IG - Origem: Estadão
[08/04/09]  Rede do governo assusta teles

Fonte: Estadão
[07/04/09]  Governo decide reativar a Telebrás, mesmo sem Eletronet - por Renato Cruz

Fonte: Teletime
[31/03/09]  Oi descarta compra da Eletronet - por Rubens Glasberg e Fernando Paiva

Leia na Fonte: Estadão
[31/03/09]  Oi negocia comprar Eletronet, empresa falida do governo - por Renato Cruz

Fonte: Revista Teletime
[Fev 2009]  Volta às origens

Fonte: Carta Capital
[27/02/09]  Dilma e suas mãos de fada - por Mauricio Dias

Fonte: DCI - Diário Comércio e Indústria
[13/02/09]  Telebrás pode voltar à ativa na 5ª, via rede de fibras ópticas - por Erika Sena

Fonte: TelecomOnline
[11/02/09]  Com caixa reforçado, Telebrás pode seguir com projeto de backbone de banda larga - por Rafael Bitencourt

Fonte: Tele.Síntese
[06/02/09]  Assembléia da Telebrás deve apontar novos rumos da estatal  - por Lúcia Berbert

Fonte: Computerworld
[03/02/09]  "Não tem cabimento criar uma Transamazônica digital", diz Renato Guerreiro - por Fabiana Monte

Fonte: Clipping MP - Origem: Estadão
[02/02/09]  Vocação estatizante - Editorial Estadão

Fonte: Ethevaldo.com.br
[25/01/09]  O que está por trás da recriação da Telebrás - por Ethevaldo Siqueira

Fonte: Valor Online
[19/01/09]  Reativação da Telebrás provoca disputa entre grupos do governo - por Talita Moreira

Fonte: Câmara de Comércio Brasil – Portugal / RS (CCBP/RS)
[19/01/09]  Grupo do governo tenta reativar Telebrás

Fonte: Teletime
[07/01/09]  Serviços governamentais são primeiro alvo da Telebrás - por Mariana Mazza

Fonte: Teletime
[07/01/09]  Desta vez sem alarde, governo recapitaliza Telebrás - por Mariana Mazza